Categoria

Saúde

Atitudes que ajudam a Envelhecer melhor.

em Saúde por
envelhecer com saúde

O que significa envelhecer? Para alguns, envelhecer significa um grande privilégio e uma grande oportunidade. Porém, esse processo não é algo simples e gratuito. Quanto mais vivemos, mais entendemos o nosso papel na nossa rotina e na construção do nosso envelhecimento. Para entendermos melhor o processo do envelhecimento, precisamos entender o que significa o metabolismo. Metabolismo é um conjunto de ações físicas e químicas  que acontecem  no nosso organismo. Está diretamente relacionado aos processos que nosso corpo responde aos estímulos diversos. Há muitas ações nesses processos metabólicos que são de desgastes e de reparações celulares. Com base nisso, para viver…

Leia mais

Teste do Desenho do Relógio no diagnóstico de Alzheimer

em Cabeça por
Idoso faz desenho do relógio

O teste do Desenho do Relógio (TDR) pode funcionar como um “teste de triagem” para o início de uma investigação sobre doença neuro-degenerativa. Atualmente, este teste é o segundo mais utilizado para o rastreio de demências. Surgiu em 1953 mas até 1986 foi usado principalmente para a verificação de distúrbios ligados às funções da região parietal do cérebro (percepção de sensações como o tato, a dor e o calor, entre outras). O diagnóstico de uma doença demencial é complexo. De maneira geral, são feitas avaliações neuro-psicológicas diversas, associadas a exames clínicos, laboratoriais e de imagem. São várias as possibilidades de…

Leia mais

Atitudes Prudentes para a fase inicial da Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Segurança por
Atitudes Prudentes da família com Alzheimer

As famílias com um membro portador de DA devem tomar  algumas atitudes prudentes em relação à vida cotidiana do idoso com DA. Temos vários textos publicados sobre a Doença de Alzheimer e seus sintomas. E alguns outros, publicados sobre segurança do idoso, seja ele mentalmente saudável ou não. Falamos de segurança principalmente para evitar acidentes. Sabe-se que uma queda dentro de casa pode ter conseqüências graves e até levar a óbito. Hoje, vamos abordar algumas questões mais práticas e relevantes, não diretamente relacionadas à saúde. Mas que requerem atitudes prudentes o mais rápido possível. Normalmente, na fase inicial da doença,…

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Digestório: Pâncreas.

em Nutrição/Saúde por
Pâncreas de idoso

Continuando nossa série de textos sobre o envelhecimento do Sistema Digestório, hoje vamos abordar o Pâncreas. Pâncreas, Vesícula Biliar e Fígado são considerados órgãos “acessórios” ao Aparelho Digestivo. O bolo alimentar não passa efetivamente por dentro deles (como acontece na boca, esôfago, estômago e intestinos).  São glândulas vitais responsáveis pelo bom funcionamento do processo de digestão. O Pâncreas produz hormônios importantes como a Insulina e o Glucagon, que regulam a utilização de açúcares pelo nosso organismo. O Diabetes é conseqüência do mau funcionamento deste órgão na produção de Insulina. Também é responsável por produzir um suco digestivo rico em enzimas…

Leia mais

A relação entre Atenção e probabilidade de desenvolver DA.

em Cabeça por
Dificuldade de atenção e Alzheimer

Atenção, Concentração, Motivação e Emoção são fatores determinantes para a memorização. Hoje, abordaremos a Atenção. Atenção é um domínio cognitivo multidimensional. É fundamental para o processo de memorização, aprendizado e outros aspectos cognitivos. É o primeiro passo do processo de memorização. Ou seja, quando os sentidos entram em ação para enviar ao cérebro as informações a serem memorizadas. Por meio da atenção é possível processar informações e pensamentos importantes ao mesmo tempo em que se ignora outras informações irrelevantes ou dispersivas para o momento. Também pode ser descrita como a habilidade de detectar mudanças no meio externo e mostrar interesse…

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Digestório: Esôfago.

em Nutrição/Saúde por
Esôfago do idoso

Sabemos que o envelhecimento implica em várias alterações fisiológicas em nosso organismo. Mas a ciência ainda não conseguiu determinar os limites entre o envelhecimento “normal” e o patológico. Algumas diferenças já foram identificadas no cérebro, na boca e dentes, etc. Hoje, vamos abordar o envelhecimento do Sistema Digestivo ou Digestório que é composto por uma série de órgãos associados cuja função é processar os alimentos, por meios mecânicos e químicos. Fazem parte do sistema: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino (delgado e grosso), reto e ânus. Fígado, pâncreas e visícula biliar são considerados órgãos acessórios no processo digestivo. Mas isso não os…

Leia mais

Diabetes em Idosos e suas principais complicações.

em Geral por
Idoso com diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença muito prevalente entre os adultos. Juntamente com distúrbios cognitivos, é a doença mais comum em adultos com mais de 60 anos. Assim como a hipertensão (já abordada em outros textos neste site), se não adequadamente controlada, resulta em importantes sequelas a médio e longo prazo. Estas sequelas trazem importantes impactos na qualidade de vida. Tais complicações são predominantes em idosos que foram diabéticos na vida adulta e não tiveram adequado controle. As complicações mais comuns do diabetes podem ser divididas em dois grandes grupos: Macrovasculares – o paciente diabético é mais propenso a complicações cardiovasculares…

Leia mais

Psicoses do Envelhecimento: Esquizofrenia de Início Tardio e Parafrenia Tardia

em Cabeça por
idoso com esquizofrenia

Há 2 quadros de Psicose Tardia que se iniciam no envelhecimento: Esquizofrenia de Início Tardio e Parafrenia Tardia. Diferentemente da demência, as psicoses provocam mudança de personalidade, delírios e alucinações no início do quadro. E esses sintomas são persistentes. Demências estão associadas a problemas cognitivos e desvios de comportamento. A Esquizofrenia de Início Tardio refere-se a um quadro que pode aparecer após os 50 anos de idade, em ambos os sexos e com características paranoides. O portador deste quadro pode apresentar declínio cognitivo leve (que não afeta a atividade de vida diária), alterações de humor (geralmente sintomas depressivos) e comprometimento de…

Leia mais

Idoso tem Asma? As diferenças da Asma Brônquica e Cardíaca.

em Geral por
Idoso com asma bronquica

Fazer o diagóstico de Asma Brônquica em pessoas idosas é muito difícil. A Asma Brônquica Extrínseca ou Atópica é uma doença hereditária que pode se manifestar dos 9 meses de idade até a adolescência. Normalmente, entra em remissão (ou seja, em pausa) por volta dos 10 anos de idade. Assim, a pessoa com Asma pode ficar sem crises pelo resto da vida, ou por períodos muito longos de 10, 20, 30 anos. Quando uma pessoa mais velha passa a ter crises de asma (broncoespasmo) caracterizada por chiado no peito, falta de ar e tosse é necessário investigar o histórico da…

Leia mais

Psicoses tardias: um desafio para o envelhecimento.

em Cabeça por
idoso com psicose tardia

O envelhecimento populacional traz inúmeros desafios para o atendimento de saúde de pessoas idosas. Além da iminência de uma epidemia de demência nos próximos anos, os quadros de psicoses em idosos estão cada vez mais comuns. Psicoses são doenças mentais caracterizadas pela perda de contato com a realidade. Geralmente, os quadros psicóticos são acompanhados de agressividade, irritabilidade, delírios e, por vezes, de alucinações. Uma doença mental muito famosa é a Esquizofrenia. O diagnóstico dos transtornos mentais é feito a partir dos 18 anos de idade. Qualquer alteração que ocorre com o paciente antes desta idade, é denominado de transtorno de conduta…

Leia mais

1 2 3 13
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo