Categoria

Saúde

Sociabilidade contra a Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
Sociabilidade para idoso com DA

A Sociabilidade do portador da doença de Alzheimer fica comprometida rapidamente se a família não agir. O doente tende a se isolar por vários motivos. Vai deixando de fazer o que está habituado e, ao mesmo tempo, é comum os familiares o proibirem de realizar algumas atividades. Isso acaba contribuindo para o seu isolamento. Essa perda de Sociabilidade permite uma evolução mais rápida da doença. O ideal é não restringir o familiar com DA. Não devemos impedi-lo de ir ao quintal cuidar de suas plantas, por exemplo. Mas, devemos ter atenção: o idoso pode ser perder na rua. Porém, ele…

Leia mais

Iniciando programa de Exercícios Físicos para portadores de DA

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
Exercícios para idoso com DA

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais freqüente associada à idade. Nas próximas semanas iremos explicar como um programa de Exercícios Físicos pode ajudar na prevenção, atenuação de sintomas e retardo da evolução da doença. O objetivo principal de um programa de Exercícios Físicos é manter as funções motoras. Sabemos que a qualidade de vida é maior quando a independência é preservada pelo maior tempo possível. Dependendo do estágio da doença, para iniciar um programa de Atividades Físicas assistido por um profissional de Educação Física, deve-se ter o apoio muito eficaz do cuidador. O cuidador deve relatar doenças…

Leia mais

Como usar Estímulo Intelectual para retardar o avanço da DA

em Demências e Alzheimer por
Estímulo Intelectual para o idoso

Na semana passada, falamos sobre estímulo intelectual e convívio social como fatores importantes de prevenção da Doença de Alzheimer. Pois bem: estes fatores também são importantes para retardar a evolução da doença. Dependendo da fase em que ela se encontra, principalmente nas iniciais, podemos estimular a memória do paciente. Falamos em desacelerar a progressão da doença já que se trata de uma doença neurodegenerativa e progressiva. Pensando na Intelectualidade, vamos dar algumas sugestões de estímulo intelectual. Um método simples, mas que exige tempo e paciência dos familiares, é assistir a um vídeo na televisão e depois de terminado, questionar. Pergunte…

Leia mais

Cuidados especiais para Idosos Homossexuais

em Geral por
idosos homossexuais

Revisando revistas científicas e livros de Gerontologia na última década, verifiquei uma escassez de conhecimento publicado sobre idosos homossexuais. A homossexualidade refere-se à orientação sexual. Tema frequentemente abordado entre jovens. Mas significativamente sem respostas em relação a pessoas que cruzam a barreira dos 60 anos. A sexualidade, independentemente da preferência, continua após os 60 anos. Primeiramente, vamos definir Homosexualidade. Vale ressaltar que, há algum tempo, uma pessoa “homossexual” era compreendida simplesmente como uma pessoa com atração sexual por membros do mesmo sexo. Nos dias de hoje, engloba outros comportamentos em relação à sexualidade. Neste artigo, vamos definir como Homossexuais: Lésbicas,…

Leia mais

8 Dicas e Cuidados na hora da Medicação

em Geral por
Idoso tomando medicação.

A medicação prescrita pelo médico deve ser seguida com atenção. Devem ser observados os horários de tomar ou dar os remédios. Precisamos ter atenção em relação a quais medicamentos são tomados juntos. Antes ou depois das refeições, etc. Além de toda essa atenção, muitas vezes, a pessoa de quem cuidamos torna essa tarefa ainda mais difícil. Às vezes, quer tomar outros medicamentos não prescritos. Outras vezes, não quer tomar a medicação. Entenda como alimentação e medicamentos interagem no nosso organismo podendo atrapalhar o tratamento. O que devemos fazer neste momento? A primeira atitude que devemos tomar é reconhecer que a…

Leia mais

Palavras-cruzadas ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer?

em Demências e Alzheimer por
Idoso social

Freqüentemente, perguntam para mim se ter o hábito de fazer palavras cruzadas ajuda a prevenir a Doença de Alzheimer. Podemos dizer que ajuda a manter uma certa atividade intelectual. Mas outros procedimentos são mais efetivos no sentido de prevenção. Vamos então falar de Sociabilidade e Intelectualidade. Quando pensamos o que é Sociabilidade, vemos que esse conceito é muito amplo. Várias atividades podem ser desenvolvidas para que o individuo se torne socialmente ativo. Vamos ver alguns exemplos: Atividades de lazer. Ir ao cinema, ao teatro, passear em shopping e parques com amigos e familiares. Manter-se ativo com responsabilidades. Por exemplo, fazer…

Leia mais

Após os 60 anos, a Sexualidade continua existindo!

em Saúde por
Idosos e sexualidade

A palavra Sexualidade é muito utilizada no âmbito da adolescência e entre casais. Mas ainda parece um mito associar sexo e envelhecimento. A sexualidade está diretamente relacionada à qualidade de vida. Verifica-se que a prática sexual declina com o avançar dos anos. Contudo, os idosos mais saudáveis mantinham-se sexualmente ativos. Existem estudos na literatura sobre a qualidade de vida e sexualidade. Entende-se que a vida é mais satisfatória entre os idosos que relataram praticar relações sexuais de duas a três vezes por semana. A sexualidade no envelhecimento pode ser compreendida como a maneira que o idoso expressa o sexo. Pode…

Leia mais

Apraxia: perdendo a capacidade de realizar tarefas simples.

em Demências e Alzheimer por
Apraxia em Idoso com demência.

Apraxia é uma condição neurológica caracterizada pela incapacidade de realizar movimentos motores voluntariamente. Mesmo que os músculos do corpo estejam saudáveis e normais e a pessoa saiba como fazer o movimento, não consegue mais. Além da coordenação para cumprir as atividades, a pessoa perde a capacidade de raciocinar e definir a ordem cronológica das etapas a serem feitas. Praxia é um dos domínios cognitivos que, depois da memória, é um dos mais comprometidos nas demências. Por exemplo, Dona Ieda é uma senhora com Alzheimer que gosta de fazer crochê, tricô e bordas. Dedica 2 a 3 horas por dia, quase…

Leia mais

O processo de envelhecimento no nível celular.

em Geral por
Envelhecimento da célula

O Envelhecimento Biológico é um fenômeno universal e comum a todos os seres vivos animais. Nos seres humanos, é caracterizado pela mudança na coloração dos cabelos, perda de peso associada à redução da massa magra, flacidez da pele que provoca rugas, etc. Podemos definir Envelhecimento como sendo o “processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que vão alterando progressivamente o organismo”. Mas, até hoje, ainda não se entende completamente quais são os mecanismos responsáveis por estas alterações. Entenda sobre o envelhecimento cerebral normal. Em nível celular, já se sabe que acontecem as mudanças explicadas abaixo.…

Leia mais

Quando tomar banho significa problema…

em Geral/Sem categoria por
Idoso que não quer tomar banho

Algumas vezes, pessoas idosas não querem tomar banho. Pode ser um desvio de comportamento associado a alguma doença neuro-degenerativa, como o Alzheimer. Pode ser medo de cair no banheiro. Pode ser vergonha da exposição de seu corpo nu a outra pessoa. Muitos podem ser os motivos pelos quais uma pessoa mais velha se recuse a tomar banho. Como devemos proceder neste caso? Idealmente, nunca devemos entrar em conflito. Brigar é sempre uma situação desagradável que causa sofrimento às partes envolvidas. Devemos investir algum tempo tentando descobrir qual a verdadeira causa à recusa de tomar banho e tentar resolver o problema…

Leia mais

1 2 3 9
© Copyright 2016 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo