Categoria

Bem Estar

Avaliando Problemas de Memória, Raciocínio ou Comportamento

em Demências e Alzheimer por
memória, raciocínio

Muitas vezes nos preocupamos com familiares e amigos que começam a esquecer coisas simples. Erroneamente, quando se trata de uma pessoa mais velha, associamos tal “sintoma” à idade mais avançada. Mas, na maioria das vezes, ficamos inseguros ou nervosos com a simples possibilidade de uma pessoa próxima e querida estar apresentando, de fato, sintomas de doença neuro-degenerativa, como a Doença de Alzheimer, por exemplo. Então, como saber se as mudanças que notamos em outras pessoas ou em nós mesmos são importantes? Especialmente quando tais mudanças envolvem memória, raciocínio ou comportamento, pode ser difícil saber o que fazer ou dizer. Por…

Leia mais

Ajudando Crianças e Adolescentes a Entenderem o Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
crianças e adolescentes

Quando uma pessoa é diagnosticada com Alzheimer, todos os membros da família são afetados. Incluindo crianças e adolescentes. Se é difícil para os adultos aceitarem e compreenderem a doença, também é para netos, bisnetos ou filhos mais novos. Hoje vamos falar sobre como ajudá-los a entender a doença de Alzheimer. A primeira coisa a fazer é conversar abertamente com as crianças e adolescentes sobre a doença. Entender como a doença vai evoluir e quais são seus principais sintomas pode reduzir a ansiedade. Podemos adaptar o nível de complexidade usado para explicar a doença de Alzheimer de acordo com a idade.…

Leia mais

A Vitamina C É Mais Importante Do Que Você Imagina!

em Nutrição por
Terceira Idade e história da nutrição com Vitamina C.

A Vitamina C é uma molécula bastante conhecida popularmente. Com propriedade altamente anti-oxidante, o Ácido Ascórbico (vitamina C) é uma das vitaminas necessárias à boa saúde que deve ser ingerida diariamente em quantidade suficiente através da alimentação. Entre muitas funções em nosso organismo, ela está diretamente envolvida na produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imunológico. A falta dela pode causar problemas graves de saúde. Entre eles, o considerado mais grave é o Escorbuto. Mas, também se observa sangramento de gengiva, anemia e problemas de cicatrização. Entretanto, há algum tempo, a comunidade científica verificou que a falta…

Leia mais

nVNS: Estimulação do Nervo Vago Para a Doença de Parkinson.

em Parkinson por
nVNS

A nVNS (sigla em inglês) – estimulação não invasiva do nervo vago é uma terapia de neuro-estimulação já estabelecida na literatura médica. Atualmente, é usada com segurança no tratamento da epilepsia, enxaqueca e cefaleia. Consiste em ligar eletrodos no pescoço e, através de um pequeno gerador, enviar estímulos elétricos ao nervo. Ou seja, com um aparelho médico apropriado, damos pequenos choques no pescoço, por onde passa o nervo vago. O nervo vago é o nervo mais extenso de nosso corpo. Se inicia atrás do bulbo raquidiano (estrutura ligada ao cérebro) e desce até o estômago, passando pelo nosso pescoço. Dá…

Leia mais

Resultados de Treino de Resistência (Musculação) para Idosos

em Exercícios Físicos por
treino de resistência para a terceira idade

Para a população ocidental, podemos afirmar que, conforme a idade avança, o nível de atividade física diminui. Ou seja, vamos ficando mais parados à medida em que envelhecemos. Mas, as conseqüências desta desaceleração física podem ser bastante ruins para a nossa saúde. Obesidade e fraqueza muscular estão entre os efeitos adversos deste sedentarismo. Programas de treino de resistência (musculação) podem ajudar. Observa-se que tanto a intensidade como a duração dos exercícios costuma diminuir com o envelhecimento. Como resultado, grande parte dos adultos mais velhos vai sentido progressiva dificuldade em cumprir tarefas diárias. Pequenas coisas como subir um lance de escada…

Leia mais

Deficiências Nutricionais Comuns aos Idosos

em Nutrição por
Deficiências nutricionais na terceira idade

As deficiências nutricionais ocorrem quando uma pessoa ingere menos nutrientes que o necessário para a manutenção de sua saúde. Por isso, estão relacionadas a doenças. Desta maneira, concluímos que é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Quando se trata de adultos mais velhos, algumas deficiências nutricionais são mais importantes pois podem resultar em sintomas mais intensos. Além disso, a recuperação de pessoas mais velhas costuma ser mais lenta. Por isso, vamos alertar sobre as principais deficiências nutricionais para esta população. Proteínas Sabe-se que as pessoas mais velhas devem comer maior quantidade de proteína que adultos mais jovens para manter…

Leia mais

Atualização Sobre COVID-19: A Prevenção É Muito Importante.

em Saúde por
Coronavírus e Covid-19

Já é de conhecimento geral a Pandemia de COVID-19, há mais de 1 ano. É causada pelo surgimento de um novo tipo de coronavírus denominado SARS-CoV-2. Durante todo esse período, de dezembro de 2019 até hoje, já surgiram muitas tentativas de tratamento. Mas, nenhuma teve sucesso. Considerando o número de mortes globalmente, por idade, uma entidade internacional reconhecida calculou que a probabilidade de uma pessoa com mais de 80 anos morrer quando infectado por SARS-CoV-2 é de 14,8%. Na faixa etária de 70 a 79 anos , 8% e 60 a 69 anos, 3,6%. Enquanto a faixa etária até 49…

Leia mais

Os Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência

em Demências e Alzheimer por
25% adicional para a terceira idade com sintomas psicológicos

Os Sintomas da Demência são traduzidos em alterações psicológicas e de comportamento. Assim, o meio médico se refere recorrentemente às siglas SPCD (ou BPSD em inglês) quando avaliam os Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência. Tais sintomas são as reações psicológicas e comportamentais vivenciadas por indivíduos portadores de demência. Apatia, depressão, agitação, ansiedade, insônia, agressividade, comportamentos motores aberrantes e delírios são alguns exemplos. A grande maioria dos portadores de demência, alguns autores citam 80%, manifestará algum SPCD e isso não necessariamente está relacionado à gravidade da doença. No entanto, quanto mais importantes e frequentes são os Sintomas Psicológicos e Comportamentais…

Leia mais

Vegetais ricos em Glicosinolatos ajudam a prevenir o Câncer

em Nutrição por
Idoso precisa comer brócolis com Glicosinotaltos

O grupo das brássicas ou vegetais crucíferos é rico em Glicosinolatos, conhecidos Como compostos Bioativos Protetores. Este grupo de Super Vegetais inclui brócolis, couve manteiga, couve de Bruxelas, repolho, couve flor, mostarda, rúcula, nabo, rabanete agrião, colza e canola. Os Glicosinolatos são um grupo de metabólitos secundários sulfurados responsáveis pelo aroma e sabor destes vegetais. Tem se relacionado que o seu odor forte e sabor resultam em uma defesa contra herbívoros e microorganismos. São importantes na prevenção do Câncer. Estudos epidemiológicos sugerem que o consumo de brássicas está inversamente associado ao risco de diversos tipos de câncer, especialmente câncer de…

Leia mais

Poucas Horas de Sono Podem Aumentar o Risco de Demência.

em Demências e Alzheimer por
horas de sono

Um estudo longitudinal, publicado em outubro de 2020, associa as horas de sono com a incidência de demência. A análise de dados sobre a duração do sono de quase 8.000 participantes e um longo acompanhamento para demência sugere que a curta duração do sono na meia-idade está associada ao aumento do risco de demência incidente. Sabe-se que mudanças nos padrões de sono são comuns em pessoas com doença de Alzheimer e outras doenças neuro-degenerativas. Acredita-se que essas mudanças resultem da desregulação do ciclo vigília-sono devido a processos fisiopatológicos na demência. Particularmente aqueles que afetam o hipotálamo e o tronco cerebral.…

Leia mais

1 2 3 39
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo