Categoria

Saúde

Imunossenescência – Envelhecimento do Sistema Imunológico

em Saúde por
imunossenescência e a terceira idade

Já sabemos que o Envelhecimento afeta nosso corpo de maneira qualitativa e quantitativa. Diversas alterações fisiológicas acontecem. E o sistema imunológico não é uma exceção a esta regra. Assim, chamamos de Imunossenescência as alterações imunológicas observadas durante o Envelhecimento. A Imunossenescência é marcada por uma “remodelação” do sistema imune durante o Envelhecimento. Alguns parâmetros imunológicos aumentam, alguns ficam estáveis e outros diminuem. Por exemplo, o sistema imune inato (formado por macrófagos, neutrófilos e outros) normalmente fica inalterado. Mas, há decréscimos no sistema imune adaptativo. Ou seja, observa-se quantidade reduzida dos “anti-corpos” adquiridos durante nossa vida (através de vacinas ou outras…

Leia mais

Alterações da Composição Corporal no Envelhecimento

em Saúde por
variação da composição corporal na terceira idade

A composição corporal sofre mudanças significativas na velhice. Acontece uma variação negativa na massa livre de gordura (MLG) e variação positiva na massa gorda (MG). Ou seja, perde-se massa muscular e se ganha gordura. As alterações fisiológicas na MLG referem-se principalmente à redução da massa muscular (MM) combinada com a diminuição da massa óssea (MO) e com a diminuição da água corporal. Assim, a nossa composição corporal durante o envelhecimento tente a resultar em menor força física. Entenda quando este declínio de massa magra é preocupante. Mas, a distribuição do tecido adiposo (massa gorda MG) também sofre alterações. A massa gorda…

Leia mais

Entendendo Como Cuidar de Um Familiar

em Saúde por
Como cuidar da terceira idade

Receber um diagnóstico de doença neuro-degenerativa não é fácil. É um momento bastante difícil para o paciente e para toda a família. Mas, passado o primeiro impacto, é preciso entender como cuidar deste familiar doente. O primeiro passo é aceitar que ainda não há cura para doenças deste tipo (como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, etc). Em seguida, é necessário entender um pouco mais sobre a evolução da doença e como prolongar a qualidade de vida deste familiar. Como cuidar inclui como atender as necessidades básicas de sobrevivência de modo que o paciente seja o mais independente possível. Isto é, garantir…

Leia mais

A Saúde do Sistema Muscular Esquelético

em Saúde por
sistema muscular na terceira idade

Idosos sadios, após a 7ª década de vida, apresentam importante processo degenerativo na musculatura, mesmo quando mantem atividade física. Ou seja, a partir dos 70 anos, o sistema muscular começa a regredir. Nos casos de Síndrome da Imobilidade, esse processo é mais intenso e acelerado. Mas vale ressaltar que, na imobilidade, ocorre perda mais acentuada de massa muscular na coxa do que nos membros superiores. Desta maneira, fica ainda mais difícil voltar a caminhar. A redução da quantidade de músculos esqueléticos em nosso corpo é conhecida como Sarcopenia (sarc = carne; penia = perda). Este comprometimento da saúde do sistema…

Leia mais

O Bem-Estar do Cuidador Familiar – Conceito Objetivo

em Saúde por
bem-estar na terceira idade

Nossa capacidade de ser feliz depende do bem-estar simultâneo do cérebro e do corpo. Porém, muitas vezes, quando se cuida de um familiar com doença neuro-degenerativa, o bem-estar pode ficar comprometido. Por isso, é importante entender um pouco sobre como “se forma” esta sensação tão importante. A primeira coisa a saber é que o bem-estar depende do cérebro. Ou seja, mesmo quando o nosso corpo está bem, precisamos estar mentalmente dispostos para atingirmos um estado de bem-estar. Se uma pessoa estiver angustiada, triste ou preocupada, este estado mental positivo não será possível. O corpo também precisa estar saudável. Mas, o cérebro…

Leia mais

Síndrome da Imobilidade: um problema grave

em Saúde por
Síndrome da Imobilidade na terceira idade

Pode-se afirmar que o Corpo Humano é projetado para o movimento. Pois 40% de nosso organismo é formado por músculos esqueléticos, que impulsionam o movimento do esqueleto. Dito isso, podemos concluir que a incapacidade de movimento é um problema de saúde. Então, vamos falar da Síndrome da Imobilidade. Somos dependentes da atividade física para a manutenção do sistema de músculos esqueléticos e melhor função dos órgãos internos. Porém, as complicações da imobilização nem sempre foram reconhecidas como causa de disfunções. Apenas há alguns anos, a atenção dos profissionais da saúde está voltada aos malefícios do repouso prolongado. A Síndrome da…

Leia mais

Como Lidar com Sentimento de Perda ou Luto

em Saúde por
sentimento de luto na terceira idade

Quando cuidamos de uma pessoa querida com doença neuro-degenerativa, é normal experimentarmos diferentes sentimentos. Luto ou sentimento de perda é comum entre os cuidadores familiares, mesmo enquanto a pessoa cuidada está viva. Mas, o ideal é passar o mais rápido possível pelas fases de sentimento ruim. Assim, sugerimos algumas atitudes ou reflexões: Aceite seus próprios sentimentos. Isto é, identifique o que está sentindo no momento. Permita-se sentir-se triste, com raiva ou frustrado. Entenda que é possível ter sentimentos conflitantes ao mesmo tempo. Ou seja, é possível amar e estar com raiva de uma mesma pessoa ao mesmo tempo. Prepare-se para…

Leia mais

A Qualidade de Vida Após Período de Hospitalização

em Saúde por
hospitalização na terceira idade

Quando tratamos da população idosa, podemos dizer que a dimensão da saúde relaciona-se fortemente à sua funcionalidade global. Ou seja, a saúde de adultos mais velhos está intimamente relacionada a sua capacidade de gerir a própria vida. Isto é: cuidar de si mesmo. Porém, a rotina de uma pessoa pode mudar após um período de hospitalização. Apesar de a velhice não estar necessariamente vinculada a doenças e incapacidades, as alterações nas dimensões física, cognitiva e social contribuem para uma maior suscetibilidade dos indivíduos mais idosos às manifestações adversas na saúde. E estes problemas podem levar à hospitalização. Entenda as 3…

Leia mais

O Sentimento de Luto do Cuidador Familiar

em Demências e Alzheimer por
terceira idade em luto

A pessoa responsável por cuidar de um familiar com doença neurodegenetariva, como a Doença de Alzheimer (DA), experimenta muitos sentimentos no decorrer do tempo. Um deles é o sentimento de Luto, com o familiar vivo. O Luto é um sentimento de profunda tristeza e pesar por causa de uma perda. É caracterizado pela consternação e saudades daquilo que se foi. Popularmente, usamos o termo “Luto” em relação à morte de uma pessoa querida. Mas, podemos usar este termo em outros momentos da vida, como o final de um relacionamento, por exemplo. Também, pode acontecer ao recebermos o diagnóstico de uma…

Leia mais

Falhas Acentuadas de Memória e Problemas Reais de Cognição

em Demências e Alzheimer por
falhas acentuadas de memória na terceira idade

Muitas pessoas queixam-se de falhas acentuadas de memória. Relatam que perdem objetos dentro de casa, esquecem palavras, etc. Quando estas pessoas com falhas acentuadas de memória devem procurar ajuda médica? Sempre que for percebida alguma alteração cognitiva, é aconselhado que se procure um médico. Assim, pode-se fazer uma avaliação cognitiva. Quando esta avaliação não mostra alterações cognitivas, estamos diante de um declínio cognitivo subjetivo. Ou seja, estamos falando de pessoas que percebem problemas de memória, mas, na realidade, não são problemas graves o suficiente para embasar um diagnóstico de qualquer doença. Veja aqui o que é o declínio cognitivo leve.…

Leia mais

1 2 3 20
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo