Categoria

Saúde

Sarcopenia: o que é e como evitar este problema.

em Saúde por
musculação contra a sarcopenia

A Sarcopenia é definida como uma perda involuntária de massa e força do músculo esquelético, relacionada à idade. É uma das causas mais importantes de declínio funcional e perda de independência em adultos mais velhos. No entanto, poucas pessoas conhecem este problema. A Sarcopenia é caracterizada pela redução progressiva e generalizada (isto é, em todas as partes do corpo) da força e da massa muscular. Os resultados são muito adversos, afetando negativamente a qualidade de vida. Há pessoas que perdem grande parte de sua capacidade física em razão da sarcopenia. O diagnóstico é dado a partir da presença de redução…

Leia mais

Por que algumas pessoas reclamam do Horário de Verão?

em Saúde por
Idosos e crianças são mais susceptíveis a mudança do horário de veão.

Com a chegada do horário de verão, muitas pessoas se preocupam com aquela “horinha” a menos do domingo.  O horário de acordar na segunda-feira… E essa mudança não significa apenas “menos tempo” para dormir à noite. Ou acordar “mais cedo”, como muitos dizem. O corpo realmente faz modificações para se adaptar ao horário de verão. Isso ocorre porque o corpo humano segue o ritmo circadiano. Isto é, o período de aproximadamente 24 horas em que se baseia o ciclo de funcionamento biológico do corpo. Leva em conta a luminosidade, a temperatura e outras variações ambientais que ocorrem ao longo do…

Leia mais

Quando a Pressão Alta é uma Emergência?

em Saúde por
Idoso deve tratar pressão alta para não virar emergência

Nos textos anteriores, foram explicadas as particularidades da pressão arterial no idoso. Também falamos da importância do tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) para prevenção de doenças relacionadas à esta condição, como doenças de retina e doença renal.   Muitas pessoas são portadoras de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e tratam de maneira irregular ou insuficiente. Elas possuem níveis pressóricos acima do normal no dia-a-dia. Ou seja, estão com a pressão alta quase sempre. Em uma situação de mal estar inespecífico como dores no corpo ou prostração, acabam aferindo sua pressão em ambientes extra hospitalares. Nestas situações, acabam por se deparar…

Leia mais

Envelhecimento dos dentes e principais problemas bucais

em Saúde por
Idoso com dentes saudáveis

Definir os limites entre o envelhecimento normal e condições patológicas (de doença) é muito difícil. Quando falamos de dentes e saúde bucal, não é diferente. No envelhecimento saudável, é normal: A cor dos dentes vai se tornando mais escura. Um certo grau de desgaste ocorre normalmente com a perda irreversível de esmalte (parte mais externa do dente). A calcificação progressiva da dentina (tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa do dente) durante a vida, dimunui a sensibilidade à dor nos dentes. A raiz dos dentes fica mais espessa. O cemento, tecido mineralizado especializado que recobre a superfície da raiz, cresce por…

Leia mais

5 Diferenças entre Pseudo-demência da Depressão e DA.

em Cabeça/Demências e Alzheimer por
Idoso com pseudo-demência depressiva

A pseudo-demência depressiva é um problema importante, mas pouco conhecido. A Depressão pode produzir a pseudo-demência, que é caracterizada por disfunções cognitivas como problemas de memória, diminuição da velocidade de reação, comprometimento do raciocínio e da função executiva. Normalmente, estes défcits são suaves. Mas, em 20% dos casos de idosos com depressão, estes sintomas podem ser confundidos com Doença de Alzheimer (DA). Também conhecida como síndrome demencial da depressão, atinge 10% dos pacientes admitidos em centros psiquiátricos. A pseudo-demência depressiva pode ocorrer com vários tipos de depressão. É comum na depressão bi-polar, depressão maior ou depressão com elementos de transtorno…

Leia mais

Variações da Demência e suas causas mais comuns.

em Demências e Alzheimer por
Idoso pode sofrer variações da demência

A demência não é uma doença específica. É um termo geral que descreve uma ampla gama de sintomas. Com isso, ocorrem as variações da demência. As variações da demência estão associados a um declínio na memória ou outras habilidades cognitivas suficientemente graves para reduzir a capacidade de uma pessoa realizar atividades cotidianas. A doença de Alzheimer é responsável por 60 a 80 por cento dos casos de demência. A demência vascular, que ocorre após um acidente vascular cerebral, é o segundo tipo mais comum. Mas existem muitas outras condições que podem causar sintomas de demência, incluindo algumas que são reversíveis,…

Leia mais

Qual a relação entre Pressão Alta e Hipertensão Sistólica Isolada?

em Saúde por
Idoso com HIpertensão Sistólica Isolada

Hoje, vamos abordar a Hipertensão Sistólica Isolada (HSI). No texto anterior sobre Hipertensão, afirmamos que, além da prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na população ser alta, há aumento no número de caso entre os indivíduos mais idosos. Agora, explicaremos os motivos pelos quais ocorre este aumento e como interpretá-lo. O primeiro motivo para o aumento da HAS entre os idosos é a maior expectativa de vida dos indivíduos. Estamos vivendo mais. É uma época com melhores cuidados com a saúde. Isso engloba maior conhecimento técnico, mais tecnologias, maior divulgação e acesso a informações e, principalmente, maior acesso à saúde…

Leia mais

Cuidando da boca e dos dentes de um idoso dependente.

em Saúde por
idoso cuidando da boca e dos dentes

O cuidado adequado da boca e dos dentes está diretamente relacionado à boa qualidade de vida. Pode ajudar a evitar dificuldades alimentares, problemas digestivos e procedimentos dentários extensivos. A higiene oral é um hábito saudável e agradável. Mas, conforme envelhecemos, ocorrem algumas alterações da mucosa oral, diminuição de fluxo de saliva, entre outras. Algumas pessoas chegam a perder os dentes. E tudo isso dificulta este processo. Quando falamos de cuidados com idosos debilitados, com Alzheimer ou outras doenças, as dificuldades são ainda maiores. Uma pessoa com demência pode esquecer como ou por que é importante cuidar dos dentes. Ou então,…

Leia mais

4 informações que você precisa conhecer sobre Pressão Alta

em Saúde por
idoso com pressão alta

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é popularmente conhecida como “pressão alta”. Trata-se de uma doença extremamente comum entre os adultos e principalmente entre os idosos. É caracterizada por elevações dos níveis de tensão arterial ou pressão arterial (PA) acima daqueles considerados saudáveis. Os danos à saúde que esses níveis elevados de pressão arterial podem causar a longo prazo são inúmeros: insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio (infarto do coração), acidente vascular cerebral (derrame, tanto o hemorrágico como o isquêmico), retinopatia hipertensiva (problemas na retina), doença renal crônica (perda de função dos rins), entre outros. 2. O grande problema está no…

Leia mais

Para entender a pesquisa de prevenção do Alzheimer.

em Quotidiano/Saúde por
Pesquisa de prevenção

Algumas afirmações relativas a pesquisa podem ser confusas para a maior parte das pessoas: Estudos indicam que … mas não existe comprovação científica. A explicação científica é … mas não existem estudo comprovando a eficácia. Como no artigo “Fatores de Risco para a Doença de Alzheimer”, no qual vemos que a ciência ainda não sabe as causas nem encontrou a cura da doença, mas já conseguiu provar que alguns comportamentos conseguem reduzir o risco de uma pessoa desenvolver a DA. Vamos tentar explicar melhor os termos da pesquisa científica. Através de exemplos, vamos esclarecer algumas informações que precisamos ter em…

Leia mais

1 2 3 11
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo