O Crédito Consignado (conhecido, também, como empréstimo consignado) é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.
O crédito consignado é mais seguro para quem está emprestando. Pois, a cobrança é praticamente automática e a responsabilidade é da empresa empregadora, do sindicato ou do órgão do governo. E possibilita o empréstimo até para pessoas como nome em registro de inadimplência no SPC ou no SERASA (pessoas com “nome sujo”). Também, é vantajoso para o devedor no sentido contratar por meio do seu APP no celular. Porém, antes de adquirir uma dívida, sugerimos, sempre, consultar o gerente de seu banco.
Após falarmos sobre as vantagens, falaremos, hoje, sobre as desvantagens desse contrato.
- Risco de perder o emprego.
Se você trabalha em uma empresa privada, caso fique desempregado, terá de quitar o empréstimo de uma só vez. Ou trocar o consignado por outro empréstimo, que custa mais caro. Confira as regras atentamente com o banco, antes de assinar o contrato.
2. É uma dívida de longo prazo.
Normalmente, o prazo mínimo de um empréstimo consignado é de 12 meses. Ou seja, estamos falando de uma dívida de 1 ano ou mais para ser quitada.
3. Não se pode adiar o pagamento das parcelas.
O pagamento das parcelas da dívida é descontado diretamente de seu salário ou benefício. Portanto, você não poderá adiar ou suspender o débito. Você, também, poderá encontrar mais dificuldade para renegociar o empréstimo, caso surja esse necessidade.
Além de tudo isso, lembre-se que o empréstimo consignado é feito em seu CPF. O que significa que é sua responsabilidade. Não é problema de mais ninguém.
Por isso, atenção para quem está contraindo essa dívida. É para você? Então pense muito. Não é para você? Pense muito mais. Por isso, atenção para quem está contraindo a dívida. Ela será só sua. Pense, sempre, nisso.
Não deixe de consultar o gerente de seu banco.
Boa sorte !!!
Restou alguma dúvida ?
Por favor, escreva-nos.