Categoria

Bem Estar

Imunossenescência – Envelhecimento do Sistema Imunológico

em Saúde por
imunossenescência e a terceira idade

Já sabemos que o Envelhecimento afeta nosso corpo de maneira qualitativa e quantitativa. Diversas alterações fisiológicas acontecem. E o sistema imunológico não é uma exceção a esta regra. Assim, chamamos de Imunossenescência as alterações imunológicas observadas durante o Envelhecimento. A Imunossenescência é marcada por uma “remodelação” do sistema imune durante o Envelhecimento. Alguns parâmetros imunológicos aumentam, alguns ficam estáveis e outros diminuem. Por exemplo, o sistema imune inato (formado por macrófagos, neutrófilos e outros) normalmente fica inalterado. Mas, há decréscimos no sistema imune adaptativo. Ou seja, observa-se quantidade reduzida dos “anti-corpos” adquiridos durante nossa vida (através de vacinas ou outras…

Leia mais

Alterações da Composição Corporal no Envelhecimento

em Saúde por
variação da composição corporal na terceira idade

A composição corporal sofre mudanças significativas na velhice. Acontece uma variação negativa na massa livre de gordura (MLG) e variação positiva na massa gorda (MG). Ou seja, perde-se massa muscular e se ganha gordura. As alterações fisiológicas na MLG referem-se principalmente à redução da massa muscular (MM) combinada com a diminuição da massa óssea (MO) e com a diminuição da água corporal. Assim, a nossa composição corporal durante o envelhecimento tente a resultar em menor força física. Entenda quando este declínio de massa magra é preocupante. Mas, a distribuição do tecido adiposo (massa gorda MG) também sofre alterações. A massa gorda…

Leia mais

Cuidados Antes de Iniciar Terapia com Jogos Virtuais

em Fisioterapia por
Jogos virtuais para a terceira idade

Continuando a desenvolver o tema de realidade virtual aplicada à Gerontologia, é importante destacar que existem dois tipos de jogos virtuais que podem ser utilizados como forma terapêutica. Os comerciais, que estão disponíveis no mercado. Ou os desenvolvidos, criados especificamente com demandas motoras e cognitivas específicas de acordo com a necessidade do indivíduo. Estes tipos de jogos virtuais possuem vantagens e desvantagens. Por exemplo: os jogos comerciais são de fácil acesso e baixo custo. Porém, as demandas cognitivas e motoras são generalizadas. Isto é, não são focadas em uma população específica. No entanto, para a população idosa, necessitamos de demandas especificas,…

Leia mais

Entendendo Como Cuidar de Um Familiar

em Saúde por
Como cuidar da terceira idade

Receber um diagnóstico de doença neuro-degenerativa não é fácil. É um momento bastante difícil para o paciente e para toda a família. Mas, passado o primeiro impacto, é preciso entender como cuidar deste familiar doente. O primeiro passo é aceitar que ainda não há cura para doenças deste tipo (como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, etc). Em seguida, é necessário entender um pouco mais sobre a evolução da doença e como prolongar a qualidade de vida deste familiar. Como cuidar inclui como atender as necessidades básicas de sobrevivência de modo que o paciente seja o mais independente possível. Isto é, garantir…

Leia mais

Os Reais Benefícios do Mel com Limão

em Nutrição por
Mel com limão na terceira idade

Mel com Limão faz parte da vida do brasileiro. Principalmente, quando se trata de curar uma gripe forte ou tosse. Mas será que realmente funciona? Pelo mundo, há alegações de que esta “bebida” pode ajudar a derreter a gordura, limpar a acne e “liberar” as toxinas do corpo. Sabe-se que tanto o mel quanto os limões têm muitos benefícios para a saúde. Logo, acredita-se que a combinação de mel com limão é benéfica para a saúde também. O mel é um líquido espesso e doce produzido por abelhas e outros insetos semelhantes. Embora o tipo produzido pelas abelhas seja o…

Leia mais

A Saúde do Sistema Muscular Esquelético

em Saúde por
sistema muscular na terceira idade

Idosos sadios, após a 7ª década de vida, apresentam importante processo degenerativo na musculatura, mesmo quando mantem atividade física. Ou seja, a partir dos 70 anos, o sistema muscular começa a regredir. Nos casos de Síndrome da Imobilidade, esse processo é mais intenso e acelerado. Mas vale ressaltar que, na imobilidade, ocorre perda mais acentuada de massa muscular na coxa do que nos membros superiores. Desta maneira, fica ainda mais difícil voltar a caminhar. A redução da quantidade de músculos esqueléticos em nosso corpo é conhecida como Sarcopenia (sarc = carne; penia = perda). Este comprometimento da saúde do sistema…

Leia mais

A Realidade Virtual Como Forma Terapêutica

em Fisioterapia por
Realidade virtual e terceira idade

A realidade virtual (RV) é definida como simulações interativas criadas em computador e disponibilizadas ao usuário em tempo real. É um meio de imersão e interação que possibilita a criação de um cenário enriquecedor e individualizado. Assim, favorece a prática de princípios relacionados à aprendizagem motora e a plasticidade neural. Com isso, o feedback sensorial obtido durante as experiências no universo virtual, permite aos seus usuários sensações como se estivessem em ambiente real. Antigamente, essa técnica era considerada de alto custo, viável apenas para grandes empresas e organizações. Mas hoje, a realidade virtual é utilizada nas mais diversas áreas, como:…

Leia mais

O Bem-Estar do Cuidador Familiar – Conceito Objetivo

em Saúde por
bem-estar na terceira idade

Nossa capacidade de ser feliz depende do bem-estar simultâneo do cérebro e do corpo. Porém, muitas vezes, quando se cuida de um familiar com doença neuro-degenerativa, o bem-estar pode ficar comprometido. Por isso, é importante entender um pouco sobre como “se forma” esta sensação tão importante. A primeira coisa a saber é que o bem-estar depende do cérebro. Ou seja, mesmo quando o nosso corpo está bem, precisamos estar mentalmente dispostos para atingirmos um estado de bem-estar. Se uma pessoa estiver angustiada, triste ou preocupada, este estado mental positivo não será possível. O corpo também precisa estar saudável. Mas, o cérebro…

Leia mais

Alimentos para Melhorar a Circulação Sangüínea

em Nutrição por
para melhorar a circulação sangüínea na terceira idade

À  medida que envelhecemos, aumentam os riscos de desenvolver algum problema circulatório. Contudo, nosso estilo de vida também pode influenciar para melhorar ou piorar a circulação sangüínea. Os fatores de risco mais relacionados a problemas de coração e circulação são: obesidade, tabagismo, diabetes, etc. Por isso, para evitar a Doença Vascular Periférica e outros problemas de Circulação Sangüínea, podemos investir em nossa alimentação. Existem evidências científicas de que alguns alimentos, quando ingeridos regularmente como parte de nossa diesta, podem ajudar a melhorar a circulação sangüínea. Mas, atenção: não devemos abandonar nenhum tratamento farmacológico sem indicação médica. Ingerir Pimenta Caiena pode…

Leia mais

Síndrome da Imobilidade: um problema grave

em Saúde por
Síndrome da Imobilidade na terceira idade

Pode-se afirmar que o Corpo Humano é projetado para o movimento. Pois 40% de nosso organismo é formado por músculos esqueléticos, que impulsionam o movimento do esqueleto. Dito isso, podemos concluir que a incapacidade de movimento é um problema de saúde. Então, vamos falar da Síndrome da Imobilidade. Somos dependentes da atividade física para a manutenção do sistema de músculos esqueléticos e melhor função dos órgãos internos. Porém, as complicações da imobilização nem sempre foram reconhecidas como causa de disfunções. Apenas há alguns anos, a atenção dos profissionais da saúde está voltada aos malefícios do repouso prolongado. A Síndrome da…

Leia mais

1 2 3 35
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo