Categoria

Saúde

Estresse que Nós Mesmos Criamos (Fontes Internas de Estresse)

em Cabeça por
terceira idade e Fontes internas de estresse

nbsp; Estresse é o desgaste geral do organismo, causado por alterações psico-fisiológicas. Estas, por sua vez, são causadas por inúmeros fatores internos e externos. Hoje, vamos falar um pouco sobre as fontes internas de estresse. As fontes internas de estresse são aquelas relacionadas à nossa personalidade. Assim, o modo como reagimos aos acontecimentos da vida pode causar ou não estresse. O estresse acontece quando nos vemos obrigados a enfretar uma ameaça, uma situação desconfortável ou uma situação de perigo. Porém, algumas pessoas imaginam estas situações. Ou ainda, interpretam uma situação como perigosa ou ameaçadora sem que exista uma ameaça real.…

Leia mais

A Doença de Alzheimer e a Idade dos Portadores

em Demências e Alzheimer por
terceira idade

O fator de risco mais importante para o desenvolvimento da Doença de Alzeheimer (DA) é a idade. Quanto maior a idade, maior a probabilidade de adquirir a doença. Não se sabe exatamente o porque a idade é o fator de risco mais importante. Mas, todos os órgãos, a partir dos 30 anos de idade, começam a perder 1% de função ao ano. Também o cérebro perde milhões de neurônios à medida que envelhecemos. Consequentemente, perdemos sinapses. Esta teoria sobre a perda funcional de todos os nossos órgãos diz que, se todas as pessoas alcançassem os 105 anos, todos teriam DA. Assim…

Leia mais

A Capacidade de Comunicação das Pessoas com Demência

em Demências e Alzheimer por
Terceira idade e capacidade de comunicação

Uma das conseqüências da evolução da demência é a progressiva perda da capacidade de comunicação. Isso acontece com qualquer “tipo” de demência, inclusive aquela causada Doença de Alzheimer. Portanto, comunicar-se com uma pessoa com Alzheimer já em estado moderado e avançado requer que a nossa própria capacidade de comunicação seja aprimorada. Além de paciência, precisamos melhorar nossa capacidade de ouvir com todos os nossos sentidos. Muitas vezes, é necessário se esforçar para entender o que o portador de demência quer dizer. Mesmo que ele não consiga se expressar em palavras. Um bom exemplo para ilustrar este tema é a questão…

Leia mais

AIDS em Idosos: os Números São Alarmantes. Proteja-se.

em Saúde por
AIDS na terceira idade

A AIDS é uma doença sexualmente transmissível (DST) sem cura. O vírus HIV infecta as células do sistema imunológico, principalmente as CD4. Desta maneira, reduz muito a imunidade do paciente. Mas, com os avanços da ciência, os portadores do vírus HIV conseguem viver com relativamente boa qualidade de vida por muitos anos. O diagnóstico precoce de AIDS em idosos é fundamental. Pois, idosos apresentam uma evolução mais rápida da doença e maior risco de progressão. Assim, quantidade de células CD4 cae mais rapidamente a níveis inferiores. E ocorre a diminuição da imunidade celular e humoral com menor ativação de células…

Leia mais

Fatores Internos e Externos de Estresse e o Envelhecimento

em Saúde por
estresse na terceira idade

O estresse é um dos problemas mais comuns na vida das pessoas atualmente. Não importa a idade. O termo “stress”, traduzido para estresse, foi usado pela primeira vez em 1926. Foi o endocrinologista de origem húngara, Hans Selye, que percebeu que muitas pessoas sofriam de várias doenças físicas mas sempre reclamavam dos mesmos sintomas em comum. Desta maneira, ele percebeu que falta de apetite, pressão alta, desânimo e fadiga, entre outros, eram sintomas de “um desgaste geral do organismo”. Quando uma pessoa se vê forçada a enfrentar uma situação que irrite, amedronte, excite, confunda ou mesmo a faça muito feliz,…

Leia mais

Adultos Mais Velhos Não Usam Preservativos

em Saúde por
preservativos e a terceira idade

Na semana passada, falamos sobre os fatores que contribuem para o aumento dos índices de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) em adultos com mais de 60 anos. Sabemos que não usar preservativos em relações sexuais é o principal problema. Mas, mesmo sabendo dos riscos, por que pessoas mais velhas não usam preservativos? Os fatores mais importantes para a baixa adesão ao uso de preservativos são: Menor preocupação com a concepção. Dificuldades com o manuseio do preservativo. Piora do desempenho sexual. Incapacidade de mulheres idosas em negociar o uso de preservativo. Estabilidade do relacionamento. Submissão ao companheiro. Somam-se a esses fatores as…

Leia mais

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e o Envelhecimento

em Saúde por
terceira idade com barreiras

  O diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST) vem aumentando na população com mais de 60 anos. O Envelhecimento é um processo sequencial, individual, irreversível e universal. É um processo não patológico de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie. Porém, com o tempo, houve mudanças não somente na condição física e funcional do idoso. Portanto, são pessoas que hoje vivem mais e melhor e com autonomia. A manutenção da forma física e o advento do envelhecimento ativo fazem com que muitos idosos busquem realizar atividades antes negligenciadas. A expectativa de vida dobrou no…

Leia mais

Transtorno de Ansiedade em Idosos e seus sintomas

em Cabeça por

O transtorno de ansiedade é caracterizado por ansiedade e/ ou preocupação excessiva acompanhados de tensão muscular e hipervigilância. Estima-se que 5% dos adultos com mais de 65 anos sofram de transtorno de ansiedade. Transtorno de ansiedade pode ser diagnosticado quando os seguintes sintomas permanecem por 6 meses ou mais: Tensão Motora: incapacidade de relaxar, tremores. Hiperatividade autônoma: sudorese excessiva, palpitações, sensação de boca seca, acesso de frío ou calor, poliuria (vontade de urinar além do normal) e/ ou diarréia. Sensação de ansiedade: preocupação constante ou pressentimento de que algo ruim vai acontecer com amigos ou familiares. Vigilância ou estado permanente…

Leia mais

Uma Reflexão sobre Idade e Adultos mais Velhos

em Saúde por

Cada vez mais, aumenta a faixa dos adultos mais velhos, que estão entre os 90 a 100 anos. Mas a idade trás perdas e limitações. Países com alta proporção de centenários também apresentam alta proporção de problemas. Mesmo nestes paíse, é raríssimo encontrar uma pessoa centenária andando sozinha pela cidade tamanha a dependência (física e motora) que ela desenvolve com o passar do tempo. Isto significa, entre outras coisas que é necessário começar a entender como devem ser as cidades no futuro. Os países devem estar preparados para essas adultos mais velhos que chegaram a essa idade. Com alterações cognitivas…

Leia mais

Como Escolher Atividades na fase inicial do Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
escolher atividades para a terceira idade

Escolher atividades para o dia-a-dia é uma das principais dúvidas das famílias com Alzheimer. Existem profissionais especializados em escolher atividades, organizar a rotina e acompanhar a evolução do paciente com demência. Tanto o Terapeuta Ocupacional quanto o Gerontólogo são capacitados para isso. Se há disponibilidade, recomendamos que estes profissionais sejam procurados. Porém, quando não temos acesso a estes serviços, podemos seguir alguns princípios para escolher atividades para nossos familiares com Alzheimer ou outras demências. A primeira coisa que devemos ter em mente é que portadores de Alzheimer não precisam abrir mão das atividades que gostam de fazer imediatamente após o…

Leia mais

1 2 3 18
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo