Categoria

Saúde

Chegou a hora de parar de dirigir: 4 Dicas para avaliar a decisão.

em Saúde por
o idoso que deve parar de dirigir

Chegou a hora de parar de dirigir. Já discutimos sobre a decisão espontânea (ou nem tanto) de parar de dirigir. Também já falamos sobre algumas atitudes prudentes sugeridas para alguém que é diagnosticado com Alzheimer, mas ainda está em fase inicial da doença. Queremos hoje, mostar a importância desta decisão sobre o ato de dirigir. Também vamos dar algumas dicas sobre como avaliar a capacidade do idoso de fazê-lo. Vamos abordar principalmente a pessoa em fase inicial da Doença de Alzheimer ou com Parkinson. Parar de dirigir é uma decisão que retira uma parcela importante da independência das pessoas que…

Leia mais

Pneumonia em Idosos

em Geral por
Pneumonia atinge mais idosos e crianças

Pneumonia: infecção dos pulmões. Uma Infecção acontece quando há invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo no organismo de um animal ou planta. A invasão desencadeia no hospedeiro uma série de reações do sistema imunológico, a fim de defender o local afetado resultando, geralmente, em inflamações. Pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações e terminais dos brônquios. E, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). São provocadas por bactérias, vírus, fungos e/ou reações alérgicas no espaço alveolar – local onde efetivamente ocorre a troca gasosa (Oxigênio…

Leia mais

A Respiração do Idoso: O Que Muda?

em Geral por
Pulmões saudáveis

A Respiração também muda com o envelhecimento. Alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas.  Durante o envelhecimento do nosso corpo, normalmente, há um aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax (região logo acima do peito). Também acontece uma calcificação das cartilagens esterno-costais e o enfraquecimento na musculatura respiratória. Isto faz com que a caixa torácica do idoso torne-se mais fixa, com menor capacidade de expandir-se e de diminuir de volume. Como conseqüência, os músculos do diafragma e do abdomen passam a ser mais importantes…

Leia mais

A Diarréia em Idosos e suas Possíveis Conseqüências Graves.

em Saúde por
Idoso com diarréia

Diarréia é o aumento do número de evacuações em curto período de tempo ou diminuição da consistência das fezes. A causa mais comum de diarréia em pacientes idosos é a Gastroenterocolite (GECA). Pode ter origem viral, bacteriana ou por erro alimentar. Nos dois primeiros casos, a diarréia é acompanhada de febre, náuseas, vômitos e dores abdominais em cólica. Estes sintomas precedem a evacuação com fezes aquosas, várias vezes ao dia e durante a noite. Nessa situação, é comum a incontinência fecal em idosos. Isto é, a perda de fezes sem percepção ou porque não deu tempo de chegar ao banheiro.…

Leia mais

Imunossenescência – Envelhecimento do Sistema Imunológico

em Saúde por
imunossenescência e a terceira idade

Já sabemos que o Envelhecimento afeta nosso corpo de maneira qualitativa e quantitativa. Diversas alterações fisiológicas acontecem. E o sistema imunológico não é uma exceção a esta regra. Assim, chamamos de Imunossenescência as alterações imunológicas observadas durante o Envelhecimento. A Imunossenescência é marcada por uma “remodelação” do sistema imune durante o Envelhecimento. Alguns parâmetros imunológicos aumentam, alguns ficam estáveis e outros diminuem. Por exemplo, o sistema imune inato (formado por macrófagos, neutrófilos e outros) normalmente fica inalterado. Mas, há decréscimos no sistema imune adaptativo. Ou seja, observa-se quantidade reduzida dos “anti-corpos” adquiridos durante nossa vida (através de vacinas ou outras…

Leia mais

Alterações da Composição Corporal no Envelhecimento

em Saúde por
variação da composição corporal na terceira idade

A composição corporal sofre mudanças significativas na velhice. Acontece uma variação negativa na massa livre de gordura (MLG) e variação positiva na massa gorda (MG). Ou seja, perde-se massa muscular e se ganha gordura. As alterações fisiológicas na MLG referem-se principalmente à redução da massa muscular (MM) combinada com a diminuição da massa óssea (MO) e com a diminuição da água corporal. Assim, a nossa composição corporal durante o envelhecimento tente a resultar em menor força física. Entenda quando este declínio de massa magra é preocupante. Mas, a distribuição do tecido adiposo (massa gorda MG) também sofre alterações. A massa gorda…

Leia mais

Entendendo Como Cuidar de Um Familiar

em Saúde por
Como cuidar da terceira idade

Receber um diagnóstico de doença neuro-degenerativa não é fácil. É um momento bastante difícil para o paciente e para toda a família. Mas, passado o primeiro impacto, é preciso entender como cuidar deste familiar doente. O primeiro passo é aceitar que ainda não há cura para doenças deste tipo (como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, etc). Em seguida, é necessário entender um pouco mais sobre a evolução da doença e como prolongar a qualidade de vida deste familiar. Como cuidar inclui como atender as necessidades básicas de sobrevivência de modo que o paciente seja o mais independente possível. Isto é, garantir…

Leia mais

A Saúde do Sistema Muscular Esquelético

em Saúde por
sistema muscular na terceira idade

Idosos sadios, após a 7ª década de vida, apresentam importante processo degenerativo na musculatura, mesmo quando mantem atividade física. Ou seja, a partir dos 70 anos, o sistema muscular começa a regredir. Nos casos de Síndrome da Imobilidade, esse processo é mais intenso e acelerado. Mas vale ressaltar que, na imobilidade, ocorre perda mais acentuada de massa muscular na coxa do que nos membros superiores. Desta maneira, fica ainda mais difícil voltar a caminhar. A redução da quantidade de músculos esqueléticos em nosso corpo é conhecida como Sarcopenia (sarc = carne; penia = perda). Este comprometimento da saúde do sistema…

Leia mais

O Bem-Estar do Cuidador Familiar – Conceito Objetivo

em Saúde por
bem-estar na terceira idade

Nossa capacidade de ser feliz depende do bem-estar simultâneo do cérebro e do corpo. Porém, muitas vezes, quando se cuida de um familiar com doença neuro-degenerativa, o bem-estar pode ficar comprometido. Por isso, é importante entender um pouco sobre como “se forma” esta sensação tão importante. A primeira coisa a saber é que o bem-estar depende do cérebro. Ou seja, mesmo quando o nosso corpo está bem, precisamos estar mentalmente dispostos para atingirmos um estado de bem-estar. Se uma pessoa estiver angustiada, triste ou preocupada, este estado mental positivo não será possível. O corpo também precisa estar saudável. Mas, o cérebro…

Leia mais

Síndrome da Imobilidade: um problema grave

em Saúde por
Síndrome da Imobilidade na terceira idade

Pode-se afirmar que o Corpo Humano é projetado para o movimento. Pois 40% de nosso organismo é formado por músculos esqueléticos, que impulsionam o movimento do esqueleto. Dito isso, podemos concluir que a incapacidade de movimento é um problema de saúde. Então, vamos falar da Síndrome da Imobilidade. Somos dependentes da atividade física para a manutenção do sistema de músculos esqueléticos e melhor função dos órgãos internos. Porém, as complicações da imobilização nem sempre foram reconhecidas como causa de disfunções. Apenas há alguns anos, a atenção dos profissionais da saúde está voltada aos malefícios do repouso prolongado. A Síndrome da…

Leia mais

1 2 3 20
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo