Pessoa idosa com perda de memória, preocupada.

Memória: É Motivo Para Procurar um Médico?

em Saúde por

A memória é um motivo comum para as pessoas procurarem um médico, especialmente quando falamos de pessoas idosas.

Inclusive, muitas vezes são os familiares que notam e relatam a perda de memória.

Na medida em que os anos passam, a preocupação com a memória passa a ser mais concreta, porque pode ser um sintoma de mau funcionamento cerebral.

Por isso, a principal preocupação para o indivíduo, familiares e médicos é se a perda de memória é o primeiro sinal de algo mais sério, como por exemplo, uma doença neurodegenerativa.

Em função disso, adultos mais velhos podem preocupar-se com a sua memória e outras capacidades de pensamento, como demorar mais tempo para aprender algo novo.

No entanto, estas alterações são geralmente sinais de esquecimento ligeiro – ou esquecimento relacionado com a idade – e frequentemente são uma parte normal do envelhecimento.

Apesar disso, problemas de memória mais sérios podem estar relacionados a comprometimento cognitivo leve – demência, como a doença de Alzheimer ou outros fatores além do envelhecimento normal.

Então, a memória muda com a idade:

À medida que as pessoas envelhecem, ocorrem mudanças em todas as partes do corpo, incluindo o cérebro.

Como resultado, algumas pessoas perceberam que não se lembram das informações tão bem como antes e não conseguem recordar tão rapidamente.

Dessa forma, eles também podem ocasionalmente perder coisas ou esquecer de pagar uma conta. Geralmente são sinais de esquecimento leve e não de um problema sério de memória.

Sendo assim, é normal esquecer coisas de vez em quando em qualquer idade!

Todavia, sérios problemas de memória tornam difícil realizar atividades cotidianas, como dirigir, usar o telefone e encontrar o caminho de casa.

Os sinais de que talvez seja hora de falar com um médico incluem:

  • Quando faz as mesmas perguntas repetidamente
  • Perder-se em lugares que você conhecia bem
  • Ter problemas para seguir receitas ou instruções
  • Ficar mais confuso sobre tempo, pessoas e lugares
  • Não cuidar de si mesmo, ou seja, comer mal, não tomar banho ou comportar-se de maneira insegura.

Portanto, converse com um médico se sentir alterações perceptíveis em sua memória. Um especialista pode realizar testes e avaliações para ajudar a determinar a origem dos problemas.

Seu médico também pode recomendar que você consulte um neurologista, especializado no tratamento de doenças do cérebro e do sistema nervoso.

Além disso, você também pode conversar com seu médico sobre oportunidades de participar de pesquisas sobre saúde cognitiva e envelhecimento.

Gostou desse artigo? Veja o nosso blog para mais! Confira também nosso site para outras informações!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo