fraldas geriátricas

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

em Sem categoria por

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa “Aqui tem Farmácia Popular” em 2010.

Por este programa, é possível comprar este produto, de marcas pré-selecionadas, com desconto de até 90%. Basta apresentar CPF, documento com foto e indicação médica para a utilização do produto nas farmácias credenciadas.

Mas, o que fazer em casos de dificuldades financeiras? Existe algum meio e conseguir fraldas geriátricas gratuitamente?

A Constituição Nacional estabelece que Saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Considerando que fraldas geriátricas são imprescindíveis à saúde do indivíduo que já não tem mais controle sobre suas necessidades fisiológicas, o Estado deve sim fornecer gratuitamente este produto.

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado como instrumento para garantir este direito básico do cidadão brasileiro: acesso à Saúde. Portanto, entende-se que o SUS deve fornecer todos os serviços e materiais necessários para a manutenção ou recuperação da saúde dos cidadãos.

Para conseguir fralda geriátrica pelo SUS, o primeiro passo é descobrir qual a UBS de referência do paciente. Normalmente, esta informação está disponível no site da prefeitura do seu município. Se você mora em São Paulo, veja aqui.

Os requisitos básicos para conseguir o fornecimento gratuito de fraldas geriátricas pode variar de um município para o outro. Haverá locais em que um agente de saúde vai visitar o paciente e se responsabiliza por todo o trâmite. Porém, em outras cidades, será necessária até autorização do paciente com registro em cartório para que um terceiro (filho, cuidador, cônjuge, etc) possa retirar o produto em nome do paciente.

Assim sendo, recomendamos que você se informe detalhadamente sobre os requisitos necessários em sua localidade na UBS mais próxima.

Mas, normalmente, é necessário que apresentar:

  • Comprovante de residência,
  • Carteirinha do SUS,
  • Cópia do documento de identidade do paciente
  • Laudo médico (alguns locais exigem que o médico seja vinculado ao SUS, mas esta exigência é improcedente).

Normalmente, a quantidade é limitada a 180 unidades de fralda por mês.

Portanto, se você cuida de um idoso que necessita usar fraldas, informe-se na UBS mais próxima.

7 Comments

  1. Minha sofre de alzeihmer e usa fralda. Já tenho cadastro no SUS, mas temos tido dificuldade de receber pois na UBS não esta chegando a quantidade suficiente pra atender a todos, com isto temos recebido de 3 em 3 meses, estamos tendo que comprar fraldas mesmo sem condicões pois todo dinheiro q minha mãe e meu pai recebem de aposentadoria, é para os remédios, alimentação e contas..
    Gostaria de saber como conseguir estas fraldas com este tal desconto citado acima?
    Aguardo desesperadamente uma resposta

    • Em teoria, é só pedir para comprar a fralda geriátrica cadastrada no programa “Farmácia Popular”. Normalmente, todas as grandes redes (Droga Raia, Drogaria São Paulo, etc) fazem parte deste programa do governo. Leve com você a identidade da pessoa que usa as fraldas e a indicação médica.

    • Vc pode pegar um laudo com o médico relatando sobte a doença e a necessidade do uso contínuo de fraldas e ir até a Defensoria ou Ministério Público para q a justiça determine q o município forneça as fraldas ao paciente.
      Aqui onde trabalho fazemos isso.
      Aconselho a fazer no mínimo 8 trocas/dia.
      No laudo, peça para colocarem além do cid da doença, o tamanho e a quantidade de fraldas.
      8 fraldas/dia
      240 fraldas/mês.
      Vá atrás de seus direitos. Boa sorte.

  2. Aqui na minha região não existe esse programa. Eu já me informei . O que oferecem é a compra pela farmácia popular, mas o valor do desconto é irrisório. Nem compensa.

  3. Bom dia,moro no Rj e minha sogra tem alzheimer,acamada e usa fraldas,mas nao temos cadastro no Sus ,mas temos laudo médico particular,eu consigo com esse laudo pegar na farmacia popular com desconto?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*