fraldas geriátricas

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

em Sem categoria por

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa “Aqui tem Farmácia Popular” em 2010.

Por este programa, é possível comprar este produto, de marcas pré-selecionadas, com desconto de até 90%. Basta apresentar CPF, documento com foto e indicação médica para a utilização do produto nas farmácias credenciadas.

Mas, o que fazer em casos de dificuldades financeiras? Existe algum meio e conseguir fraldas geriátricas gratuitamente?

A Constituição Nacional estabelece que Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Considerando que fraldas geriátricas são imprescindíveis à saúde do indivíduo que já não tem mais controle sobre suas necessidades fisiológicas, o Estado deve sim fornecer gratuitamente este produto.

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado como instrumento para garantir este direito básico do cidadão brasileiro: acesso à Saúde. Portanto, entende-se que o SUS deve fornecer todos os serviços e materiais necessários para a manutenção ou recuperação da saúde dos cidadãos.

Para conseguir fralda geriátrica pelo SUS, o primeiro passo é descobrir qual a UBS de referência do paciente. Normalmente, esta informação está disponível no site da prefeitura do seu município. Se você mora em São Paulo, veja aqui.

Os requisitos básicos para conseguir o fornecimento gratuito de fraldas geriátricas pode variar de um município para o outro. Haverá locais em que um agente de saúde vai visitar o paciente e se responsabiliza por todo o trâmite. Porém, em outras cidades, será necessária até autorização do paciente com registro em cartório para que um terceiro (filho, cuidador, cônjuge, etc) possa retirar o produto em nome do paciente.

Assim sendo, recomendamos que você se informe detalhadamente sobre os requisitos necessários em sua localidade na UBS mais próxima.

Mas, normalmente, é necessário que apresentar:

  • Comprovante de residência,
  • Carteirinha do SUS,
  • Cópia do documento de identidade do paciente
  • Laudo médico (alguns locais exigem que o médico seja vinculado ao SUS, mas esta exigência é improcedente).

Normalmente, a quantidade é limitada a 180 unidades de fralda por mês.

Portanto, se você cuida de um idoso que necessita usar fraldas, informe-se na UBS mais próxima.

67 Comments

  1. Minha sofre de alzeihmer e usa fralda. Já tenho cadastro no SUS, mas temos tido dificuldade de receber pois na UBS não esta chegando a quantidade suficiente pra atender a todos, com isto temos recebido de 3 em 3 meses, estamos tendo que comprar fraldas mesmo sem condicões pois todo dinheiro q minha mãe e meu pai recebem de aposentadoria, é para os remédios, alimentação e contas..
    Gostaria de saber como conseguir estas fraldas com este tal desconto citado acima?
    Aguardo desesperadamente uma resposta

    • Em teoria, é só pedir para comprar a fralda geriátrica cadastrada no programa “Farmácia Popular”. Normalmente, todas as grandes redes (Droga Raia, Drogaria São Paulo, etc) fazem parte deste programa do governo. Leve com você a identidade da pessoa que usa as fraldas e a indicação médica.

          • Minha mãe é acamada.
            Mas não entrou nesse programa pq não tem nenhuma doença.
            Já conversei com nossa agente de saúde com a enfermeira chefe que preencheu um formulário e não consegui nada.

          • Somente para idosos? Conheço uma família que a filha de 24 anos não anda , não fala, vive na cadeira de rodas pois não tem movimentos e tb não tem controle das necessidades. Teria direito? A família não tem condições

          • Sim. Pela Lei do SUS, todos os cidadãos brasileiros têm direito a todos os insumos para promoção, manutenção ou recuperação da saúde. Porém, como a distribuição dos itens fica a cargo dos municípios, há variações nos processos e quantidades concedidas. Minha sugestão é se informar na secretaria de saúde local ou no posto de saúde mais próximo da residência.
            .

      • Meu primo fraturou a coluna, está usando, ele mora em Barra Bonita, ele tem direito se ele tivesse como faço p fazer o cadastro

      • Boa tarde Juliana, você já fez este procedimento? Conseguiu retirar na farmácia? Pois na Raia, eles exigem procuração pública para eu ir retirar remédios, por isso não retiro. Minha mãe está acamada. Pode me falar sobre a sua experiência? Preciso urgente de fraudes para minha mãe. Obrigada. Betty

        • Quando escrevi o artigo, liguei na Prefeitura de São de Paulo. Nunca requeri fraldas ou medicamentos pessoalmente. Mas, a primeira coisa a entender é que, em farmácias você conseguirá descontos. Apenas alguns poucos medicamentos são gratuitos e não se pode escolher a marca. O ideal é retirar todos os insumos no Posto de Saúde. Se você quiser fazer uma procuração, há cartórios que vão até a residência quando necessário. Minha sugestão é se informar no cartório mais próximo.

    • Vc pode pegar um laudo com o médico relatando sobte a doença e a necessidade do uso contínuo de fraldas e ir até a Defensoria ou Ministério Público para q a justiça determine q o município forneça as fraldas ao paciente.
      Aqui onde trabalho fazemos isso.
      Aconselho a fazer no mínimo 8 trocas/dia.
      No laudo, peça para colocarem além do cid da doença, o tamanho e a quantidade de fraldas.
      8 fraldas/dia
      240 fraldas/mês.
      Vá atrás de seus direitos. Boa sorte.

      • Segundo a lei do SUS, todos tem direito a receber a quantidade necessária à manutenção de sua saúde. Mas, a realidade é que cada município limita as quantidades de acordo com o orçamento destinado a este suprimento. A solução seria pedir uma quantidade maior através de processo judicial.

  2. Aqui na minha região não existe esse programa. Eu já me informei . O que oferecem é a compra pela farmácia popular, mas o valor do desconto é irrisório. Nem compensa.

  3. Bom dia,moro no Rj e minha sogra tem alzheimer,acamada e usa fraldas,mas nao temos cadastro no Sus ,mas temos laudo médico particular,eu consigo com esse laudo pegar na farmacia popular com desconto?

  4. cada estado distribui conforme disponibilidade, logo a saúde e necessidade da população não é prioridade dos governos. infelizmente essa é a realidade.

    • Para pegar as fraldas na farmácia popular em nome de outra pessoa é necessário ter uma procuração dando poderes para a compra e levar RG do outorgado e do outorgante além da receita das fraldas. É permitido comprar até 120 fraldas por mês. A receita vale por seis meses. As fraldas da marca Tena estão cadastradas. Compro com 50% de desconto.

  5. Meu marido teve AVC há um ano e usa fraldas. Na minha cidade quase não se encontra fraldas pelo SUS. Sempre comprei pelo preço normal até que um dia entrei numa farmácia nova e o atendente me falou que eu poderia comprar mais barato se eu tivesse o laudo. Entreguei o laudo e consigo comprar 5 pacotes da fralda Bigfral noturna, com um desconto de R$ 4,00, de 15 em 15 dias. Como ele só usa a noite, está sendo vantajoso.

  6. Boa noite !
    Moro em Belo Horizonte e não sei O que significa UBS !
    Minha mãe tem Alzheimer e se a gente conseguisse pegar ajudaria muito

  7. Meu esposo tem Esclerose Lateral Amiotrófica, usa fraldas geriátricas, pois não anda mais, está na cadeira de rodas. Como posso solicitar as fraldas?

  8. Tenho minha mãe com Alzheimer e necessita de fraldas e não tenho condições para comprar espero ter sua colaboração para com minha mãe agradeço desde já

  9. Olá! Tenho minha mãe acamada aqui no Paraná poucas pessoas conseguem descontos . Fraldas gratuitas isso nunca soubemos que é possível . Obrigada!

  10. Bom dia!! Eu tinha ou melhor tenho o cartão pelo qual recebia fraldas pra minha mãe mais foi suspenso gostaria de saber se voltou e aonde eu posso voltar a conseguir novamente pois necessito muito dessa ajuda

  11. Infelizmente este programa não contempla as ILPIs. Em nossa instituição são consumidos mensalmente 6000 fraldas geriátricas (G/GG) quase todas obtidas por doações e o restante adquiridas com recursos próprios. Recebíamos do governo algumas fraldas, porem de muito baixa qualidade, ao ponto que a noite eramos obrigados a colocar duas fraldas em cada idoso.

  12. Nada funciona assim é bem difícil conseguir uma farmácia popular que vende mais barato e quando encontra o preço não é tão acessível e nem tão diferente das demais farmácias, acabei de comprar com receita pq no posto apenas disponibiliza 120 e não tem todos os meses e quando tem quase nunca é completa raramente é, já mandei email várias reclamações para ouvidores da saúde, mas apenas a resposta que receberam a reclamação sem solução.

  13. Ola Boa noite. É direito de todos os idosos ter acesso as fraldas distribuídas pelo governo federal? Na lei tem alguma restrição, (Ex. um teto considerando o valor da aposentadoria), que impeça o idoso de receber este auxilio? Obrigado.

      • Olá Boa tarde. Meu nome é Luciana sou de Minas Gerais de Uberlândia. Meu marido deu Alzheimer e agora tá usando fralda gasta muito por mês gostaria de saber se vc me informar qual farmácia eu consigo a fralda pelo farmácia popular. Obrigada

  14. Minha sogra usa fraldas o dia e a noite toda, fomos ao UBS e nos disseram que ela ñ tem direito pelo fato de ser aposentada, ela tem ou ñ direito?

  15. Gostaria de saber se uma criança especial que não tem esse controle urinário ou seja não consegue ter a noção que deve ir ao banheiro, problema neurológico autismo em um grau alto mesmo , tem esse direito de fraldas?

  16. Boa noite minha sogra teve que oputa a pena só que ela não tem muita condições de compra flaudas queria sabe como faço pra pega flauda gratuita pra ela

  17. Meu pai tem mais de cem anos e já não está andando necessita usar fralda descartável diariamente como faço para conseguir fraldas gratuita pelo programa do governo federal ou municipal

  18. Boa tarde!!
    Tenho um sobrinho que tem AME 1 está com 6 anos até os quase 5 anos de vida viveu num hospital, conseguimos comprar o respirador e trouxemos ele para casa, mas a UBS está fornecendo cada vez menos fraldas. Ele não recebe nenhum auxílio, a mãe tbém não tem renda, cuida do filho 24 hs por dia, o pai trabalha mas a renda não é o suficiente para manter o filho em casa. a vovó ajuda e os tio. Pergunto ele tem direito a fraldas gratuitas ou com desconto nas farmácias?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*