Interdição de Idoso

Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

em Estatuto do Idoso por

Hoje, abordaremos a CURATELA.

Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso incapaz.

Diz o art 10 do Estatuto do Idoso. Lei no. 10.741, de 01 de outubro de 2003:

art. 10 – É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessos idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.”

Quando o idoso começa a apresentar sinais de impossibilidade de gerir sua vida, surge a necessidade de sua interdição. Conseqüentemente, deve-se indicar uma curatela. A interdição é uma medida judicial para proteção da pessoa. Imagine um idoso com Alzheimer em estágio inicial, mas que ainda passe grande parte do tempo sozinho em casa. Se ele não for interditado, corre o risco de assinar documentos provenientes de pessoas mal intencionadas. Ou então, de entregar dinheiro a quem não deve e passar necessidades. Pior do que isso, pode acabar sofrendo violência física por não conseguir discernir quem deve deixar entrar em casa ou não. Outra possibilidade é alguém que sofreu um acidente vascular cerebral e ficou com seqüelas.

Quando um indivíduo se demonstra incapaz de praticar atos da vida civil por carência física ou mental, ele deve ser interditado.

Conheça alguns sinais de comprometimento cognitivo leve, que indica provável inicio de incapacidades.

A Curatela é o caminho legal para indicação de uma pessoa, chamada curador, que irá representar o idoso, agora chamado de interditado. O curador fica responsável em vários atos da vida civil, tais como: receber e administrar benefícios, representá-lo judicialmente, proceder ao cadastramento em órgãos públicos e privados, cuidar de seu patrimônio, etc. Principalemente, fica responsável por garantir o respeito e a dignidade do idoso interditado.

O processo de interdição pode ser iniciado pelas pessoas previstas no art. 1768 do Código Civil:

1 – pelos pais ou tutores;

2 – pelo cônjuge (marido ou mulher), ou por qualquer parente (irmão, sobrinho, tio, etc.);

3 – pelo Ministério Público.

Estas pessoas devem procurar um Advogado particular, a Defensoria Pública ou diretamente a Promotoria do Idoso para iniciar o processo.

O curador será indicado por quem iniciou o processo e nomeado pelo juiz na seguinte ordem de preferência:

1 – O cônjuge (marido ou mulher ) ou companheiro (a), não separado judicialmente ou de fato;

2 – na falta destes, o pai ou a mãe; caso não seja possível, o descendente (filho, neto, bisneto) que se mostrar mais apto;

3 – Entre os descendentes, os mais próximos precedem aos mais remotos (por exemplo: o filho tem preferência sobre o neto do interditado).

Na ausência de todas estas pessoas, o juiz escolherá o curador.

Além de pessoas acometidas pelo Mal de Alzheimer, podem ser interditados, de acordo com o disposto no art. 1767 , do Código Civil, modificado pela Lei 10.746/2002:

1 – Os que, por doença ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil;

2 – Aqueles que, por outra causa duradora, não puderem exprimir sua vontade;

3 – Os deficientes mentais, os alcoólatras e os viciados em tóxicos;

4 – Os excepcionais sem completo desenvolvimento mental (vide Lei n. 13.146 de 2015);

5 – Os pródigos (aquele que gasta dinheiro de forma desmedida, podendo levar a família a situação financeira desfavorável).

O processo judicial de interdição de incapaz é feito através de laudos médicos com o supervisão de um juiz. O curador deverá prestar contas de tudo que diz respeito à vida do curatelado a este juiz, especialmente na questão financeira. Deve-se apresentar recibos de tudo que for gasto com despesas sobre o patrimônio ou renda do idoso.

Veja como iniciar o processo.

Por essa razão, mesmo sendo uma medida extrema, e, às vezes, doída, a curatela é o meio mais apropriado na proteção do idoso incapaz. A simples procuração outorgada, mesmo que o procurador seja bem intencionado, não resguarda o idoso incapaz dos riscos civis e penais desnecessários por não usar o meio jurídico adequado.

Tomar a atitude de iniciar um processo de Curatela é emocionalmente muito difícil. Mas é a melhor decisão quando temos um diagnóstico comprovado de qualquer doença crônico degenerativa na família. E quanto antes, melhor. Quando a pessoa a ser interditada já se encontra em fases mais graves de demência, ela não consegue assinar seu nome e, às vezes, fica muito difícil deslocá-la aos locais necessários para o progresso do processo.

Conseguimos ajudar você? Compartilhe nosso texto!

434 Comments

      • Meu pai tem74anos e faz hemodiálise 3 vezes por semana e é aposentado,mais nao para gasta o dinheiro todo e depois fica pertubando os filhos de pagar suas contas e faz empréstimo no banco sem precisão. O que eu faço?

        • Se ele for lúcido, nada. O Estatuto do Idoso garante a liberdade dos idosos de viver a própria vida como bem entenderem salvos os casos de pessoas com problemas de saúde mental. Tendo a saúde mental preservada, como qualquer outro cidadão ele é livre para viver como quiser e obrigado a cumprir seus deveres civis, como pagar suas próprias contas, por exemplo. Nenhum dos filhos é obrigado a pagar as contas dele também. Sugiro procurar um terapeuta que consiga entender as razões do comportamento dele e também um curso ou profissional para orientação financeira.

          • É obrigatório interdição para receber para alguém com mal de Alzheimer, ou ainda pode levar pessoalmente para prova de vida

          • O correto é contratar um advogado e iniciar um processo de interdição judicial. Mas, enquanto isso não acontece, para prova de vida, se o idoso ainda tiver condições físicas, ele pode ser levado para fazer a prova de vida.

          • Minha mae tem Alzheimer, nao quer ser interditada. Meus irmaos não cuidam… e m8nha mae tem umas amigas na bahia que cuia do dinheiro dela por aplicativo.
            Meus irmaos acham que ele deve norar na bahia. Tive que coloca-la numa casa e repouso contra a vontade dela. Pois nao queria tomar os remidios e estava saindo sozinha e si perdendo…so podir ir ve-la pela manha e a noite. Precisava deixa-la segura para leva-la na medica no dia 22/06/2021 . Eu so podia ve-la pela manhã e a noite. Quando os meus irmaos souberam fora na casa de repouso, e armaram um escanda-lo chutaram em portões e xigaram as cuidadoras…. de la fomos na delegacia e prestei queija contra o meu irmao ( pois o meu irmao me ameaçou de morte ). Mas uma advogada me orientou para abrir o inquerito . Mas tive que deixar eles retirarem ela ,pois nem um tem curate-la dela . Eles mau intencionados foram na delegacia do indoso e deram uma queija contra mim de roubo na conta dela ….detalhe as amigas dela la da bahia, teem um aplicativo da conta da minha mae .
            Mas a unica coisa que peguei foi o dinheiro dela para pagar a casa de repouso.
            Em fim …uma historia de filhos desunidos …
            Vivo esse dilema …pois quero cuidar da minha mae 😥

          • Tenho minha irmã excepcional que era curatelada pela minha mãe.Peu tenho a procuração responsável pela minha mãe e minha irmã mais nova.
            Minha mãe veio a falecer esses dias eu muito cansada por cuidar dela a 4 anos acamada .
            Minha irmã mais velha perguntou, vc quer que eu fique um pouco com ela para mim descansar?
            Eu disse sim.
            Ela falou então vc tem que assinar esse papel de responsabilidade para mim.
            Eu abalada e cansada com menos de 15 dias que minha mãe havia morrido, na conferência e ingenuidade ade assinei sem ler e registrei.
            Mas não sabia que esse papel dava não só o poder da curatela como o poder geral sobre ela.
            Aonde faz parte um imóvel deixado em São Paulo.
            Minha irmã excepcional está desesperada para não ir morar com ela e eu não sei o que fazer.
            Jamais imaginei que ela quer tirar até a casa que meu pai deixou.
            Estou desesperada.
            Não sei como converter isso.
            Sei que minha irmã tem que passar por um juiz onde ela vai falar e mostrar o seu desespero que ela está para não ir morar com minha outra irmã.

          • Sou aposentada por invalidez pelo INSS tenho 62 anos e estou estabilizada há 10 anos (sou TPB e tdah). Em 2019 minha mãe pediu que eu viesse morar com ela no interior pois estava só e adoentada.
            Vim fiquei cuido e cuidei sempre em paz, colaborando com boa parte das despesas. Hoje, uma irmã que morou nesta cidade mas, naquele ano morava e trabalhava no Estado do Rio, foi demitida lá voltou prá cá e decidiu que eu devo sair. Sofro ameaças verbais e quando peço que ajude na casa como meu irmão ajuda, ela diz que mamãe é velhinha e não pode mais decidir por sua conta (mamãe é lúcida) e ainda diz que sou doente mental. Como me proteger?

          • Procure um advogado para orientações mais precisas. Minha sugestão é registrar Boletins de Ocorrência e denunciar sua irmã por abuso de psicológico de idoso no Ministério Público.

          • A minha opinião, que antes de passar a curatela para uns dos filhos, a justiça deveria fazer estudo psicossocial da família interessada.
            Estou indignada de ver o meu tio de 74 anos, com problemas mentais, sem um centavo para comprar remédio , devido o filho ser responsável pela curatella gastando todo o dinheiro ,da aposentadoria . Meu tio idoso estava sendo torturado, agredido fisicamente , trancado em quarto, sem alimentação e não era medicado.
            O próprio filho que tem a curatela jogou ácido no braços do pai, chutes na cabeça.
            Com a graça de Deus, uma nora que não sabia da situação conseguiu tirar o meu tio da mão daquele monstro.
            Hj ela cuida dele , mas não recebe a aposentadoria, devido o monstro do filho está com o cartão da aposentadoria. Ela vive de doações para cuidar do sogro que se encontra acamado.
            Cadê a justiça do nosso país que é lenta e não faz nada, já foi realizado BO e tbm foi denunciado pelo MP.
            E até agora nada

          • Minha mãe tem 90 anos, tem a casa dela que é usufruto de meu pai falecido. Tenho uns irmãos que não dão paz para minha mãe, um largou da mulher tem casa e foi morar no mesmo quintal que ela e a faz de empregada, o outro vem da cidade onde mora passa messes na casa dela comendo bebendo e perturbando todo ano até que ela fica doente ai manda pra minha casa. aah e tem um sobrinho viciado que mora com ela tbm e mais uns dois irmãos que almoça e janta na casa dela sem dar nada,
            Resumindo comem da aposentadoria dela e ainda faz ela de empregada, quero que ela vai morar comigo, Oq eu faço?? Pq já perdi a paciência com eles e logo faço uma merd@

        • Tenho meu sogro , tem 73 anos bebê todos os dias e tirá dinheiro no caixa eletrônico todos os dias .E Quinta feira que passou foi vítima de saidinha de banco .
          Furtaram o cartão do banco a xerox do rg e ele fala coisa com coisas .
          E não sei mas o que eu faça.

          • Na minha opinião, o primeiro passo é aceitar que ele é alcoólatra e que o alcoolismo é uma doença que deve ser tratada como qualquer outra. Em seguida, vocês devem procurar atendimento médico especializado para ele.

          • E se o idoso(no caso minha mãe) não está de acordo com a interdição, pois não se assimila com essa necessidade, acha q ainda consegue se gerir sozinha,porem eu quem cuido dela todos os dias no dia a dia,sei q não está, pois não tem mais noção de como tomar banho direito,não se limpa após as necessidades físicas,não consegue fazer comida, não consegue nem fechar uma janela corretamente,não levanta da cama se não for chamada…não faz nada, fica parada ,se não for mandada a fazer…porém não se vê incapaz como a vemos que está… Como proceder com essa interdição, há uma forma de obriga lá a esse processo?

          • Meu pai tem uma esposa a 12 anos..
            Ultimamente ela tem a procuração dele…resolve tudo por ele..ela diz que ele tem Mau de Parkson..
            Só que os irmãos e nós filhos gostaria de cuidar dele e tudo…
            Mas ele mau deixa só visitar .
            Meu pai ficar sozinho pela manhã…
            Se medicar sozinho..
            Tomar 7 remédio passado pelo médico mais sozinho.
            A pergunta é…
            Tem como nós filhos fazer alguma coisa pelo o meu pai ..
            Tem como trazer ele pra nós filhos cuidar um pouco mesmo que a madrasta a esposa dele não queira?
            Os irmãos quiseram fazer isso mais ela não deixou..
            Podemos fazer isso os filhos…
            Ela pode proíbe nós filhos de acompanhar ele no médico..
            Um dia fui perguntar o que ele tinha ela respondeu pra mim marca uma consulta e pergunta pro médico se eu quisesse saber.

          • Seu pai, sendo lúcido, tem o direito de viver com quem e onde quiser. Inclusive, tem o direito de não querer ver os familiares.
            Se ele não estiver lúcido, isso muda.
            A pessoa que cuida de um idoso que não está lúcido deve estimular o convívio com a família. Portanto, o que os filhos podem e devem fazer e qual o “poder” da esposa dependem do nível de saúde mental dele.

        • Eu tenho um irmão alcoólatra quero saber como faço pra retirar o dinheiro dele pq se deixar ele gasta td com bebida alcoólica e não paga aluguel e nem faz compras . Como eu faço ?????? Por favor responda no Zap 97631-49-88 eu tenho 65 anos não tenho condições de gastar comigo e com ele.

          • Procure um advogado para iniciar um processo de interdição judicial por alcoolismo. Se sua renda for até 2 salários mínimos, você pode procurar um advogado público, através da Defensoria Pública.

          • Tenho uma união estavel!, e meu marido apresentou demência, estou muito triste com o laudo médico.
            Me dizeram que tenho que interdita lo..antes que um dos filhos dele faça isso….
            Estou muito muito triste mesmo!! Em ter que viver essa tal situaçao.
            É verdade que tenho que fazer isso mesmo?por favor me ajudem.
            Grata.

          • Minha vó é acamada após um avc, ela tem 3 netos, e minha tia irmã dela quer fazer a interdição dela pra poder mexer na aposentadoria dela, isso sem nosso consentimento. Porém ela quem cuida da minha vó ela não deixa nois cuidar de jeito nenhum. Ela pode fazer a interdição mesmo sem nois os netos concordarem?

        • Meu pai tem 80 anos, minha mãe faleceu tem 3 anos,com 3 meses ele se envolveu com a sobrinha de 25 anos a mesma individou ele nas loja e depois o abandonou.Hj ele se amassiou com uma mulher de 35 anos com problema mental, meu pai voltou a procurar a sobrinha, no qual gasta todo o dinheiro dele com ela e usa o dinheiro da mulher que está junto com ele pra pagar as contas de casa. Será que isso está certo? Ele é agressivo, não aceita que ninguém fale nada do assunto, diz ele que o dinheiro é dele, a outra mulher que mora com ele aceita a situação, mas ela toma remédio controlado e é aposentada por problemas mentais… Será que isso tá certo? Oque podemos fazer?

          • Não cabe a mim julgar o que é certo ou errado. Se ele é lúcido, ele tem o direito de fazer o que quiser com o próprio patrimônio. Se ele é lúcido e está cometendo abuso psicológico e financeiro, mesmo sendo idoso, ele pode ser denunciado e preso pelo crime de abuso de deficiente. Minha sugestão é procurar o CRAS mais próximo e pedir para a assistente social visitar e avaliar o caso.

        • Meus avós tem 82 e 87 anos e teimam em morar no interior sozinhos. Quando adoecem as filhas e nós netos temos que nos desdobrar para conseguir ir e cuidar deles. Mas nem sempre conseguimos estar presente. Mentalmente eles estão bem, mas não aceitam as limitações da idade. Da última vez que foram socorridos o hospital disse que se houvesse outro socorro a eles sem presença de família eles chamariam a polícia e fariam queixa como abandono de idoso. Podemos pedir interdição deles?

          • VIVO O MESMO PROBLEMA COM MEU PAI,E LUCIDO MORA SOZINHO NO INTERIOR NÃO ACEITA MORAR COM NENHUM FILHO.POREM SEMPRE TENHO QUE ME DESDOBRAR MINHA IRMA E A UNICA QUE MESMO FALANDO ME XINGANDO VAI COMIGO.MEUS IRMÃOS MANDARAM EU ME VIRAR.ELE TEM 83 ANOS.ESTOU VENDO S EINTERDITO MA SACHO DIFICIL TAMBEM FUI TAE A CASA DELE NO INTERIOR SEXTA FEIRA NÃOA CEITA TRATAMENTO CHAMEI O SAMU E FUI ORIENTADA A NÃO OBRIGAR ELE IR PARA O HOSPITAL.NÃO POSSO FAZER NADA ESTA SEM SE ALIMENTAR SE RECUSA QUALQUER AJUDA O QUE FAZER?

          • Somos em 6 filhos e minha mae esta com 87 anos ja nao cozinha nao toma banho sozinha nem remedios e tem dificuldade pra andar usa fraldas tive que sair de dentro da minha casa pra morar com ela devido o abandono dos outros filhos procurei um advogado pra entrar num acordo pra eles me ajudarem cuidar dela so 3 irmans foram e nao querem cuidar falaram que vao mandar vir cuidadora qnd for o dia delas eos outros 2 irmaos ate agora nao apareceram na advogada resumindo trabalho fora abandonei minha casa e estou morando nos fundos cuido dela de segunda a segunda nao tenho mais lazer todos os vizinhos sao testemunha que toda mh vida eu sempre olhei por ela sou a unica mas decidi que como nao tem acordo com eles vou pedir a curatela dela pq eu ja fasso tudo a anos so nao esta registrado em cartorio oque fazer pq quando ela fechar o olho com certeza todos vao cair matando pra vender a casa dela

        • Prezados, meu pai tem 77 anos e há um tempo vem em tratamento com neurologistas, devido a demencia comprovada e conforme o medico e com o que vemos, não tem raciocinio logico até para atividades diarias da vida. Moramos eu, filha, meus pais e meu filho de 15 anos. Eu que administro as finanças dele, com remedios e fraldas geriatricas devido ao problemas urologicos mas não indicado para cirurgia, devido ao problema da demencia. Como proceder?

      • eu cuido pai e nunca procurei fazer curatela mas minha irmã o fez e agora tôma conta sozinha de todo património dele inclusive levo ele po banco todo mês e ele saca o dinhero dele e agora bloqueou ele fico muita chateado quando fico sabendo o que a minha irmã fez sem seu consentimento ele e lucido

      • Eu queria pegar meu avô para cuidar, mas minha tia (filha dele) também quer, como com seguir a guarda dele,? Pois ela não tem condição de saúde pra cuidar mas não quer entregar.

        • Perante a Lei, apenas os parentes diretos (filhos, pais e cônjuges) podem ter a Curatela de uma pessoa incapacitada de administrar a própria vida. Você só conseguiria assumir essa responsabilidade caso o Ministério Público se envolva no processo a seu favor.

          • Tenho um pai de 78 anos que a mais ou menos 1 ano se envolveu com uma garota de 30 anos. Percebo no dia a dia que ele vem apresentando alguns sinais de demência e ainda o considero alcoólatra pois não consegue ficar sem beber nenhum dia. Acontece que de uns tempos pra cá ele vem mudando o comportamento dele perante aos filhos se isolando e ficando somente com essa namorada. Estamos achando que ela está agindo de má fé com ele e ele aparentemente estar apaixonado, ela quer comprar uma casa e não tem condições financeiras para isso . O que fazer nesta situação?

          • O ideal é conversar com a tal namorada abertamente sobre o estado de saúde dele e as intenções dela. Ao mesmo tempo, já pode começar a procurar um bom Geriatra para levá-lo para uma Avaliação Geriátrica Ampla, de modo a avaliar a saúde física e mental dele. A partir desta conversa e do diagnóstico, vcs poderão decidir o que fazer.

        • Meu Pai vou morar com minha irmã !Pois e cadeirante !Mais lucido.
          Porém ! Ele fica só trancado num quarto
          Agora recebeu a herança
          E minha irmã gastando tudo com ela carro churrasco e outras coisas o que posso fazer para impidir isso

      • Aninha irmã quer pegar a curatela da minha mãe mais ela é é casada no Civil e o marido dela é vivo ela pode pegar a curatela dá minha mãe. E os outro filho presisa assinar pra ela ter a curatela dela

      • Ó meu pai tem 74 anos,minha mãe faleceu tem 3 messes e ele foi aposentado por viuves porém ele que pegar essa aposentadoria da viuves para ir mora com uma outra mulher podemos interdita ele

    • Tenho uma mãe com 87anos as vezes tem diálogos coesos outras não, somos em 05 irmãos, o problema maior e que minha mãe reclama que não tem mais dinheiro porque minhas irmãs se apoderaram dos seus vencimentos ou seja ela recebe 03 salários por mes uma média de 11,000,00 mil ,juntamente com seus maridos .Tem uma neta filha de uma delas que minha mãe faz de tudo por ela e dessa forma todos se aproveitam da inocencia da idosa, chegaram a mentir ao ponto de minha mãe , assinar procuração para um de seus genros sem saber realmente o que estava assinando .Não houve comunicação com os irmãos a respeito dessa procuração e muito menos do que eles estão fazendo com o dinheiro dela,cada dia a minha mãe esta muito debilitada o que fazer?
      Fazem muita pressão sobre a idosa, todos os vizinhos sabem da sua história porque a mesma relata , os irmãos tem muitos problemas com as duas irmãs ao ponto de se odiarem.

        • Pode se interditar uma senhora lúcida, saudável, que mora sozinha e administra bem a sua vida? Ela tem um filho em coma e não tem o direito de decidir por ele só porque tem 83 anos? Obgda.

          • Não deveria. O processo de interdição atualmente é bem complexo e envolve uma audiência com o juiz. Se a senhora em questão é mentalmente saudável, o juiz não vai interditá-la.

          • Minha mãe já recebia duas pensão por morte mais o inss não deposito no meis de setembro a pensão da minha mãe e agora vou entrar com um processo contra o inss

          • Minha mãe tem 73 anos..ela é aposentada é lúcida..mais meu irmão está tomando de conta do dinheiro dela ele mora na casa de baixo da minha mãe…ela paga luz é água das duas casas. É ele pega dinheiro dela pra pagar o carro dele tbm ..ela fica passando nessecidade em kza..quando chego lá tem nem o q comer o q eu faço?

          • O ideal é conversar com os 2 primeiro para tentar chegar num acordo em família. Se não for possível, minha sugestão é denunciar seu irmão por abuso financeiro através do disque 100 ou diretamente à delegacia do idoso.

          • Ola gostaria de saber e se possível cancelar uma curatela que minha mãe tem do meu tio ela foi feita em outro estado ela não pode mais ser a responsável por ele

        • Moro com idoso de 77 Anos ele já havia apresentado alguns Problemas Psicológico aos 56 Anos eu não sabia oque era aquilo mas agora estou entendo que Demência aos poucos já me agrediu não está conseguindo lidar com as minhas coisas civil,só com as dele e do Filho de 16 Anos. Nunca tem Dinheiro para mim mas para para coisas cara Ele tem.

          Compra muita coisa que nem ele usa. Acha que só comprar comida para mim já basta ainda compra tudo que eu não gosto se quero alguma outra coisa tenho que comprar… já me agrediu várias vezes nos começo dei parte a polícia veio mas não resolveu nada, implica com tudo que faço, minhas coisas nunca presta só as deles as vezes entra em um mundo de como estivesse vivendo sozinho tem dificuldade de me ouvir..Estou procurando Ajuda pois não gosta de tomar Banho eo cheiro se torna horrível e ele não percebe e fora outras coisas. Ele é muito sujo e nojento. Implica que lavo Roupa e troco forro de cama é muito sujo. Por favor me ajudem oque devo fazer

          • Pelo seu texto, parece-me mais uma questão conjugal que questão de saúde do idoso. Mas de qualquer forma, o ideal é procurar um bom Geriatra para avaliação cognitiva dele. Você também pode procurar um psicólogo para ajudar você.

          • Meu avô recebe a aposentadoria de minha falecida avó e administra o próprio dinheiro dele,mesmo com a idade avançada,o problema é que ele gasta o dinheiro com mulheres e fica sem nada,a casa onde ele vive não tem comida na geladeira e é sempre suja e com focos de ratos,ele não possuí responsabilidade com o dinheiro dele,e isso prejudica a saúde dele e os meus tios que tem que ir cuidar dele,sem falar que meu avô vive com um dos meus tios que tem necessidades especiais,e muitas (para não dizer todas às vezes) meu avô não cuida dele,nem comprando comida,como devemos proceder? É óbvio que meu avó não tem responsabilidade.

          • Minha sugestão: 1. Se alguém da família estiver disponível, pode pedir a Curatela deste seu tio. 2. Procurar a Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência e pedir orientação sobre como obrigar seu avô a cuidar melhor do filho deficiente.

        • Quando os irmãos não tem relação de confiança, é possível nomear um Curador terceiro, ou seja, um escritório especializado em curatela? Grato

    • Meu pai é viúvo eu filha moro 23 anos com ele ele sai de casa arruma mulheres dorme 15 dias fora de casa, não fala onde está é luzido gasta todo o dinheiro agora quer que eu saia da casa sendo que não trabalho ,e não tenho pra onde ir ,o que podes me ajudar

          • to com dúvidas? meu pai tem 65 anos ele acabou envolvendo com uma mulher de casa noturna que está acabando com aposentadoria dele ela não mora na mesma cidade só estava de passagem agora eles tem contato e ela vive mandando aúdio pedindo dinheiro ele chega ta pedindo emprestado para mandar para essa mulher ,ele anda nervoso,ignorante já não sei que atitudes tomar alguém pode me ajudar?o que devo fazer por onde começar????

        • Minha mãe tem 62 anos.tem história de doença mental toma remédio para ansiedade para dormir e remédio pressão .mas mora sozinha faz tudo anda por tudo normal já foi tentado alguém morar com ela mas não dá certo.não quero ficar como coradora dela pois moro em outra cidade.sou eu e minhá imã que ajudamos a pegar as contas pois ela nao tem renda .mas nao tem um bom convívio com mimguem mem com os vizinhos.já entrou com perícia no inss para receber bpc.
          Mas ela é bem forte anda por toda cidade de ônibus e mesmo sendo analfabeta tem suas ideias decisões e conviquisoes. Que ninguém consegue dizer o que ela tem que fazer.queria colocada em uma clínica mas ela não quer conversei com ela e nada .nossa brigou muito
          O que posso fazer.

          • Se ela é uma pessoa lúcida e apesar do histórico de doenças mentais ela estiver controlada e for capaz de cuidar da própria vida, vocês não podem fazer nada. Ela tem o direito de viver como quiser. Mas, ela estiver enfrentando problemas mentais tão graves que a impedem de administrar a própria vida, o correto é contratar um advogado e pedir a interdição judicial.

      • Marta Maria de Souza, espero que você veja essa resposta. O seu caso é o seguinte: você deve saber se a sua mãe deixou bens e o regime de casamento dela com o seu pai. Dependendo das respostas, você pode ser herdeira do imóvel onde mora, e nesse caso o seu pai não pode simplesmente colocá-la na rua. O imóvel deve ser vendido e o dinheiro repartido entre os herdeiros (você e algum irmão, se houver) e o meeiro (seu pai). Mas como eu disse, tudo depende se a sua mãe deixou bens e depende também do regime de casamento dela com o seu pai. Procure um advogado ou a defensoria pública.

        • Meu pai tem Alzaime ele não lembra das coisas que deve.tão cobrando conta de 600 reais judicial.oque faço.se ele não lembra o salário dele sobra 700 reais pagar como não tem nem assinatura dele nas dividas

        • Direito real de habitação assegura moradia vitalícia ao cônjuge ou companheiro sobrevivente

          Há dois direitos garantidos pela legislação brasileira que se tornam colidentes em algumas situações: o direito de propriedade sobre fração de imóvel e o direito real de habitação. Isso porque, de um lado, filhos querem ter garantido o direito à herança após a morte do ascendente e, de outro, o cônjuge (ou companheiro) sobrevivente, que residia na propriedade do casal, deseja preservar o usufruto sobre o imóvel.

          A ministra Nancy Andrighi, da 3ª turma do STJ, entende que “é necessário ponderar sobre a prevalência de um dos dois institutos, ou, ainda, buscar uma interpretação sistemática que não acabe por esvaziar totalmente um deles, em detrimento do outro”.

          De acordo com o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, também da 3ª turma, o cônjuge sobrevivente tem direito real de habitação sobre o imóvel em que residia o casal, “desde que seja o único dessa natureza e que integre o patrimônio comum ou o particular de cada cônjuge no momento da abertura da sucessão”.

          Ele considera que a norma prevista no art. 1.831 do CC visa assegurar ao cônjuge sobrevivente (independentemente do regime de bens adotado no casamento) o direito de moradia, ainda que outros herdeiros passem a ter a propriedade sobre o imóvel de residência do casal, em razão da transmissão hereditária (REsp 1.273.222).

          Propriedade e usufruto

          Segundo o ministro Luis Felipe Salomão, da 4ª turma do STJ, o proprietário tem o poder de usar, gozar e dispor da coisa, “bem como de reavê-la do poder de quem a detenha ou possua injustamente”. Já o usufrutuário, segundo ele, tem o direito de usar e de receber os frutos.

          Ele mencionou que, assim como o usufruto, o direito real de habitação limita o direito de propriedade. É um “direito de fruição reduzido que consiste no poder de ocupação gratuita de casa alheia”.

          Evolução

          O CC representou uma evolução quanto ao tema. O CC/16, com a redação que lhe foi dada pelo Estatuto da Mulher Casada (lei 4.121/62), garantia o direito real de habitação sobre o imóvel destinado à residência da família apenas ao cônjuge sobrevivente casado em regime de comunhão universal de bens (parágrafo 2º do art. 1.611).

          Segundo o ministro Sidnei Beneti, da 3ª turma do STJ, a restrição contida no código antigo era alvo de severas críticas, “por criar situações de injustiça social”, principalmente a partir de 1977, quando o regime legal de bens do casamento deixou de ser o da comunhão universal para ser o da comunhão parcial.

          “Possivelmente em razão dessas críticas, o legislador de 2002 houve por bem abandonar a posição mais restritiva, conferindo o direito real de habitação ao cônjuge supérstite casado sob qualquer regime de bens”, afirmou o ministro.

          Direito equivalente

          Sidnei Beneti lembrou que, antes do CC, a lei 9.278/96 conferiu direito equivalente às pessoas ligadas pela união estável. De acordo com o parágrafo único do art. 7º, “dissolvida a união estável por morte de um dos conviventes, o sobrevivente terá direito real de habitação, enquanto viver ou não constituir nova união ou casamento, relativamente ao imóvel destinado à residência da família”.

          A partir daí, até o início da vigência do CC, a interpretação literal das leis então vigentes poderia levar à conclusão de que o companheiro sobrevivente estava em situação mais vantajosa que a do cônjuge sobrevivente (casado em regime que não fosse o da comunhão universal de bens). Contudo, para o ministro Beneti, “é de se rechaçar a adoção dessa interpretação literal da norma”.

          “O casamento, a partir do que se extrai inclusive da CF, conserva posição juridicamente mais forte que a da união estável. Não se pode, portanto, emprestar às normas destacadas uma interpretação dissonante dessa orientação constitucional”, declarou.

          Equiparação

          Em junho de 2011, a 3ª turma equiparou a situação do cônjuge sobrevivente, casado sob o regime de separação obrigatória de bens (cujo cônjuge faleceu durante a vigência do CC/16), à do companheiro, quanto ao direito real de habitação.

          O casal era dono de um apartamento em área nobre de Brasília. Com o falecimento da mulher, em 1981, transferiu-se às quatro filhas do casal a meação que ela tinha sobre o imóvel. Em 1989, o homem casou-se novamente, tendo sido adotado o regime de separação obrigatória de bens. Ele faleceu dez anos depois, ocasião em que as filhas do primeiro casamento herdaram a outra metade do imóvel.

          As filhas moveram ação de reintegração de posse contra a viúva para tirá-la do imóvel. O juízo de primeiro grau indeferiu o pedido com base no art. 1.831 do CC. O TJ/DF manteve a sentença.

      • Minha sogra tem 72anos,vive com um homem a sete anos e esse homem dominou tudo .As vezes impede até que os filhos vá visita.Agora ela está doente , acamada e eu já vi várias vezes ele grita com ela.Como a família pode resolver essa situação .

        • Primeiro, a família precisa entender quais as soluções ideais neste caso. Após entrar em consenso, os irmãos podem conversar com o tal homem e propor a solução que parece ideal. Se ele for inflexível, você podem denúncia-lo por maus tratos. Mas devem estar preparados para acolher a idosa caso a justiça determine que os filhos cuidem dela.

    • Quero saber por favor, minha mãe tem 96 anos difícil de se locomover precido tirar a segunda via do RG perdeu quando uma das netas levou ao médico,como faço ,posso fazer pela internet certo? Mas pra retirar o documento em um órgão público como se faz posso eu como filho retirar pra ela? Ou posso usar o RG antigo e não precisa fazer uma segunda via ,se precisar tem uma procuração do INSS ,

      • A atualização ou 2a via de RG só pode ser feita presencialmente. Se for no estado de São Paulo, por favor, ligue no Poupa-Tempo, se não, na secretaria estadual de segurança e informe-se sobre serviço a domicílio.

    • Boa noite ! Se puder me ajudar agradeço.
      Meus avós já são bem idosos. Meu avô recebe uma pensão em torno de 5.000 ele sofre de Alzheimer já tem alguns anos. Minha vó sofria com problemas de saúde. Minha mãe e minha irmã resolveram cuidar deles levaram pra casa dela depois ela se mudou para casa deles (meus avos) e em menos de 1 ano tanto minha mae quanto minha irmã abandonaram eles com uma jovem cuidadora ,tomaram conta do salário dele desde que começaram a cuidar ..reaumo da história, hoje eles estao com essa moça, elas de longe estão administrando o dinheiro dele sem dar explicação do que fazem ,a última agora inventaram que o cartão do meu avô deu probelma e minha irmã transferiu o pgmt do meu avô pra conta dela …ou seja não comunicou a ninguém. Nem a saída delas da casa nem o que elas fazem com o dinheiro, saíram sem que ninguém saiba aonde elas estão. Mas levaram o cartão do meu avô. Ou seja eles precisam de uma emergência quem for socorrer não terá nenhum dinheiro. Além disso elas falaram que nesse período juntaram dele quase 10.000 mais ninguém sabe aonde este dinheiro esta .quais devem ser os passos dos meus tios??

    • Somos total de 11 irmãos,nossos pais de 91 anos hipertenso, diabético e recuperando de dois AVC isquêmico,outra de 84 anos ,com um bisneto que mora há pouco tempo com eles e é envolvido com coisas ilícitas. Por este motivo posso pedir a curatela dos meus pai?

  1. O idoso de 76 anos que não está doente mental. Porem por pressão psicologica de um dos filhos faz empréstimos de valor alto no banco-30 mil- para este montar negócio e ser “empresário “; paga pensão de um dos netos por livre e espontânea “pressao” aumenta o limite do seu cartão de crédito para 5 mil para efetuar compras de roupas e elétrodomesticos e assinaturas de internet para esse filho; pode ser enquadrado na situação de pródigo? Qual primeiro ato que devo fazer para comprovar e iniciar um processo de curatela?

    • Tenho 72 anos e cuido do marido acamado desde 2008 e ele precisa de uma 2 pessoas para tudo, preciso interdita-lo…e estou muito stressada, pois também cuidei por 7 anos de um filho que já faleceu e de minha mãe, apesar de ter mais 7 irmãos estou abandonada pela familia, e o unico cunhado se recusa a ajudar, já que está prejudicando minha SAÚDE grata!!

  2. Boa noite
    Dei entrada na curatela do meu irmão de 67 anos,mas cuide dele desde os 58 anos,ele foi diagnosticado com demência e agora está se agravando as crises, como mencionado pela médica q o acompanha, está caminhando p Alzheimer.Sendo q esse ano q entrei com o pedido dá curatela,pois ele está recebendo o Loas e todo ano tem prova de vida.De modo q ao ver a dificuldade de se locomover e escrever,entrei com pedido dá curatela,como ele não É divorciado,mas minha mãe e irmãos assinaram p eu receber por ele,tbm tenho atestado dá médica a estou apta a cuidar dele,como já estou há 8 anos,a advogada disse q o juiz quer saber da esposa e filho.
    Não sei dizer, até hoje não procuraram, mostrando assim nenhum interesse, já q peguei a causa e por motivos.
    Esse ano ele tem prova de vida,mas o juiz ainda não liberou a curatela.Como agir,caso passe do prazo dá prova de vida?
    Desde já agradeço

    • Oi Ana Lúcia,
      A melhor pessoa para orientá-la é a sua advogada. Ela tem acesso aos detalhes do processo, como datas e prazos e deve ser capaz dizer se você deverá comparecer com seu irmão para nova prova de vida ou não.
      Att,
      Juliana

      • Meu pai tem alzhemer ja esta na face muderada, vive com a minha tia a 20 anos.
        Recebe uma pensao de viuves e reforma muito boa.
        Sempre disse que só dava uma avensa para a minha tia para as compras de comida.
        Tudo o resto era gerido por ele.
        Agora com a doença quase não consegue escrever.
        O médico disse-me que ele não estava a tomar a medicação e que assim iria piorar muito rapidamente.
        Estive imigrado e não me apercebi de nada da doença, por telefone ele respondia normalmente as perguntas.
        A minha tia ocultou esta situação.
        Julgo que se sente bem na sua casa mas esta submisso a minha tia.
        Ela neste momento está a gerir todo o seu dinheiro á quase 2 anos.
        Eu como filho posso passar a tomar conta dele e gerir todo os seus pertences deste os bens e financeira.

        • Pode. Mas lembre-se que cuidar de uma pessoa com Alzheimer não é fácil. Além disso, mudar seu pai de casa vai ser bastante difícil para ele após tantos anos vivendo no mesmo lugar. Se sua tia é uma pessoa confiável, pense muito bem antes de tomar uma decisão apenas por causa do dinheiro.

    • Olá boa noite
      Tenho minha mãe com 80 anos, estou com problema sério pois o meu irmão de 58 anos mora com ela e está pegando imperativo para ser descontado no pagamento de aposentadoria dela. Além disso levou ela no cartório pra assinar a venda de um pedaço de terra dela de 15 metros escondido de nós pois somos em 4 irmãos . Já é o terceiro empréstimo que ele pega no nome dela ele promete que vai reembolsar ela todo mês com o valor da parcela do empréstimo mas o mesmo não cumpre com a devolução. Ela já está com a água cortada, luz e telefone. Tem tb um marido de uma neta dela que se encontra morando em uma casinha de aluguel dela sem pagar e o mesmo estava recebendo pra ela e retirando sem a autorização valores da conta dela. Enfim ela tem 80 anos e meu irmão de 58 anos pega dinheiro com agiotas e é ameaçado pq não paga ele permite que ela saiba da ameaça e acaba fazendo isso com ela. Preciso interditar a minha mãe como devo proceder?

  3. Oi dei entrada pedindo a curatela da minha mãe que tem 86 anos. É vem sendo explorada por uma neta que usa a pensão para gastos supérfluos em seu próprio favor, não tem emprego vive exclusivamente dos recursos das pensões de minha mãe e de um irmão que é especial e aposentado, ela é advogada e usa de sua artimanhas para iludir minha mãe,para minha surpresa na contestação feita por ela , fala um monte de mentiras, denegrindo a minha pessoa inventando empréstimos que nunca recebi um centavo.
    Gostaria de saber como devo contestar tanta mentiras?

      • Infelizmente eu tenho passado por isso também. Minha família tentou fraudar o INSS tentando minha aposentadoria por invalidez, mostrando um CID antigo. Depois formou quadrilha com muitas pessoas que inclusive ESCREVERAM QUE ELA DISSE… que eu tinha isso, aquilo, aquilo… só mentiras e SEM NENHUMA PROVA! Apenas CID “atualizado” DE UM PSIQUIATRA QUE ESCREVERA O QUE ELA DISSE. Bom então entendo que basta DIZER pra interditar uma pessoa. // Apresentei 3 provas contrárias, também estudo, sou o/a melhor aluno(a) trabalho e tenho empresa especializada. // Já viram a “incapacidade”, nehhh? Isso pra mim tem o nome de CRIME COM FORMAÇÃO DE QUADRILHA! Mas de Direito não entendo nada, sou de outro ramo… // Depois muitos não conseguem se aposentar porque governo não tem dinheiro e pede pro povo trabalhar mais e pagar mais… Portanto entendo que não é só direitos meus em jogo, e sim de todos!

      • Minha mãe tem 57 anos e mora com um companheiro de 36 viciado em drogas, pelos fatos ele dopa ela com remédios depressivos, mas são suspeitas… Ela teve um AVC e oscila entre lucidez e ausência da realidade. Nesse processo de tratar o AVC o médico idênticos hematomas e arranhões nela, não sei o que fazer, pois quando está lúcida, ela defende o indivíduo. Posso ter êxitos no pedido de interdição? Quais provas seriam importantes ter em mãos?

        • Sim. Você precisa procurar um advogado para pedir orientação e procurar o médico dela para pedir uma avaliação cognitiva. A evidência mais importante num processo de interdição é comprovação que a pessoa a ser interditada não tem a capacidade de administrar a própria vida.

  4. Boa noite,o pedido de curatela foi feito pela minha irmã pra tomar conta do meu pai. Mas eu não aceito e nem os meus 6 irmãos ,sendo que eu moro com ele (pai e mãe) e ela não. Ela tem alguma chance de conseguir?

  5. MINHA TIA TEM 76 ANOS .MT DESLIGADA DOS FAMILIARES.FOI INTERNADA E PEDIU P ME LIGAREM AVISANDO.TROUXE P MINHA CASA. ELA PEDIU P EU FAZER UMA PROCURAÇÃO NO MEU NOME, P RESOLVER TDS OS SEUS COMPROMISSOS, VENDI UM AP DELA COMPREI OUTRO EM MEU NOME E ESTAMOS MORANDO JUNTAS TENHO 67 ANOS, CUIDO DELA SOZINHA, ELA NÃO ANDA E NÃO SENTA. TEM 2 FILHOS DOS QUIS NÃO TEM CONTATO A MAIS DE 50 ANOS. TO PREOCUPADA, SE FIZ A COISA CERTA OU O QUE DEVO FAZER, ELA NÃO QUER Q EU PROCURE OS FILHOS NEM TOCAR NO NOME DELES. O QUE DEVO FAZER. ELA ESTÁ LUCIDA!

    • Oi Ivete. Devemos sempre respeitar a vontade das pessoas que são mentalmente saudáveis. Sendo assim, se você apenas ajudou sua tia a resolver questões de gerenciamento de patrimônio, tudo bem. E se ela não deseja entrar em contato com os filhos e outros parentes, isso é um direito dela. Também não vejo problemas.

      • A minha cunhada é a tutora da minha sogra mais a gente quer saber aonde vai o dinheiro de tudo que ela gosta ela não tá satisfação ela serrecusa a prestar conta com o filho mais velho gostaria de saber quais os direitos dele pôr favor

      • Bom dia,
        Sou filha unica de uma senhora de 87 anos com Mal de Parkinson evoluido. Moro em Vargem Pequena e sempre ela teve uma vida social cheia , morando na Zona Sul. Trabalho na Prefeitura do Rio no magisterio como profa. 40h Lingua Inglesa e 16h tb a mesma disciplima no Estado. Em 2018 mi ha mae sofreu pneumonia grave e o quadro do Parkinson agravou se. Entrei com pedido de Curatela e este me foi dado pela Juiza da 3a. Vara de Orfaos , a Excelentissima Doutora Andrea Pacha.
        Ocorre q o Direito q tenho assegurado pela Lei ca Cartilha do funcionario do magisterio do Municipio nao esta sendo cumprida. Entrei ha 4 meses com pedido de Reducao de Carga horaria e me foi negado ha 4 dias. Houve pericia em casa, Instrui o processo com a ORDEM JUDICÍAL, alegando inclusive q minha mae tem uma chidadora q pagamos, mas eu tenho q assumir a parte financeira dos pagamentos pois vejo.dinheiro na mae da cuidadora e muitas vezes some . Ou de outra forma os gastos estao enorme. Tenho medo do cartao de credito.na mae de estranhas e idas a banco quando minha mae nao pode ir junto.pois sofre do.intestino tendo fezes q pesam e ela fica transtornada ja que nao ha mais movimento daquele musculo.
        Minha mae ficou sozinha pois a senhora q pagamos e q da no nosso orcamento tb vai a medicos e tem problemas orecisando esporadicamente faltar. E sendo assim qd minha mae tem.crise p evacuar ela se suja e nao ha ningúem. Tendo ficado dois dias essa situacao e ela me pedindo.p.ir limpa la e tb comer.mas eu estava em Ilha de Guaratiba 2h 30.de.Copacabana.
        Mimha sensacao eh de abuso do municipio e do estado pois ambos negaram remocao e reducao da carga horaria.
        Devo ir aoMp algum dia agendado e me dirigir a qual setor p investigacao do abuso de autoridada.
        Att
        Cristina Elizaberh Pineiro.

    • Bom dia
      Meu pai teve infarto maligno
      Tô tento problema com filha da mulher de meu pai ele não morreu já tá querendo abrir uma limita pra eu não ver meu pai
      Foi no trabalho dele já pedido dinheiro como faço pra ela não pegar dinheiro nenhum na empresa. Eles não são casados

  6. Minha mãe tem 86 anos, e depressiva tem diabetes em fim bastante debilitada. Nos ultimos dois meses estava morando com um companheiro que e alcoólatra, e o mesmo vinha maltratando ela fisicamente e verbalmente. Ela tem três filhos, mais por conta desse senhor os filhos se afastaram dela, pois a mesma nao aceita interferência na sua vida conjugal. Só que a dois meses atrás ela chegou pra mim e disse que não suportava mais e pediu pra eu retirar ele da casa dela, dai a levei pra morar comigo. Só que agora ela quer voltar pra ele, nao quer mais ficar na minha casa. O que devo fazer? Posso deixar ela com ele?

    • Minha mãe tem 73 anos e meu pai 87 e ele está com Alzheimer. Minha mãe tem se relacionado com um rapaz de 32 anos, nós da familia somos contra esse relacionamento afinal ela ainda está casada. O rapaz manda fotos dos órgãos genitais, fica dizendo que está apaixonado por ela e ela diz o mesmo. Já conversamos com ela mas ela não quer parar de vê-lô. Nós como filhas podemos fazer alguma coisa pq vemos que ele é mais de 40 anos mais novo que ela e só quer se aproveitar dela, mas ela não enxerga isso. Minha mãe é lúcida e não sabemos mais o que fazer.

      • A primeira coisa a fazer é assumir que sua mãe é uma mulher que está viva e aparentemente saudável. Depois, respeitar suas escolhas (logicamente sem deixar de protegê-la). Assim, fica mais fácil entender que este relacionamento deve estar fazendo sua mãe se sentir bem de alguma forma. Se este rapaz representa algum risco real a ela, então minha sugestão é procurar um psicologo que possa ajudá-la a entender qual a alternativa a este relacionamento que tenha o mesmo efeito que ela considera positivo em sua própria vida.

      • Meu pai tem 79 anos. Lúcido, aparentemente. Mas tem comportamento nocivo a sua saude e segurança. Mora sozinho porque quer. Não quer morar comigo. Agora, com a morte do meu irmão, virei filha única. Foi atropelado e tá com a sua mobilidade/movimento todo comprometido. Após o acidente, assim que conseguiu andar escorado nas paredes, foi embora para sua casa. Acabou caindo enfrente de sua casa, bateu a cabeça e teve várias escoriações. A pancada gerou um traumatismo leve, com hemorragias cerebral. Cuidei, levei ao médico , ficou internado mais de semana. Ja esta me agredindo, não quer fazer acompanhamento médico,que necessário , pois o caso ainda e grave e quer voltar a sozinho. Tem como interditar? Não quero o controle de seus bens. Só quero que fique na minha casa. Pois não tenho condicoes de cuidar da minha mãe, que tb mora sozinha e da minha sogra com demência em casas separadas. Meu pai é uma pessoa muito ingrata, me agride emocionalmente. To ficando doente.

      • Boa tarde, moro com minha avó de consideração a mais de 18 anos nasci com ela(não temos laço sanguíneo) porém temos um amor muito grande por ela e ela também por nós. Ela tem parentes irmã, sobrinhos… Porém não são da nossa cidade e raramente vieram aqui nos visitar ou procurar saber se estava tudo bem com ela. Agora que ela se encontra com um problema de saúde, fragilizada porém lúcida, eles querem interditar minha avó e tomar conta dela. Sendo que toda vida fomos nós que tomamos conta dela e até hoje somos nós que nos viramos como podemos para cuidar dela. Essa sobrinha tem direito de fazer isso? Oq devemos fazer?

        • Se essa sobrinha é família e vocês não (perante a lei), legalmente, a obrigação de cuidar da idosa é dela. Mas, ela só vai conseguir interditar a idosa em caso de doença mental grave. Vocês podem procurar um advogado para avaliar o caso e dizer exatamente o que pode ser feito para evitar o problema.

  7. Meu irmão e minha mãe são incapazes. Meu irmão teve AVC e não anda direito nem consegue tirar ou vestir roupa. Minha mãe tem mal de pakerson e inicio de alzaimer. Os dois moram sozinhos, minha irmã vai na casa deles de manhã faz comida e antes das 12:00 hrs vai embora. Sendo que os dois ficam o resto do dia e a noite sozinhos. Sou a filha mais nova e moro em outro estado. Vim ficar na casa deles p meu irmão fazer tratamento de câncer. Vejo que eles não podem ficar sozinhos em casa, porque principalmente minha mãe cai direto. Minha irmã que recebe as pensões dela. Mas não presta conta de nada e nem da um centavo para ela. O dinheiro nem eu nem minha mãe sabe em que conta e guardado. Alem disso ela maltrata muito minha mãe com palavras e chingamentos. Gostaria de saber se eu posso pegar curatela dela, pois ja conversei com meu esposo e meus filhos e eles disseram que não tem problema eu ficar com cuidando deles. Porque meus filhos já sao maiores e formados. E podem vim 1 vez por mes me visitar. O que preciso fazer para pegar curatela deles.

  8. Entrei com pedido de curatela para minha mãe de 73 anos, pois meu pai é falecido e ela tem alzheimer, para receber a pensão dela, o que eu gostaria de saber, qnto tempo mais ou menos leva para sair, pois todos os benefícios foram cortados e como eu estou tomando conta dela, não estou trabalhando!!

      • Minha mãe tem 69 anos tem problema graves de saúde faz.tratamento e tem um pouco de demencia morava com minha irmã mais nova q arrumou um marido que dependente químico e agora minha irmã foi pra outra cidade e somos.7 irmãs mais são poucas q ajuda a olhar ela agora ninguém quer ajuda a olhar e ajuda muito pouco financeiramente e agora p não olhar querem deixar minha irmã levar minha mãe e minha irmã está fazendo chantagens emocional foi embora minha mãe quase morreu de tristeza o ponto de pedir pelo amor de deus q viesse ver minha mãe agora chego e minhas irmãs estão querendo q assinamos p minha irmã levar minha mãe porq não querem olhar minha mãe nunca quis sair da casa dela agora com a chantagem emocional da minha mãe porq acha q ela foi embora e.agora q ir com ela por medo de ficar sem ela pq posso fazer nesse caso

        • Você pode se entrar com o pedido de Curatela e se responsabilizar totalmente por sua mãe. Ou então, se você não consegue entrar em acordo com suas irmãs, pode pedir ajuda de uma assistente social (procure o CRAS mais próximo de sua residência) ou procurar ajuda na Promotoria do Idoso.

  9. Quando uma pessoa solicita a curatela de um pai e os outros filhos que conhecem bem suas más intenções podem intervir e impedir ou cancelar a curatela para que seja dada a outro irmão? Só o pedido de curatela com os laudos já garantem o curador ou há consulta aos irmão para saber se concordam? Como determinar entre os filhos quem é o mais apto?

  10. Minha mãe tem 85 anos e foi diagnosticada com demência senil. Ela caiu e fraturou a bacia e por não ter condições de cuidar dela no apartamento onde moramos a coloquei numa casa de repouso até sua recuperação. A casa de repouso está me pedindo uma procuração ou curatela. Como devo proceder? Sou a única filha, meu irmão faleceu tem 9 anos.

      • Geralmente eles pedem a curatela do filho, não para o responsável da casa de repouso. A fiscalização das clínicas exigem que uma cópia da curatela, geralmente dos parentes , não para o responsável da clínica

  11. meu marido tem 71 anos e aposentado e mais de sua apose teoria e é utilizada para pagar a pensão da ex mulher da qual já se separou a mais de 20 anos. foi feita a partilha dos bens mas ninguém sabe o que ela fez com o dinheiro que sobrou pois ela comprou um imóvel. ele ao trabalha a mais de 12 anos fez cirurgia cardíaca de alto risco tem pressão alta depressão fora outros problemas eu tenhon46 anos toco sozinha a empresa que e deficitária pois todos sabemos a crise que o país atravessa e ele continua arcanarcando com uma pensão absurda de 3 salários mínimos mais plano de saúde o que posso fazer ? não tem mais cavimw RO essa situação tbm já temho 46 a os, trabalho desde os anos 17 estou cansada não tenho férias só problemas e tenho quw compactuar com isso? a filha e oficial de justiça o filho engenheiro e ninguém ajuda a velha em nada

  12. Tenho uma tia que teve um avc e está incapacitada de praticar a maior parte de seus atos civis. Ela não tem marido nem filhos, mas muitos sobrinhos espalhados pelo Brasil. Caso um dos sobrinhos seja o curador dela, será necessária a aprovação de todos os demais?

      • Se sua mãe é lúcida, você deve respeitar a vontade dela. Ela é livre para viver como e onde queira. O Estatuto do Idoso garante essa liberdade. Minha sugestão é fazer modificações na casa de maneira a aumentar a Segurança dela. Por exemplo: retirar tapetes, deixar espaços maiores entre os móveis, re-organizar armários de maneira que as coisas mais usadas estejam a uma altura adequada, etc.

  13. Minha sogra tem 87 anos, nos últimos 3 anos, a filha vinha administrando a poupança dela e pensão. No entanto em fevereiro ela caiu e quebrou o fermur, meu marido, passou a morar com a mãe e cuidar dela, a partir disso descobriu que minha sogra estava passando necessidade de alimentos etc pesando 49 kg ( normal dela era 60kg). E todas as vezes que pedimos extratos dos movimentos bancários da minha sogra a filha que cuidava omitia. Podemos entrar com pedido de curatela em favor do meu marido e pedir prestação de contas dos últimos 3 anos?

  14. Gostaria de saber como Faz o para mim curatela da minha tia pois ela não está no seu juízo perfeito ela mora sozinha e sua irmã so vem tirar o dinheiro e só é só deixa um pouco bem cuidar cuida que preciso fazer para eu coisa é das aposentadorias dela

  15. Boa tarde!
    Gostei muito do artigo que li e por isso gostaria de algumas orientações, pois tenho minha mãe, com 87 anos, meu pai com seus 83 anos, somos 7 filhos, porém os filhos não moram com eles. Estamos tentando tirá-la de casa, mas está muito resistente, chora o tempo todo, não se alimenta, não toma banho, não toma remédio, não quer ir ao médico, agressiva, muito esquecida. Isso já são sintomas dessa doença alzheimer? Ou depressão? Posso pedir para interditar?

  16. Existe uma pessoa que é totalmente alienada parentalmente por sua filha usurpadora, maltrata, não compra todos os medicamentos necessários, falta com a alimentação, deixa a senhora sozinha, onde a mesma teve vários tombos dentro de casa e não tinha quem pudesse ajuda-la. É possível interditar esta senhora?

  17. Meu irmão desonesto quer fazer algo do tipo para uso próprio do dinheiro da conta corrente da minha mãezinha. Acontece que o estado dela é vegetativo e logicamente ela não pode concordar e nem discordar de nada . Voces acham que é possível ele por a mão nesse dinheiro ? Com essa Curatela ou algum outro tipo de procuração ?

  18. Tenho um irmão com síndrome de down. Minha mãe já é falecida. Meu irmão vive com meu pai em situações precárias de alimentação. Meu pai é fumante, não tem uma boa alimentação, não aceita ajuda de terceiros, é fumante. Em junho meu irmão que tem down teve pneumonia, broncoespasmo e complicação em um dos pulmões pelo fato de ter tornado um fumante passivo. Parou no CTI e quase foi a óbito. Ele teve alta hospitalar em 18 de junho e está comigo sob os cuidados da minha esposa devido ao fato do meu pai não ter condições de cuidá-lo. Meu pai e meu outro irmão literalmente abandonaram meu irmão, não tenho ajuda, minha esposa teve que abrir mão de uma vaga de emprego para cuidar do meu irmão. Os gatos são altos, meu pai é aposentado da Policia Civil com uma boa renda, mas nega em ajudar-nos. Meu pai já não tem controle financeiro mais. Já está esquecendo tudo que fala com ele. Não sabe o que faz com o dinheiro. Além do meu irmão, tenho mais dois sobrinhos que literalmente estão levando o dinheiro do meu pai. Como eu devo proceder para resolver essa questão do meu irmão sob os cuidados da minha esposa e a situação que se encontra meu pai. O unico caminho que estou vendo é assumir as finanças do meu pai para dar a ele e ao meu irmão uma condição digna de se viver. Por que meu irmão e sobrinhos só estão levando o dinheiro dele. O que devo fazer?

    • Na minha opinião, a primeira coisa a fazer é entender o que está acontecendo com o seu pai. Você pode levá-lo a um geriatra para uma avaliação ampla, inclusive do seu estado cognitivo/ mental. Depois do diagnóstico, você entenderá melhor as suas opções.

  19. Olá. Achei muito interessante a matéria sobre curatela. Minha mãe é curatelada por meu irmão, que primeiramente teve a curatela provisória e por fim está com a definitiva, pelo menos eu acho, ja que estiveram 2 pessoas a mando do juiz para ver o estado de saúde dela. Pensei que o juiz iria pedir relatörios de pagamentos de cuidadoras, alimentação, remedios e etc. , mas até agora nada. Meu irmão é meio caótico na administração dos bens de minha mãe. Como posso fazer, sem que ele fique chateado, para que o juiz peça esses relatórios que me parecem obrigatórios? E porquê ele ainda não pediu?

  20. Eu fui inventariante de um imóvel que ja foi concluído mas o advogado nos auxiliou que todos herdeiros abrissem mão de sua parte para minha mãe para ficar mais fácil da venda do imóvel só que agora teve um folgado de um irmão que manipulou minha mãe para ficar no imóvel por 2 anos cujo esse prazo ja vence em Março/18 só que ele continua manipulando ela para continuar no imóvel por prazo indeterminado e não deixa os outros herdeiros falar nada com ela a respeito porque ela pode passar mal porque faz tudo que ele quer gostaria de saber como ela ja tem 86 anos de idade tem problemas cardíacos pressão alta depressão percebemos que ela tem sido coagida em fazer a vontade dele como podemos agir neste caso pois somos 7 herdeiros apenas 4 aceita a venda do imóvel.

  21. Boa noite!
    Não sei se consigo por aqui uma orientação.
    Minha mãe é aposentada por invalidez prefeitura, tem 74 anos, sofre de parkinson e está com problemas neurologicos e começando com Alzheimer.
    Ela já não anda sem auxílio, não escreve e tem dificuldades na fala.
    Devidos estes problemas colocamos em uma casa da repouso.
    Gostaria de saber o que posso fazer para assumir as responsabilidades dela, visto que não tem mais essa capacidade.
    O que posso fazer, e mais rápido, teremos que efetuar prova de vida e seu rg esta antigo.
    Nao consegue assinar para efetuar uma procuração e nem leva-la ao banco ou cartório, o que me indicam?

    • Há cartórios que enviam pessoas às casas dos idosos para fazer uma procuração enquanto o processo de curatela está sendo julgado. Tente ligar para um cartório perto de sua residência e pergunte sobre este serviço.

  22. Bom dia. Estou com meu pai em casa sem andar iremos levar ele hj aio hospital pq só agora ele aceitou ser levado, ele se separou da minha mãe e fez união estável com outra pessoa, sendo que já fazem dois anos que ele voltou a morar na casa da minha mãe, ele é aposentado do estado do Rio, queria saber se consigo fazer a curatela dele, pois o mesmo não tem condições de sair e as vezes esta esquecendo o que quer fazer e falar, tenho receio dessa pessoa que fez união estável com ele de ter poderes sobre ele, como devo proceder? Queria fazer um testamento dele para ele passar tudo para o nome dos netos, já que a pessoa quem eele tem união estável não liga mais para ele, só está na espera de sua morte. Será que com esse testamento e curatela ela perde os direitos?

  23. Meu Pai tem 77 anos, é alcolotra e viciado em jogo de maquininha. Ele usa o limite do banco e sempre precisa fazer emprestimo p cobrir o banco e a cada dia se agrava mais a situacao dele, pois ele nao tem controle e minha mãe sofre com toda essa situacão, é depresiva por conta desses traumas com meu pai. como faço p interdotar meu pai?

  24. Bom dia… minha sogra tem 75 anos, virou acumuladora, ela sempre maltratou muito o único filho que é meu esposo. Vive dentro do lixo, já teve um câncer, meu esposo começou a visita-la com frequência pra ajudar na limpeza, pois a casa está inabitável. Mas ela muitas vezes briga sem motivos pra ele não ir lá. Já foi denunciada pelos vizinhos pela fedentina, pois tem muitos animais lá, fezes no meio da casa e ela não tem mais higiene com ela, acende velas no meio da casa que está acumulada com coisas do lixo, papel. As vezes parece bem psicólogicamente, mas os vizinhos comentam que meu esposo deveria tomar uma atitude pra não acontecer nada pior. Compra coisas sem necessidades o tempo todo, como material de casa, coisa que não vai construir. Enfim queríamos que ela viesse morar conosco, ele é único filho e preocupado com a integridade física dela. Até um rapaz drogado ela colocou pra dormir lá um dia a noite. Como podermos fazer, ele tem receio de começar um processo, mas sabe que mesmo sendo lúcida as vezes, ela não está bem. Nos ajude… qualquer orientação é bem vinda.
    Gratidão

  25. Tenho uma mãe de 94 anos, ela usa oxigênio e cadeira de rodas. Apesar de tomar remédio para alzheimer, ela ainda está bem lúcida e com as mãos um pouco trêmulas ela sempre assina a prova de vida da aposentadoria. Eu cuido dela sozinha, mas tenho uma irmã que mora no exterior e um irmão que mora em outro Estado que não nos falamos há anos por causa de grave desentendimento.
    Minha mãe não tem bens no nome dela, e o único benefício da curatela seria para assinar a prova de vida da aposentadoria caso ela algum dia tiver problemas que a impeçam de assinar.
    Será que devo esperar mais um pouco e observar se vai ser preciso mesmo pedir a curatela?

    • Oi Laura. É difícil responder… Se ela tem Alzheimer, ter a Curatela pode ajudar muito nas fases avançadas da doença. Você deve ponderar que a velocidade de evolução da doença pode mudar repentinamente e que o processo de curatela costuma levar de 6 a 8 meses em média. Se pudermos ajudar em mais alguma questão, estamos à disposição.

    • tenho uma tia de 85 anos e ela não caminha não tem condições de se orientar sozinha e caso faça a interdição dela que risco tem quem faz essa interdição se caso negligenciar os cuidados dessa pessoa e qual é as punições legais perante a lei e e quanto tempo tem, que ficar com essa pessoa diariamente. espero ter me expressaso direito ok dr.

      • Devemos cuidar dos idosos de nossa família da melhor maneira possível, com carinho e amor. Só deve pedir a curatela quem está disposto a isso. Se alguém já está preocupado em ser punido legalmente por abandono e maus tratos, não é a pessoa ideal para cuidar do idoso. Além disso, quero reforçar que abandono e maus tratos é crime, independentemente de interdição judicial do idoso.

  26. Oi boa noite. Obrigada pela disposição em ajudar tão prontamente. Sou síndica de um condomínio e nesta semana o meu zelador recebeu um relatório médico aberto para ser entregue a uma idosa moradora, enviado pela própria família. O relatório está assinado por 2 médicos dizendo que ela possui Alzheimer e bipolaridade e não tem condições de cuidar de sua vida civil e financeira. Pelo gesto, entendi que a familia não vai tomar nenhuma providência. Qual o seu conselho?

    • É muito difícil para a família aceitar um diagnóstico como este. As pessoas têm as mais diferentes reações. Fato é que agora, a família deve se responsabilizar por ela. Assim, minha sugestão é entrar em contato com a família para perguntar 1. o que eles esperam de vocês com relação e este envio. 2. quem será o responsável por cuidar dela a partir de agora. 3. que atitudes estão pretendendo tomar no curto/médio prazo. Conversar para se entender mutuamente ainda é a melhor iniciativa em casos como este.

  27. Olá, tenho um irmão que é manipulado por minha cunhada. E ambos entraram com pedido de interdição do meu pai, sendo que eles já estão tomando posse do dinheiro dele. E fizeram a cabeça dele já que até levaram ele pra morar com eles . Só que a minha cunhada já fala nos 50 porcento do meu pai e eles alegam que não querem a casa , mas a verdade é que eles querem que eu e meu outro irmão deixemos a casa para se apossarem de vez aqui. Ou então venderem a casa e pegar 60 porcento somos em cinco filhos . Nos Ameaçaram de se vingar da gente eu e minha esposa se entregarmos eles com o plano de eles de interditar o meu pai. Tem como conseguir na justiça o bloqueio de dinheiro do meu pai e dos 50/ dele para evitar um golpe mesmo depois da audiência que vai ser dia 31 agora de janeiro ou obrigar na justiça a divisão total por igual do valor inteiro da casa ? Esse meu irmão Aí já bateu anos Atrás no próprio pai e ele bate num bebê de um ano e meio que não devê ser filho dele e ele assumiu para ficar com a atual mulher dele, sendo que o provavel verdadeiro paí não sabe disto. Obrigado desde já pela informação. ws

  28. bom dia meu nome é rosangela estou com meu pais emminha casa sobre meus cuidados,agora estou entrando em contato com meus irmãos para interditar minha mãe porque ela não assina mais, como devo fazer

    • Para iniciar um processo de curatela, independentemente do estado de saúde física e mental da pessoa a ser interditada, um advogado precisa ser contratado. Seja um advogado particular ou via Defensoria Pública. Este advogado saberá orientar você e sua família em relação a toda a burocracia relacionada ao processo.

  29. Ola! Tem um casal ele com 90 e ela com 80. ambos viúvos do 1º casamento. Entretanto já moram juntos a 15 anos e com união estável documentada. Ele a cerca de uma semana passou mal e foi internado e no hospital descobriu um câncer em fase terminal. Se mantêm lúcido, mas já foi desengado pela equipe médica. O que acontece é que os filhos, mas propriamente a filha quer os documentos dele para fazer uma procuração para receber tudo dele. A esposa disse não precisar pq é ela que cuida de tudo dele a 15 anos e com muito amor e carinho. Então a filha ficou revoltada e começou a ligar para a família exigindo uma reunião com ele para exigir que ele de os documentos. Qual a atitude perante a lei essa esposa deve tomar?

    • Situações complexas como esta devem ser analisadas por um advogado. Não podemos dar opiniões ou orientações apenas com relatos de uma das partes, sem analisar documentos. Minha sugestão é que ela procure um advogado especializado em direito de família.

  30. Bom dia,tenho uma ex-colega de trabalho, a qual passou por uma cirurgia de coágulo no cérebro e médico disse que traria consequências, está com pouco de demência, a fam´lia não quer cuidar dela, pois é muito geniosa e acha que todos estão ao lado dela para rouba-lá. Inclusive cuidei dela por alguns meses e hoje ela acha que roubei dela, sendo que tenho todos os comprovantes com os gastos. Tem 87 anos, está com dificuldades de se cuidar, mora só e não confia em ningém. O faço?

    • Uma pessoa com demência deve ser cuidada. Sugiro que procurem um geriatra, de preferência especializado em neuro-psiquiatria. Ele poderá ajudar com tratamento medicamentoso para reduzir a agressividade e a psicose. Com isso, talvez seja mais fácil para a família cuidar dela. Se forem de São Paulo (capital) ou região de Jundiaí, temos 2 médicos para indicar.

  31. Boa noite! Eu tenho minha vó materna de 96 anos e a pedido dela tirei do apartamento do meu irmão, local onde morava sozinha e uma empregada durante o dia fazia o serviço de casa e ajudava minha vó nas necessidades básicas . No ano novo meu irmão levou minha vó pra casa dele e ficou com raiva pq minha vó fez xixi na calça e pegou ela com força machucando e levou de volta para o apartamento onde ela morava , assustando minha vó, pois corria muito com o carro. Chegando no apartamento tirou ela da cadeira de rodas e jogou ela em cima da cama de qualquer jeito e foi embora, trancou a porta e levou a chave.
    Eu tenho meu pai e minha mãe vivos. E a proposta do meu irmão foi – vc cuida deles e eu da vovó –
    Diante dessa situação de violência com minha vó, tive q tirar minha vó do apartamento que é dele. Precisei de polícia, pois ela estava trancada e sem chave. Havia mandado embora a empregada por telefone. Deduzo q não queria q alguém visse os machucados q fez na minha vó. Colocou escuta no telefone e ameaçava minha vó caso contasse pra alguém. Fiquei sabendo de tudo pela minha sobrinha q conseguiu entrar no apartamento , tirou fotos do estado da minha vó e me enviou.
    Pesquisei e achei uma clinica de idosos q posso visitar qualquer hora e dia se previo avido. Tem geriatra, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista e enfermeiras 24hs. Coloquei num quarto individual para q tenha privacidade. Levei minha vó para conhecer a clinica e ela aceitou.
    Há 3 dias descobri q meu irmão abriu uma microempresa no nome da minha vó e conta bancária física tbem.
    Preciso fazer com q ele ajude nas despesas não só da minha vó como tbem dos meus pais, dividir, o justo. Também preciso q ele feche essa empresa. Como fazer?

  32. Boa tarde!
    Tenho uma tia de 61 anos que nunca casou nem teve filhos, mas criou a mim desde pequena. Ela está com cirrose agravada por ascite refratária,, precisando fazer tratamento de transplante de fígado em Fortaleza. Acontece que moramos em Natal-RN e não há outra pessoa para acompanhá-la que não seja eu…. minha avó tem alzeihemer, com 82 anos e minha irmã já é quem cuida da minha avó e minha mãe que também encontra-se com processo de demência vascular. Sabemos que o tratamento a que terá que ser submetida leva um certo tempo, em média 18 meses, e eu sou professora da rede pública Estadual e Municipal, e como eu não sou sua parente de 1º grau não tenho direito, perante os estatutos, a afastar-me com remuneração para acompanhá-la, e sem minha remuneração eu não poderei ir, pois o salário dela é insuficiente para pagar suas contas, as minhas e ainda por cima os gastos que teremos que ter ao fazermos morada fora do Estado. Entrei na justiça requerendo o direito de acompanhá-la com remuneração e o meu pedido foi negado pelo juiz. Eu queria saber se pela lei do idoso o acompanhante não possui algum tipo de direito que garanta ausentar-se sem prejuízo financeiro, pois eu já estou fazendo meus sacrifícios de ordem emocional( deixando meu companheiro, minha casa, minha vida) e profissional (correndo o risco de quando voltar não permanecer nas escolas próximas de minha casa) , ainda vou ter que passar por dificuldade financeira? E se eu não for, minha tia vai ficar sem o tratamento médico que custará sua saúde e consequentemente sua vida? Estou muito angustiada….será se eu tiver a curatela dela, como fica essa questão do direito? Por gentileza, se puder me orientar eu agradeço.

    • O Estatuto do Idoso só garante o direito de ter acompanhante, mas não protege este acompanhante. Acredito que, se você for a curadora de sua tia, poderá sim ter o direito a licença remunerada para acompanhá-la em Fortaleza. Porém, o melhor é consultar um advogado para ter mais certeza sobre o assunto.

      • Olá ! Meu pai tem 71 anos
        Fez uma cirurgia de retirada da clavícula por conta de um câncer.
        Perdeu o movimento do braço direito,tem um ano que foi submetido a uma cirurgia no fêmur .Com isso tbm perdeu Boa parte do movimento da perna.
        Comprou um carro e está dirigindo sem nenhuma condição ,colocando a vida dele é e dos outros em risco .
        O mesmo tbm não tem habilitação .O que pode ser feito?
        Ele é lúcido .

        • O ideal seria levá-lo a um Psiquiatra ou Psicólogo para tentar ajudá-lo a superar os traumas físicos, que geraram perda de funcionalidade. Para muitas pessoas, é bastante difícil aceitar que se tornou incapaz. Como conseqüência, passam a “desafiar” a vida.

  33. Ola ! Minha mae tem 74 anos ,mora sozinha com meu irmao de 55 demente por orgulho e por querer sua independencia, o problema e que ela e muito teimosa a saude ja nao ajuda, do nada ela decide viajar e vai sozinha nao chama ninguem pra acompanha-la pelo menos ate a rodoviaria, ja caio na rua, no onibus circular. Isso me deixa preocupada. Quero saber o que poco fazer . Moro em MG eles moram em SP tem ais filhos la porem nimguem esta nem ai, quando menos espero ela ja esta aqui MG. Nao quer vim embora e eo fico em uma sinuca de pico pois nao poco ir pra SP e nao quero conflitos com meus irmaos. Existe alguma lei que a proiba de viajar sozinha ou que me ajude atrzer ela pra MG de vez?

  34. Meus pais são idosos, com problemas de saúde. Pai aposentado, com pensão. Tem plano de saúde pra ele e esposa.muitos gastos com remédios. Tem 1o filhos. Poucos ajudam com despesas.
    Todos devem ajudar ou apenas quem mora com os pais?

  35. Um idoso lúcido pode fazer algum documento escolhendo um curador caso necessite? Detalhe: tem uma única filha com quem não se relaciona bem e não quer que ela seja sua curadora e não quer pessoa estranha, que que sua sobrinha ou cuidadora seja sua curadora quando precisar.

  36. Bom dia tenho um tio irmao de minha mae que tem 78 anos e sua esoisa esta acamada com demencia senil eu fui visita lo mele esta muito magro e sem depressivo com a doenca dela e sem condicoes psicologicas toma cal.ante e da pra ela tbem e segundo ele tem u.a moca que os ajuda mas ela trabalha e nao tem condicoes de vuidar deles dia todo e quis traze los pra perto de mim pois nao trabalho seria facil. Traze los mais pra perto de mim eles nao tem filhos e a familia proxima sao sobrinhos e uma cunhada que nunca vao la.tenho medo pois ele fala de deixar tudo pra essa moca que vai la muito pouco posso pedir a responsabilidade deles para mim?

  37. Boa tarde! Desejaria saber sobre a seguinte situação. Minha avó tem 88 anos, moro com ela a um ano completo, a filha dela (minha tia) deu entrada no pedido de curatela alegando diversas irregularidades inexistentes no pedido. Sendo que minha avó goza de uma saúde mental excelente pra idade. Falando que não quer que sua filha seja sua curadora, até mesmo porque ela não nos acompanha em nenhuma situação cotidiana nem tampouco faz visitas, nas poucas vezes que apareceu nem pediu a bênção a minha avó, coisa que minha avó comenta bastante. Diante de sua saúde mental e desejo de permanecer comigo, ela teria chance de ser sua curadora? E aproveitando o ensejo da audiência eu poderia solicitar o pedido de curatela para mim? Desde já muito obrigado!

    • Se sua avó goza de perfeita saúde mental, não necessita ser interditada. Na audiência, o juíz poderá ver que sua avó é lúcida e provavelmente negará a Curatela. A pergunta é: como o processo de curatela foi iniciado sem um laudo médico atestando a incapacidade de sua avó? Se a petição foi aceita sem o laudo, este deve ser apresentado na audiência. E, se sua avó está bem, não haverá laudo de incapacidade mental. Portanto, o processo será encerrado.

  38. Boa noite, eu conheci um senhor de 78 anos no hospital que era negligenciado de cuidados (higiene e alimentação), comecei a visitá-lo para dar comida, ajudo com lençóis e alguns utensílios pessoais para higiene, ele é acamado e fala com dificuldade, perguntei a alguns médicos e enfermeiros e sempre me disseram que ele quase não recebe visitas, que é uma paciente social e que estão a espera de um abrigo para ele, contudo um dos médicos disse que seria mto difícil pela colostomia que ele tem e que nenhum abrigo o aceita por isso. Conclusão, ele se apegou muito a mim, mas não tenho nenhum vínculo familiar com este senhor, poderia eu pedir a curatela? Que riscos eu corro quanto a uma possível família se tivesse a guarda dele? Não tenho quase informações sobre o mesmo, se tem aposentadoria ou se já teve casa, a justiça investigaria isso e essas questões ficariam sobre responsabilidade minha? Sou completamente leigo e desculpe se as perguntas são um tanto absurdas, mas ficaria grato com qualquer ajuda.

    • Aconselhamos procurar o Ministério Público de sua cidade e expor o caso. Não podemos pedir a Curatela de um idoso que não seja nosso parente, mas o MP pode fazer isso por nós. Também podem investigar sobre a família do idoso em questão.

    • Precisava fazer uma pergunta relativamente a como incapacitar um idoso neste caso o meu pai de 87anos…
      sabem como tenho k fazer?
      a quem recorrer uma vez k ele se nega a ir ao médico mas depois tem atitudes k põe em risco a minha mãe pk teima em conduzir e em utilizar máquinas de jardim k são perigosas para o estado “desorientado” em k se encontra apesar da minha mãe lhas esconder ele arruma e vai busca-las

      • Interdição judicial só acontece após o julgamento de uma ação judicial que pede a interdição. Portanto, a única maneira é contratar um advogado. A Defensoria Pública pode fornecer os serviços de um advogado gratuitamente caso a renda do requerente seja de até 2 salários mínimos.

  39. Minha avó tem 91 anos e tem alzheimer bastante avançado. Minha mãe cuidou dela a vida toda semana ajuda do meu tio.
    Meu tio (irmão da minha mãe) e minha mãe não se falam e ele não procura a mãe a anos. Para minha mãe ter a curatela ou procuração precisa da autorização dele? Precisamos de algo pra representar minha avó para problemas futuros.

    • Sua mãe pode iniciar o processo de Curatela ou pedir procuração sem nenhum problema. Ele não precisa autorizar. A única possibilidade de problema seria sua avó, em audiência mencionar que gostaria de estar sob os cuidados do filho. Daí sim, o processo de Curatela pode ser mais complicado.

  40. Boa tarde. Minha mãe é uma pessoa difícil. Está com 72 anos. Nunca aceitou morar com um dos filhos. Atualmente está muito debilitada. Os vizinhos e amigos, em quem se agarrava para justificar morar sozinha, já não estão presentes. Como disse, é uma pessoa difícil. Por motivos diversos, nenhum dos filhos tem hoje condições de recebê-la para morar em suas (nossa) residencia. Mas tememos pela sua saúde que deteriora a cada dia que passa. Entramos em acordo sobre uma possível interdição. Mas apesar de seu estado debilitado, aparentemente continua lúcida. Quais as chances de conseguirmos sua interdição, nestas condições? Ela não possui patrimônio algum, além do recebimento de sua aposentadoria que pensamos em utilizar para pagamento de alguma instituição de cuidados a idosos, rateando entre nós a parte que eventualmente faltasse. Temos certeza que voluntariamente ela não concordará com isso. Masse medidas não forem tomadas, o pior poderá acontecer.

    • Entendemos a preocupação e muitas pessoas já nos escreveram pedindo ajuda em relação a idosos lúcidos. O Estatuto do Idoso garante a liberdade das pessoas idosas viverem como quiserem. Portanto, se sua mãe for mentalmente saudável, será impossível conseguirem a curatela dela. Além disso, apesar da preocupação de vocês, o respeito à vontade dela deve prevalecer. Nossa sugestão é conversar sobre o assunto. Se ela não aceitar, tentar alternativas que funcionem tanto para os filhos quanto para ela. Pode ser uma acompanhante para o período noturno, uma diarista 3 vezes por semana, etc.

  41. Minha mãe é umas das herdeiras de um terreno em santa cruz, são dez filhos e 03 vivos e sete falecidos, tem um k tem a herdeira esposa do falecido e os restantes só tem filhos herdeiros e 02k eram solteiros, dois oitos herdeiros, três não concordam com a venda do terreno e tem tb a filha da herdeira esposa que não faz parte ainda esta dificultando e si nós podemos requerer a venda deste imóvel, a mãe esta com Alzheimer, podemos entrar na justiça para vendo do imóvel, e a justiça pode pedir para que os três herdeiros indenizem as partes interessadas e ficarem com imóvel, diga-me.

  42. OLA

    Quero dar entrada ao processo de curatela de um tio solteiro de 86 anos e bem debilitado > O valor cobrado por um adv particular e mto alto para mim e gostaria de saber o q a Defensoria Publica considera em relaçao ao atestado de pobreza, pq parece que para se fazer através da defensoria o curador nao pode ter bem algum ? Como o juiz determina isoo ? obrigada
    maria de lourdes

  43. Cuido de minha mãe ha quase 5 anos, a senha da poupança dela foi bloqueada, n sei pq, e o cartao da pensão venceu, o banco nao aceitou mesmo com ela junto comigo fazer o pedido de outro cartao, me disseram q eu tinha q interditar minha mae, falei com meus dois irmãos sobre o assunto, de pronto ficaram de acordo, mas qdo souberam q me dava o poder de responder pela minha mae, não aceitaram, gostaria de saber se posso seguir com o processo sem o apoio deles?

  44. Meu irmão pegou meus pais tem de idade 75 e 70.levou para banco fazer hipóteca da fazenda,valor de 400 mil reais…valor do imóvel é de um milhão,essa hipóteca irmão colocou nome sogro dele.minha pergunta,se vendermos a fazenda abatermos a dívida existe algum documento meu irmão assinar garantindo os outros irmãos que ele já pegou sua parte.os meus pais achara tava assinando pra avaliar locação de imóvel.

  45. Olá Boa Tarde.. uma senhora de 73 anos, quatro filhos, recebe mensalmente uma pensão do falecido marido no valor de R$ 6.000,00. Isso há mais de 18 anos.. acontece q somente uma filha(a caçula) fica com todo esse dinheiro. Faz a compra pra mãe e não presta conta do restante. Essa filha tem um trabalho que não rende praticamente nada,(decoração de festas). Já amealhou um patrimônio de aproximadamente R$ 500,000,00. Os outros irmãos, apesar de passarem necessidades,não são ajudados pela mãe. Eu sei que ela (a mãe) não tem obrigação de ajudar os outros filhos. Porém,vejo que os 3 filhos, estão sendo “lesados” no que se refere a herança, já que se a mãe conseguisse poupar o dinheiro excedente ( em torno de R$ 5.000,00), quando ela viesse a faltar teria um valor que seria dividido entre os quatro filhos. Essa senhora de 73 anos é lúcida,goza de boa saúde, e diz que o dinheiro é dela e ela faz o que quiser. Será que caberia alguma medida judicial nesse caso? Se sim, irei procurar um advogado pra eles.

  46. Bom dia! Tenho a curatela do meu pai pq ele tem Alzheimer e dado pelo juiz só que agora os netos dele estão falando coisas comigo ele tem 93 anos e está a mais de 4 anos que ele mora comigo, eu posso entrega ele pra algum dos filhos oh netos dele? Oh preciso falar com a justiça antes de entrega ele? Ele é incapaz de tudo ele precisa de uma pessoa pra tudo! Me ajude rapidinho por favor? Não quer eu não querer ficar com ele mais são as palavras que machucar muito acho que dar pra vc entender!

    • Sim. Entedemos as dificuldades de cuidar do portador de DA e de manejar uma família que nem sempre está disposta a nos entender e ajudar da maneira que precisamos. Em relação à Curatela: você é a responsável pelo seu pai em todos os aspectos da vida. Se ele for morar com outra pessoa da família, ou apenas passar um fim de semana, você continua sendo a responsável. Se nada de ruim acontecer, ótimo. Se ele sofrer algum acidente, a responsável é você. Portanto, minha recomendação (não sou advogada) é você deixar seu pai passar o dia com um ou outro e ir testando sua adaptação, segurança, etc. Além disso, todos devem estar preparados para pioras no quadro comportamental pois mudanças de ambiente podem gerar ansiedade, agitação, etc. Recomendo conversar com o médico que acompanha seu pai antes de levá-lo para outro ambiente.

  47. Por favor, poderia me tirar uma dúvida?

    É o seguinte, meu avô mora conosco a pouco mais de 3 anos porque ele ficou cego. Com isso cuidamos de tudo dele, mas sem curatela, apenas por cuidar. Ele é lúcido, só está cego. Porém recentemente minha irmã juntamente com meu tio começaram a denegrir minha mãe por causa da casa dele, falando várias coisas ruins sobre os cuidados que damos ao meu avô dizendo que ele quer ir embora para casa dele, que o maltratamos, etc. Nos falando que isso tudo veio da boca dele, mesmo ele negando. Após tudo isso, falei para ele que seria melhor ele morar na casa dele e que se minha irmã e meu tio quiser eles podem tomar conta das coisas dele, mas meu avô disse que não vai e não podemos obrigar. Não queremos a curatela dele, é possível acionar a justiça para que seja decidido quem cuidará dele dentre todos os filhos? Quero que todos os eles tomem responsabilidade por ele, porque eles todos querem a casa, mas não querem o trabalho de cuidar dele.

    • Procure a Promotoria do Idoso mais próxima. O Promotor de Justiça do idoso é a pessoa que tem o poder de analisar a situação e obrigar toda a família a se responsabilizar pelo familiar mais velho. Mas lembre-se que primeiro, deve vir o amor e o respeito ao seu avô. Se ele é lúcido, tem condições de escolher onde quer morar e com quem quer conviver.

  48. Meu pai esta detonando tudo o que tem gyardado no banco. So lhe resta uma aposentadoria muito baixa e um apartamento, onde eu vivo. Tenho um irmao doente psiquiatrico e com pessimo fisico. Meu pai esta gastando uma 8 vezes a mais do que recebe e nao ha o que o faca parar. Esta gaga. Minha outra irma nao que que ele seja interditado mas vive fora do pais e nao ajuda em nada. O que faco, meu Deus? Terei de pagar a uma advogado para resolver isto? Eu tenho que proteger o que resta, senao ele vai nos levar todos a bancarrota. O que faco?

  49. Boa noite ! Minha tia é falecida e deixou uma filha, o marido dela herdou a parte da herança e ficou sendo curador da minha prima, Esse tem 76 anos e está dilapidando o patrimonio que ficou para a mesma. Vendendo as propriedades sem ter terminado ainda o inventário da mãe, sobre contrato de compra e venda ( gaveta) , é possível interditá-lo por dilapidalção de patrimonio? Visto que ele tem inúmeros processos.

  50. Boa noite eu cuido da minha mãe ela tem 81 anos somos em 6 filhos moro com ela e tenho 2 filhos sou separada e sai do emprego pra cuidar dela gostaria de saber quais são meus direitos sendo q quem cuida do dinheiro dela é um dos meus irmão q é casado q não ajuda a cuidar dela.Ela é pensionista e eu não tenho como arcar com as despesas. Já procurei a assistente social ele fez uma poupança pra ela e transferiu td o dinheiro mudou a senha só q minha mãe precisa se alimentar. O q fazer?

    • Minha sugestão é entrar em contato com este mesmo assistente social e explicar que você precisa de parte do benefício dela para sustentá-la e pedir para que ele libere o dinheiro para você. Ao mesmo tempo, você pode procurar a Defensoria Pública e pedir orientação sobre Procuração para assumir as responsabilidades civis de sua mãe (inclusive administração financeira) ou para iniciar um processo de Curatela, caso suas faculdades mentais não estejam preservadas. Como último recurso, você pode tentar entrar em contato com a Promotoria de Justiça do Idoso.

  51. Meu pai tem 82 anos ficou deficiente visual a dez anos e a 5 teve esquemia e diagnosticado com Alzheimer,entrei com o pedido de curatela dele falei com meus 4 irmaos 2 deles concordaram e os outros dois a principio tb mas depois dois dele que ja gritaram na minha cara q so espera q ele morra p querer os doreitos da casa como filho tomou os papéis de volta e disse q nao iam assinar nada cuido dele a mais de dez anos nao estao pensando no bem estar dele que e muito debilitado e sim em herança ele nao aguenta ta se locomovendo p la e p ca e muito desgastante p ele. Gostaria de saber se tenho chance?

  52. Olá. A minha mãe tem 68 anos e acumula muito lixo e coisas velhas. A casa dela está tomada por ratos e ela não me deixa jogar nada fora. O que posso fazer ? Grata

  53. Boa Tarde,

    Minha mãe deu entrada para interditar meu avô, pois ele tem 90 anos e não está mais com a saúde mental boa. Já foi passado por esse processo com médicos e foi dado um documento para a interdição. Sendo que nesse meio tempo um tio, irmao da minha mae pegou esse documento e deu entrada nesse pedido para ser curador. Minha mãe não concorda pois esse meu tio nunca cuidou do meu avô e sempre quem fez tudo por ele foi minha mãe, cuida do meu avô a mais de 15 anos. Vai ter uma audiência para dar entrada, minha mae pode disser que não concorda? ela na frente do juiz pode provar que tem mais capacidade do que ele pra cuidar do meu avô?Eles analizam isso?? Estamos preocupados pois não sabemos quais são as intenções desse meu tio desse interesse somente agora.

    • Se sua mãe foi convocada para a audiência, sim, ela pode ir e dizer tudo o que pensa ao juiz. Mas, acho prudente que contratem um advogado que possa ter acesso a todos os documentos e possa orientar vocês em relação ao assunto.

  54. Meu avô tem 86 anos, e há 6 anos teve AVC e desde então está acamado e não está lúcido. Ele tem 5 filhos porém todos moram no exterior e só meu pais cuidam e arca com todas as despesas de casa, como por exemplo contas, alimentação, medicamentos, convênio médico e etc. Gostaria de saber se teria como obriga -los a ajudar nas despesas e tbm gostaria de saber se tem como meu pai ter curatela ou procuração para ter os bens q está no nome do meu avô após o falecimento já que nenhum dos irmão está ajudando nem presencialmente e nem financeiramente.

  55. Maria Silva,

    Minha mãe recebe uma pensão do meu irmão e a aposentadoria dela, que gira em torno de R$8.000,00, arranjou um namorado de 70 anos, porém gastou todo o dinheiro que recebe com ele, está devendo ao Banco e a conta de luz, água etcc.. apesar de seus 82 anos é bem lúcida ela tem 82 anos, posso inteditá-la ?

  56. Olá, gostaria de uma opinião para o caso: Minha sogra com 60 anos e casada a 35 com meu sogro que é 20 anos mais velho ( hoje c/ 80 anos ). Ele é tenente aposentado e muito bem aposentado, ela sempre trabalhou como domestica mesmo sem necessidade. Enfim em setembro ela saiu do emprego para se dedicar a ele que passaria por uma cirurgia onde necessitaria de cuidados , ficou 45 dias em uma UTI . Em dezembro teve alta , fez fisioterapia , e hoje esta melhor de saúde pq mentalmente voltou estranho, intolerante , humilhando por muitas vezes minha sogra. Ele tem 3 filhos de outro casamento que nunca se aproximarão mas hoje pairam como URUBUS. E 1 filho com a minha sogra, no caso meu esposo. Enfim, ele anda , se alimenta sozinho, tem ainda suas limitações, não se lembra dos remedios e horarios de colirios pois com a cirurgia teve um glaucoma agressivo e esta perdendo a visão. Como um “bom” Tenente não gosta de ordens e hoje se mostra intolerante quando as recebe , não pode mais dirigir , tem feito saques sozinho em bancos e não diz pra onde esta direcionando o dinheiro de sua aposentadoria, esconde cartões de bancos da esposa , e esta desvinculando tudo com a minha sogra, tem contado muitas mentiras aos filhos que nunca foram próximos a ele, esta cancelando seguro de vida a qual minha sogra é beneficiaria na intenção de não deixar nada a ela , inclusive os filhos que nunca tiveram contato com ele disseram que seria melhor ele se separar da minha sogra para que assim ela tbm não fique com a aposentadoria dele, ele esta criou na cabeça dele que minha sogra estava saindo com médico da UTI hahahaha…. já inventou historia que ela tem amantes e coisas do tipo. Enfim… depois de 35 anos ele quer deixar a minha sogra sem nada, coisa que não é normal , já que a mesma se dedicou ao lar e a ele até hoje. Passamos ele no psiquiatra a mesma deu calmantes mas ele não quer tomar. Só vemos que ele tem tomado atitudes sem sentido. Obs…. em 45 dias de UTI esses filhos que aconcelham a separação nunca foram visita-lo nos 45 dias que passou internado, uma delas disse na minha sogra que pegaria a aposentadoria dele e o colocaria no asilo… Seria possível uma interdição nesse caso?

    • Infelizmente, não podemos opinar em casos como o seu sem que um de nossos médicos conheça o paciente ou sem que um advogado analise os documentos. Porém, nossa sugestão é procurar um Geriatra e perguntar sobre o comportamento estranho. Pode ser delírio. E delírio pode ser o sintoma inicial de Alzheimer (mesmo que não haja comprometimento da memória neste momento). Neste caso (diagnóstico positivo para Alzheimer), caberia sim interdição.
      Sugerimos o texto: http://162.214.104.137/~wwidos/delirios-na-da/

  57. Prezados, comprei um apartamento em dezembro de 2017 e, agora, descobri que mora sozinho no primeiro andar, um senhor de idade avançada, que não deve ter parentes e que há 20 anos não paga condomínio e o oficial de justiça não consegue citá-lo, pois não recebe ninguem.
    Ele deixa a torneira do banheiro aberta e o teto da garagem do prédio, abaixo do seu banheiro, ameaça desabar. A ferragem que segura a laje está exposta e totalmente corroída de ferrugem, com pontos arrebentados.
    Pelo que os empregados observam, este senhor só sai do prédio durante a madrugada, cata lixo com alimentos pela rua e leva para dentro do apartamento.
    Há uns 15 anos, quando ele agia ainda de forma normal, possuía gatos e um cão que viviam com ele.
    De repente não se ouviu mais movimentação desses animais e as pessoas imaginam que possam ter morrido e se desintegrado no meio do lixo dentro do imóvel.
    Este senhor já comentou que um dia colocaria fogo no apartamento.
    Quais as medidas legais o Condomínio pode tomar para alguma autoridade assumir o que for cabível em relação a proteção desse idoso que está vivendo nessas condições e expondo toda uma comunidade a riscos sérios, inclusive de morte, caso o chão do seu banheiro desabe na área comum de passagem dos moradores ou ele coloque ogo no imóvel?

  58. Olá.
    Tenho uma avó de 90 anos, analfabeta, mas lúcida, em sua casa mora meu pai e ela, e no quintal moram dois tius e suas famílias, a aposentadoria de minha avó desaparece todos os meses deixando contas como água, luz e outras sem pagar, Sei que todos os meu familiares que moram próximo a ela usufruem da aposentadoria dela. Sempre que tento ajuda- a organizar suas finanças sou atacada por meu familiares . Seria o caso de uma interdição?

    • Considerando que sua avó não está gastando o dinheiro de maneira a degradar o patrimônio da família e está lúcida, não. Acredito que seja mais interessante procurar o Ministério Público para que obrigue os familiares a cuidarem de sua avó ao invés de se aproveitarem financeiramente dela. Nossa sugestão é procurar um advogado ou a própria Promotoria do Idoso para maiores informações.

  59. Minha mãe tem 73 anos, e nos últimos 5 anos ele tem feito dívidas, e deixa de pagar o aluguel dela,nos últimos 3 imóveis ela entra na Ksa, paga 5 ou 6 meses e depois se enrola com as dividas, deixando de pagar até o aluguel, criando transtornos enormes, posso pedir a curatela , para que ela tenha uma qualidade de vida estável ?

  60. o que pode ser feito quando a pessoa que está sendo interditada em processo de interdição se recusa a comparecer na entrevista designada pelo juiz para entrevistar as partes no processo? O oficial de justiça foi até a casa para intimá-la, porém não deixou ele ler o mandado inteiro e respondeu que não assinaria e nem iria comparecer no dia marcado. O mandado constou como ato negativo, pois o oficial alegou que não a pessoa não deixou ele falar, informá-la sobre a intimação. O que pode ser feito?

  61. Minha vó tem mal de alzhaimer, tem 4 filhos mais só 2 cuidam dela, o resto brigam pelos bens com ela em vida. Posso ser a curadora dela mesmo morando em outro Estado?

    • Teoricamente, sim. Não há nada escrito na lei para impedir uma pessoa fisicamente distante de ser curadora de outra. Mas você deve lembrar que estamos falando de um processom jurídico que será decidido por uma pessoa (juiz) que pode sim ter um entendimento diferente ao analisar o caso. Minha sugestão é conversar com um advogado que tenha acesso aos detalhes do seu caso para poder ser mais realista em relação às possibilidades desta curatela.

  62. Tenho um irmão que é esquisofrenico, minha irmã tem a curatela dele. Ele recebe um auxilio , mais precisamente o BPC. Agora ele está comigo, pois a minha irmã fez uma cirurgia e não está podendo cuidar dele. Pode o curador morar em outro municipio e ele, (nosso irmão) ficar comigo na capital, já que eu nao sou curadora?

  63. boa tarde,

    Cuido do meu tio a 5 anos, ele vivia com um salario mínimo do INSS, mas depois de um AVC ele passou a não enxergar. Ele tem irmãos que não cuidam dele, eu fiquei com a pensão pra ajudar nos gastos, porém os gastos com remédio e acompanhante passam de 6 mil mensais. Ele pode passar a ser meu dependente no IR? Consigo abater os gastos com eles no meu IR?

  64. Boa tarde
    Tenho um irmão de 46 anos com Esclerose Múltipla, Encefalite e Esquizofrenia, mora com meu pai de 80 anos. Minha mãe era quem cuidava dele mas veio à óbito em Janeiro deste ano.
    Meu pai não tem como cuidar dele pois está de idade e ele requer alguns cuidados como: Alimentação,banho, medicamentos nos horários certos, etc.
    Gostaríamos de colocá-lo numa clínica com tratamentos especializados mas só aceitam pacientes acima de 60 anos.
    Posso entrar com processo de curatela para este caso? O que vcs aconselham?

    • Se você encontrar uma clínica que tenha capacidade técnica de cuidar de seu irmão, você pode pedir autorização do Ministério Público para a internação. Temos uma clínica geriátrica em Jundiaí e já tivemos casos assim. A Promotoria do Idoso autorizou a internação e, com o documento em mãos, notificamos oficialmente a Vigilância Sanitária Municipal, que é o órgão fiscalizador neste caso.

  65. Boa tarde,sou curadora do meu irmão ele possui sidrome de down ele é pensionista do INSS,sou solteira, nunca casei,cuidei dele a vida toda ele veio a falecer,eu tenho direito de continuar recebendo a pensão?

  66. Bom dia!estou precisando tirar uma dúvida…
    Minha mãe tem 68 anos e é acumuladora e a casa onde vive é insalubre meus irmãos moram com ela e não fazem nada pra ajudar tem uma casa enorme no quintal dela e fez 2 empréstimos no nome dela dizendo que ia pagar e até agora nada meu outro irmão mora com ela e meu sobrinho tbm só que é um maloqueiro e não respeita ela é a casa dela esta cheia de rato barata etc…ela estava na minha casa pra poder se cuidar porque ela tem fibromialgia e descobrimos que está com o coração grande o que devo fazer?posso interditar ela?ela é teimosa e quer ficar lá esquece das coisas e vive doente lá. Me ajude por favor

    • É uma situação familiar muito complexa. Assumindo que a prioridade é a saúde de sua mãe, nossa sugestão é levá-la a um Geriatra para que seja feita uma avaliação global de saúde. Após o diagnóstico do Geriatra, vocês saberão claramente os cuidados necessários. Se o Geriatra identificar alguma doença demencial que a impossibilite de assumir suas responsabilidades civis, ele dará um laudo médico. Aí sim, você poderá procurar um advogado para interdição. Independetemente da identificação de doença demencial, se sua mãe estiver em situação de violência (que me parece pelo que você descreveu), você pode “obrigá-la” a ficar morando na sua casa (veja aqui as situações de violência – sua mãe se enquadra em mais de 1 – http://162.214.104.137/~wwidos/violencia-contra-a-pessoa-idosa/). Mas prepare-se. Não será fácil.

  67. Meu pai vive hoje com a ex nora pois meu irmão já faleceu ele recebe 2 salário mínimo meu irmão mais velho que cuida dele pois ele tem casa e está vivendo com a ex nora que hoje tem outra família meu irmão tem o direito de interdita e trazer ele pra cuida dele meu pai tem 75 anos e lúcido e se nega a volta pra casa e mora com meu irmão que e solteiro

  68. Olá, tenho uma avó com alzheimer que está sobre curatela de um tio. Nessa caso quais são os direitos de vistas dos demais familiares? As visitas estão sendo bastante dificultadas, e quando conseguimos são sempre em lugares públicos e o tutor não nos da nenhuma privacidade com a nossa Vó. Há alguma orientação na lei com o deveres que o tutor deve garantir a pessoa interditada para que não cause alienação parental?

  69. Olá Juliana

    Sou filho único, e sempre morei com meu pai, nos dávamos bem… No início do ano (janeiro de 2018) ele sofreu um AVC e ficou em estado vegetativo, desde então vinha cuidando dele. Entrei imediatamente com um pedido de Curatela na Defensoria Pública… …Enfim, chegamos na metade do ano (Junho de 2018) meu pai infelizmente faleceu e a Curatela ainda não me foi concedida… …Gostaria de saber se, de posse da Curatela eu teria direito de receber a aposentandoria que ficou retida durante seu estado vegetativo. Tenho direito.?
    Ou sou mais uma vítima da burocracia do Estado.?

    Obrigado

  70. Boa noite, minha mãe tem alzaimer,ficou 1 anos com minha irmã, até semana passada quando meu sobrinho filho dessa irmã me ligou pedindo ajuda para retirar minha mãe de lá, dizendo que a vó estava sendo maltratada, fui até lá e busquei minha mãe, está comigo, só que essa irmã não quis me entregar nenhum documento da minha mãe e está recebendo o dinheiro da minha mãe, estou cuidando da minha mãe com meu dinheiro, como devo proceder para pegar esses documentos e continuar com minha mãe?

      • Ola
        Meu pai e lucido mais a alguns meses atraz ele estava armado na rua e a policia prendeu ele.
        Agora ele bebe todo dia e vive ameaçando a propria familia . a atirar em todo mundo. Diz que tem uma arma . e que vai colocar todo mundo na rua . ele mora sozinho e eu moro em uma casa que ele me deu a 2 anos
        Ele tem 64 anos.
        Tenho uma irma que nao mora aqui
        Ela me orientou a interditacao

  71. Olá, gostei muito do artigo, e gostaria de tirar uma dúvida: o companheiro de minha tia, ao qual vive com ela há mais de 20 anos, teve um AVC, e está sem movimento nas pernas. Ele tem momentos de lucidez, e por ser uma pessoa muito mesquinha, está sempre resmungando e reclamando dos gastos que são feitos em prol dele. Exemplo: compra de fraldas geriátricas, medicamentos, combustível para deslocamento diário ao hospital para levar e pegar acompanhantes, etc. A companheira dele, minha tia, pode entrar com um pedido de curatela? Pois ele é insistente, e quer colocar nas mãos de pessoas da família dele que estão apenas interessados nos poucos bens que ele possui. Como proceder?

  72. Preciso de uma instruçao..Minha mãe tem 81 anos e tem feito muitos imprestimos e comprometido todo seu salário e mora com um q consome com resto q sobra,as vezes não tem nem comer…como posso fazer para interditar neste caso.

    • Se sua mãe está lúcida e está dando dinheiro por vontade própria de maneira a não delapidar o patrimônio da família (ou seja, não está colocando a casa própria em risco, etc), não há o que fazer. Se ela estiver delapidando o patrimônio da família e/ou apresentar sintomas de problemas de saúde mental, você deve procurar um advogado.

  73. A mae do meu namorado vai se mudar de cidade e quer passar a interdição dele pra mim, mas eu tenho 19 anos. Eu posso pegar essa interdição?

  74. Meu Caso: Estive observando alguns casos relatados aqui e estou em busca de auxílio para resolução ou solução do problema que enfrento.
    Completo em outubro de 2018, 80 anos. Estou aposentado pelo INSS (por tempo de Contribuição). À cerca de 5 anos atrás, pedi um empréstimo consignado junto ao Banco do Brasil (onde recebia meu benefício). O empréstimo seria pelo INSS (já que meu beneficio não passava de um salário e meio). Mas eles (devido à minha falta de experiência), me fizeram o empréstimo, sem eu saber, Consignado pelo Banco do Brasil. Quando descobri, mudei meu Beneficio para o Banco ITAÚ, onde já tinha conta. Desse modo, todos os meses, eu depositava no Banco do Brasil, uma quantia acima daquela que deveria pagar ao INSS. Guardei os comprovantes dos depósitos. Os estratos de minha conta nunca mostraram o dinheiro que depositei. Após um ano, começaram a me cobrar (cerca de R$ 3.500,00) e mandar aviso que meu nome já estava no Cerasa. Em seguida, venderam minha dívida para terceiros, e estes passaram a me mandar avisos de cobranças e ameaças. Passados 5 anos, e devido à minha idade e meu salário, nenhum Banco me dá mais empréstimo nem “Portabililidade” ( Que há meses pleiteio). Ainda hoje (dia 5 de julho de 2010) uma pessoa da Alfa (agencia que comprou minha divida) me deu o seguinte ultimato: Meu CPF está no Banco Central, Minha dívida subiu para R$ 5.200,00, me oferecem acordo para pagar a metade em 12 meses. E a Portabilidade que pleiteio não é feita, enquanto eu não iniciar os pagamentos. Com os empréstimos do INSS, recebo liquido, aprox. R$ 800,00. Não recebo essa quantia, pois pago Cheque Especial maior. Estou portanto, num beco sem saída.
    Gostaria que algum organização Protetora me Ajudasse. Obrigado.

  75. bom dia!
    moro com meus avos ja faz 33 anos fui criado por eles,no momento atual minha avo esta com 77 anos e meu avo 80,minha avo esta com inicio de alzheimer,cuido deles tenho conta conjunta com minha vo,pois ela ja nao consegue assinar mais o nome dela meu avo quer passar 50% do terreno para mim com a curatela em meu nome posso assinar por ela em relaçao a passar pra mim metade do terreno onde moramos eles tem 4 filhos que quando lembram deles vem a visita-los,meu avo tambem comentou em vender o terreno posso assinar por minha avo em relaçao a isso o que devo fazer…

  76. Meu sogro morou comigo e o meu marido por quatro anos, assim que ficou viúvo, ele precisava de cuidados e sempre estive com ele juntamente com o seu filho, ha um anos e dez meses ele vive com uma mulher, nesse mesmo tempo ele foi diagnosticado com câncer, estamos sempre juntos acompanhando e auxiliando.
    Só que de janeiro para cá descobrimos que a mulher está jogando o meu sogro contra os filhos, o mesmo está vendo os filhos como inimigo, também descobrimos que ele colocou o carro no nome dela e tentou vender a casa dele escondido, agora ele passou um procuração para ela,o meu sogro, anda com perda de memória e vez outra tem surto psicótico onde tenta agredir a própria esposa.
    Queria saber se o filho dele consegue interdita-lo, pois ele foi morar com essa mulher, quais providencias devemos tomar???

    • Minha sugestão é conversar com um advogado que possa analisar o caso com detalhes e que tenha acesso a todos os documentos. Além disso, vocês podem levar seu sogro a um Geriatra para tentar identificar as causas dos surtos e da perda de memória. Caso ele seja diagnosticado com alguma doença grave, a interdição fica mais fácil.

  77. Eu e meus irmãos estamos passando por uma situação difícil com o meu Pai que tem 86 anos. Ele é lúcido, mora “sozinho”, meu irmão fez uma casa para ele e família no quintal da casa de meu Pai. Minha cunhada anda apreensiva e nos relatou que algumas “mulheres” novinhas estão indo, com frequência receber feira e outros tipos de compras, as quais meu Pai paga para elas, meu Pai já é aposentado e gasta todo o dinheiro com essas pessoas ficando com quase nada para ele. Minha cunhada já ouviu diversas vezes ele ao telefone dizendo que não tem dinheiro, e se tem é pouco e ouve gritos ao telefone exigindo dele, essas “mulheres” que citei acima. Segundo minha cunhada ela foi atrás de uma delas e descobriu que são envolvidas com traficantes e receia que meu Pai esteja sendo coagido a fazer essas feiras para elas. Nesse caso um dos filhos pode solicitar a Curatela dele, para evitar esse desmando? Graças a Deus ele criou os filhos e nós temos condições financeira razoável e não precisamos do dinheiro dele. Queremos que ele usufrua do seu próprio dinheiro para viver bem e ultimamente ele anda com muitas dívidas. Como devemos proceder nesse caso?

  78. Caros, gostaria de uma orientação de como proceder: minha mãe tem 79 e diagnosticada com Alzheimer há alguns anos. Vem sendo acompanhada por geriatra e psiquiatra. Ela mora com meu pai de 84 anos que está lúcido e cuida dela com a ajuda de uma cuidadora profissional. Infelizmente, minha mãe não consegue mais assinar documentos. Eu e meus 3 irmãos estamos tentando entender o processo de intervenção por curatela. Podem nos ajudar dando os passos para iniciarmos este processo? Inicialmente, meu pai (cônjuge) seria o designado para ser o responsável dela. Há despesas para realização deste processo, além de custas com um advogado? Quanto tempo pode levar o processo? Se for demorado, há alguma procuração de curto prazo que meu pai possa utilizar para venda/doação de um imóvel de propriedade do meu irmão que está em nome dos meus pais? Outra dúvida que temos é se, por ventura, meu pai faleça antes de minha mãe, como ficaria este processo se ainda estiver em andamento ou já concluído? Aguardo suas orientações. Obrigada

    • Sim. Há despesas processuais. Normalmente, os processos duram em torno de 6 meses. Em relação à procuração: sim, procurem um cartório para entender os detalhes. Se seu pai falecer nesse período, o juiz da interdição será informado e o processo seguirá com os candidatos legais para serem o curador da mãe. Se falecer já como curador, a curatela pode ser transferida para outra pessoa da família. Mas, o melhor a fazer é procurar um advogado que possa explicar melhor todos os detalhes.

  79. Ola! Minha avó, tem 76 anos, aposentada, recebe uma boa aposentadoria, mas é viciada em jogos de maquininha, passa, as vezes, fins de semana fora. Costuma sair a noite e voltar no dia seguinte. Está morando numa loja, “abandonou” a casa, onde hj mora minha prima, neta dela tbm,( esse imovel ja ate recebeu carta do Banco onde ela ja está com uma divida enorme, ao ponto de penhorar os bens dela), pois a loja que ela mora é mais acessivel aos jogos. Ela tem 3 filhos, mas somente um quer tomar a iniciativa de interditá-la, e os outros nao. Essa filha pode, sozinha, interditá-la? Visto que as condiçoes financeiras e fisicas da minha avó estão sendo prejudicadas. Muitas vezes não tem dinheiro para comprar alimentos e recebe almoço dos parentes vizinhos. Vive deploravelmente, numa loja com um banheiro, sem higiene e cercada de cachorros. Caso não seja possivel a interdição, visto que ela ainda é lucida, o que poderia ser feito, por essa minha tia? Nos ajude! é muito triste ve-la assim, sabendo que ela tem condiçoes de viver muito bem.

  80. o que acontece quando se recebe uma intimaçao para que compareca ao forum para receber orientaçao sobre a necessidade de interdiçao de um idoso? , sendo q esse idoso e meu sogro mora comigo e meu marido , a irma dele q maltratava o pai e gastava todo o dinheiro dele nao se conformou por estarmos cuidando dele e nos denunciou para o ministerio publico . gostaria de saber para que fomos intimados …..

    • Não podemos saber o propósito da intimação ser ter acesso ao documento… Quando se recebe uma intimação, deve-se comparecer ao local indicado na data e horário marcados. provavelmente, o poder judiciário vai explicar porque vocês foram chamados nesta ocasião. Recomendo que procurem um advogado para análise do intimação e para que possa tirar suas dúvidas.

  81. Olá, bom dia!
    Meu pai está com demência, tem 82 anos, sofreu avc há alguns anos. Somos em três filhos, eu moro em casa própria e os meus dois irmãos construíram no terreno do meu pai e moram lá, porém não cuidavam já que estavam bem próximo, o cuidado maior era meu que morava em outro local, mas meu pai precisava de cuidados 24 horas, ele então foi colocado em casa de repouso, porém foi solicitada a curatela devido a demência. Minha mãe está com a curatela, mas meus irmãos é que pagam a clínica, compram alguns remédios, ou seja, eles fazem o papel. No documento eles declararam ao juiz que compram fraldas e remédio para Alzheimer, mas as donas da clínica me informaram que as fraldas são do posto e o remédio da farmácia de alto custo. Fora fisioterapia que descobri que haviam cancelada e eu fiz contratar de novo, porém faz apenas 1x por semana. Consigo um advogado na defensoria pública para prestação de contas? Isso na minha visão caracteriza fraude.

    • Concordo com você. Se declaram comprar medicamentos e materiais de higiene que recebem do governo, na minha é uma atitude errada. Mas, não entendi seu objetivo. Você quer um advogado para processar seus irmãos e mãe? Se quiser apenas corrigir a informação declarada ao juiz, você pode simplesmente fazer isso na próxima declaração de contas… Em relação à Defensoria Pública: se a sua renda ou a renda do seu pai tiver valor maior que 2 salários mínimos é difícil que a Defensoria aceite o caso.

  82. Olá.Meu pai é totalmente dependente sequelado de AVC mora comigo à quase 3anos e minha mãe tem Alzheimer e mora com minha irmã em outra cidade.Somos em
    6irmaos vivos mas somente nós duas assuminos nos cuidados deles.Como proceder para interdição de ambos os dois?tem que ser separada cada um na cidade
    com cada filha que cuida ou juntas?Possuímos no momento somente procuração simples para o INSS.

    • Oi Claudinéia. São 2 processos, um para cada interditando. Neste momento, estou sem acesso direto a nossa advogada para dar uma resposta mais certeira. Se você for contratar advogado particular, imagino que o mesmo advogado possa iniciar os 2 processos. Se você for tentar atendimento gratuito via Defensoria Púlbica, terão que iniciar os processos separadamente, cada uma em sua cidade.

  83. Ola boa noite. Existe alguma maneira de anular a interdição? A avó do meu marido foi interditada qdo teve um coágulo no cérebro mas agora depois de um ano está totalmente restaurada , consciente e triste por estar vivendo num abrigo, sebos que possui casa e aposentadoria. Como faço p rever esta questão? Obrigada

  84. Minha mãe tem 99 anos e é lúcida, quando nasci meu irmão já falecido tinha 20 anos e minha irmã 18, minha irmã no momento se trata de um câncer incurável com tratamento paliativo, eu sou aposentada por invalidez por uma doença neurológica, devido a isso não tenho condições de atender a mãe, possuo duas cuidadoras que me custam cerca de 6000 reais por mês, minha mãe recebe salário mínimo e possui uma casa própria que se nega a vender, estou gastando a poupança de uma vida com cuidadoras, fisioterapia e medicamentos, gostaria de saber se nessas condições consigo a interdição da mãe para a venda de sua casa, a minha parte seria usada para o atendimento dela uma vez que fui funcionária pública e ano que vem já saiu uma resolução aonde vou perder a assistência médica, a minha mãe é minha dependente nessa assistência. Essa interdição é difícil, a minha mãe precisa saber, quanto a perícias médicas consigo sem problemas porque ela tem problemas de saúde crônicos e tem atendimento médico constante. Minha mãe mora comigo e ficará morando sempre. Agradeço a informação.

  85. Boa tarde minha mãe tem 76 anos em maio teve um AVC esquemico. Ela sempre morou comigo . E meu irmão mais velho mora em cima com sua familia. sou casada e tenho uma filha. Só que minha mãe devido ao AVC não se locomove mais sozinha e precisa usar fraldas e tomar remédios nas horas certas. solicitei ajuda do meu irmão pois como ele é taxista ficaria mais facil ele me ajudar a cuidar. Sendo que ele se recusou e hoje tive que largar emprego e faculdade para cuidar dela. Posso juridicamente de alguma forma obriga-lo a me ajudar não com dinheiro mais a cuidar. Já que mora tão perto e tem um horário flexível. Pois hoje não tenho mais vida vivo 24 para ela. não consigo nem ser esposa, nem mãe. O que posso fazer juridicamente ?

  86. Meu pai foi diagnosticado com Comportamento Compulsivo, entretanto, o Comportamento Compulsivo dele pode ser controlado por medicamentos fortes, mas ele não quer tomar os medicamentos, o que fazer? Pedir interdição dizendo que ele não quer tomar os medicamentos ou obriga-lo a tomar os medicamentos? O juiz vai interditar ou não? As coisas são deles não tenho interesse na herança, apenas no bem estar, visto que ele gasta tudo fazendo compras.

  87. Minha avó estava fazendo tratamento aqui em SP e estava morando com a minha tia, porem a minha tia não estava cuidando dela direito, usando de maus tratos a minha avo veio passar uns dias com a minha mãe em casa, e não quis mas voltar para a casa da minha tia afirmando receber maus tratos. A vó esta em casa agora com a minha mãe, porem minha tia não aceita isso e pediu a curatela dela para levar ela a força de casa contra a sua vontade, diante desse cenário o que devemos fazer para reverter isso?

    • O mais indicado é pedir orientação à Promotoria do Idoso. Lá, vcs podem relatar o caso com os detalhes necessários e pedir orientação. Sobre Curatela, sua tia só vai conseguir se sua avó estiver sofrendo de doença mental. Idosos lúcidos não são passíveis de interdição judicial.

  88. Olá!
    Meu Pai tem 86 anos e sofre de Alzheimer. Ele ficou viúvo aos 42 anos. Deste casamento nascemos eu e mais 3 irmãos, todos filhos do casal. Meu Pai se casou novamente e este segundo casamento já tem 43 anos. Neste segundo casamento não tiveram filhos. Minha madrasta não tem nenhum filho. Meus irmãos e eu estamos nos mobilizando para interditar nosso Pai. Nossa madrasta está colocando empecilhos. Ela diz que concorda apenas com uma condição, de que ela seja a curadora. Ela tem 78 anos e apesar de não ter doenças mentais, apresenta certo declínio mental e outras doenças físicas. Será possível que algum juiz dê a ela a curatela de nosso Pai, mesmo tendo ela própria uma idade avançada?

  89. Minha mãe tem 81 anos e esta começando a apresentar sinais forte de esquecimento, eu sou sua única filha, ela tem um genero muito dificil faço de tudo pra cuidar dela já quis morar com ela mas ela n permite prefere morar sozinha, não aceita ajuda e ainda é muito agressiva grita muito briga com os vizinhos nossa é complicado, eu sempre quis deixar ela comandando td que a pertence enquanto ela viver, mais esta ficando complicado ela tem horas que estar super lúcida mas depois sem mais nem menos começa a flr coisas sem sentidos a gente fala uma coisa com ela ela distorce fala outra coisa que n tem nada à ver quando eu pergunto se ela entendeu o que eu falei ela me responde que eu n falei nada pra ela
    Minha situação ta complicada e n sei como agir
    Sou separada tenho duas filhas uma é casada e mora longe a mais nova mora comigo pago aluguel e estou muito preoculpada pq ela fala de td até pra pessoas estranhas tenho muito medo de alguem usar de mal fé e dar algum papel pra ela assinar sem ela saber o que é e ela acabar perdendo td.
    Gostaria de saber se tem como eu como unica filha tenho como fazer algo para proteger ela e seus bens.

    • Oi Luciana. A primeira coisa a fazer é levar sua mãe ao médico. É muito importante saber se ela sofre de alguma doença curável ou não. Se o diagnóstico for de alguma doença neuro-degenerativa, como o Alzheimer, por exemplo, você poderá assumir toda a responsabilidade por ela. Se não, ela será tratada e voltará ao normal.

  90. Boa tarde.
    Meu pai tem demência e está acamado sem falar, andar e já não compreende mais as coisas ao redor.
    A questão é que meus irmãos querem dar a curatela dele para a minha mãe.
    Quando meu pai voltou para casa, depois de uma internação, a Neuro do hospital me chamou pra conversar e me disse que minha mãe não poderia ficar responsável pelo meu pai porque estava no estágio inicial de alguma demência.
    Eu fiquei um mês cuidando do meu pai e voltei para minha casa, em outro Estado.
    Hoje ele esta com cuidador.
    Mas fiquei sabendo que minha mãe tem criado um hambiente difícil para os cuidadores trabalharem; que agrediu uma das cuidadoras e que está vendo coisas que não existem e toma atitudes incoerentes em função dessas coisas.
    E quando questionei meus irmãos a respeito, eles se eximiram , disseram que é normal do stress da situação e que não há oque fazer; senão, dar a a curatela a ela.
    Estou longe e não sei oque fazer.
    Eu disse que não assinaria a concessão da curatela dele pra ela e que estudaria a hipótese de assumir meu pai. Mas é difícil; visto que onde ele mora tem toda estrutura que ele precisa e onde eu moro não tem. E eu não tenho como me mudar para onde ele mora.
    Estou muito preocupada e nao sei oque fazer…

    • Oi Rosalina. Primeiro, você precisa saber que é o juiz que decide quem será o curador. Você não tem poder nenhum sobre a decisão dela, a não ser que contrate um advogado para questionar o processo. Portanto, se você quiser interferir neste processo, precisará de um advogado. Minha sugestão é você pedir para o mesmo médico que conversou com você, conversar com seus irmãos. Além disso, acho que vale você procurar um advogado para entender exatamente a função do curador. Você pode ser curadora de seu pai vivendo longe dele.

  91. Minha situação é está !
    Minha mãe tem 71 anos ,mora sozinha ,só cria confusão entre os vizinhos e parentes que moram perto da casa dela ,se mete na vida de todos é muito invasiva, bem complicado ela sempre foi assim ,só que agora a situação piorou ainda por cima ela inventa um monte de coisas ,eu não moro perto dela sou filha única minha irmã é falecida .
    O que eu posso fazer para obrigar ela a vir morar comigo antes que ela faça mal a alguém ou a si mesma!Porque ela não quer sair da casa dela e moramos a mais de uma hora e meia uma da outra não tenho como controlar a situação sendo que a mim sou a única que ela as vezes escuta conselhos.
    Tem alguma lei que possa a obrigatoriedade a ficar comigo o que posso fazer pra resolver?
    Obrigada

    • Não. Pelo contrário: a lei defende que a vontade do idoso lúcido seja respeitada. Apenas as pessoas interditadas judicialmente por demência ou outro problema mental grave podem ser obrigadas a abdicar de sua liberdade.

  92. Minha mãe tem 67 anos e sofre de Parkinson há 20 anos. Vejo claramente que ela precisa de cuidados diários, mas ela insiste em continuar morando sozinha em Curitiba e minha família e eu moramos em Florianópolis. Já pedi um milhão de vezes para ela vir morar no meu condomínio (não precisa ser no mesmo apartamento, mas precisa estar próximo) e ela não quer de jeito nenhum. Pergunto: caso aconteça alguma coisa com ela, sozinha, algo como um acidente ou queda, posso ser responsabilizado?

  93. Tenho um irmão c esquizofrenia e foi interditado.A curatela definitiva não saiu ainda.ele está fazendo operações bancárias que não poderia fazer.podemos levar a certidão de nascimento constando a interdição p resolver as questões bancárias?pq ate sair o documento final ele terá piorado muito a situação.ja fomos ao banco ,mas nos negam informações.Levando a certidão,eles são obrigados a nos atender?na certidão consta que a curadora dele e minha mãe!

  94. Boa tarde, meu caso é um pouco diferente dos citados acima. Bom vamos lá, minha irmã é deficiente mental desde o nascimento, hoje ela está com 32 anos e está cada vez mais difícil de levá-la para consultas, hospitais.. etc, diante disso resolvi comprar um veículo para PCD, fui na concessionária e disseram que minha mãe precisaria ter a curatela da minha irmã para adquirir o veículo com os descontos, gostaria de uma ajuda para solucionar esse grande problema.
    Agradeço.

    • Uma alternativa seria comprar o veículo em nome de sua irmã. Se quiser comprar em nome de outra pessoa, para ter acesso aos descontos, será necessário que esta pessoa seja responsável legal por ela. Como ela já passou dos 18 anos, sua mãe não é mais legalmente responsável por ela, apesar do problema mental. Assim, a solução é realmente entrar com o pedido de Curatela. Porém, recomendo procurar um advogado para entender se há outras alternativas.

  95. Sou uma mulher de 82 anos, com todas as minhas capacidades intactas, até as intelectuais, trabalhei 38 anos como Secretária de um Director.Geral do Ministério do Trabalho e a exercer essa função tirei o antigo 7ºano do liceu para progredir na carreira.
    Hoje leio, escrevo, faço a minha vida normal. Acontece, porém que tenho um filho médico que me quer internar sem eu ter qualquer comportamento negativo.Quer ver-se livre de mim. Eu apelo a quem de direito me informe o que devo fazer.Penso que deveria ir a um médico psiquiatra para avaliar o que felizmente, não tenho. O que ele quer é ver se livre de mim colocar-me num lado qualquer, quando eu faço uma vida normal- Peço a quem leia o meu comentário que me ajude no meu procedimento.

  96. Meu pai tem 81 anos, e já faz alguns anos que gasta dinheiro com pessoas que nem conhecemos, pega empréstimos para terceiros e depois fica em situação difícil. Agora arrumou uma senhora de 60 anos, que gasta todo o dinheiro dele, deixando ele com várias dividas no bairro, e ainda por cima está vivendo em situação precária, só não passa fome porque eu compro mantimentos para ele. Toda vez que questiono ele diz que está pagando umas dividas, ele é aposentado, mas como era funcionário público não é um valor tão ruim assim. Essa mulher que apareceu tem uma filha e um genro desempregados, mas duas pessoas para extorqui-lo. Não sei o que fazer, queria tentar interdita-lo, assim afasta essas pessoas mal intencionadas. Será que é possível.

    • Se você conseguir provar que seu pai está destruindo o patrimônio familiar ou que não goza de plena saúde mental, sim. Mas, para iniciar um processo, obrigatoriamente será necessária a contratação de um advogado. Portanto, minha sugestão é consultar um advogado para entender as verdadeiras chances de conseguir a interdição.

  97. MInha mãe tem 93 anos e o plano de saúde enviou uma home care para cuidar dela. Ocorre que esta home care tem sido péssima em todos os sentidos enviando te´cnica de enfermagem desqualificadas inclusive uma quase a matou. Esse processo tem piorado oestado de saude de minha mãe e o meu também. Há cuidadoras boas que poderiamos contratar e entao nao queriamos mais o home care pois as cuidadoras trabalham muito bem mas infelizmente não podemos pagar . Pergunto: O Juiz não pode dar sentença para o plano de saúde pagar as cuidadoras que queremos em vez do home care péssimo? Onde está o estatuto do idoso? Vejo que o idoso não tem amparo pois se o home care presta pessimos serviços contribuindo para a piora do paciente é obvio que trocar por outro home care não vai adiantar. Não ha respaldo de lei para o juiz dar a sentença para o plano pagar as cuidadoras? Obrigada

    • Neste caso, vale primeiro o contrato assinado. O que diz o contrato? A operadora de saúde deve seguir o contrato. Se estiver previsto em contrato o serviço de Home Care sem especificação nenhuma em relação a empresa a ser contratada, em teoria, a operadora poderia sim contratar as cuidadoras. Além disso, você pode se informar quanto ao re-embolso do custo das cuidadoras.
      Se a qualidade do serviço prestado pela empresa de Home Care não é satisfatória, a primeira coisa a fazer é reclamar no Procon e no “Reclame Aqui”, juntando provas do mau atendimento.
      Para um juiz tomar alguma decisão, é preciso que um advogado abra um processo judicial contra a empresa. Portanto, você precisa contratar um advogado.

  98. O caso é o seguinte: meu vizinho é idoso com mais de 65 anos e não dá paz para a vizinhança: coleta todo lixo que encontra na rua e deposita na sua casa. Contudo, o problema é que no bairro há o problema de escorpiões que muito provavelmente, a casa dele deve estar cheia e os bichos vem para as casas dos vizinhos. Bebe, faz escandalo, xinga todo mundo que passa, liga o carro velho que nem funciona só pra buzinar e fazer barulho. Além do mais, xinga todas as vizinhas. Já chamamos a polícia (que nunca vem), vigilância sanitária ( que só olha) e o detran (para tirar o carro da rua que só atrapalha). Resumo: o idoso já ameaçou muita gente com faca e é um perigo para todos na vizinhança, além de maltratar a própria esposa e os filhos só vem aqui pra olhar, fazem umas gracinhas e vão embora. É possível interdita-lo para resolver todos os problemas do lixo e o retira-lo daqui?

    • Minha sugestão é procurar a Promotoria do Idoso. Aparentemente, ele está com a saúde mental comprometida e abandonado pela família. O Ministério Público pode enviar médicos para avaliar a saúde, decidir interditar o idoso e aplicar a punição cabível à família que o abandonou.

  99. Olá , sou filha única , minha mãe tem 80 anos de idade , diabética , hiper tensa , e mora sozinha em uma cidade do litoral sul, por opção . Lúcida de palavras , mas não de atitudes, tem como vicio o acumulo de objetos, e comida que acabam por vencer pela quantidade e mesmo assim sendo consumida. arruma confusão com vizinhos, acusada de matar gatos da vizinhança , derrubou uma casa de 10 cômodos por causa de uma infiltração e se individando grandemente,e já foi ameaçada por dois pedreiros, tentando extorquir dinheiro, está vivendo a 06 meses em um dos quartos sem ventilação e com todo o entulho da casa. Não aceita nenhum cuidador e nem quer morar comigo. o que eu faço?

    • Pelo que você descreve, a saúde mental de sua mãe provavelmente está comprometida. Por isso, a primeira coisa a fazer é levar-la para uma avaliação neuro-psicológica. Você pode encontrar Psicólogos, Psiquiatras ou Geriatras que podem fazer essa avaliação e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

  100. Boa tarde!
    Minha vó tem 96 anos e eu e minha irmã cuidamos dela há mais de 6 anos. Este ano, não conseguimos fazer a prova de vida junto ao banco pois ela não consegue assinar devido ao estado senil que se agravou no último ano.
    Gostaria de saber se uma de nós duas, sendo netas, pode pedir sua interdição e se tornar curadora. Pois ela tem dois filhos, mas que disseram que não querem ser responsáveis.

  101. Meu pai está com Alzheimer, gostaria de saber se o banco poderia ter autorizado a inclusão da cônjuge em conta conjunta sem ter um processo de curatela/interdição. Depois que ela passou a movimentar a conta está utilizando o dinheiro para outros fins e meu pai encontra-se com quadro de saúde grave devido a falta de cuidados. Alem disso ela reteve todos os documentos dele, não deixa os filhos se aproximarem sem alguem estar por perto, o que fazer? Eu posso ir ao banco e pedir que suspenda essa conta conjunta?

    • Sim. Funcionários de banco não são tecnicamente preparados para avaliar as condições mentais de seus clientes. Se um cliente vai pessoalmente ao banco e pede uma alteração em sua conta bancária o dever do gerente é atendê-lo.

  102. Boa tarde, minha sogra sofreu um AVC isquêmico, más está bem, apenas um pouco confusa e requer cuidados, por conta disso, os filhos, que são nove no total, estão se alternando de acompanhante dela, dois deles que estão em outras cidades enviam dinheiro para pagar uma acompanhante que faça o trabalho por eles.
    Dois dos filhos são aposentados e isso está gerando atrito, pois dois outros que trabalham julgam que são os aposentados que têm que assumir toda a obrigação de cuidar da mãe, por não trabalharem.
    Agora uma das filhas está querendo interditar minha sogra e solicitar ao juiz que determine que os aposentados é que cuidem de sua mãe.
    Somente um ou dois filhos podem interditar a mãe, sendo que os demais não concordam?

    • Sim. Quando o advogado der entrada no processo, ele vai indicar os “candidatos” a curador. A partir deste momento, o processo vai tramitar normalmente e o juiz vai decidir. Se o irmão candidato não quiser ser o curador, na audiência ele pode manifestar os motivos pelos quais ele não se entende apto a esta função. A interdição é determinada pelo juiz após a apresentação de laudo médico e audiência tanto com o possível curador quanto com o possível curatelado.

  103. Bom dia, minha sogra foi diagnosticado há muitos anos com uma doença, hoje podemos chamar de bipolar, mas não se cuidou. Ficou anos separada dos filhos, mora com um homem e nunca fala coisa com coisa. Os filhos tentam cuidar dela, mas não estão conseguindo. Quando está em crise fala mal do homem. Por favor, o que podemos fazer?

  104. Minha mãe tem 80 anos, viúva, já está apresentando sinais de surdez e ela é alcoólatra, direto chega bêbada, várias vezes já chegou machucada, eu e meus irmãos já à buscamos em vários lugares. Eu e meus irmãos podemos interditá-la ?

  105. Ola! minha avó paterna faleceu a 1995, meu pai não fez o inventário do imóvel, agora ele esta sendo interditado devido ao Alzaimer, como curadora posso fazer o inventário no nome dele com usufruto meu, ou posso fazer direto no meu nome, apesar que mais um herdeiro! meu interesse-se e não fazer 2 inventário

  106. Boa tarde! Temos um caso na minha família onde meus avos com mais de 80 anos, sendo ele aposentado do extinto DNER recebe mensalmente mais de 6 salários mínimos. Ocorre que possuem 6 filhos, porém, somente o mais novo fica com o dinheiro todo, mesmo tendo família e morando em outro local. Ocorre que nos ultimos meses por diversas vezes tivemos que socorrer um ou outro com problemas de saúde (desmaios, quedas e etc), sendo que verificamos a necessidade de conseguir algum cuidador para os mesmos. Porém, insistem em dizer que não possuem condições e querem exigir dos filhos que recebem máximo de 2 salários ou menos para tal custeio. Há possibilidade de denúncia no ministério público uma vez que é impossível à família arcar com tais custos e os gastos do casal não chegam a 1 salário, uma vez que sabidamente pelos demais filhos passam dificuldades inclusive de alimentação, direcionando os seus rendimentos para um único filho

    • O Ministério Público defende o cidadão de abusos e violências. Não serve para resolver desentendimentos familiares. Portanto, cabe denúncia apenas se este filho que fica com o dinheiro abandona os pais (não leva comida, não visita, etc), exerce abuso psicológico ou ainda se seu avô sofrer de doença mental de maneira que suas decisões possam ser contestadas.

      • Meu pai tem 66 anos,4 Avc sendo que se recuperou,casado 40 anos com minha mãe.Ano passado começou a buscar pessoas de outros estados na internet e depositar dinheiro pra elas em troca de fotos.Outras ele contava que se aposentaria logo e que queria uma companheira…oferecia a passagem pra virem morar com ele…que era divorciado.Quando descobri tudo isto se revoltou e foi morar em um kitnet…fui visitá-lo e lá estava morando com ele uma das mulheres das fotos….me disse que estava conhecendo ele…veio de uma cidade distante…era mentira pois ela veio de mudança….depois de 5 dias chegaram 2 filhos adultos pra “visitar”…depois uma filha com a neta…meu pai sustentando pessoas q ele nunca viu…ela notou que ele não vai durar muito e está exigindo q ele case logo.Descobri q ela não tem meios de sustento fora meu pai….ele pediu o divórcio da minha mãe de 62 anos e disse que se pedir pensão tira ela do terreno que é só dele(seus pais lhe doaram e ele é casado parcial com minha mãe)Minha mãe nunca pagou InSS.Tem problemas de saúde mas nunca teve direito a especialistas junto ao SUS.Tem coxoartrose,má circulação…ciático com problemas…Tenho todos prints das telas q ele depositava dinheiro…todos nossos conhecidos ficaram apavorados com o q ele fez e faz.A mulher nitidamente só quer a grana dele.Muita gente acha q ele enlouqueceu…a advogada q trata o divórcio me sugeriu a interdição…acham que temos chance?ele nada deu pra minha mãe…simplesmente disse que deixaria ela morrer de fome quando pedimos ajuda.A mulher instrui ele q não deve falar conosco…só se for no viva voz.Ela tem 55 anos e exagera nos cuidados com ele desde o primeiro dia q o viu…volto a ressaltar q ele conheceu ela no mesmo dia q eu…quando foi morar com ele.

  107. Sou curadora legal de meu pai que sofreu um AVC em 2018. Desde então resolvo todos os problemas financeiros dele, inclusive uma pensão alimenticia que ele assinou quando ainda tinha 2 empregos e ganhava muito bem, e podia pagar 2mil reais a esse filho, hoje com 20 anos e não sabemos se estuda e nem o que faz da vida. Alem dessa pensão, ele fez vários emprestimos no total de descontos mensais de 1500,00 todos em 72 parcelas onde agora que que se pagou a 30. Sendo que alguns é consignado(direto na folha) e outros na propria conta corrente depois que entra o liquido do salario dele. Com isso o liquido dele está míseros 882,00 reais por mes, pois ainda nao consegui fazer a redução da pensão, visto que a pandemia chegou bem no momento que ia haver a 1 audiencia. Queria saber se eu posso como curadora legal dele, solicitar ao banco a portabilidade do salario dele para uma conta minha(visto que ele so tem essa unica conta que é bradesco) e eu tenho uma conta na caixa economica. Sei que os consignados serão normalmentes descontados, mas os da conta, o banco não poderá descontar. Essa medida é provisória ate que essa pensão seja reduzida e eu possa então voltar a pagar os emprestimos que ficarão em débito no bradesco. Pois no momento estamos passando dificuldades(ele usa fraldas e toma vários remedios) ja que ele agora depende apenas da aposentadoria, e não tem mais a outra renda que ele tinha(era segurança no IML).

    • Não tenho conhecimento suficiente sobre trâmites bancários para afirmar com certeza, mas acredito que você possa sim pedir a portabilidade. Porém, tenho dúvidas se o banco aceitará a portabilidade para uma conta que não esteja em nome do seu pai.

  108. Posso pedir curatela do meu pai por ele ter doença de parkinson? Ele mora com a esposa, mas ontem desmaiou sozinho na rua e fui chamada para socorre-lo. Descobri que ele está desnutrido e mal cuidado. Fui orientada pela minha tia a pedir curatela, tirá-lo de casa e trazê-lo para morar comigo. Ele tem plano de saúde, era pra essa mulher estar fazendo almoço regularmente, levando meu pai para a fisioterapia, dando os remédios e descobri ontem que nada disso está acontecendo e meu pai dizendo que está tudo bem. Ontem ele se recusou a sair de casa e vir comigo. Disse que não vai abandonar a casa dele, só sai de lá para o cemitério. Ele tem 77 anos. Não dormi a noite inteira. Estou desesperada.

  109. Olá, sou Neuza e moro com minha mãe de mais de 70 anos, ela tem diversos problemas de saudê uns que impendem de andar, ela da passos mas logo sente dor, outro que impede de comer direito já que não consegue nem usar a prótese dentária e só come comida liquida. Ela também tem problemas como aneurisma cerebral e muitos outros. Ela morava em pernambuco e veio pra minha casa onde cuidei dela mas ela quis voltar, só que depois voltou novamente e foi diversas vezes. Ela está comigo no momento mas quer ir de novo pra pernambuco porém ela não pode subir em um avião(grande risco por causa da aneurisma) e nem vai aguentar ir de ônibus, ela ameaça fugir daqui e ir pra rua e até as vezes ameaça se matar, ela toma diversos remédios tarjá preta e já pegou eles de onde escondo e tomou muitos graças a deus não ouve nada mas sinto que ela pode fazer uma besteira logo. Não quero deixar ela viajar pq ela irá morar sozinha lá e ela já veio de lá por este motivo, veio magra, bem doente e tudo mais… Posso fazer algo em relação?

    • Se você conseguir provar que ela não goza de perfeita saúde mental, você consegue uma ordem de restrição e já pode pedir a interdição judicial dela. Mas, se ela está lúcida, judicialmente, não há nada a fazer.

  110. Caros senhores,
    A minha madrasta esta vendendo bens comuns de família, sabendo que meu pai esta com Alzheimer, perdendo coordenação motora, esquecendo das coisas, e já tem mais de dois anos que ele vem apresentando esse quadro, como esse ano agravou mais, ela vendeu a fazenda o bem de maior valor sem aprovação dos herdeiros, alegando que era para cuidar dele, tratamentos médicos, etc. porem a mesma já estava reclamando de quem iria cuidar do meu pai, e que precisava gerar renda, porque meu pai já não estava mais trabalhando, sem condição física. A mesma fez com que meu pai desmembra-se uma chácara alegando que teria metade dela, e começou a fazer lote para vender. E agora esta querendo vender uma casa. O que fazer nessa situação?

  111. Meu pai e minha tia não tem tempo de cuidar da minha vó que tem 71 anos que tem mini derrames de 2 em 2 meses aproximadamente devido a uma queda e golpe na cabeça. Colocaram ela em casa de repouso contra a vontade dela e já faz um tempo que minha vó estava com esse medo por conta da ambição deles. Minha vó pede para nós tirarmos ela de lá, pra chamar a polícia, que os filhos dela querem prender ela lá para vender a casa dela. Meu pai e meu tio alegam que ela tem principio de alzheimer e demencia. Meu pai é bipolar e parece que minha tia também é, nunca soube ao certo,. E minha vó, por mais que esteja com inicio de alzheimer, é lúcida com esquecimentos de detalhes rotineiros mas é bem situada. O que fazer?

    • Na minha humilde opinião, ela deve ficar no local que for mais seguro para ela. Se for a clínica, deve continuar lá. A não ser que alguém da família esteja disposto a cuidar dela durante 24h por dia ou a contratar cuidadores por 24hrs. Lembre-se que quadros de Alzheimer são bastante complexos e podem evoluir rapidamente. Há muitos casos de idosos que se perdem, sofrem acidentes, etc porque a família achou que o idoso com Alzheimer ainda estava bem…

  112. Olá, como iniciar o processo de curatela provisória? Meu sogro está na UTI há 50 dias, parece ter perdido a noção de tudo após diversas cirurgias. Nao interage, pouco responde… Os médicos ainda nao sabem como ele ficará. Meu marido gostaria da curatela provisória até o momento que ele puder, se puder, responder por si. Pois assim poderá cuidar do pagamento de suas contas. enfim, como se inicia isso? Já temos um laudo médico. Pode-se levar diretamente a um cartório ou precisa de um advogado?

  113. Gostaria de saber se minha tia de 90 anos, lúcida e morando sozinha, pode vender seu apartamento, ele não tem filhos e nem marido, mas os irmãos querem impidir. Como ela pode provar estar bem de suas ações mentais?

    • Não conheço a situação social e financeira da sua tia e não tenho relação nenhuma com vocês. Mas, fica uma dúvida: se ela vender o apartamento, onde ela vai morar? E o que ela pretende fazer com o dinheiro desta venda?

  114. Meu pai é usuario de droga e mora na rua . Meu avo era bancário deixo diversas propriedades toda vez que ia vender eles interditava meu pai e dava 10 mil pra ele se acabar na drogas 20 mil. Ai meu pai fumava droga ate não conseguir levantar da cama. E hoje eu cuido do meu pai sempre levo ele pra dormi na minha casa, meu pai não é mais são por que ele nao consegue mais pensar em outa coisa quando ele quer fumar ele fica doido e ate as vezes um pouco agressivo e agora meu avô tem uma casa que ta avaliada em 600 mil e meu avô só tem 2 filhos com minha vó e vão vender, ela falo que nao vai colocar meu pai como herdeiro que vai colocar filho dela que e de outro pai que meu avo crio. e agora vao vender la e vao sumir com tudo que nem fizeram com as coisa antes que era do meu avo eu cuido do meu pai sem recurso algum to gravida e tipo sei que no final eu que vou cuidar do meu pai eu nao acho justo eu e mais 2 irmãos nao ter direito a o que é do meu pai só porque meu pai e dependente químico, tenho 22 anos tenho minha casa própria que comprei com suor do meu trabalho. sempre ajudo meu pai que nunca me pagou uma pensao. eu quero saber o que posso fazer porque nao consigo interna meu pai ele ainda e soro positivo e fica dificil o que posso fazer nesse caso ?

  115. Preciso ter curatela de uma tia idosa. Ela tem aposentadoria de um salario minimo. Gostaria de procurar a defensoria publica , mas não sei o que é levado em conta em termos de rendimento para ter direito a gratuidade.

  116. Sou vizinho,Posso interditar um idoso que não goza de suas faculdades mentais joga bomba no meu quintal ,ameaça a gente de morte,tanto verbalmente (fala) quanto visualmente (carta),buzina uma corneta altas horas da noite e logo cedo pela manhã segundo ele só por conta que meus cachorros latem tentamos conversar com ele inúmeras vezes mas com ele não tem diálogo tudo porque não gosta de cachorros. O que faço já fiz bo na delegacia e tenho áudio e vídeos que mostram essas ameaças queria saber agora como mover processo judicial contra ele.Parece que não tem filhos nem ninguém, somente uma esposa bem idosa o que fazer?

    • Você não pode interditar seu vizinho, mas você pode chamar o CRAS – centro de referência de assistência social – para avaliar a situação dele. O assistente social, caso entenda necessário pode pedir a interdição do idoso ao Ministério Público.

  117. BOA NOITE, MINHA MÃE TEM 84 ANOS, E ESTA COM MUITAS DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO FAMILIAR, A MINHA FILHA DE 22 ANOS, ESTAVA MORANDO COM ELA NA CIDADE DE JABOTICABAL-SP, ONDE MINHA FILHA CURSA FACULDADE, ACONTECE QUE MINHA MÃE PASSOU A ACUSAR MINHA FILHA DE FURTAR PANELAS, TOALHAS, LENÇOIS ETC, EU CONVERSEI E MOSTREI PARA ELA QUE AS COISAS DELA ESTAVAM NA CASA DELA EM SÃO PAULO-SP, ELA VIU TUDO PORÉM, SEMPRE FAZ ACUSAÇÕES SEM FUNDAMENTOS, ESQUECE QUASE TUDO, INVENTA HISTÓRIA, DESCONFIA DE TODOS, MARQUEI NEUROLOGISTA PARA ELA, MAIS ELA SE NEGA A MOSTRAR OS RESULTADOS DOS EXAMES, ELA MUDOU RADICALMENTE, E MINHA FILHA TEVE QUE SAIR DA CASA DELA, POIS A CONVIVENCIA COM A MINHA MÃE ESTA IMPOSSIVEL, AGORA ELA ESTA MORANDO SOZINHA, E NÃO QUER NINGUEM DA FAMILIA POR PERTO, EU JÁ OBSERVEI QUE ELA ESTA LEVANDO MUITO PREJUIZO FAMILIAR, FINANCEIRO ETC, ELA NÃO DEIXA NINGUEM CUIDAR DOS BENS DELA, POIS MAL ELA CONSEGUE ANDAR, E MAL ENXEGAR, O QUE DEVO FAZER, POIS RESPEITO ELA DEMAIS, MAS NÃO POSSO DEIXAR COMO ESTA, PEÇO INFORMAÇÃO QUE DEVO FAZER, OBRIGADO

    • O comportamento que você descreve é muito comum em pessoas com Doença de Alzheimer. Portanto, a primeira coisa a fazer é levá-la ao médico Geriatra a fim de diagnosticar o problema de saúde mental que ela está apresentando. Após o diagnóstico, caso seja mesmo uma doença neuro-degenerativa, você precisará iniciar um processo de Curatela. Durante todos esta jornada, que é bastante difícil para todos, espero que toda a família, inclusive sua filha, perdoem o comportamento dela em caso de doença demencial e tenham o máximo de paciência possível.

  118. Minha vó tem mais de 80 anos, tem uma boa aposentadoria, princípio de problemas de memória e eu moro com ela, no apartamento dela. Meu pai, filho único dela, toma conta do dinheiro desde o início dos sintomas. Antes de nós cuidar e morar com ela, ele deixava essa responsabilidade com outra pessoa, que não era da família, morando com ela em troca de moradia. Ele paga despesas básicas da casa, eu trabalho e contribuo com compras e pago minhas próprias despesas. O problema é que meu pai vive como quer, bebe quase todos os dias, sustenta as namoradas e demais agregados que queiram participar das festas deles, mas no fim do mês, quando precisamos de contribuição com compras, ele alega não ter. Quando precisamos comprar remédios pra ela, ele alega não ter. O condomínio do ap dela tá atrasado há não sei quantos meses, porque além de não pagar, ele não quer que eu saiba a situação e pede pro síndico resolver tudo com ele, sendo que ele nem mora com a gente. Quando pedimos para ele comprar uma cama decente pra ela, ele comprou uma cama de 250 reais com 3 cm de colchão que ele não compraria nem pra ele. Acaba sendo sempre necessário ficar cobrando e cobrando as coisas. Gostaria de saber qual o melhor caminho a seguir no caso de não conseguir resolver, mais uma vez, em uma das inúmeras conversas em que tentamos acertar as coisas. Porque ele sempre dá um cala boca e quando a coisa esfria ele repete tudo de novo.

  119. Meu irmão mais velh0 quer fazer a curatela do meu pai que tem alzheimer e minha mãe é somente idosa…ele alega que a curatela dela é preventiva que será usada qdo for necessária…isso existe?uma pré curatela já que ela tem suas faculdades mentais ótimas e nenhuma deficiência ou doença descapacitante?meu pai está em casa de repouso há 3 anos…meu irmão tem interesse em vender a única propriedade de meu pai…eu já disse que não assino nenhum documento mas ele está irredutivel…o que fazer?obrigada

  120. O acompanhante da minha avó usa todo o dinheiro dela, fazendo com que ela passe necessidade. Vive em situação deplorável, no meio da sujeira e até bichos tem na casa.
    Como neta, posso entrar com a curatela ?

  121. Boa tarde. estou com uma pessoa alcoolatra, 79 anos, contudo, não conseguimos encaminha-lo a médicos para obter os laudos necessários
    A pessoa sai, bebe, chega a ficar dias desaparecido, tendo sido encontrado algumas vezes nu e machucado no meio da rua.

    Nesse caso, testemunhas, bem como a anuência de todos os filhos seria o suficiente para ingressar com esse tipo de ação?

    • Já que será necessário contratar um advogado para iniciar o processo de interdição, você pode aproveitar e tirar todas as suas dúvidas com ele. Acredito que, neste caso, seja possível iniciar o processo com outras provas como fotos e testemunhas sim.

      • Bom dia, minha sogra é agressiva arruma problemas com vizinhos, pediu pra que meu marido fosse morar no mesmo quintal, agora pede pra que sai, toda hora ela fala uma coisa ela menti olhando nos olhos, amiga o salão comercial e do nada pede, tem como meu marido pedir a interdição dela, ela fala que é agredida por ele tudo mentira, até Betim é medida protetiva ela fez contra ele, não sabemos mais oque fazer e queremos só o bem dela, não queremos por em asilo queremos só cuidar.

        • Neste caso, pode ser que ela esteja sofrendo de alguma doença demencial. Assim, o ideal é levá-la ao médico (preferencialmente um geriatra) a fim de diagnosticar o problema. Caso realmente ela já esteja enfrentando o início de uma demência, o laudo médico deve ser usado para iniciar um processo de Curatela. Quando tiver o laudo em mãos, você pode procurar um advogado.
          .

  122. Boa tarde!
    eu tenho uma tia que ela é idosa e não tem problemas mentais… Entretanto, recente ela descobriu uma câncer e que está em metástase e precisou fazer uma cirurgia; nesta cirurgia ela não possui forças para andar, pegar peso, fica deitada o tempo todo ( e quando anda, nas raras vezes, é muito pouco para não fazer forças e devagar) eu gostaria de saber se a filha dela pode pedir a curatela de forma parcial para exercer alguns atos ( como sacar o dinheiro no banco, resolver eventuais problemas que nao seja em casa).

  123. Boa tarde. Meu avô é portador de alzheimer e foi diagnosticado recentemente, em 2020. Está sendo vítima de esbulho dos bens, por um de seus próprios filhos. Como entrar na justiça? o meu avô pode assinar procuração e contratar um advogado, em seu seu próprio nome, já que o imóvel é dele?

    • Se ele ainda está consciente, sim. Se a doença já evoluiu para uma fase mais grave, vocês devem contratar um advogado em nome dele e iniciar um processo de Curatela. Também podem denunciar tal filho por abuso financeiro através do Disque 100 ou diretamente à Promotoria de Justiça do Idoso.

  124. Minha mae tem 89 anos, se sente lucida e independente, quer viver sozinha e nao aceita ninguem para cuidar dela, mas nao consegue mais fazer a higiene pessoal. nao consegue fazer a limpeza da casa, nao consegue fazer comida ja queimou varias panelas .meus irmaos vivem no interior e ela sozinha em Fortaleza. Ocorre que desde o comeco da pandemia ela vive praticamente numa ponte rodoviaria Fortaleza/Iguatu, NAO FIXA residencia em lugar algum. Ja montamos casa para ela viver perto dos filhos n interior , mas fica apenas algum tempo e decide ir embora novamente. Na hora que bem entende se enfia dentro de um onibus e vai-se embora. Tambem nao fica no paratmento dela em Fortaleza , nao quer ninguem para ajuda-la, os vizinhos é quem a socorre diante de cada dificuldade. Ja sofreu uma grande queda dentro do onibus, ja caiu no meio da rua, varias vezes fica desorientada , sequer um telefone celular ela sabe usar. Esta completamente instavel seu humor, nao confia em ninguem e briga com toda a gente.Estamos despesperados , porque sentimos que ela esta exposta a riscos de vida e nao sabemos o que fazer e como agir . ELA TEM A PERSONALIDADE MUITO FORTE . INFLEXIVEL .Pelo amor de Deus oriente-me.

    • Em sua mensagem, você dá vários indícios de que sua mãe pode estar sofrendo de alguma doença neuro-degenerativa e já esteja sofrendo com o início de uma demência. O melhor a fazer é procurar um médico, preferencialmente Geriatra.

  125. MINHA MÃE FOI DIAGNOSTICADA COM DIABETES ESTAVA INTERNADA RECETEMENTE SOU O FILHO MAIS VELHO ATUALMENTE VENDI TODAS AS MINHAS COISAS PARA VIR CUIDAR DELA POREM AO CHEGAR AQUI VI QUE ELA HAVIA VENDIDO QUASE TODOS OS BENS E TEM PESSOAS DEVENDO MUITO DINHEIRO A ELA SO QUE ELES NÃO QUEREM ACERTO COMIGO, ELA VENDEU TERRENOS E CASAS, ASSINOU DOCUMENTOS BENEFICIANDO TERCEIROS, ELA SE ENCONTRA EM UM ESTADO BEM RUIN QUASE MORRE, E AGORA O QUE DEVO FAZER?

  126. Tenho 1 irmão de 59 anos alcoólatra e mora no mesmo quintal que eu, a casa dele está caindo aos pedaços, não se alimenta e bebe todo dia, as vezes de manhã cedo já está bêbado! Vem gritando lá da esquina incomodando os vizinhos, até entrar no quintal, aí começa a perturbar meu filho e eu! Vivo trancada em casa, não abro nem mais as janelas. Ele tem 2 filhas, meu filho e eu já cansamos de falar com elas para tomarem uma atitude, mas elas dizem que têm os problemas delas e não querem saber. E eu que tenho que aturar isso? Tem dias que eu passo mal… Eu tenho 63 anos, sou doente, e não aguento mais essa situação. Eu posso processar elas por abandono de incapaz? O que eu faço,por favor me dê uma luz!

  127. Minha vó tem 82 anos em e lucida sabe o que faz e uma pessoa normal o único problema dela e na perna e um dos 8 filhos dela que a interna num asilo contra a vontade dela quem cuida dela com muito Carinho e uma filha .
    Queria saber se ele pode fazer isso sem o concentimento dos outros filhos .Como podemos impedir isso .

  128. BOA TARDE. GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA. TENHO MEU PAI COM 89 ANOS. ELE E MINHA MÃE PEGARAM COVIDE EM DEZ/2020. MINHA MÃE FALECEU E MEU PAI FICOU PARAPLÉGICO EM DECORRÊNCIA DA COVID (IRREVERSÍVEL) E, ACREDITO, COM COMPROMETIMENTO DE 80% DE SUA VISÃO. NÃO CONSEGUE SE LOCOMOVER, NÃO CONSEGUE FIRMAR DOCUMENTOS COM A MÍNIMA PRECISÃO, NÃO CONSEGUE LER EXTRATOS BANCÁRIOS OU QUALQUER OUTRO DOCUMENTO. MINHA IRMÃ, NESSE ÍNTEREM, SE APROPRIOU DE QUASE TODOS OS PROVENTOS DELE. EMBORA ELE REGISTRE LUCIDEZ, COM DESORIENTAÇÃO, ATÉ PELO LONGO TEMPO QUE ESTÁ INTERNADO (MAIS DE SEIS MESES), TEM UM QUADRO EMOCIONAL MUITO FRAGILIZADO E COM DEPRESSÃO, O QUE IMPEDE QUE RESISTA DO ATAQUE DE MINHA IRMÃ EM SEUS PROVENTOS. É POSSÍVEL A INTERDIÇÃO PARA UMA PESSOA COM LIMITAÇÃO DE MOVIMENTO PERMANENTE, PERDA DE 80% DA VISÃO E SEM CONDIÇÃO VISÍVEL DE LER DOCUMENTOS? É A ÚNICA FORMA QUE VEJO DE PROTEGELO DA MINHA IRMÃ. ESSE ASSÉDIO DELA É INCLUSIVE DE CIÊNCIA DO MÉDICO DELE QUE SE POSICIONOU POR IMPEDIR OS CONTATOS DELA.

    • Sua irmã está cometendo o crime de Abuso Financeiro de Idoso, previsto no Estatuto do Idoso. Tanto você quanto o médico podem denunciá-la através do 156, disque 100 ou diretamente para o Ministério Público.

  129. Meu irmão tem 37 anos, é deficiente mental e recebe o beneficio do INSS, mas a conta bancaria ta no nome do nosso pai que faleceu a pouco tempo e o cartão ja vai vencer no mês que vêm. Meu pai não tinha curatela dele, apenas a conta tava no nome dele desde quando meu irmão era menor de idade. Contatei o advogado e ele disse que a curatela temporaria leva de 2 a 4 meses pra ficar pronta, mas que é dificil prever porque o forum ta fechado por conta da covid, o que deixaria ele sem receber o beneficio por meses. Tem como passar o beneficio pra o nome do meu irmão enquanto a curatela fica pronta?

  130. Minha tia foi a responsável por minha criação desde que eu tinha 03 anos. Hoje tenho 44 e ela está com 81 anos. Ela é lucida, entretanto está doente e recusando tratamento. Escuta somente um pessoa com quem faz acupuntura e não aceita tratamento da medicina tradicional. Pessoas me cobram dizendo que eu devo interditá-la e não consigo saber como devo agir nesse caso. Ela não teve filhos e meu tio ja faleceu. Poderia me orientar

    • Se ela é lúcida, você não pode interditá-la. A ferramenta jurídica sugerida é o Testamento Vital, também conhecido como Diretrizes Antecipadas de Vontade. Neste documento, que é feito com a ajuda de um médico e registrado em cartório, sua tia pode garantir o direito que ela tem de negar tratamento com a medicina tradicional.

  131. Boa noite. Minha mãe, mora em São Paulo e tem uma irmã com 80 anos que mora na Bahia. Tem primas que ajudam a olhar minha tia. No entanto, ela precisa de cuidados 24 horas por dia. Minha mãe não pode ir morar lá pra cuidar da minha tia e , essa tia não quer vir morar aqui. Minha mãe está até com medo de ser processada por não estar lá para e cuidar da minha tia (minha mãe tem 77 anos). Ela já quis ir na Bahia buscar essa tia , mas às vezes, ela diz que vem no dia seguinte diz que não vem mais. Como obrigar uma pessoa a ir morar num lugar onde ela não quer? E se não trouxer para morar em São Paulo, minha mãe pode ser processada. O que fazer?

    • O Estatuto do Idoso garante a liberdade para todos os adultos com mais de 60 anos de viver como e onde quiser. Se sua tia for lúcida, não se pode obrigá-la a nada. Ela tem todo o direito de viver como bem quiser.

  132. Tenho uma tia de 76 anos que nunca se casou nem teve filhos. Os pais são falecidos e ela tem um único irmão, meu pai, que mora em outro estado e tem doença psiquiátrica pregressa. Ela também tem surtos psicóticos e toma remédios controlados. Não está mais andando (sem diagnóstico para essa condição) e tem incontinência. No momento a família conseguiu internação numa casa de repouso, mas não temos nenhuma condição financeira de manter por muito tempo. Ela tem um benefício muito baixo que não cobre nem um terço dos custos mensais. Gostaria de perguntar de quem é a responsabilidade legal de arcar com essas despesas e assisti-la, uma vez que não tem nenhum parente na mesma cidade.

  133. Boa tarde meu avô tem 77 anos e tem problemas de saúde a as vezes ele não lembra de algumas coisas que aconteceu a anos e até mesmo ele repete o que falou dois dias atrás com migo ou meu pai. O que devo fazer nesse caso?

  134. Meu pai tem 86 anos e minha mãe, portadora de Mal de Alzheimer em estado avançado, tem 81. O gasto com as necessidades dela( medicações e cuidadores) é alto. Eles são casados com comunhão total de bens. Meu pai tem uma jovem amante e atualmente notamos que está gastando grandes somas de dinheiro com a mesma. Ele atualmente está algo confuso, paga contas por duas vezes, enfim é uma presa fácil, com grande risco de ser extorquido. Estamos preocupados com o risco econômico para a minha mãe e mesmo com o risco de ele ficar sem patrimônio. Ele se nega a conversar. É agressivo com os filhos. O que podemos fazer?

    • Se seu pai é lúcido, juridicamente vocês não podem fazer nada. Se ele está com a saúde mental comprometida, vocês podem iniciar um processo de interdição judicial se valer a pena (emocional e psicologicamente).

  135. Meu pai tem 91 anos, e está em uma casa de repouso. As vezes está bem lucido e outras bem confuso. Hoje a minha irmã tem a curatela dele.
    Ele morava com a esposa ., quase 30 anos mais nova que ele, ela não cuidava dela.
    Atualmente ela está indo visitá-lo na casa de repouso 2 vezes por mês, mas qdo ela vai, ele pede para ir para a casa dele e ela responde que não pode levá-lo, pois diz que não está bem de saúde.
    So que estas visitas estão fazendo muito mau para ele, deixando ele nervoso, agressivo, xingando os cuidadores e querendo bater neles. na última visita da mulher, ele ficou tão nervoso que deu um chute no rosto da funcionária. Pelo fato da minha irmã ser a curadora dele. Como ela deve proceder ? Quem ela deve procurar, um advogado ou ir direto no Juiz ?
    Aguardo, Obrigada

    • Manejar as alterações de comportamento do paciente faz parte do trabalho da Casa de Repouso. O chute no rosto da funcionária foi um acidente. O Estatuto do Idoso garante a todos os idosos, inclusive aos institucionalizados, o direito de convívio com a família.

  136. Olá, gostaria de tirar uma dúvida:
    Minha mãe é curatela de meu irmão que recebi o PBC
    Obviamente que o beneficio é dele e não dela. Ela só recebi por ele resolve por ele etc.
    Recentemente ela foi ver um beneficio que (bolsa família) que recebia e foi cancelado.
    A mulher do CRAS disse que foi cancelado por conta que ela recebi o PBC!
    O beneficiário é meu irmão e não ela…Isso procede?
    E quando ela for se aposentar que já está correndo atrás…..vão embargar por conta disse!?
    É estranho, pessoal desinformado ou não querem ajudar….é muita burocracia..
    Ela até desistiu de recorrer do bolsa pra não dar problema no beneficio do filho.

    Grato.

  137. OLÁ, GOSTARIA DE UMA AJUDA
    EU, MEU ESPOSO E FILHO MORAMOS EM UMA CASA NA RUA, PORÉM QUEREMOS IR MORAR NA ZONA RURAL. TEMOS UMA IDOSA EM CASA, QUE É TIA DO MEU ESPOSO. O FILHO DELA MORA LÁ ONDE IREMOS MORAR, E JÁ FALAMOS QUE ELA TEM QUE IR MORAR LA TAMBÉM, MAS ELA NÃO QUER IR.
    VEJO QUE A MESMA NÃO TEM CONDIÇOES DE MORAR SOZINHA, POIS DEIXA TORNEIRA ABERTA, DEIXAVA AS BOCAS DO FOGÃO ABERTAS QUANDO COZINHAVA, DEIXA LUZ, VENTILADOR POR HORAS SEM A PRESENÇA DE NINGUÉM, GELADEIRA ABERTA.
    NINGUÉM QUER IR MORAR COM ELA NA CASA, POIS A CASA TAMBÉM NÃO É LÁ ESSAS COISAS. E NEM ELA QUER IR MORAR COM NINGUÉM. A MESMA NÃO TEM CONDIÇOES DE PAGAR ALGUÉM, MESMO ASSALARIADA.
    TEM UMA SOBRINHA QUE MORA PERTO, MAS ELA JÁ CUIDA DO PAI E O MESMO NÃO SE DÁ BEM COM A IRMÃ. ELA SEMPRE PRECISA DE ALGUÉM PARA AJUDAR, NÃO TEMOS TEMPO, POIS TRABALHAMOS FORA, E A MESMA TAMBÉM NÃO TEM PACIENCIA DE ESPERAR, ENTÃO, VAI ATRAS DE QUEM FOR PARA FAZER AS COISAS PARA ELA. AS VEZES ATE COLOCA GENTE ESTRANHA DENTRO DE CASA.
    NÃO SABEMOS O QUE FAZER, POIS ATÉ DISSERAM QUE CHAMARIAM P CONSELHO SE A GENTE ABANDONAR ELA. MAS SE ELA NÃO QUER IR, COMO FAZER???

    • Sim. vocês podem ser presos por abandono de idoso, com agravante se ela for considerada incapaz.
      O ideal é fazer uma avaliação cognitiva da idosa para determinar se existe algum grau de perda cognitiva/ demência. Se for constatado qualquer nível de perda cognitiva, vocês devem procurar um advogado para iniciar um processo de interdição judicial.

      • No caso da minha sogra que nunca aceitou tratamento, ninguém consegue morar com ela , as filhas nem a porta da casa abre,as compras muita coisa ela joga fora pq diz que colocaram veneno,,os filhos ainda conseguem ajudar um pouco mais a base de muita confusão pois ela não deixa pegar o cartão pra receber ,mais tbm não aceita o que as pessoas dão,risca faça na parede ,diz que a casa tá caindo,meu marido e os irmãos já não sabem o que fazer, é nítido que ela é mentalmente incapaz,porém não recebi bem os agentes de saúde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo