Categoria

Dia-a-dia

Como sabemos que chegou a hora de parar de dirigir?

em Dia-a-dia por
Chega o momento em que o idoso deve parar de dirigir

O ato de dirigir traz sensação de liberdade e independência. É importante, na velhice, a preservação da autonomia e da independência em sua larga escala. Faz muito bem ao corpo e à alma o sentimento de plenitude de vida. O poder locomover-se é essencial ao ser humano principalmente quando ele é motorista. Motorista que gosta de dirigir e não se vê de outro modo. Entretanto, chega um determinado momento em que começam os entraves e não se consegue renovar a Carteira de Habilitação. As causas principais da recusa são: infrações cometidas e número de multas, deficiência sensorial, saúde física que…

Leia mais

Por que e como Poupar dinheiro na 3a idade?

em Dia-a-dia por
idosos devem poupar

Uma pergunta que sempre fazemos é: “ vale, MESMO, a pena investir/ poupar na terceira idade” ??? E a resposta, atualmente, é que não há momento certo para começar a aplicar o seu dinheiro. Ainda que pouco, esse pouco será seu “respiro” num momento de aperto ou de uma viagem, por exemplo. Comece reservando uma pequena quantidade por mês. Poupar R$ 1,00 por dia já é um começo. O investimento mais conhecido, entre os idosos, é a poupança (45,6%).  Os homens são os maiores poupadores nas classes A/B, entre 60 e 70 anos de idade. Por essa razão, atualmente, temos…

Leia mais

Hoje é o DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

em Dia-a-dia por
Reflexões para o Dia Internacional do Idoso

Hoje é o dia Internacional do Idoso. A Organização das Nações Unidas declarou 1.° de outubro como o Dia Internacional do Idoso. A celebração se baseia na Declaração dos Princípios para os Idosos, estabelecida na reunião geral da entidade de 3 de dezembro de 1982. Por outro lado, a Lei n.° 11.433, de 28 de dezembro de 2006 instituiu o Dia Nacional do Idoso, a ser celebrado também nessa data. Em homenagem à data, invocamos os cinco princípios básicos que norteiam o texto composto dezoito itens: ​INDEPENDÊNCIA – Idosos devem ter acesso a comida, água, abrigo, roupas e cuidados médicos.…

Leia mais

Prova de Vida INSS – o que é e como proceder

em Quotidiano por
Prova de vida para idoso

A prova de vida junto ao INSS foi instituída, logicamente, para evitar fraudes no recebimento do benefício. Também é usada para controle do número de beneficiados pelo sistema da Previdência Social. Evitar, por exemplo, que uma pessoa continuasse a receber o benefício de pessoa falecida. Todos aqueles beneficiados pela Previdência Social devem se cadastrar e cadastrar nova senha (ou permanecer a antiga)  todos os anos, sob pena de ver seu benefício suspenso. Veja abaixo como funciona e os documentos necessários. Como a prova de vida é um método utilizado para evitar fraudes, é necessário que o beneficiado se dirija pessoalmente…

Leia mais

Para entender a pesquisa de prevenção do Alzheimer.

em Quotidiano/Saúde por
Pesquisa de prevenção

Algumas afirmações relativas a pesquisa podem ser confusas para a maior parte das pessoas: Estudos indicam que … mas não existe comprovação científica. A explicação científica é … mas não existem estudo comprovando a eficácia. Como no artigo “Fatores de Risco para a Doença de Alzheimer”, no qual vemos que a ciência ainda não sabe as causas nem encontrou a cura da doença, mas já conseguiu provar que alguns comportamentos conseguem reduzir o risco de uma pessoa desenvolver a DA. Vamos tentar explicar melhor os termos da pesquisa científica. Através de exemplos, vamos esclarecer algumas informações que precisamos ter em…

Leia mais

Isenção do Rodízio de Veículos na cidade de São Paulo

em Quotidiano por
Idosos com deficiências podem pedir isenção do rodízio.

O rodízio municipal de veículos é uma restrição à circulação de veículos automotores na cidade de São Paulo. Foi estabelecido pela Lei Municipal número 12.490, de 03 de outubro de 1997 e regulamentada pelo Decreto número 37.085 e suas alterações. Houve implantação, de forma experimental a partir de 1996 e sua finalidade era diminuir a carga de poluentes. Entretanto, verificou-se , junto à melhoria do ar e por consequência, a melhora da fluidez do tráfego. Nessa esteira, desde 30 de junho de 2008, a Prefeitura de São Paulo estendeu o rodízio para a circulação dos caminhões dentro do Centro Expandido.…

Leia mais

Mudança na idade de Liberação de saque PIS e PASEP

em Quotidiano por
Liberação de PIS e PASEP para idosos mais jovens.

PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são impostos criados em 1970. O objetivo era financiar o pagamento de seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. O trabalhador só pode sacar este dinheiro em algumas ocasiões, dentre elas, o fato de ter chegado a uma certa idade. Através da Medida Provisória número 797, de 23 de agosto de 2017, o Governo Federal anunciou a liberação de R$15,9 bilhões destinados a idosos. São recursos do PIS/ PASEP para homens com mais de 65 anos e…

Leia mais

É importante manter a Carteira de Identidade atualizada.

em Quotidiano por
idoso renovando carteira de identidade

A Carteira de Identidade é emitida pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados e é válida em todo o território Nacional. O R.G., como tambem é conhecido, é um dos principais documentos de identificação no Brasil. O Estado de São Paulo conta com o Poupatempo, onde o usuário pode utilizar inúmeros serviços. Entre eles, a emissão do R.G.. As estatísticas dos postos do Poupatempo, em 2015, apontaram que 117 pessoas com mais de 100 anos tiraram a segunda via da Carteira de Identidade (R.G.) só no primeiro semestre. Houve um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.…

Leia mais

Impressão Digital pode mudar durante o Envelhecimento

em Quotidiano por
Idoso pode ter impressão digital alterada.

Nos últimos tempos, bancos, academias de ginástica, planos de saúde, condomínios e outros estabelecimentos implementaram o sistema biométrico de identificação (ou seja, uso da impressão digital). A impressão digital é única em cada pessoa no mundo. Mas, os sistemas que as identificam podem confundir duas pessoas. Também pode não entender que uma impressão digital previamente cadastrada não pertence ao seu dono. Além disso, nossa digital pode mudar entre o dia em que nos cadastramos até o dia em que usamos, ou precisamos usar, esse tipo de identificação. Sim, a impressão digital pode mudar. E os motivos são os mais diversos,…

Leia mais

Cuidador de Idoso: qual a regulamentação legal necessária ao contratar.

em Ética e Cidadania/Quotidiano por
Cuidador de Idoso

Todos sabemos que, no Brasil, a população idosa está cresendo. Com os avanços da medicina e conscientização pela sociedade, cada vez mais, as pessoas estão tendo melhor qualidade de vida e, consequentemente, mais longevidade. Muitas delas, precisarão de um Cuidador. Infelizmente, muitos idosos não podem fugir das mazelas da idade: catarata, osteoporose, problemas articulares e ortopédicos e demências, como a doença de Alzheimer. Atualmente, contamos com mais ou menos 23 milhões de idosos com perspectiva de chegar a 35 milhões em 20 anos. É um número expressivo de pessoas que precisa ou precisará de ajuda nos afazeres domésticos e outros cuidados. Na maior…

Leia mais

1 2 3 5
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo