Categoria

Dia-a-dia

Cartão do Idoso para vagas de Estacionamento

em Dia-a-dia por
Cartão do Idoso para estacionamento

CARTÃO DO IDOSO é uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou quem os transportem. O direito ao Cartão do Idoso é para a pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Podem ser condutoras ou passageiras de veículos automotores. O Cartão do Idoso dá direito de estacionar em vagas localizadas em vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas com a inscrição “idoso”. Nos estacionamentos privados de uso coletivo, tais como shopping, supermercados, hospitais, bancos (Lei número 13.281/16) também devem haver vagas reservadas. Observação: Nas vagas especiais, em área de estacionamento rotativo…

Leia mais

Longevidade: caso real de uma mulher que chegou aos 117 anos.

em Dia-a-dia por
Emma Morano e sua longevidade de 117 anos.

Longevidade ou período de vida é o termo usado para determinar o período de vida de um organismo. Para seres humanos, é o tempo transcorrido entre o momento do nascimento e o da morte. Atualmente, há 7 pessoas vivas com mais de 114 anos no mundo. Mas qual o “segredo” para a longevidade? Hoje, vamos falar um pouco da vida de Emma Morano, que morreu com 117 anos, no norte da Itália, em abril de 2017. Ela vivia na região do lago Maggiore. Nos últimos 15 anos de sua vida, morava num pequeno apartamento próximo à igreja. E sempre passeava…

Leia mais

Planos de Saúde: novas terapias inclusas no serviço obrigatório.

em Dia-a-dia por
Planos de saúde para idoso

Todos os clientes de Planos de Saúde, a partir de 1999, têm direito à cobertura definida no rol da ANS. Esse rol de procedimentos, em 2018,  traz 18 novos medicamentos ou tratamentos contando, também, com a ampliação de cobertura de outros sete procedimentos. As operadoras de Planos de Saúde que se negarem a autorizar os procedimentos serão penalizadas a multa de R$80 mil por episódio de descumprimento. Oncologia foi a área com maior número de novas coberturas. Oito novos medicamentos orais contra seis tipos de câncer: pulmão, melanoma, próstata, mielofibrose, leucemia e tumores neuroendócrinos (esse último tipo de câncer dará…

Leia mais

Chronos e Kairós – A passagem do tempo.

em Dia-a-dia por
Tempo Chronos da velhice

Para encerrar o ano, me inspirei nas palavras de Rubens Alves. Comentei alguns trechos do seu livro: As cores do Crepúsculo – A estética do Envelhecer. Tive a oportunidade de destacar o sentido do tempo e a passagem do tempo. O tempo se mede com batidas. Pode ser medido com as batidas de um relógio ou pode ser medido com as batidas do coração. Os gregos, mais sensíveis do que nós, tinham duas palavras diferentes para indicar esses dois tempos. Ao tempo que se mede com as batidas do relógio – embora eles não tivessem relógios como os nossos –…

Leia mais

Como você quer ser tratado no final da vida?

em Dia-a-dia por
Idosos em final da vida

Precisamos pensar no final da vida. Não é fácil falar sobre a morte. Para alguns, chega a ser um tabu. Entretanto, o assunto vem sendo discutido entre as famílias brasileiras. Timidamente mas, vem crescendo o número de pessoas que não querem se submeter a tratamentos  paliativos. E, nessa esteira, vem crescendo o número de pessoas que deixa esse desejo impresso em documento chamado testamento vital. O que é Testamento Vital? Vale apenas no final da vida? “A declaração antecipada de vontade, também chamada Testamento Vital ou Diretrizes Antecipadas, é um  conjunto de instruções e vontades apresentadas por uma pessoa antecipando…

Leia mais

Direito a acompanhante no Transporte Coletivo Urbano

em Dia-a-dia por

Vocês se lembram da matéria anterior onde discorremos sobre o direito do idoso nos transportes urbanos, semiurbanos  e seletivos. Naquela ocasião, mencionamos o artigo 39 da Lei número 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso) que dispõe: Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. Procuramos, também, explicar o que são transporte urbano e semiurbano. Depois disso, falamos sobre a gratuidade no Transporte Público Coletivo Interestadual  para o acompanhante do idoso beneficiário do Programa Passe Livre (do Governo Federal). …

Leia mais

Gratuidade do Acompanhante no Sistema de Transporte

em Dia-a-dia por
Idoso com acompanhante no transporte público.

Nossa matéria, hoje, refere-se à gratuidade extensiva ao acompanhante do beneficiário do Programa Passe Livre. Passe Livre é um programa do Governo Federal. Portanto, vale para todo o território nacional. Concede passagens gratuitas a pessoas com deficiência e carentes para viagens interestaduais, isto é, entre os estados brasileiros. Trata-se de um entendimento assumido pelo Governo Federal e pelas empresas de transportes coletivos interestadual de passageiros. Concede também a gratuidade do acompanhante. Veja como funciona a gratuidade de passagens para idosos em viagens interestaduais. Entenda-se: – Beneficiário idoso (o assim definido na Lei número 10.741, de 01/10/2003 – Estatuto do Idoso), portador…

Leia mais

Transporte Interestadual para Idosos: quando é gratuito?

em Dia-a-dia por
idoso no transporte interestadual

Transporte Interestadual é tema de várias mensagens que recebemos. Por isso, falaremos novamente sobre o tema na tentativa de sanar possíveis dúvidas. Transporte interestadual é aquele que ultrapassa os limites de um Estado, ou do Distrito Federal. O artigo 40 do Estatuto do Idoso (Lei Federal número 10.741, de 01 de outubro de 2003) diz o seguinte:   Art. 40 – No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica: I – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos; II – desconto de 50%…

Leia mais

O papel da Família quando surge o diagnóstico de Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Dia-a-dia por
idoso com Alzheimer e sua família

Ao receber o diagnóstico de Doença de Alzheimer, a família, na maior parte das vezes, demora algum tempo para aceitar esta nova realidade. O próximo passo é entender que o arranjo familiar precisa estar em constante comunicação. Neste momento, é necessário que haja união. Mas, pelo contrário, vemos muitas brigas e discussões entre os familiares que empurram a responsabilidade do cuidado de um para outro. A doença de Alzheimer não é só do portador ou só de uma pessoa: a doença de Alzheimer é uma doença da Família. Todos devem estar engajados no cuidado. Prestar serviços para a qualidade de…

Leia mais

Quais os cuidados necessários em caso de internação?

em Dia-a-dia/Saúde por
internação de idosos em hospitais

Internação em hospital é um evento mais comum na vida de um idoso do que na vida de um adulto mais jovem. Seja em caso de emergência ou em uma hospitalização planejada (para uma cirurgia, por exemplo), a família deve estar atenta a alguns aspectos. Neste artigo, falaremos sobre perspectivas de uma internação. Saiba quando a Pressão Alta torna-se uma emergência. Uma internação só deve ser feita em caso de necessidade. O ambiente hospitalar deve ser evitado. Dentro de um hospital há riscos maiores de contaminação por agentes infecciosos em comparação com o ambiente residencial. Portanto, existe o risco de…

Leia mais

1 2 3 6
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo