Categoria

Dia-a-dia

Impressão Digital pode mudar durante o Envelhecimento

em Quotidiano por
Idoso pode ter impressão digital alterada.

Nos últimos tempos, bancos, academias de ginástica, planos de saúde, condomínios e outros estabelecimentos implementaram o sistema biométrico de identificação (ou seja, uso da impressão digital). A impressão digital é única em cada pessoa no mundo. Mas, os sistemas que as identificam podem confundir duas pessoas. Também pode não entender que uma impressão digital previamente cadastrada não pertence ao seu dono. Além disso, nossa digital pode mudar entre o dia em que nos cadastramos até o dia em que usamos, ou precisamos usar, esse tipo de identificação. Sim, a impressão digital pode mudar. E os motivos são os mais diversos,…

Leia mais

Cuidador de Idoso: qual a regulamentação legal necessária ao contratar.

em Ética e Cidadania/Quotidiano por
Cuidador de Idoso

Todos sabemos que, no Brasil, a população idosa está cresendo. Com os avanços da medicina e conscientização pela sociedade, cada vez mais, as pessoas estão tendo melhor qualidade de vida e, consequentemente, mais longevidade. Muitas delas, precisarão de um Cuidador. Infelizmente, muitos idosos não podem fugir das mazelas da idade: catarata, osteoporose, problemas articulares e ortopédicos e demências, como a doença de Alzheimer. Atualmente, contamos com mais ou menos 23 milhões de idosos com perspectiva de chegar a 35 milhões em 20 anos. É um número expressivo de pessoas que precisa ou precisará de ajuda nos afazeres domésticos e outros cuidados. Na maior…

Leia mais

Procuração Particular e Pública: o que são e para que servem.

em Quotidiano por
Idoso incapaz não pode assinar procuração.

Procuração é um instrumento formal e legal através do qual uma pessoa autoriza outra a agir em seu nome. Muitas vezes, pessoas com mobilidade reduzida ou que moram em locais distantes, dentre outros motivos, precisam autorizar alguém a resolver assuntos em seu nome. Por exemplo: vender um imóvel, pedir ligação de energia elétrica, retirar mercadoria nos Correios, etc. No Brasil, são praticados e aceitos dois modelos para procuração: a  Procuração  Particular e a Procuração Pública.  A Procuração Particular é redigida em papel comum, contendo as qualificações do outorgante e do outorgado. É usada para resolver questões mais simples. Outorgante é…

Leia mais

Alguns Aposentados têm direito de sacar FGTS todos os meses. Você é um deles?

em Estatuto do Idoso/Quotidiano por
Cuidador de Idoso

Normalmente, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser retirado em caso de demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, para financiamento de compra de um imóvel ou abatimento de parcelas do empréstimo. Pessoas acometidas de doença grave como o câncer e o vírus do HIV também podem sacar o benefício. Mas muitas pessoas que se aposentam e continuam trabalhando, tem uma regra de retirada adicional. Estas pessoas que se aposentaram mas continuam trabalhando podem requerer o saque do FGTS todos os meses. Essa medida cabe a quem se aposenta e continua trabalhando na mesma…

Leia mais

Até 30% de economia – Isenção de Impostos na compra de carro zero km e isenção de IPVA

em Quotidiano por
Deficientes físicos, idosos ou não, tem direito à isenção de vários impostos na compra de carro zero.

Entendendo que o envelhecimento pode trazer algumas conseqüências físicas, achamos que a divulgação desta lei é importante para o público maior de 60 anos e para todos aqueles que convivem com adultos mais velhos. A lista de enfermidades é longa, incluindo câncer, problemas no joelho, problemas na coluna (como Bico de Papagaio, Hérnia de Disco), doenças degenerativas, doença de Parkinson, artroses, etc. Cumpre-nos deixar claro que a isenção na compra de  “carro zero” não é decorrência da idade e, sim, em decorrência de sequela física ou motora. Na última pesquisa do IBGE, de 2010, apurou-se 46 milhões de brasileiros com…

Leia mais

Proteja-se! Você sabe quais são os golpes mais freqüentes contra pessoas mais velhas?

em Quotidiano/Segurança por
aumento da populacao idosa

A Guarda Municipal de Jundiaí, que colabora com informações para o nosso site, divulgou quais são os golpes mais usados por bandidos para roubar ou extorquir dinheiro de idosos. Fique atento e não caia nestas tentativas de golpe! Seqüestro Falso: Alguém liga chorando desesperadamente e gritando por ajuda dizendo ser filho ou filha da pessoa que atende o telefone. Ou uma pessoa dizendo que tem uma pessoa da família como refém e exige dinheiro (querendo que seja depositado em uma conta bancária). –> Não atenda essas exigências, por mais violentas que sejam as ameaças. Tente fazer contato com a pessoa que…

Leia mais

Isenção de Imposto de Renda é direito de alguns Idosos. Entenda!

em Estatuto do Idoso/Quotidiano por
Descontos no Imposto de Renda para Idosos

O idoso, atualmente, conta com inúmeros direitos. Entretanto, por falta de divulgação ou interesse, alguns passam a ser mais conhecidos e debatidos que outros. Acredito que um deles se refere ao direito do idoso à isenção do Imposto de Renda. Trata-se de um assunto árido, controverso na sua essência (principalmente no Brasil)  e impactante financeiramente no orçamento mensal da renda de todos. E mais sentido no bolso do idoso. Existe uma Lei específica que dá mais um bônus de isenção aos maiores de 65 anos de idade. Essa lei concede-lhes isenção do Imposto de Renda a partir do momento que…

Leia mais

Autonomia e Independência: Avaliação Geriátrica Ampla.

em Quotidiano/Saúde por
Melhorando o envelhecimento

Envelhecer mantendo a integridade das capacidades físicas, psicológicas e cognitivas para conseguir manter a autonomia e a independência deve ser o objetivo das políticas públicas sociais e de saúde. Autonomia é a capacidade de tomar as próprias decisões. Independência é a capacidade de executar as diversas tarefas do cotidiano. O envelhecimento da população força uma adequação essencial dos objetivos dos Serviços Sociais e de Saúde. Cada vez mais, será mais importante melhorar o estado funcional e o bem-estar em detrimento do objetivo de cura. O envelhecimento caracteriza-se por alterações biológicas (como, por exemplo, temos abordado em artigos sobre nutrição), psicológicas, sociais…

Leia mais

Prof Dr Martinelli participa do Jornal Nacional

em Quotidiano por
Dr Martinelli no JN

Dr Martinelli é entrevistado por Tonico Ferreira e participa de repostagem do Jornal Nacional da Rede Globo. Em 04 de março de 2017, na reportagem “Pesquisa aponta melhores cidades brasileiras para viver após os 60 anos”, Dr Martinelli participa como entrevistado. Abaixo, confira a reportagem: Mais de 20 milhões de brasileiros já chegaram à terceira idade, de acordo com o IBGE. É quase o dobro de toda a população de Portugal. E cada vez mais a preocupação é garantir qualidade de vida. Uma pesquisa feita em quase 500 municípios mostra quais são as melhores cidades do país para viver depois…

Leia mais

Passagem Gratuita para Idosos – transporte coletivo urbano e intermunicipal

em Quotidiano por
Passagem gratuita para Idosos

O Estatuto do Idoso garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e intermunicipal aos maiores de 65 anos. No transporte interestadual, as empresas são obrigadas a reservar 2 assentos gratuitos. Também devem conceder desconto de 50% no valor da passagem para cidadãos acima de 60 anos, com renda até 2 salários mínimos. No transporte municipal, basta apresentar documento de identificação com foto e data de nascimento para o cobrador. Alguns municípios criaram o “cartão especial” do Idoso que permite acesso a ônibus, metrô ou trem. No Estado de São Paulo, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos…

Leia mais

1 2 3 5
© Copyright 2016 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo