Categoria

Bem Estar

Cuidando do Cuidador Familiar: medidas psicossociais.

em Saúde por
Cuidador tomando medidas psicossociais

A Doença de Alzheimer é uma doença incurável até o momento. Mas, além do tratamento farmacológico, medidas psicossociais e terapia comportamental são ferramentas importantes para otimizar a qualidade de vida de toda a família. Veja como atuam as drogas colinérgicas e a memantina no tratamento do paciente com Alzheimer. Medidas psicossociais estão relacionadas com as situações do indivíduo em seu ambiente social. Isto é, o paciente em seu convívio com familiares e amigos e o cuidador em sua vida social e familiar e administrando a vida do paciente. A partir do diagnóstico da doença, os cuidadores começam a se deparar com…

Leia mais

4 Sintomas menos conhecidos da Doença de Parkinson

em Parkinson por
letras pequenas fazem parte dos sintomas do parkinson

  Vamos falar agora de alguns outros sintomas que ajudam no diagnóstico da Doença de Parkinson, além dos 3 principais. São sintomas do Parkinson menos conhecidos pela população.        1. Ausência de mímica facial. Quando conversamos com o paciente, notamos que ele não tem expressão no rosto. Move apenas os lábios e dificilmente esboça um sorriso ou franze a testa. Ao mesmo tempo, observa-se uma diminuição do piscar dos olhos, o que leva a uma “face de espanto”.        2. Disfagia A saliva escorrendo pelos cantos da boca chama a atenção. Isto se deve à dificuldade…

Leia mais

Chegou a hora de parar de dirigir: 4 Dicas para avaliar a decisão.

em Saúde por
o idoso que deve parar de dirigir

Chegou a hora de parar de dirigir. Já discutimos sobre a decisão espontânea (ou nem tanto) de parar de dirigir. Também já falamos sobre algumas atitudes prudentes sugeridas para alguém que é diagnosticado com Alzheimer, mas ainda está em fase inicial da doença. Queremos hoje, mostar a importância desta decisão sobre o ato de dirigir. Também vamos dar algumas dicas sobre como avaliar a capacidade do idoso de fazê-lo. Vamos abordar principalmente a pessoa em fase inicial da Doença de Alzheimer ou com Parkinson. Parar de dirigir é uma decisão que retira uma parcela importante da independência das pessoas que…

Leia mais

Como Avaliar E Escolher Um Programa De Atividades Físicas

em Exercícios Físicos por
Exercícios físicos ajudam a melhorar a memória e a evitar quedas

Exercícios são essenciais à boa saúde. Para todas as idades, todas as pessoas, o ideal é cumprir um programa de atividades físicas com regularidade. Não apenas para aumentar a disposição, mas para evitar ou tratar e amenizar sintomas de muitas doenças. Este fato já é de conhecimento público. Hoje em dia, vemos um aumento da disponibilização de programa s de atividades físicas para os idosos tornarem-se mais ativos. Bairros, clubes e universidades promovem atividades físicas diversas visando benefícios físicos, psicológicos e sociais. Porém, deve-se analisar e tomar certos cuidados ao participar de tais programas de atividades físicas. Em primeiro lugar,…

Leia mais

Pneumonia em Idosos

em Geral por
Pneumonia atinge mais idosos e crianças

Pneumonia: infecção dos pulmões. Uma Infecção acontece quando há invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo no organismo de um animal ou planta. A invasão desencadeia no hospedeiro uma série de reações do sistema imunológico, a fim de defender o local afetado resultando, geralmente, em inflamações. Pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações e terminais dos brônquios. E, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). São provocadas por bactérias, vírus, fungos e/ou reações alérgicas no espaço alveolar – local onde efetivamente ocorre a troca gasosa (Oxigênio…

Leia mais

A Respiração do Idoso: O Que Muda?

em Geral por
Pulmões saudáveis

A Respiração também muda com o envelhecimento. Alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas.  Durante o envelhecimento do nosso corpo, normalmente, há um aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax (região logo acima do peito). Também acontece uma calcificação das cartilagens esterno-costais e o enfraquecimento na musculatura respiratória. Isto faz com que a caixa torácica do idoso torne-se mais fixa, com menor capacidade de expandir-se e de diminuir de volume. Como conseqüência, os músculos do diafragma e do abdomen passam a ser mais importantes…

Leia mais

Como Minimizar Fatores de Risco de Queda

em Fisioterapia por

Sabemos como uma queda pode ser bastante prejudicial à vida de um idoso. Como última conseqüência, pode até levar a óbito. Portanto, faz-se necessário agir para minimizar fatores de risco para tal acidente. Neste texto, vamos falar especificamente sobre como minimizar o desequilíbrio e fraqueza muscular. Muita gente pensa que atividade física significa apenas ginástica, academia e pratica esportiva. Mas, é importante pensarmos que todos os dias devemos manter nosso corpo ativo. Atividades como: ir ao supermercado, levar e buscar o neto na escola, ir à padaria, levar o animal de estimação para passear, subir e descer escada, varrer a…

Leia mais

A Diarréia em Idosos e suas Possíveis Conseqüências Graves.

em Saúde por
Idoso com diarréia

Diarréia é o aumento do número de evacuações em curto período de tempo ou diminuição da consistência das fezes. A causa mais comum de diarréia em pacientes idosos é a Gastroenterocolite (GECA). Pode ter origem viral, bacteriana ou por erro alimentar. Nos dois primeiros casos, a diarréia é acompanhada de febre, náuseas, vômitos e dores abdominais em cólica. Estes sintomas precedem a evacuação com fezes aquosas, várias vezes ao dia e durante a noite. Nessa situação, é comum a incontinência fecal em idosos. Isto é, a perda de fezes sem percepção ou porque não deu tempo de chegar ao banheiro.…

Leia mais

Quedas: Fatores de Risco Inerentes ao Organismo.

em Fisioterapia por
comprometimento cognitivo no parkinson.

Sabemos que levar um tombo é um acidente bastante importante para idosos. Cair dentro de casa é a maior causa de morte acidental de pessoas com 65 anos ou mais. Por isso, abordamos o assunto periodicamente. Hoje, vamos destacar os principais fatores de risco internos de sofrer uma queda. Desequilíbrio e fraqueza muscular. Com o processo de envelhecimento, ocorre uma diminuição da força muscular global e do equilíbrio no organismo do idoso. Essa redução de força pode ocasionar fraqueza muscular podendo gerar fragilidade óssea. Assim, aumenta o risco de cair e provocar lesões, como traumas e fraturas. Alterações visuais. Com…

Leia mais

Imunossenescência – Envelhecimento do Sistema Imunológico

em Saúde por
imunossenescência e a terceira idade

Já sabemos que o Envelhecimento afeta nosso corpo de maneira qualitativa e quantitativa. Diversas alterações fisiológicas acontecem. E o sistema imunológico não é uma exceção a esta regra. Assim, chamamos de Imunossenescência as alterações imunológicas observadas durante o Envelhecimento. A Imunossenescência é marcada por uma “remodelação” do sistema imune durante o Envelhecimento. Alguns parâmetros imunológicos aumentam, alguns ficam estáveis e outros diminuem. Por exemplo, o sistema imune inato (formado por macrófagos, neutrófilos e outros) normalmente fica inalterado. Mas, há decréscimos no sistema imune adaptativo. Ou seja, observa-se quantidade reduzida dos “anti-corpos” adquiridos durante nossa vida (através de vacinas ou outras…

Leia mais

1 2 3 35
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo