Categoria

Saúde

A Hipersexualidade do Portador de Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
terceira idade com hipersexualidade

Sabemos que a Doença de Alzheimer (DA) é responsável pela alteração de comportamento em seus portadores. A hipersexualidade é uma destas alterações comportamentais que podem surgir com a demência. Agressividade, ansiedade e agitação também são alterações comportamentais da DA. A hipersexualidade na demência pode trazer constrangimentos aos familiares e cuidadores em eventos sociais. Já que os portadores de DA com esta alteração comportamental podem “mexer” com outras pessoas e até se insinuar para terceiros. Este fenômeno acontece principalmente com os homens. Muitas vezes, tornam-se inoportunos ao assediar mulheres que são da própria família. Já tive um paciente que foi denunciado…

Leia mais

Progressão dos Sintomas na Miastenia Gravis (MG)

em Saúde por
terceira idade e a progressão dos sintomas

O primeiro caso de Miastenia Gravis (MG) foi descrito em 1877. Mas, somente em 1895 o termo MG passou a ser empregado. Em 1900, alguns neurologistas descreveram a progressão dos sintomas e as características clínico-patológicas mais importantes da doença. A Miastenia Gravis (MG) pode provocar vários problemas se saúde relacionados à fraqueza e fatigabilidade muscular. A progressão dos sintomas miastênicos frequentemente afetam os músculos oculares em sua fase inicial. Mas tendem a se generalizar num período de 2 a 3 anos após o diagnóstico. A progressão dos sintomas oculares provoca algumas anormalidades. São comuns a ptose palpebral assimétrica (quando uma…

Leia mais

A Carga Emocional e a Saúde Social do Cuidador Familiar

em Saúde por
cuidador familiar da terceira dida

A carga emocional de cuidar de um parente dependente é enorme. Seja cuidar de sua mãe com Alzheimer, ou do marido que sofreu um AVC e está com seqüelas. O papel do cuidador familiar é extremamente importante e desgastante. Assim, é necessário que o cuidador familiar também cuide de si mesmo. Inclusive de sua relação com outros familiares e amigos. Ou seja, de sua saúde social. Muitas pessoas enfrentam momentos em que pode parecer que os membros da família ou amigos não estão se conectando com ela. Isto resulta num sentimento de “relacionamento emperrado”. Portanto, alguns cuidadores familiares acabam se…

Leia mais

Alterações Cognitivas no Parkinson Durante o Envelhecimento

em Parkinson por
alterações cognitivas

  O que é o envelhecimento cognitivo normal e como o portador de Parkinson se encaixa? Muitos atribuem as alterações cognitivas ao processo de envelhecimento. Mas, uma grande preocupação expressa por pessoas com Parkinson e seus parceiros é entender se os déficits cognitivos estão relacionados ao envelhecimento ou à Doença de Parkinson (DP). As alterações cognitivas nas pessoas com Parkinson precisam ser comparadas a dados normativos e mudanças relacionadas à idade. Algumas, variações normativas para desempenho cognitivo já foram definidos para idosos e ao longo da vida. Declínio cognitivo sem demência pode ocorrer durante o processo de envelhecimento para todos. Talvez porque…

Leia mais

Satisfação Sexual do Casal com Pessoa com Demência

em Demências e Alzheimer por
satisfação sexual na terceira idade com demência.

Já tivemos a oportunidade de falar sobre a sexualidade durante o envelhecimento. Sabemos que a idade não é um limitante para a atividade sexual. Mas, o que acontece com o casal quando um dos 2 é acometido por uma doença demencial? Como fica o sexo e a satisfação sexual? Diversos estudos sobre o tema, indicam que a atividade sexual diminui ou acaba quando a demência aparece. Isto, entre vários outros motivos, porque a satisfação sexual diminui. Há estudos que sugerem que a sobrecarga de trabalho com os cuidados para com o cônjuge é o maior motivo pela perda do interesse…

Leia mais

Miastenia Gravis: uma Doença Auto-Imune Rara.

em Saúde por
Miastenia Gravis

A Miastenia Gravis (MG) é uma enfermidade auto-imune rara. Origina-se pelo bloqueio da porção pós-sinaptica da junção neuro-muscular (placa mioneural) através de auto anticorpos que agem contra os receptores da acetilcolina. Estes, impedem um adequado acoplamento entre o neuro-transmissor e seu receptor. Assim, resulta uma diminuição da atividade colinérgica nos músculos, gerando fadiga e debilidade  muscular localizadas ou generalizada com domínio proximal e curso flutuante. Quanto maior o usa da musculatura, pior a função deste conjunto  muscular. Por se tratar de uma doença auto-imune, outras afecções de mesma natureza podem coexistir em pacientes com diagnóstico de Miastenia Gravis. Em particular…

Leia mais

Anemia Deve Ser Tratada Adequadademente

em Saúde por
terceira idade com anemia.

A anemia é uma síndrome causada pela redução da massa circulante de hemácias. É a alteração hematológica mais comum no idoso e sua prevalência aumenta com a idade. O nosso sangue é composto por plasma, hemácias (também conhecidas como glóbulos vermelhos), leucócitos (células brancas) e plaquetas. As hemácias são as células responsáveis pelo transporte de nutrientes e oxigênio pelo nosso corpo. Em pessoas saudáveis, as hemácias são 41% a 47% do volume sanguíneo. Por vários motivos, o volume de hemácias pode diminuir. Assim, forma-se um quadro de anemia. Precisamos ressaltar que anemia não faz parte do envelhecimento saudável. Ou seja,…

Leia mais

Ajudando Crianças e Adolescentes a Entenderem o Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
crianças e adolescentes

Quando uma pessoa é diagnosticada com Alzheimer, todos da família são afetados. Incluindo crianças e adolescentes. Se é difícil para os adultos aceitarem e compreenderem a doença, também é para netos, bisnetos ou filhos mais novos. Hoje vamos falar sobre como ajudá-los a entender a doença de Alzheimer. A primeira coisa a fazer é conversar abertamente com as crianças e adolescentes sobre a doença. Podemos adaptar o nível de complexidade usado para explicar a doença de Alzheimer de acordo com a idade. Para crianças mais novas, devemos simplificar ao máximo as questões e nos ater aos principais sintomas. Por exemplo,…

Leia mais

O Comprometimento Cognitivo no Parkinson

em Parkinson por
comprometimento cognitivo no parkinson.

  O comprometimento cognitivo no Parkinson (DP) é heterogêneo. Há variações em sua gravidade, de progressão e domínios cognitivos afetados. Estamos falando de alterações cognitivas sutis a déficits importantes. Isto é, comprometimento cognitivo leve (CCL) em que os déficits cognitivos ocorrem, mas não perturbam a vida diária, ou a demência (DDP). Em casos de demência, o grau e a variedade de déficits cognitivos afetam substancialmente o dia-a-dia, tornando os pacientes dependentes. O comprometimento cognitivo no Parkinson aumenta o risco de conversão para demência. Ou seja, portadores de Parkinson com CCL tendem a desenvolver DDP. Mas, há evidências de que a…

Leia mais

Comunicação Efetiva em Diferentes Fases do Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
Comunicação efetiva para terceira idade

Já tivemos a oportunidade de discutir uma comunicação efetiva de uma pessoa com demência. Em nossa opinião, todos nós devemos nos esforçar para melhorar as próprias habilidades comunicativas com o objetivo de tentar minimizar o sofrimento de todos os envolvidos no decorrer da evolução da doença. No texto de hoje, vamos abordar algumas dicas para manter a qualidade da comunicação efetiva de acordo com a fase da doença de Alzheimer. Na fase leve do Alzheimer, ou seja, no início da doença, o portador ainda é capaz de se engajar de maneira significativa em conversas e eventos sociais. No entanto, podem…

Leia mais

1 2 3 18
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo