Categoria

Bem Estar

Como a Doença de Alzheimer Acontece?

em Demências e Alzheimer por

A Doença de Alzheimer tem início insidioso. Ou seja, é difícil determinar quando a doença começa com exatidão pela natureza de seus sintomas. Essa patologia acomete sobretudo o público idoso. Infelizmente é incurável e se agrava com o tempo. Trata-se de uma doença, cheia de particularidades. A doença de Alzheimer é caracterizada por um acúmulo de placas de proteína amilóide e emaranhados neurofibrilares no cérebro. A amilóide é uma proteína que se acumula no cérebro durante o envelhecimento. Porém, nos portadores de Alzheimer, este acúmulo é muito maior se comparado com pessoas que não desenvolveram a doença. O depósito de…

Leia mais

Você Sabe da Importância do Médico Geriatra?

em Saúde por

Você sabe da importância do médico geriatra? Garantimos que está além do tratamento! A área da Geriatria é uma especialização médica na qual o especialista irá focar nos cuidados com a pessoa idosa. É o médico geriatra quem vai cuidar da qualidade de vida da pessoa idosa e atender pacientes mais jovens que querem programar um envelhecimento ativo. Portanto, abordando também um contexto de debilidades e fragilidades – procura encontrar as causas de determinadas situações clínicas que possam atrapalhar o dia a dia da pessoa. O ideal é fazer o acompanhamento médico com um Geriatra o mais breve possível. Indicado…

Leia mais

A hérnia de disco não é um estado e sim um momento!

em coluna/Saúde por
Imagem de uma coluna vertebral com hérnia de disco

A hérnia de disco não é um estado e sim um momento! Portanto é mais frequente nas regiões lombar e cervical da coluna, pois são essas as áreas que mais são expostas ao movimento e que mais suportam carga. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, localizam-se os discos intervertebrais, que têm o feitio de um anel constituído por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto. Primeiro precisamos saber a coluna vertebral é composta por 33 vértebras e dentro delas há um canal por onde passam a medula…

Leia mais

A Relação Entre Síndrome de Down e Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por

Você sabia que estudos demonstram uma relação entre a Síndrome de Down e a Doença de Alzheimer? Acredita-se que o motivo seja a alteração do número de cromossomos fetais chamada cromossomopatia. Primeiramente devemos explicar que a Síndrome de Down, é uma trissomia, ou seja, existe a presença de três cromossomos, e não dois como é mais comum. E de um tipo específico, o cromossomo 21. Então, o cromossomo 21 codifica a proteína precursora amiloide. A amiloide, por usa vez, é uma proteína que se acumula no cérebro durante o envelhecimento.  Também é responsável pela formação de placas senis. E as…

Leia mais

Memória: É Motivo Para Procurar um Médico?

em Saúde por
Pessoa idosa com perda de memória, preocupada.

A memória é um motivo comum para as pessoas procurarem um médico, especialmente quando falamos de pessoas idosas. Inclusive, muitas vezes são os familiares que notam e relatam a perda de memória. Na medida em que os anos passam, a preocupação com a memória passa a ser mais concreta, porque pode ser um sintoma de mau funcionamento cerebral. Por isso, a principal preocupação para o indivíduo, familiares e médicos é se a perda de memória é o primeiro sinal de algo mais sério, como por exemplo, uma doença neurodegenerativa. Em função disso, adultos mais velhos podem preocupar-se com a sua…

Leia mais

Apneia do Sono, memória e pensamento

em Saúde por
Pessoa idosa com apneia do sono

Pessoas que sofrem de apneia do sono tem maior probabilidade de também ter problemas de memória ou de pensamento, de acordo com um estudo preliminar publicado na Science Daily em março 2024. O presente estudo demonstrou uma associação positiva, mas não determinante se a apneia do sono causa declínio cognitivo. Inclusive, esse estudo será apresentado na 76ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia. Primeiramente, é bom saber que a apneia do sono ocorre quando as pessoas param e reiniciam a respiração repetidamente durante o sono, o que pode diminuir os níveis de oxigênio no sangue. Por isso, os sintomas…

Leia mais

O Perigo dos Alimentos Ultraprocessados

em Saúde por
Alimentos ultraprocessados que estão relacionados ao desenvolvimento de 32 doenças

O estudo de revisão de literatura publicada na revista científica The BMJ, revela uma associação alarmante entre o consumo de produtos ultraprocessados e o desenvolvimento de 32 doenças. Anteriormente, o consumo frequente de ultraprocessados já havia sido associado a inflamações no organismo e a doenças crônicas. Já no estudo atual, chamado “guarda-chuva” – por ser uma análise conjunta de outras revisões já feitas sobre o tema – é considerada um dos níveis mais elevados de evidência científica observacional, somando uma série de pesquisas, além de avaliar não apenas os resultados, mas a qualidade de cada uma. Trata-se de uma investigação…

Leia mais

Estou preocupado com a perda de memória – o que devo saber?

em Demências e Alzheimer/Saúde por
Imagem de uma cabeça se desfazendo representando a memória se esvaindo.

O que devo saber sobre perda de memória? É fácil ficar preocupado com a perda de memória. Isso porque, pode ser um sintoma ou uma característica de uma condição, como por exemplo, a Doença de Alzheimer. Sabemos que esquecimento não é normal da idade e pode acontecer por diversos motivos. Conforme envelhecemos, é natural enfrentarmos mudanças na memória e no raciocínio. Na verdade, não importa a idade, esquecer nomes ou onde deixamos alguma coisa, é normal. Porém é importante saber quando essas mudanças exigem atenção. Quando o esquecimento interfere nas atividades diárias, é preciso procurar ajuda. Por isso a JAMA Network,…

Leia mais

Dicas para Desenvolver ou Manter o Bem-Estar Físico

em Bem Estar/Saúde por
Pessoas idosas Desenvolvendo ou Mantendo o Bem-Estar Físico através de exercícios

Separamos algumas dicas para melhor qualidade de vida, para desenvolver ou manter o bem-estar físico! Pratique exercícios físicos: Mas sempre com orientação de um profissional e com autorização de seu médico. Porque a prática regular de exercício físico gera autonomia e predisposição para realizar melhor as atividades do dia a dia. Ademais, contribui para a melhora do humor e aumento da autoestima. E acima de tudo, previne o desenvolvimento da depressão – que é muito comum nas pessoas idosas. Além de que, auxilia na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose, doenças nas articulações e cardiovasculares. Alimenta-se bem: Primeiramente, diminua…

Leia mais

O Papel da Mulher Cuidadora

em Bem Estar por
Mulher que pode ser filha, cuidando de mãe

Você sabia que a maioria esmagadora de cuidadores são mulheres? O papel da mulher cuidadora, está além de seu papel como familiar. Ao receber o diagnóstico de uma doença que necessita de cuidados, a família na maior parte das vezes, demora algum tempo para aceitar esta nova realidade. Por diversos motivos, sejam emocionais ou financeiros, percebe-se que a família assume o papel de cuidar. Porém, geralmente apenas um membro da família é denominado cuidador. Essa nova função de cuidar é assumida quase que naturalmente, pois o cuidador entende que é a única coisa a se fazer. A partir desse momento,…

Leia mais

1 2 3 44
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo