Categoria

Dia-a-dia

Proteja-se! Você sabe quais são os golpes mais freqüentes contra pessoas mais velhas?

em Quotidiano/Segurança por
aumento da populacao idosa

A Guarda Municipal de Jundiaí, que colabora com informações para o nosso site, divulgou quais são os golpes mais usados por bandidos para roubar ou extorquir dinheiro de idosos. Fique atento e não caia nestas tentativas de golpe! Seqüestro Falso: Alguém liga chorando desesperadamente e gritando por ajuda dizendo ser filho ou filha da pessoa que atende o telefone. Ou uma pessoa dizendo que tem uma pessoa da família como refém e exige dinheiro (querendo que seja depositado em uma conta bancária). –> Não atenda essas exigências, por mais violentas que sejam as ameaças. Tente fazer contato com a pessoa que…

Leia mais

O Dinheiro para o Cuidador Familiar e para a Família

em Dia-a-dia por
dinheiro na terceira idade

Dinheiro é um assunto delicado para a grande maioria da população. Principalmente, no cenário de crise econômica, em que mais famílias sofrem com cortes no orçamento. Recentemente, o número de famílias que passou a ter um aposentados como principal provedor financeiro subiu de 5.1 milhões para 5.7 milhões. Ou seja, se considerarmos uma média de 4 pessoas por família, estamos falando de quase 23 milhões de pessoas que dependem financeiramente da aposentadoria de um idoso de sua família. Esta situação torna-se ainda mais difícil quando este idoso precisa de cuidados. Como fazer para cuidar do idoso e ainda pagar todas…

Leia mais

Envelhecimento Saudável é Mais que a Ausência de Doença

em Quotidiano por
Envelhecimento Saudável

O Envelhecimento saudável está muito além da ausência de doenças. Em 2015, a OMS – Organização Mundial da Saúde – publicou um relatório sobre as condições de envelhecimento da população mundial. Em seu prefácio, Margaret Chan, diretora geral da organização, publicou algumas palavras muito sensatas. Elas nos ajudam a quebrar o paradigma de que envelhecer traz doenças ou que ser velho signifique ser inválido. Ela diz: “… muitas percepções e suposições comuns sobre as pessoas mais velhas são baseadas em estereótipos ultrapassados. Como mostra a evidência, a perda das habilidades comumente associada ao envelhecimento na verdade está apenas vagamente relacionada…

Leia mais

Qual é o Objetivo da Universidade da Terceira Idade?

em Quotidiano por
Idosos na universidade da terceira idade

Aprender é uma capacidade que o ser humano mantém por toda a vida. A educação é um processo contínuo e progressivo que só termina quando a vida acaba. E a escola é ainstituição encarregada formalmente pela educação. Juntando estas 2 idéias, a Universidade da Terceira Idade tornou-se um sucesso em nosso tempo. Veja como nasceu a Universidade da Terceira Idade. Após muitas discussões e preconceitos transpostos, chegou-se ao modelo que temos atualmente. Hoje, entende-se que a educação contribui imensamente para a auto-realização do indivíduo. E é um direito do idoso. Não importa a idade, todos devem ter oportunidade de auto-afirmação…

Leia mais

Homenagem a Meu Pai: Respeito e Dignidade na Velhice.

em Quotidiano por
Pai na terceira idade.

Nada me vem à cabeça, hoje, DIA DOS PAIS, além da lembrança do meu pai NELSON. Meu pai faleceu aos 95 anos, lúcido. Diria que morreu de velhice. Lia, diariamente, os jornais O Estado de São e Jornal de Jundiaí. Era assinante da revista Veja. Ficou viúvo aos 81 anos e vivia só. Independente, até ter sua Carteira de Habilitação não renovada. Alí foi o primeiro baque. Nunca se conformou. Passaria a depender de carona da filha. Não seria a mesma coisa. Não queria dar trabalho à filha já sobrecarregada. Destaco aqui, seu completo e invejável espírito de independência. Meu…

Leia mais

Como Surgiu A Universidade da Terceira Idade?

em Dia-a-dia/Quotidiano por
universidade da terceira idade

A Universidade da Terceira Idade e outros Projetos Educacionais para Idosos são cada vez mais comuns na sociedade. Apesar de todo o preconceito em relação à energia e capacidade de ação e aprendizagem de adultos mais velhos, a maioria destes projetos tem sucesso. Hoje, há diferentes iniciativas no sentido de oferecer programas educacionais para idosos. Centros de Convivência é uma delas. A primeira Universidade da Terceira Idade surgiu em 1973, na França. O projeto foi iniciado a partir das Universidades do Tempo Livre, que apareceram neste mesmo país, na década de 1960. As Universidades do Tempo Livre eram projetos culturais…

Leia mais

Uma Visão Social sobre a Dependência do Idoso

em Quotidiano por
visão social do envelhecimento

Desde o final da década de 1990, muitos foram os estudos sociais sobre envelhecimento. Esta visão social sobre a evolução do ser humano que envelhece pode nos ajudar muito na promoção do envelhecimento saudável. O apoio social e as redes sociais físicas de pessoas que se encontram pessoalmente, demonstraram exercer efeitos significativos sobre a saúde e o funcionamento das pessoas idosas. Embora os teóricos especulem que a força desses efeitos possa diferir em função das características sociodemográficas e do estado de saúde anterior. A verdade é que poucos estudos testaram diretamente os efeitos moderadores dessas variáveis. A Sociologia, a Psicologia…

Leia mais

Não Há Limites para a Longevidade Humana

em Quotidiano por
longevidade humana na terceira idade

A longevidade humana vem aumentando. Hoje, estão vivas no mundo, mais de 500 mil pessoas com 100 anos ou mais. Este número tende a dobrar a cada 10 anos. Somente na Itália, vivem hoje 4 mil idosos com mais de 105 anos. É o país com maior número de centenários per capta do planeta. Foi lá que morreu no ano passado Emma Morano, a última pessoa ainda viva nascida no século XIX. Há algum tempo, publicamos um texto falando dos limites biológicos da vida humana. Neste texto, o autor fala da teoria das perdas funcionais, que limitariam biologicamente a vida…

Leia mais

Serviços de Apoio e Cuidados para Idosos no Brasil

em Quotidiano por
terceira idade e cuidados para idosos

O mercado de Cuidados para Idosos está se desenvolvendo. Muitos produtos e serviços surgem diariamente para atender à população idosa. Sejam produtos de consumo, na inovação e tecnologia, para questões de saúde, para entretenimento e até mesmo econômico-financeiras. Tal fato deve-se ao crescimento exponencial da população idosa no Brasil e no mundo. Dentro do grupo populacional considerado idoso, as faixas etárias que apresentam maior crescimento no Brasil são as de 80+ e centenários, os chamados pré-frágeis e frágeis. Entretanto, é necessário esclarecer o que cada serviço oferece. Pois é preciso levar em conta as características do idoso atendido, a fim…

Leia mais

Centro-Dia: Alternativa de Cuidados para Idosos.

em Quotidiano por
terceira idade no centro-dia

Uma das soluções que estão aparecendo na sociedade para cuidados com idosos é o Centro-Dia. Estamos experenciando um momento ímpar em nossa história. Nunca vivemos tanto. Atualmente, a expectativa de vida no Brasil está em 75,8 anos para os homens e 79,4 anos para as mulheres, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ainda de acordo com o mesmo instituto, a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos entre 1940 e 2016. Já se sabe que a longevidade chegou para ficar. Fruto dos avanços da medicina, da diminuição nas taxas de…

Leia mais

1 2 3 6
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo