Categoria

Saúde

Tratamento Não Cirúrgico da Osteoartrite/ Artrose: Nutracêuticos

em Nutrição/Saúde por
Nutracêuticos

O termo Nutracêuticos define uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelos médico ou de saúde. Sua ação varia do suprimento de minerais e vitaminas essenciais até a proteção contra várias doenças infecciosas (HUNGENHOLTZ & SMID, 2002). Como não há ainda um tratamento curativo para a Osteoartrite, exige-se uso prolongado das drogas analgésicas, resultando em efeitos colaterais indesejados. Isso é especialmente preocupante na população idosa, que geralmente tem várias doenças associadas e que tomam diversas medicações. Com isso, buscou-se alternativas, procurando idealmente um tratamento que reduzisse os sintomas, diminuísse a progressão da doença e tivesse poucos efeitos colaterais.…

Leia mais

O Que Significa Atendimento Humanizado em Saúde?

em Saúde por
Atendimento Humanizado

No ano de 2003 nasceu no Brasil, a Política Nacional de Humanização. com o fundamento de efetivação dos princípios estabelecimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a humanização na atenção à saúde pode ser entendida como uma qualificação das práticas de saúde, tais como o acolhimento, vinculo e valorização dos usuários do sistema. Assim foi definido o atendimento humanizado. Atendimento humanizado é a habilidade dos profissionais da área da saúde em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento eficaz e digno. Portanto, neste tipo de conduta, o foco sempre será o paciente. Um…

Leia mais

A Testosterona E O Envelhecimento Masculino

em Saúde por
Reposicao de Testosterona

É indicado a reposição de testosterona em idosos? E se o exame mostrar que o valor está abaixo do normal? Existem benefícios? Quais os riscos?  Tais questões são frequentemente levantadas em debates médicos e por pacientes. O envelhecimento sexual masculino de fato acompanha-se por uma redução da testosterona total e da testosterona livre, principalmente se houver obesidade, aumento da circunferência abdominal e diabetes.  Na deficiência de testosterona existem os sintomas sexuais específicos como menor frequência de ereção matinal, perda de libido e disfunção erétil. Também ocorrem os sintomas inespecíficos como fraqueza, depressão e perda de força muscular. Estes sintomas são…

Leia mais

Slow Medicine: A “Medicina Sem Pressa” na Atenção ao Idoso

em Saúde por
Slow Medicine

A Slow Medicine, que em português foi traduzido como “Medicina sem pressa”, teve sua origem na Itália e tem uma filosofia baseada em 10 princípios:  1- Tempo 2- Individualização 3- Autocuidado e autonomia 4- Conceito positivo de saúde 5- Prevenção 6- Qualidade de vida 7- Medicina integrativa 8- Segurança em primeiro lugar 9- Paixão e compaixão 10- Uso parcimonioso de tecnologia Fundamentada na medicina tradicional, a Slow Medicine é mais perceptiva às alternativas. Num momento em que vivemos uma abundância tecnológica, com ênfase em procedimentos, exames e na medicalização, com atendimentos médicos “robotizados” e sem empatia, a Slow Medicine veio…

Leia mais

Tratamento não cirúrgico da OA: Manejo da dor Parte 2

em Saúde por
Escalas e Alzheimer

Como visto no artigo anterior, a osteoartrite (OA) é uma doença progressiva crônica de alta morbidade, diminuindo de maneira importante a qualidade de vida. O tratamento medicamentoso clínico é baseado no controle da dor e diminuição da progressão da degeneração articular. Quanto ao controle da dor, vimos que as medicações de primeira linha são os analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Agora falaremos sobre as opções caso o paciente não responda adequadamente ao tratamento de primeira linha. Tramadol Os opioides fracos como o Tramadol podem ser usados em cursos curtos.  O Tramadol é um analgésico sintético, com ação central, com…

Leia mais

O Manejo da Dor no Tratamento Não Cirúrgico da OA – Parte 1

em Saúde por
comprometimento cognitivo no parkinson.

Nas últimas semanas, temos falado sobre a osteoartrite (OA) ou artrose. Pois, a prevalência de OA primária aumentou substancialmente durante as últimas décadas. O tratamento definitivo é a artroplastia. Ou seja, a substituição por prótese. Este é um procedimento de grande porte e com trabalhosa reabilitação. Além dos riscos inerentes de cirurgias em pessoas de idade avançada. Portanto, há crescente necessidade de tratamentos não cirúrgicos. Os pilares do tratamento para OA é a perda de peso, fisioterapia,  exercícios físicos com treinamento de força e modificações do estilo de vida. Essas medidas são as mais efetivas e com maior resultado a…

Leia mais

Anti-Homotóxicos: Boa Alternativa de Tratamento Não Cirúrgico da Osteoartrite.

em Saúde por
terceira idade e iatrogenia

Anti-homotóxicos podem ajudar a reduzir o risco de Iatrogenia em idosos. Como vimos em nosso último artigo sobre o tema, a osteoartrite (OA) teve sua incidência aumentada nas últimas décadas. Ela é especialmente prevalente nos idosos, população que apresenta com frequência diversas condições médicas associadas. Por isso, também faz uso de diversos medicamentos. A base do tratamento medicamentoso na OA são os analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e, muitas vezes, glicocorticóides (GCs). Porém, o uso dessas medicações trazem diversos efeitos adversos, como os gastrointestinais e cardiovasculares. Além disso, alguns são pouco tolerados, fazendo com que haja descontinuação dos mesmos.…

Leia mais

Cuidando do Cuidador Familiar: medidas psicossociais.

em Saúde por
Cuidador tomando medidas psicossociais

A Doença de Alzheimer é uma doença incurável até o momento. Mas, além do tratamento farmacológico, medidas psicossociais e terapia comportamental são ferramentas importantes para otimizar a qualidade de vida de toda a família. Veja como atuam as drogas colinérgicas e a memantina no tratamento do paciente com Alzheimer. Medidas psicossociais estão relacionadas com as situações do indivíduo em seu ambiente social. Isto é, o paciente em seu convívio com familiares e amigos e o cuidador em sua vida social e familiar e administrando a vida do paciente. A partir do diagnóstico da doença, os cuidadores começam a se deparar com…

Leia mais

4 Sintomas menos conhecidos da Doença de Parkinson

em Parkinson por
letras pequenas fazem parte dos sintomas do parkinson

  Vamos falar agora de alguns outros sintomas que ajudam no diagnóstico da Doença de Parkinson, além dos 3 principais. São sintomas do Parkinson menos conhecidos pela população.        1. Ausência de mímica facial. Quando conversamos com o paciente, notamos que ele não tem expressão no rosto. Move apenas os lábios e dificilmente esboça um sorriso ou franze a testa. Ao mesmo tempo, observa-se uma diminuição do piscar dos olhos, o que leva a uma “face de espanto”.        2. Disfagia A saliva escorrendo pelos cantos da boca chama a atenção. Isto se deve à dificuldade…

Leia mais

Chegou a hora de parar de dirigir: 4 Dicas para avaliar a decisão.

em Saúde por
o idoso que deve parar de dirigir

Chegou a hora de parar de dirigir. Já discutimos sobre a decisão espontânea (ou nem tanto) de parar de dirigir. Também já falamos sobre algumas atitudes prudentes sugeridas para alguém que é diagnosticado com Alzheimer, mas ainda está em fase inicial da doença. Queremos hoje, mostar a importância desta decisão sobre o ato de dirigir. Também vamos dar algumas dicas sobre como avaliar a capacidade do idoso de fazê-lo. Vamos abordar principalmente a pessoa em fase inicial da Doença de Alzheimer ou com Parkinson. Parar de dirigir é uma decisão que retira uma parcela importante da independência das pessoas que…

Leia mais

1 2 3 21
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo