Uma pergunta que sempre fazemos é: “ vale, MESMO, a pena investir/ poupar na terceira idade” ???
E a resposta, atualmente, é que não há momento certo para começar a aplicar o seu dinheiro. Ainda que pouco, esse pouco será seu “respiro” num momento de aperto ou de uma viagem, por exemplo. Comece reservando uma pequena quantidade por mês. Poupar R$ 1,00 por dia já é um começo.
O investimento mais conhecido, entre os idosos, é a poupança (45,6%). Os homens são os maiores poupadores nas classes A/B, entre 60 e 70 anos de idade. Por essa razão, atualmente, temos visto que o risco de pobreza é alto entre as mulheres idosas. Mesmo aquelas bem sucedidas em suas carreiras chegam pobres na velhice. Isso porque gastaram muito ou tudo e se esqueceram da velhice, não reservando nada para quando se aposentassem. Os gastos femininos são para a família (filhos, marido, pais, etc). A educação financeira bate nessa tecla, pois: a partir de uma situação financeira estável, a mulher terá calma e condições de ajudar a família, lembrando que em situação inversa, o mesmo corre o grande risco de não acontecer.
Além da poupança, contamos com vários outros modos de investir/poupar, tais como:
- Previdência Privada;
- Fundos de investimento (fundos de renda fixa, fundo de ações, etc;
- Dólar;
- CDB;
- Bolsa de Valores;
- LCI;
- Tesouro Direto.
Difícil decisão, não? Escolher qual investimento fazer. Na terceira idade, principalmente, a escolha leva em conta: segurança/baixa probabilidade de perdas; flexibilidade de uso do dinheiro quando for preciso; familiaridade/mais conhecimento; indicação de conhecidos/familiares. Sugere-se, primeiramente, consultar seu gerente do Banco. Ele tem seu perfil financeiro e muito pode ajudar na escolha.
Finalmente, elencamos os principais motivos para investir/poupar em qualquer idade:
– imprevistos como doença ou morte.
– garantir um futuro melhor para a família.
– viagens.
– realizar algum sonho de consumo.
– compra de casa.
– compra de móveis/eletrodomésticos.
Diz o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignolli: “ a posse de uma reserva financeira é a garantia de que a pessoa terá meios de lidar com imprevistos adversos e cuidar bem da saúde, a fim de manter-se ativo e feliz, e livre do descontrole financeiro.”
Por tudo isso: VALE MUITO E PENA INVESTIR/POUPAR.
SEMPRE.
Restou alguma dúvida?
Escreva-nos.