Comprometimento Cognitivo Leve (CCL)

Cognitivo é uma expressão relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como pensamento, linguagem, percepção, reconhecimento de objetos, memória, o raciocínio, linguagem etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

O comprometimento cognitivo leve (CCL) pode ter diversas causas tais como doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, lesões cerebrais não progressivas como o acidente vascular encefálico (AVE), condições metabólicas como alterações hormonais e deficiência de vitaminas (por exemplo hipotireoidismo e deficiência de vitamina B12) até distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade.

O principal sintoma é a perda de memória, mas também podem ser observados declínio na linquagem e na orientação espacial.

Estudos mostram que uma parte dos casos de CCL pode ser estabilizada ou revertida. No caso de doenças degenerativas, a piora pode ser postergada, aumentando a qualidade de vida da pessoa afetada. Por isso, é muito importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível a fim de se prevenir, ou até reverter, uma piora da memória e de outras funções cognitivas através de identificação e tratamento da(s) causa(S) e mudança no estilo de vida.