Categoria

Saúde

Ômega-3 E Os Sintomas Motores Da Doença de Parkinson

em Parkinson por
Ômega-3 e DP

Os ácidos graxos poliinsaturados (PUFA, sigla em inglês para – Poly Unsaturated Fatty Acids) são muito importantes para a nossa visão e para a função cerebral. Popularmente, os mais conhecidos são as famílias de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Entre eles, temos os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico (DHA). Estes podem ser sintetizados pelo nosso corpo a partir dos ácidos linoléico e alfa-linolênico, presentes na dieta e também conhecidos como parte da família Ômega-3. Para termos uma melhor dimensão da importância do DHA (da família Ômega-3): ele representa cerca de 8% do peso…

Leia mais

Avaliando Problemas de Memória, Raciocínio ou Comportamento

em Demências e Alzheimer por
memória, raciocínio

Muitas vezes nos preocupamos com familiares e amigos que começam a esquecer coisas simples. Erroneamente, quando se trata de uma pessoa mais velha, associamos tal “sintoma” à idade mais avançada. Mas, na maioria das vezes, ficamos inseguros ou nervosos com a simples possibilidade de uma pessoa próxima e querida estar apresentando, de fato, sintomas de doença neuro-degenerativa, como a Doença de Alzheimer, por exemplo. Então, como saber se as mudanças que notamos em outras pessoas ou em nós mesmos são importantes? Especialmente quando tais mudanças envolvem memória, raciocínio ou comportamento, pode ser difícil saber o que fazer ou dizer. Por…

Leia mais

Ajudando Crianças e Adolescentes a Entenderem o Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
crianças e adolescentes

Quando uma pessoa é diagnosticada com Alzheimer, todos os membros da família são afetados. Incluindo crianças e adolescentes. Se é difícil para os adultos aceitarem e compreenderem a doença, também é para netos, bisnetos ou filhos mais novos. Hoje vamos falar sobre como ajudá-los a entender a doença de Alzheimer. A primeira coisa a fazer é conversar abertamente com as crianças e adolescentes sobre a doença. Entender como a doença vai evoluir e quais são seus principais sintomas pode reduzir a ansiedade. Podemos adaptar o nível de complexidade usado para explicar a doença de Alzheimer de acordo com a idade.…

Leia mais

nVNS: Estimulação do Nervo Vago Para a Doença de Parkinson.

em Parkinson por
nVNS

A nVNS (sigla em inglês) – estimulação não invasiva do nervo vago é uma terapia de neuro-estimulação já estabelecida na literatura médica. Atualmente, é usada com segurança no tratamento da epilepsia, enxaqueca e cefaleia. Consiste em ligar eletrodos no pescoço e, através de um pequeno gerador, enviar estímulos elétricos ao nervo. Ou seja, com um aparelho médico apropriado, damos pequenos choques no pescoço, por onde passa o nervo vago. O nervo vago é o nervo mais extenso de nosso corpo. Se inicia atrás do bulbo raquidiano (estrutura ligada ao cérebro) e desce até o estômago, passando pelo nosso pescoço. Dá…

Leia mais

Atualização Sobre COVID-19: A Prevenção É Muito Importante.

em Saúde por
Coronavírus e Covid-19

Já é de conhecimento geral a Pandemia de COVID-19, há mais de 1 ano. É causada pelo surgimento de um novo tipo de coronavírus denominado SARS-CoV-2. Durante todo esse período, de dezembro de 2019 até hoje, já surgiram muitas tentativas de tratamento. Mas, nenhuma teve sucesso. Considerando o número de mortes globalmente, por idade, uma entidade internacional reconhecida calculou que a probabilidade de uma pessoa com mais de 80 anos morrer quando infectado por SARS-CoV-2 é de 14,8%. Na faixa etária de 70 a 79 anos , 8% e 60 a 69 anos, 3,6%. Enquanto a faixa etária até 49…

Leia mais

Os Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência

em Demências e Alzheimer por
25% adicional para a terceira idade com sintomas psicológicos

Os Sintomas da Demência são traduzidos em alterações psicológicas e de comportamento. Assim, o meio médico se refere recorrentemente às siglas SPCD (ou BPSD em inglês) quando avaliam os Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência. Tais sintomas são as reações psicológicas e comportamentais vivenciadas por indivíduos portadores de demência. Apatia, depressão, agitação, ansiedade, insônia, agressividade, comportamentos motores aberrantes e delírios são alguns exemplos. A grande maioria dos portadores de demência, alguns autores citam 80%, manifestará algum SPCD e isso não necessariamente está relacionado à gravidade da doença. No entanto, quanto mais importantes e frequentes são os Sintomas Psicológicos e Comportamentais…

Leia mais

Poucas Horas de Sono Podem Aumentar o Risco de Demência.

em Demências e Alzheimer por
horas de sono

Um estudo longitudinal, publicado em outubro de 2020, associa as horas de sono com a incidência de demência. A análise de dados sobre a duração do sono de quase 8.000 participantes e um longo acompanhamento para demência sugere que a curta duração do sono na meia-idade está associada ao aumento do risco de demência incidente. Sabe-se que mudanças nos padrões de sono são comuns em pessoas com doença de Alzheimer e outras doenças neuro-degenerativas. Acredita-se que essas mudanças resultem da desregulação do ciclo vigília-sono devido a processos fisiopatológicos na demência. Particularmente aqueles que afetam o hipotálamo e o tronco cerebral.…

Leia mais

Como Perceber que Uma Pessoa Tem Problemas Para Engolir?

em Saúde por
Dificuldade de Engolir

Engolir é um processo complexo que envolve 6 pares de nervos cranianos, além de áreas corticais e subcorticais do cérebro e diversos grupos musculares. As alterações anormais relacionadas ao ato de engolir, dificultando este processo essencial para nossa alimentação, são chamadas de DISFAGIA.  A disfagia é considerada como uma síndrome geriátrica pois é frequente na população idosa. A dificuldade em engolir pode ser causada por diversos fatores que, somados, levam a dificuldade na deglutição. Além disso, as consequências dessa alteração são várias e envolvem todos os domínios da saúde da pessoa idosa (social, psicológico e biológico). Alguns exemplos dos prejuízos…

Leia mais

A Doença de Alzheimer (DA) e a Idade dos Portadores

em Demências e Alzheimer por
terceira idade

O fator de risco mais importante para o desenvolvimento da Doença de Alzeheimer (DA) é a idade. Quanto maior a idade, maior a probabilidade de adquirir a doença. Não se sabe exatamente o porque a idade é o fator de risco mais importante. Mas, todos os órgãos, a partir dos 30 anos de idade, começam a perder 1% de função ao ano. Também o cérebro perde milhões de neurônios à medida que envelhecemos. Consequentemente, perdemos sinapses. Esta teoria sobre a perda funcional de todos os nossos órgãos diz que, se todas as pessoas alcançassem os 105 anos, todos teriam DA. Assim…

Leia mais

Cuidados Para Cuidadores em Tempos de Pandemia

em Geral por
Cuidados durante a pandemia

Como sabemos, os idosos são o grupo de pessoas mais gravemente afetados pela Pandemia de COVID-19. Mas, infelizmente, muitos deles são pessoas dependentes e frágeis, que precisam de cuidados 24 horas por dia. Portanto, consideramos bastante relevante reforçar alguns conceitos de higiene na hora de cuidar de um idoso frente a esta Pandemia que nos atinge. As principais armas contra o contágio pelo novo Coronavírus são o isolamento social, seguido de reforço na higiene pessoal e limpeza da casa. Assim, vamos reforçar algumas ações a serem tomadas por todos os cuidadores. Levar uma muda de roupa e sapatos. Especialmente para…

Leia mais

1 2 3 23
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo