Categoria

Bem Estar

A Dor é Uma Parte Natural do Envelhecimento?

em Fisioterapia por
Sentir Dor é Normal?

Existe uma série de noções controversas sobre o envelhecimento e as queixas de dor.Em estudo realizado pelo periódico norte-americano Journal of Familie Practice, existem alguns mitos relacionados à dor no idoso. Um deles é achar que dor é parte natural do envelhecimento. Ou que a dor piora com o envelhecimento. Enfrentar a dor aumenta a sua tolerância. Apesar de a dor ser uma questão de extrema importância no mundo todo, ainda é pouco acessada e tratada na população. E infelizmente, as crenças que nós, Profissionais da Saúde, e nossos pacientes temos sobre dor no envelhecimento, servem muitas vezes como barreiras…

Leia mais

Terapia Ocupacional: O Que é e Quais os Benefícios para os Idosos

em Terapia Ocupacional por
idoso fazendo terapia ocupacional

A Terapia Ocupacional é o uso de avaliação e intervenção para desenvolver, recuperar ou manter atividades significativas, ou ocupações, de indivíduos, grupos ou comunidades. O trabalho do terapeuta ocupacional com as pessoas mais velhas está centrado inicialmente na identificação de como essas pessoas organizam sua vida cotidiana. Compreender a organização do dia a dia e como cada um consegue realizar as atividades cotidianas é o primeiro passo. Todas as atividades que compõe a vida das pessoas, desde as tarefas da vida diária como escovar os dentes, tomar banho, alimentar-se e vestir-se, até as atividades laborais/ profissionais e de lazer devem…

Leia mais

Como transformar uma sopa em uma refeição completa?

em Nutrição por
Sopa para idosos

As receitas de sopa precisam ser  ricas, completas, rápida e de fácil preparo. Isso não quer dizer que precisam conter carne (bovina, ave, suína  ou peixe) para atingir esse equilíbrio. Pela diversidade de ingredientes e pelas inúmeras possibilidades gastronômicas que oferece, uma refeição ou preparação sem carne, pode ser uma agradável surpresa mesmo para os mais conservadores e os apreciadores da culinária tradicional. Pensando em algumas alterações fisiológicas do envelhecimento, que causam, por exemplo, Hipocloridria ou a menor produção de enzimas digestivas, a substituição da carne é interessante. Principalmente, nas refeições noturnas. Não há razão para cair na monotonia gastronômica…

Leia mais

Ômega-3 E Os Sintomas Motores Da Doença de Parkinson

em Parkinson por
Ômega-3 e DP

Os ácidos graxos poliinsaturados (PUFA, sigla em inglês para – Poly Unsaturated Fatty Acids) são muito importantes para a nossa visão e para a função cerebral. Popularmente, os mais conhecidos são as famílias de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Entre eles, temos os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico (DHA). Estes podem ser sintetizados pelo nosso corpo a partir dos ácidos linoléico e alfa-linolênico, presentes na dieta e também conhecidos como parte da família Ômega-3. Para termos uma melhor dimensão da importância do DHA (da família Ômega-3): ele representa cerca de 8% do peso…

Leia mais

Avaliando Problemas de Memória, Raciocínio ou Comportamento

em Demências e Alzheimer por
memória, raciocínio

Muitas vezes nos preocupamos com familiares e amigos que começam a esquecer coisas simples. Erroneamente, quando se trata de uma pessoa mais velha, associamos tal “sintoma” à idade mais avançada. Mas, na maioria das vezes, ficamos inseguros ou nervosos com a simples possibilidade de uma pessoa próxima e querida estar apresentando, de fato, sintomas de doença neuro-degenerativa, como a Doença de Alzheimer, por exemplo. Então, como saber se as mudanças que notamos em outras pessoas ou em nós mesmos são importantes? Especialmente quando tais mudanças envolvem memória, raciocínio ou comportamento, pode ser difícil saber o que fazer ou dizer. Por…

Leia mais

Ajudando Crianças e Adolescentes a Entenderem o Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
crianças e adolescentes

Quando uma pessoa é diagnosticada com Alzheimer, todos os membros da família são afetados. Incluindo crianças e adolescentes. Se é difícil para os adultos aceitarem e compreenderem a doença, também é para netos, bisnetos ou filhos mais novos. Hoje vamos falar sobre como ajudá-los a entender a doença de Alzheimer. A primeira coisa a fazer é conversar abertamente com as crianças e adolescentes sobre a doença. Entender como a doença vai evoluir e quais são seus principais sintomas pode reduzir a ansiedade. Podemos adaptar o nível de complexidade usado para explicar a doença de Alzheimer de acordo com a idade.…

Leia mais

A Vitamina C É Mais Importante Do Que Você Imagina!

em Nutrição por
Terceira Idade e história da nutrição com Vitamina C.

A Vitamina C é uma molécula bastante conhecida popularmente. Com propriedade altamente anti-oxidante, o Ácido Ascórbico (vitamina C) é uma das vitaminas necessárias à boa saúde que deve ser ingerida diariamente em quantidade suficiente através da alimentação. Entre muitas funções em nosso organismo, ela está diretamente envolvida na produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imunológico. A falta dela pode causar problemas graves de saúde. Entre eles, o considerado mais grave é o Escorbuto. Mas, também se observa sangramento de gengiva, anemia e problemas de cicatrização. Entretanto, há algum tempo, a comunidade científica verificou que a falta…

Leia mais

nVNS: Estimulação do Nervo Vago Para a Doença de Parkinson.

em Parkinson por
nVNS

A nVNS (sigla em inglês) – estimulação não invasiva do nervo vago é uma terapia de neuro-estimulação já estabelecida na literatura médica. Atualmente, é usada com segurança no tratamento da epilepsia, enxaqueca e cefaleia. Consiste em ligar eletrodos no pescoço e, através de um pequeno gerador, enviar estímulos elétricos ao nervo. Ou seja, com um aparelho médico apropriado, damos pequenos choques no pescoço, por onde passa o nervo vago. O nervo vago é o nervo mais extenso de nosso corpo. Se inicia atrás do bulbo raquidiano (estrutura ligada ao cérebro) e desce até o estômago, passando pelo nosso pescoço. Dá…

Leia mais

Resultados de Treino de Resistência (Musculação) para Idosos

em Exercícios Físicos por
treino de resistência para a terceira idade

Para a população ocidental, podemos afirmar que, conforme a idade avança, o nível de atividade física diminui. Ou seja, vamos ficando mais parados à medida em que envelhecemos. Mas, as conseqüências desta desaceleração física podem ser bastante ruins para a nossa saúde. Obesidade e fraqueza muscular estão entre os efeitos adversos deste sedentarismo. Programas de treino de resistência (musculação) podem ajudar. Observa-se que tanto a intensidade como a duração dos exercícios costuma diminuir com o envelhecimento. Como resultado, grande parte dos adultos mais velhos vai sentido progressiva dificuldade em cumprir tarefas diárias. Pequenas coisas como subir um lance de escada…

Leia mais

Deficiências Nutricionais Comuns aos Idosos

em Nutrição por
Deficiências nutricionais na terceira idade

As deficiências nutricionais ocorrem quando uma pessoa ingere menos nutrientes que o necessário para a manutenção de sua saúde. Por isso, estão relacionadas a doenças. Desta maneira, concluímos que é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Quando se trata de adultos mais velhos, algumas deficiências nutricionais são mais importantes pois podem resultar em sintomas mais intensos. Além disso, a recuperação de pessoas mais velhas costuma ser mais lenta. Por isso, vamos alertar sobre as principais deficiências nutricionais para esta população. Proteínas Sabe-se que as pessoas mais velhas devem comer maior quantidade de proteína que adultos mais jovens para manter…

Leia mais

1 2 3 39
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo