Categoria

Quotidiano

Prova de Vida INSS – o que é e como proceder

em Quotidiano por
Prova de vida para idoso

A prova de vida junto ao INSS foi instituída, logicamente, para evitar fraudes no recebimento do benefício. Também é usada para controle do número de beneficiados pelo sistema da Previdência Social. Evitar, por exemplo, que uma pessoa continuasse a receber o benefício de pessoa falecida. Todos aqueles beneficiados pela Previdência Social devem se cadastrar e cadastrar nova senha (ou permanecer a antiga)  todos os anos, sob pena de ver seu benefício suspenso. Veja abaixo como funciona e os documentos necessários. Como a prova de vida é um método utilizado para evitar fraudes, é necessário que o beneficiado se dirija pessoalmente…

Leia mais

Para entender a pesquisa de prevenção do Alzheimer.

em Quotidiano/Saúde por
Pesquisa de prevenção

Algumas afirmações relativas a pesquisa podem ser confusas para a maior parte das pessoas: Estudos indicam que … mas não existe comprovação científica. A explicação científica é … mas não existem estudo comprovando a eficácia. Como no artigo “Fatores de Risco para a Doença de Alzheimer”, no qual vemos que a ciência ainda não sabe as causas nem encontrou a cura da doença, mas já conseguiu provar que alguns comportamentos conseguem reduzir o risco de uma pessoa desenvolver a DA. Vamos tentar explicar melhor os termos da pesquisa científica. Através de exemplos, vamos esclarecer algumas informações que precisamos ter em…

Leia mais

Isenção do Rodízio de Veículos na cidade de São Paulo

em Quotidiano por
Idosos com deficiências podem pedir isenção do rodízio.

O rodízio municipal de veículos é uma restrição à circulação de veículos automotores na cidade de São Paulo. Foi estabelecido pela Lei Municipal número 12.490, de 03 de outubro de 1997 e regulamentada pelo Decreto número 37.085 e suas alterações. Houve implantação, de forma experimental a partir de 1996 e sua finalidade era diminuir a carga de poluentes. Entretanto, verificou-se , junto à melhoria do ar e por consequência, a melhora da fluidez do tráfego. Nessa esteira, desde 30 de junho de 2008, a Prefeitura de São Paulo estendeu o rodízio para a circulação dos caminhões dentro do Centro Expandido.…

Leia mais

Mudança na idade de Liberação de saque PIS e PASEP

em Quotidiano por
Liberação de PIS e PASEP para idosos mais jovens.

PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são impostos criados em 1970. O objetivo era financiar o pagamento de seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. O trabalhador só pode sacar este dinheiro em algumas ocasiões, dentre elas, o fato de ter chegado a uma certa idade. Através da Medida Provisória número 797, de 23 de agosto de 2017, o Governo Federal anunciou a liberação de R$15,9 bilhões destinados a idosos. São recursos do PIS/ PASEP para homens com mais de 65 anos e…

Leia mais

É importante manter a Carteira de Identidade atualizada.

em Quotidiano por
idoso renovando carteira de identidade

A Carteira de Identidade é emitida pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados e é válida em todo o território Nacional. O R.G., como tambem é conhecido, é um dos principais documentos de identificação no Brasil. O Estado de São Paulo conta com o Poupatempo, onde o usuário pode utilizar inúmeros serviços. Entre eles, a emissão do R.G.. As estatísticas dos postos do Poupatempo, em 2015, apontaram que 117 pessoas com mais de 100 anos tiraram a segunda via da Carteira de Identidade (R.G.) só no primeiro semestre. Houve um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.…

Leia mais

Impressão Digital pode mudar durante o Envelhecimento

em Quotidiano por
Idoso pode ter impressão digital alterada.

Nos últimos tempos, bancos, academias de ginástica, planos de saúde, condomínios e outros estabelecimentos implementaram o sistema biométrico de identificação (ou seja, uso da impressão digital). A impressão digital é única em cada pessoa no mundo. Mas, os sistemas que as identificam podem confundir duas pessoas. Também pode não entender que uma impressão digital previamente cadastrada não pertence ao seu dono. Além disso, nossa digital pode mudar entre o dia em que nos cadastramos até o dia em que usamos, ou precisamos usar, esse tipo de identificação. Sim, a impressão digital pode mudar. E os motivos são os mais diversos,…

Leia mais

Cuidador de Idoso: qual a regulamentação legal necessária ao contratar.

em Ética e Cidadania/Quotidiano por
Cuidador de Idoso

Todos sabemos que, no Brasil, a população idosa está cresendo. Com os avanços da medicina e conscientização pela sociedade, cada vez mais, as pessoas estão tendo melhor qualidade de vida e, consequentemente, mais longevidade. Muitas delas, precisarão de um Cuidador. Infelizmente, muitos idosos não podem fugir das mazelas da idade: catarata, osteoporose, problemas articulares e ortopédicos e demências, como a doença de Alzheimer. Atualmente, contamos com mais ou menos 23 milhões de idosos com perspectiva de chegar a 35 milhões em 20 anos. É um número expressivo de pessoas que precisa ou precisará de ajuda nos afazeres domésticos e outros cuidados. Na maior…

Leia mais

Procuração Particular e Pública: o que são e para que servem.

em Quotidiano por
Idoso incapaz não pode assinar procuração.

Procuração é um instrumento formal e legal através do qual uma pessoa autoriza outra a agir em seu nome. Muitas vezes, pessoas com mobilidade reduzida ou que moram em locais distantes, dentre outros motivos, precisam autorizar alguém a resolver assuntos em seu nome. Por exemplo: vender um imóvel, pedir ligação de energia elétrica, retirar mercadoria nos Correios, etc. No Brasil, são praticados e aceitos dois modelos para procuração: a  Procuração  Particular e a Procuração Pública.  A Procuração Particular é redigida em papel comum, contendo as qualificações do outorgante e do outorgado. É usada para resolver questões mais simples. Outorgante é…

Leia mais

Alguns Aposentados têm direito de sacar FGTS todos os meses. Você é um deles?

em Estatuto do Idoso/Quotidiano por
Cuidador de Idoso

Normalmente, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser retirado em caso de demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, para financiamento de compra de um imóvel ou abatimento de parcelas do empréstimo. Pessoas acometidas de doença grave como o câncer e o vírus do HIV também podem sacar o benefício. Mas muitas pessoas que se aposentam e continuam trabalhando, tem uma regra de retirada adicional. Estas pessoas que se aposentaram mas continuam trabalhando podem requerer o saque do FGTS todos os meses. Essa medida cabe a quem se aposenta e continua trabalhando na mesma…

Leia mais

Até 30% de economia – Isenção de Impostos na compra de carro zero km e isenção de IPVA

em Quotidiano por
Deficientes físicos, idosos ou não, tem direito à isenção de vários impostos na compra de carro zero.

Entendendo que o envelhecimento pode trazer algumas conseqüências físicas, achamos que a divulgação desta lei é importante para o público maior de 60 anos e para todos aqueles que convivem com adultos mais velhos. A lista de enfermidades é longa, incluindo câncer, problemas no joelho, problemas na coluna (como Bico de Papagaio, Hérnia de Disco), doenças degenerativas, doença de Parkinson, artroses, etc. Cumpre-nos deixar claro que a isenção na compra de  “carro zero” não é decorrência da idade e, sim, em decorrência de sequela física ou motora. Na última pesquisa do IBGE, de 2010, apurou-se 46 milhões de brasileiros com…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo