Categoria

Dia-a-dia

Centro-Dia: Alternativa de Cuidados para Idosos.

em Quotidiano por
terceira idade no centro-dia

Uma das soluções que estão aparecendo na sociedade para cuidados com idosos é o Centro-Dia. Estamos experenciando um momento ímpar em nossa história. Nunca vivemos tanto. Atualmente, a expectativa de vida no Brasil está em 75,8 anos para os homens e 79,4 anos para as mulheres, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ainda de acordo com o mesmo instituto, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos entre 1940 e 2016. Já se sabe que a longevidade chegou para ficar. Fruto dos avanços da medicina, da diminuição nas taxas de…

Leia mais

Promoção da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

em Dia-a-dia por
idoso no trabalho

Estamos vivendo uma transformação na pirâmide etária da população. No mundo todo, o número de trabalhadores com mais de 60 anos cresce. Entre tantas discussões em torno deste assunto, é interessante abordar a qualidade de vida das pessoas mais velhas no trabalho. Em 2013, 8.2% da força de trabalho brasileira já era composta por pessoas idosas. Crescimento de 12.6% versus 2012. Primeiro, vamos lembrar que chamamos de “idoso” qualquer pessoa com 60 anos ou mais de idade. Independetemente de sua condição de saúde, o Estatuto do Idoso no Brasil classifica pessoas à partir de 60 anos de idade como idosas.…

Leia mais

Política Nacional de Medicamentos e a RENAME

em Dia-a-dia por
Idoso e o acesso à Política Nacional de Medicamentos.

A Política Nacional de Medicamentos está prevista na Lei 8080, de 19 de setembro de 1990. Mas foi aprovada e apresentada à população brasileira em outubro de 1998. Além disso, a Lei 8080/90 garante o acesso à saúde gratuita a todo cidadão brasileiro. Incluindo o acesso ao tratamento medicamentoso quando necessário. Como funciona o SUS. O obejtivo da Política Nacional de Medicamentos é: assegurar o acesso da população a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, ao menor custo possível. Os gestores do SUS, nas três esferas de Governo, atuando em estreita parceria, deverão concentrar esforços no sentido de que o…

Leia mais

Como Ingressar em Tratamentos Específicos pelo SUS

em Dia-a-dia por
Idoso no SUS

Tratamentos específicos são uma demanda importante por parte da população idosa. Os adultos mais velhos têm mais doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, etc que as pessoas mais jovens. Lembrando ainda que mais de 75% dos idosos do Brasil dependem dos serviços de saúde do SUS, é importante abordar tal assunto. Tratamentos específicos, também para doenças crônicas ou doenças graves, são responsabilidade do SUS. A Lei Nº 8.080, de 19 de stembro de 1990: …regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito…

Leia mais

Cuidados de Segurança da Fase Moderada da DA.

em Demências e Alzheimer/Dia-a-dia por
cuidados de segurança para idoso

Cuidados de Segurança passam ser cada vez mais necessário à medida que a doença de Alzheimer evolui. Idealmente, as ações e modificações na casa visando à segurança do portador não precisam acontecer todas de uma só vez. Pode-se ir adotando medidas de segurança conforme a família for percebendo a necessidade destas medidas. Veja aqui alguns cuidados para idosos em geral, principalmente para aqueles com problemas cognitivos. Na fase inicial da doença, as ações de segurança acabam sendo mais relacionadas a dirigir e administrar as próprias finanças. A fase moderada da doença já exige alguns cuidados de segurança no interior da…

Leia mais

Decisão Judicial favorável a idosa, contra as netas, em MT.

em Dia-a-dia por
decisão judicial contra as netas

Chegou-nos a informação sobre uma decisão judicial sobre um processo um tanto curioso. A decisão foi proferida pela Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Foi negado o recurso interposto por duas mulheres que exigiam, por força de liminar, recebimento de pensão alimentícia da avó. Isto mesmo: queriam que a avó lhes pagasse pensão alimentícia. O relator do recurso, desembargador Sebastião de Moraes Filho não apenas negou o pedido como “lavou a cara” das netas de 30 e 33 anos. “Vergonhoso pretenderem continuar sugando sua avó”. Depois de tudo que este site tem apresentado…

Leia mais

Como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS)

em Dia-a-dia por
Idoso no SUS

O SUS – Sistema Único de Saúde, é o maior sistema público gratuito de saúde do mundo, em número de usuários. São mais de 200 milhões de habitantes que utilizam algum tipo de serviço de saúde gratuito pelo menos uma vez na vida. Quando falamos da população idosa, sabemos que mais de 75% das pessoas com 60 anos ou mais não possuem plano de saúde. Isto é, a grande maioria dos idosos utiliza os serviços do SUS. As pessoas idosas têm direito de acesso ao SUS garantido por lei através da Constituição Federal e do Estatuto do Idoso. Porém, temos…

Leia mais

Consumo de Álcool por Idosos: um Problema a ser abordado.

em Dia-a-dia por
Idoso consumindo álcool.

Como qualquer outra instituição social, a família mudou. Passou por transformações significativas nas relações de convívios sociais. A participação das mulheres no mercado de trabalho teve um significativo aumento. O cuidado dos filhos passou a ser assumido por outras pessoas ou pela introdução das crianças, cada vez mais precocemente, em instituições educacionais. Nesse novo modelo, pais, filhos e avós quase não se veem. Os “espaços de convívio” reduziram-se aos finais de semana. E, muitas vezes nem a estes! Os compromissos estão cada vez maiores e as prioridades direcionam-se, muitas vezes, as questões profissionais e aos compromissos sociais. Cuidar dos idosos…

Leia mais

Educação e Envelhecimento: como uma coisa ajuda a outra?

em Dia-a-dia por
Educação para o envelhecimento saudável

Aos poucos, os vários segmentos da sociedade vão tomando consciência da importância da inclusão do idoso nos diversos setores. Destaco a inclusão do idoso aos serviços informatizados. Essa é uma forma de colocá-lo na economia de mercado. São milhões de novos consumidores, incentivando o crescimento econômico do país. E o mais importante: trabalhando o exercício da cidadania através da educação e do acesso à informação. “Os avanços tecnológicos trazidos pela modernidade, em vez de propiciarem maior aproximação entre as pessoas e as comunidades, paradoxalmente, criaram uma legião de indivíduos isolados nesse novo mundo. Até mesmo dentro da família, o acesso…

Leia mais

Meia-entrada para Eventos Esportivos e Culturais

em Dia-a-dia por
pagando meia-entrada

Nosso artigo, hoje, abordará como funciona o benefício que oferece o direito de pagar somente meia-entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. Têm direito à meia-entrada: Estudantes. Professores da rede estadual – Lei Estadual número 10.858/2001. (para o estado de São Paulo – confira a lei em seu estado) Professores da rede municipal – Lei número 14.729/12. (para a cidade de São Paulo – confira a lei em sua cidade) Aposentados. Lei Municipal número 12.325/1997. (para a cidade de São Paulo – confira a lei em sua cidade) Idosos. Lei Federal número 10.741/2003 (Estatuto do Idoso – lei federal…

Leia mais

1 2 3 7
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo