Gerontólogo cuidando da terceira idade.

Gerontólogo: Profissional que Estuda o Envelhecimento.

em Gerontologia por

A palavra “Gerontologia” surgiu em 1903, para definir a ciência que estuda o envelhecimento em múltiplos aspectos. Mas o grande desenvolvimento desta ciência aconteceu no mundo a partir da década de 1950.

Em 2005 foi implantado no Brasil pela primeira vez o Curso de Bacharelado em Gerontologia. A Universidade de São Paulo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP) foi a pioneira em nosso país a oferecer este curso. Gerontologia é o estudo do envelhecimento, com um enfoque maior na velhice. O profissional formado por este curso chama-se Gerontólogo.

Com o envelhecimento populacional, aumenta a demanda por um profissional que tenha um olhar amplo para melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão envelhecendo.

No entanto, o gerontólogo não estuda apenas a fase da velhice. Estuda também as alterações biopsicossociais que um indivíduo sofre desde a sua concepção até a morte. Ou seja, ao longo do processo do envelhecimento.

As alterações biopsicossociais compreendem as principais alterações na vida de um indivíduo durante o envelhecimento:

  1. Biológicas: alterações em nosso corpo, como as fisiológicas.
  2. Psicológicas: estuda questões sobre os precursores da velhice ao longo da vida. Como condições de inteligência e personalidade podem influenciar a ocorrência de uma velhice bem sucedida.
  3.  Sociais: como as pessoas se comportam na sociedade ao longo da vida.

No dia 24 de Março é comemorado o Dia do Gerontólogo no Brasil.

Este profissional pode propor, implementar, gerenciar e avaliar programas e ações voltados ao envelhecimento e velhice saudáveis. Assim como pode realizar atividades de capacitação e atualização de profissionais que lidam com os idosos. Pode atuar em Instituições de Longa Permanência, hospitais, centros-dia, núcleos e centros de convivência para idosos, programas educacionais e sociais. Serviços de assistência domiciliar, instituições de ensino, centros de pesquisa também são locais de atuação. Pode, ainda, atuar com Estimulação ou Reabilitação Cognitiva.

Na semana que vem, falaremos um pouco mais sobre a Reabilitação Cognitiva.

2 Comments

  1. Parabéns aos profissionais que estudam as alterações do individuo nessa fase da vida, interagindo e buscando melhorias para que possam ter uma velhice mais saudável.
    Infelizmente no Brasil temos poucas faculdades oferecendo a graduação em Gerontologia, na Bahia não temos, existem cursos de Pós onde oferecem Especialização em Gerontologia voltado a profissionais de diversas áreas, o que eu fiz, pois sou graduada em Serviço Social, depois de dez anos da existência do curso, tivemos o primeiro encontro de Gerontologia em 2017 promovido pela UCSAL, temos que formar um maior numero de profissionais na área da Gerontologia, pois a demanda está crescendo e a expectativa de vida do brasileiro também, então teremos mais idosos dentro de pouco tempo. Obrigado

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*