saúde bucal da terceira idade

A Saúde Bucal é Mais Importante do Que Você Pensa

em Sem categoria por

Uma boa saúde bucal é um dos fatores mais importantes para manter uma nutrição balanceada. Conseguir se alimentar bem com alimentos variados depende da manutenção dos dentes naturais durante a nossa vida. Portanto, cuidar dos dentes pode ser muito mais importante do que você pensa.

A saúde bucal de qualidade prolonga a vida útil dos dentes naturais. Já foi provado que idosos com 75 anos ou mais que usam dentaduras ou próteses comem menos frutas e vegetais. Aqueles que mantem seus dentes originais, sofrem menos problemas com falta de micronutrientes, como as vitaminas e minerais.

Portanto, é importante cuidar dos dentes desde a infância até a velhice: isso significa escovar pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor e visitar regularmente um dentista. Isto significa ir ao dentista ao menos 1 vez por ano.

Mas, estamos falando de “uma via de mão dupla”. Nossa alimentação também possui grande influência na qualidade de nossos dentes durante a nossa vida. O efeito mais significativo da nutrição sobre os dentes é o desenvolvimento da cárie dentária. Este problema pode ser agravado pela frequência da ingestão de açúcar. Especialmente, na ausência de uma boa higiene dental. A cárie radicular (que acomete a raiz do dente exposta por retração da gengiva), em particular, ocorre mais freqüentemente em pessoas mais velhas. Por isso, os dentistas normalmente recomendam limitar a ingestão de alimentos e bebidas contendo açúcar a quatro a cinco ocasiões por semana.

Também existe a erosão dentária está associada ao consumo regular de alimentos e bebidas ácidas, particularmente refrigerantes e suco de frutas. Assim, o ideal é também evitar este tipo de bebida (que além de ácidos, contem açúcares). Por isso, nossa recomendação é beber água.

As pessoas idosas também podem sofrer de cárie dentária como resultado de tomar medicação. Por exemplo, medicamentos com depuração oral prolongada, suplementos alimentares de xarope de alta energia e outras formas de lanches entre refeições. No entanto, a goma de mascar tem um papel útil na estimulação do fluxo salivar e na moderação da resposta acidogênica da placa dental aos açúcares.

Por isso, recomenda-se que, se não puder escovar os dentes após as principais refeições, um chiclete pode ajudar. Deve ficar claro que uma goma de mascar não substitui a escovação, mas pode ajudar em momentos em que não há oportunidade de escovar os dentes.

Portanto, não importa a sua idade: cuide de sua saúde bucal para melhorar suas condições de envelhecimento.

Quanto melhor estiver sua boca, melhor será sua alimentação na velhice!

 

Fonte: British Nutrition Foundation

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*