Categoria

Bem Estar

Atitudes que ajudam a Envelhecer melhor.

em Saúde por
envelhecer com saúde

O que significa envelhecer? Para alguns, envelhecer significa um grande privilégio e uma grande oportunidade. Porém, esse processo não é algo simples e gratuito. Quanto mais vivemos, mais entendemos o nosso papel na nossa rotina e na construção do nosso envelhecimento. Para entendermos melhor o processo do envelhecimento, precisamos entender o que significa o metabolismo. Metabolismo é um conjunto de ações físicas e químicas  que acontecem  no nosso organismo. Está diretamente relacionado aos processos que nosso corpo responde aos estímulos diversos. Há muitas ações nesses processos metabólicos que são de desgastes e de reparações celulares. Com base nisso, para viver…

Leia mais

Teste do Desenho do Relógio no diagnóstico de Alzheimer

em Cabeça por
Idoso faz desenho do relógio

O teste do Desenho do Relógio (TDR) pode funcionar como um “teste de triagem” para o início de uma investigação sobre doença neuro-degenerativa. Atualmente, este teste é o segundo mais utilizado para o rastreio de demências. Surgiu em 1953 mas até 1986 foi usado principalmente para a verificação de distúrbios ligados às funções da região parietal do cérebro (percepção de sensações como o tato, a dor e o calor, entre outras). O diagnóstico de uma doença demencial é complexo. De maneira geral, são feitas avaliações neuro-psicológicas diversas, associadas a exames clínicos, laboratoriais e de imagem. São várias as possibilidades de…

Leia mais

Atitudes Prudentes para a fase inicial da Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Segurança por
Atitudes Prudentes da família com Alzheimer

As famílias com um membro portador de DA devem tomar  algumas atitudes prudentes em relação à vida cotidiana do idoso com DA. Temos vários textos publicados sobre a Doença de Alzheimer e seus sintomas. E alguns outros, publicados sobre segurança do idoso, seja ele mentalmente saudável ou não. Falamos de segurança principalmente para evitar acidentes. Sabe-se que uma queda dentro de casa pode ter conseqüências graves e até levar a óbito. Hoje, vamos abordar algumas questões mais práticas e relevantes, não diretamente relacionadas à saúde. Mas que requerem atitudes prudentes o mais rápido possível. Normalmente, na fase inicial da doença,…

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Digestório: Pâncreas.

em Nutrição/Saúde por
Pâncreas de idoso

Continuando nossa série de textos sobre o envelhecimento do Sistema Digestório, hoje vamos abordar o Pâncreas. Pâncreas, Vesícula Biliar e Fígado são considerados órgãos “acessórios” ao Aparelho Digestivo. O bolo alimentar não passa efetivamente por dentro deles (como acontece na boca, esôfago, estômago e intestinos).  São glândulas vitais responsáveis pelo bom funcionamento do processo de digestão. O Pâncreas produz hormônios importantes como a Insulina e o Glucagon, que regulam a utilização de açúcares pelo nosso organismo. O Diabetes é conseqüência do mau funcionamento deste órgão na produção de Insulina. Também é responsável por produzir um suco digestivo rico em enzimas…

Leia mais

Multi medicação em casa – organizando a Poli Farmácia.

em Terapia Ocupacional por
Idoso deve organizar a poli farmácia

O idoso toma, em média, cinco remédios prescritos por dia. Sem contar aqueles que são tomados sem receitas médicas como laxantes, analgésicos, etc. A variedade dos remédios que os idosos tomam é conhecida como poli farmácia. A continuidade do tratamento de Doenças crônicas, como Hipertensão Arterial, Diabetes, Parkinson, Demência de Alzheimer, entre outras é  vital para diminuir as consequências e os sintomas dessas doenças e otimizar a qualidade de vida dos adultos mais velhos. Todos os remédios da poli farmácia não podem faltar. Deverão ser usados de forma contínua, conforme recomendação médica. Por isso, é importante o planejamento de compra e controle de…

Leia mais

A relação entre Atenção e probabilidade de desenvolver DA.

em Cabeça por
Dificuldade de atenção e Alzheimer

Atenção, Concentração, Motivação e Emoção são fatores determinantes para a memorização. Hoje, abordaremos a Atenção. Atenção é um domínio cognitivo multidimensional. É fundamental para o processo de memorização, aprendizado e outros aspectos cognitivos. É o primeiro passo do processo de memorização. Ou seja, quando os sentidos entram em ação para enviar ao cérebro as informações a serem memorizadas. Por meio da atenção é possível processar informações e pensamentos importantes ao mesmo tempo em que se ignora outras informações irrelevantes ou dispersivas para o momento. Também pode ser descrita como a habilidade de detectar mudanças no meio externo e mostrar interesse…

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Digestório: Esôfago.

em Nutrição/Saúde por
Esôfago do idoso

Sabemos que o envelhecimento implica em várias alterações fisiológicas em nosso organismo. Mas a ciência ainda não conseguiu determinar os limites entre o envelhecimento “normal” e o patológico. Algumas diferenças já foram identificadas no cérebro, na boca e dentes, etc. Hoje, vamos abordar o envelhecimento do Sistema Digestivo ou Digestório que é composto por uma série de órgãos associados cuja função é processar os alimentos, por meios mecânicos e químicos. Fazem parte do sistema: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino (delgado e grosso), reto e ânus. Fígado, pâncreas e visícula biliar são considerados órgãos acessórios no processo digestivo. Mas isso não os…

Leia mais

Diabetes em Idosos e suas principais complicações.

em Geral por
Idoso com diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença muito prevalente entre os adultos. Juntamente com distúrbios cognitivos, é a doença mais comum em adultos com mais de 60 anos. Assim como a hipertensão (já abordada em outros textos neste site), se não adequadamente controlada, resulta em importantes sequelas a médio e longo prazo. Estas sequelas trazem importantes impactos na qualidade de vida. Tais complicações são predominantes em idosos que foram diabéticos na vida adulta e não tiveram adequado controle. As complicações mais comuns do diabetes podem ser divididas em dois grandes grupos: Macrovasculares – o paciente diabético é mais propenso a complicações cardiovasculares…

Leia mais

Psicoses do Envelhecimento: Esquizofrenia de Início Tardio e Parafrenia Tardia

em Cabeça por
idoso com esquizofrenia

Há 2 quadros de Psicose Tardia que se iniciam no envelhecimento: Esquizofrenia de Início Tardio e Parafrenia Tardia. Diferentemente da demência, as psicoses provocam mudança de personalidade, delírios e alucinações no início do quadro. E esses sintomas são persistentes. Demências estão associadas a problemas cognitivos e desvios de comportamento. A Esquizofrenia de Início Tardio refere-se a um quadro que pode aparecer após os 50 anos de idade, em ambos os sexos e com características paranoides. O portador deste quadro pode apresentar declínio cognitivo leve (que não afeta a atividade de vida diária), alterações de humor (geralmente sintomas depressivos) e comprometimento de…

Leia mais

Idoso tem Asma? As diferenças da Asma Brônquica e Cardíaca.

em Geral por
Idoso com asma bronquica

Fazer o diagóstico de Asma Brônquica em pessoas idosas é muito difícil. A Asma Brônquica Extrínseca ou Atópica é uma doença hereditária que pode se manifestar dos 9 meses de idade até a adolescência. Normalmente, entra em remissão (ou seja, em pausa) por volta dos 10 anos de idade. Assim, a pessoa com Asma pode ficar sem crises pelo resto da vida, ou por períodos muito longos de 10, 20, 30 anos. Quando uma pessoa mais velha passa a ter crises de asma (broncoespasmo) caracterizada por chiado no peito, falta de ar e tosse é necessário investigar o histórico da…

Leia mais

1 2 3 24
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo