Categoria

Bem Estar

Cuidados Para Cuidadores em Tempos de Pandemia

em Geral por
Cuidados durante a pandemia

Como sabemos, os idosos são o grupo de pessoas mais gravemente afetados pela Pandemia de COVID-19. Mas, infelizmente, muitos deles são pessoas dependentes e frágeis, que precisam de cuidados 24 horas por dia. Portanto, consideramos bastante relevante reforçar alguns conceitos de higiene na hora de cuidar de um idoso frente a esta Pandemia que nos atinge. As principais armas contra o contágio pelo novo Coronavírus são o isolamento social, seguido de reforço na higiene pessoal e limpeza da casa. Assim, vamos reforçar algumas ações a serem tomadas por todos os cuidadores. Levar uma muda de roupa e sapatos. Especialmente para…

Leia mais

3 Mitos e Verdades Sobre a Pandemia de Covid-19

em Saúde por
Fake news sobre Covid-19

Com muita tristeza, temos recebido muitas fake news (notícias faltas) em relação à Pandemia de Covid-19. Por isso, achamos importante esclarecer algumas dúvidas aqui. 1. Água quente mata o Coronavírus – Mentira! Recebemos alguns vídeos que sugerem que beber água quente ou chás pode eliminar o vírus do organismo humano. Isso é mentira. Embora alguns chás combatam determinadas doenças pelos princípios ativos extraídos das ervas, não eliminam vírus. Outros, contribuem para a melhora do sistema imunológico. Além disso, muitas vezes, aumentam a sensação de bem-estar. Mas, nenhum inativa o Coronavírus dentro de nosso organismo. 2. Vinagre substitui água e sabão…

Leia mais

Coronavírus: Porque Devemos Ter Mais Atenção Com Idosos

em Saúde por
Coronavírus

Já é de conhecimento geral o surgimento de uma doença (COVID-19) causada pelo surgimento de um novo tipo de coronavírus denominado SARS-CoV-2. Profissionais que lidam com pacientes idosos devem ter especial atenção nesse cenário. Pois, os pacientes mais velhos, bem como aqueles portadores de doenças crônicas, são o grupo de risco.  Em 15/03/2020, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) publicou posicionamento sobre o assunto, tratado neste texto e no seguinte a ser publicado. A manifestação clínica dessa doença causada pelo coronavírus pode ser semelhante a uma Infecção de Via Aérea Superior (IVAS) comum. Porém, como já dito, em…

Leia mais

O Diagnóstico da Doença de Parkinson vs Síndrome Parkinsoniana

em Parkinson por
Idoso com bradicinesia tem mais risco de queda e Síndrome Parkinsoniana

Já escrevemos sobre os diagnósticos diferenciais mais comuns dos tremores. Lembrando que tremor não é sinônimo de Doença de Parkinson. Além disso, ao conjunto de sinais e sintomas caracterizado por tremores, lentificação de movimentos, rigidez e instabilidade postural, damos o nome de Síndrome Parkinsoniana, que também não é sinônimo de Doença de Parkinson. A Doença de Parkinson, ou Doença de Parkinson Idiopática (DPI), uma das causas de Síndrome Parkinsoniana, possui 02 formas clínicas principais: Caracterizada pelos tremores e Rígido-acinética, podendo ter ausência de tremor. A forma do tremor é responsável por cerca de 80% dos casos de DPI. É a…

Leia mais

A Relação Entre Perda Auditiva e Síndromes Demenciais

em Saúde por
Perda auditiva

A Perda Auditiva (PA) e deterioração cognitiva são duas entidades distintas relacionadas à idade. Porém, em ambos os casos, há alterações consideradas normais no processo de envelhecimento. Mas, também, alterações consideradas patológicas. Muitos estudos mostram que há uma relação entre a Perda Auditiva e uma maior incidência de Síndromes Demenciais (SD), entre elas a Doença de Alzheimer (DA). Isso acontece tanto nos casos relacionados à idade quanto aos patológicos. E esse risco aumenta com o aumento da gravidade da Perda Auditiva. Além disso, estudos apontam que aqueles pacientes já diagnosticados com alguma Síndrome Demencial experimentam um declínio cognitivo mais acelerado.…

Leia mais

O Que Significa Envelhecimento Ativo e Saudável?

em Saúde por
Envelhecimento Ativo e Saudável

“O Envelhecimento Ativo e Saudável é o processo de otimizar as oportunidades de saúde, participação e segurança, a fim de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Aplica-se a indivíduos e grupos populacionais “ European Commission: Strategic Imple- mentation Plan of the European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing. The Operation Plan (Brussels: European Commission, 2011) Entendemos que Saúde refere-se ao bem-estar físico, mental e social, conforme definição da OMS (Organização Mundial da Saúde). ‘Ativo’ refere-se a ‘participação contínua em assuntos sociais, econômicos, culturais, espirituais e cívicos, bem como a capacidade de ser fisicamente ativo ou de participar…

Leia mais

Sentimentos do Cuidador Familiar – A Culpa.

em Saúde por
Terceira idade e capacidade de comunicação sem culpa

Em 2018, o Brasil já tinha mais de 30.2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. A cada ano, a população fica mais idosa. Como consequência desse processo de envelhecimento, as famílias se deparam cada vez mais com a realidade da necessidade de cuidados de um membro mais velho. Que, muitas vezes, por diversos motivos, acaba se tornando uma pessoa dependente. Por diversos fatores, sejam eles, emocionais ou financeiros, percebe-se que a família assume esse papel de cuidar. Mas, geralmente apenas um membro é denominado cuidador. Essa nova função, de cuidador familiar, é assumida quase naturalmente, pois o cuidador…

Leia mais

A Fisioterapia Gerontológica e a Saúde Mental do Idoso

em Fisioterapia por
Fisioterapia Gerontológica

Muitas vezes se ouve falar que o profissional da fisioterapia é responsável apenas em cuidar da parte física do corpo. Como tratamentos para: doenças ortopédicas, neurológicas e respiratórias. Porém, nos últimos tempos, tem ficado cada vez mais evidente o reflexo da  saúde mental no corpo do ser humano, principalmente em indivíduos idosos, que são pessoas que carregam uma história de vida extensa.  Assim, tanto a Fisioterapia Gerontológica quanto outras áreas de saúde especializadas no tratamento do idoso, são importantes. Estudos apontam que muitas das dores físicas são provenientes de problemas psíquicos. E que se não houver resolução das mesmas não conseguiremos…

Leia mais

O Paradoxo da Obesidade na Terceira Idade.

em Saúde por
O Paradoxo da Obesidade

Já é bem documentada na literatura médica a relação entre obesidade e aumento de risco de doenças cardiovasculares. Bem como aumento de mortalidade em geral. Porém, estudando a população de mais idade, percebe-se o contrário. Através de estudos observacionais, vê-se que idosos classificados em sobrepeso ou obesidade possuem menor risco de mortalidade em geral e cardiovascular. É o chamado Paradoxo da Obesidade. Mas, porque isso acontece? Começamos entendendo o que é o IMC. O índice de Massa Corporal (IMC) leva em conta peso e estatura e é o valor usado para definição de sobrepeso e obesidade. Ocorre que o IMC…

Leia mais

É normal sentir Dor? – Conceito de Dor Total

em Saúde por
dor total

Dor é uma experiência angustiante associada à lesão tecidual atual ou potencial com componentes sensoriais, emocionais, cognitivos e sociais. Essa definição de dor nos mostra características importantíssimas que devem ser avaliadas no paciente com dor. A dor é uma experiencia pessoal, subjetiva. O mesmo estímulo pode ser interpretado de diferentes formas por diferentes pessoas. Indivíduos, com diferentes biografias, apresentam diferentes limiares para dor. E isso se dá justamente por tais “componentes sensoriais, emocionais, cognitivos e sociais”. Esses componentes são os responsáveis pelo o que chamamos de Dor Total. Ou seja, apesar de os fatores físicos que levam uma pessoa a…

Leia mais

1 2 3 39
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo