Categoria

Quotidiano

Envelhecimento Saudável é Mais que a Ausência de Doença

em Quotidiano por
Envelhecimento Saudável

O Envelhecimento saudável está muito além da ausência de doenças. Em 2015, a OMS – Organização Mundial da Saúde – publicou um relatório sobre as condições de envelhecimento da população mundial. Em seu prefácio, Margaret Chan, diretora geral da organização, publicou algumas palavras muito sensatas. Elas nos ajudam a quebrar o paradigma de que envelhecer traz doenças ou que ser velho signifique ser inválido. Ela diz: “… muitas percepções e suposições comuns sobre as pessoas mais velhas são baseadas em estereótipos ultrapassados. Como mostra a evidência, a perda das habilidades comumente associada ao envelhecimento na verdade está apenas vagamente relacionada…

Leia mais

Qual é o Objetivo da Universidade da Terceira Idade?

em Quotidiano por
Idosos na universidade da terceira idade

Aprender é uma capacidade que o ser humano mantém por toda a vida. A educação é um processo contínuo e progressivo que só termina quando a vida acaba. E a escola é ainstituição encarregada formalmente pela educação. Juntando estas 2 idéias, a Universidade da Terceira Idade tornou-se um sucesso em nosso tempo. Veja como nasceu a Universidade da Terceira Idade. Após muitas discussões e preconceitos transpostos, chegou-se ao modelo que temos atualmente. Hoje, entende-se que a educação contribui imensamente para a auto-realização do indivíduo. E é um direito do idoso. Não importa a idade, todos devem ter oportunidade de auto-afirmação…

Leia mais

Homenagem a Meu Pai: Respeito e Dignidade na Velhice.

em Quotidiano por
Pai na terceira idade.

Nada me vem à cabeça, hoje, DIA DOS PAIS, além da lembrança do meu pai NELSON. Meu pai faleceu aos 95 anos, lúcido. Diria que morreu de velhice. Lia, diariamente, os jornais O Estado de São e Jornal de Jundiaí. Era assinante da revista Veja. Ficou viúvo aos 81 anos e vivia só. Independente, até ter sua Carteira de Habilitação não renovada. Alí foi o primeiro baque. Nunca se conformou. Passaria a depender de carona da filha. Não seria a mesma coisa. Não queria dar trabalho à filha já sobrecarregada. Destaco aqui, seu completo e invejável espírito de independência. Meu…

Leia mais

Como Surgiu A Universidade da Terceira Idade?

em Dia-a-dia/Quotidiano por
universidade da terceira idade

A Universidade da Terceira Idade e outros Projetos Educacionais para Idosos são cada vez mais comuns na sociedade. Apesar de todo o preconceito em relação à energia e capacidade de ação e aprendizagem de adultos mais velhos, a maioria destes projetos tem sucesso. Hoje, há diferentes iniciativas no sentido de oferecer programas educacionais para idosos. Centros de Convivência é uma delas. A primeira Universidade da Terceira Idade surgiu em 1973, na França. O projeto foi iniciado a partir das Universidades do Tempo Livre, que apareceram neste mesmo país, na década de 1960. As Universidades do Tempo Livre eram projetos culturais…

Leia mais

Uma Visão Social sobre a Dependência do Idoso

em Quotidiano por
visão social do envelhecimento

Desde o final da década de 1990, muitos foram os estudos sociais sobre envelhecimento. Esta visão social sobre a evolução do ser humano que envelhece pode nos ajudar muito na promoção do envelhecimento saudável. O apoio social e as redes sociais físicas de pessoas que se encontram pessoalmente, demonstraram exercer efeitos significativos sobre a saúde e o funcionamento das pessoas idosas. Embora os teóricos especulem que a força desses efeitos possa diferir em função das características sociodemográficas e do estado de saúde anterior. A verdade é que poucos estudos testaram diretamente os efeitos moderadores dessas variáveis. A Sociologia, a Psicologia…

Leia mais

Não Há Limites para a Longevidade Humana

em Quotidiano por
longevidade humana na terceira idade

A longevidade humana vem aumentando. Hoje, estão vivas no mundo, mais de 500 mil pessoas com 100 anos ou mais. Este número tende a dobrar a cada 10 anos. Somente na Itália, vivem hoje 4 mil idosos com mais de 105 anos. É o país com maior número de centenários per capta do planeta. Foi lá que morreu no ano passado Emma Morano, a última pessoa ainda viva nascida no século XIX. Há algum tempo, publicamos um texto falando dos limites biológicos da vida humana. Neste texto, o autor fala da teoria das perdas funcionais, que limitariam biologicamente a vida…

Leia mais

Serviços de Apoio e Cuidados para Idosos no Brasil

em Quotidiano por
terceira idade e cuidados para idosos

O mercado de Cuidados para Idosos está se desenvolvendo. Muitos produtos e serviços surgem diariamente para atender à população idosa. Sejam produtos de consumo, na inovação e tecnologia, para questões de saúde, para entretenimento e até mesmo econômico-financeiras. Tal fato deve-se ao crescimento exponencial da população idosa no Brasil e no mundo. Dentro do grupo populacional considerado idoso, as faixas etárias que apresentam maior crescimento no Brasil são as de 80+ e centenários, os chamados pré-frágeis e frágeis. Entretanto, é necessário esclarecer o que cada serviço oferece. Pois é preciso levar em conta as características do idoso atendido, a fim…

Leia mais

Centro-Dia: Alternativa de Cuidados para Idosos.

em Quotidiano por
terceira idade no centro-dia

Uma das soluções que estão aparecendo na sociedade para cuidados com idosos é o Centro-Dia. Estamos experenciando um momento ímpar em nossa história. Nunca vivemos tanto. Atualmente, a expectativa de vida no Brasil está em 75,8 anos para os homens e 79,4 anos para as mulheres, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ainda de acordo com o mesmo instituto, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos entre 1940 e 2016. Já se sabe que a longevidade chegou para ficar. Fruto dos avanços da medicina, da diminuição nas taxas de…

Leia mais

Isenção de Imposto de Renda por doença para Idoso inativo.

em Quotidiano por
imposto de renda para idoso

O nosso Imposto de Renda é regido pela Lei no. 7713/88 que no seu art. 6º, inciso XV estabelece que: “art. 6º ……. XV = os rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão, de transferência para a reserva remunerada ou de reforma pagos pela Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por qualquer pessoa jurídica de direito público interno ou por entidade de previdência privada, a partir do mês em que o contribuinte completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, sem prejuízo da parcela isenta prevista na tabela de incidência mensal do imposto, até o…

Leia mais

Prova de Vida INSS – o que é e como proceder

em Quotidiano por
Prova de vida para idoso

A prova de vida junto ao INSS foi instituída, logicamente, para evitar fraudes no recebimento do benefício. Também é usada para controle do número de beneficiados pelo sistema da Previdência Social. Evitar, por exemplo, que uma pessoa continuasse a receber o benefício de pessoa falecida. Todos aqueles beneficiados pela Previdência Social devem se cadastrar e cadastrar nova senha (ou permanecer a antiga)  todos os anos, sob pena de ver seu benefício suspenso. Veja abaixo como funciona e os documentos necessários. Como a prova de vida é um método utilizado para evitar fraudes, é necessário que o beneficiado se dirija pessoalmente…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo