IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Ética e Cidadania > Um Juiz Tem o Poder de Alterar a Curatela?
Ética e Cidadania

Um Juiz Tem o Poder de Alterar a Curatela?

Anelise Penteado de Oliveira
Última atualização 2 de julho de 2018 13:00
Por Anelise Penteado de Oliveira
Compartilhe
3 Min
terceira idade e o juiz
O interditando pelo juiz é obrigatoriamente entrevistado pelo juiz durante o processo de curatela.
Compartilhe
Seu banner

Como o juiz decide sobre a Curatela?

Tomando o princípio elementar que a família é o berço de tudo, é indiscutível seu papal na hora de proteger seu componente vulnerável num específico momento de vida. Esse momento diz respeito à necessidade de atenção maior às crianças e adolescentes órfãos ou os incapazes, absoluta ou relativamente (Código Civil. artigos 3º e 4º).

Na própria Constituição Federal é enfatizada a importância decorrente da tutela e curatela. Reconhecendo, assim, como direito social a proteção à infância e aos desamparados.

Art. 6. Constituição Federal.

“São direitos sociais a educação e a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

Assim, e como já foi discorrido  neste site, a interdição de uma pessoa pode ser promovida:

Art. 747 do Código de Processo Civil:

I – pelo cônjuge ou companheiro;

II – pelos parentes ou tutores;

III – pelo representante da entidade em que se encontra abrigado o interditando;

IV – pelo Ministério Público.

Parágrafo único. A legitimidade deverá ser comprovada por documentação que acompanhe a  petição inicial.

Desta maneira, uma das primeiras informações analisadas pelo juiz é o grau de parentesco do pretenso curador. Depois, deve ficar claro que a pessoa a ser interditada está incapacitada, não importando o motivo.

A curatela objetiva a interpretação restritiva. Portanto, não é viável maximizar as hipóteses de incapacidade para atingir pessoas capacitadas plenamente. Como diz Sílvio Rodrigues: “ a incapacidade é o reconhecimento da inexistência, numa pessoa, daqueles requisitos que a lei acha indispensáveis para que ela exerça os seus direitos” direta e pessoalmente. Isso significa que não se pode interditar um idoso lúcido, por exemplo.

A ordem estabelecida acima é preferencial, mas não é absoluta. O juiz pode alterá-la, a bem do interdito, detectando motivos graves.  O juiz pode inverter a ordem estabelecida naquele artigo, dispensá-la, até, se for convencido que outra pessoa de sua escolha será melhor para a função. Ou seja, a curatela pode ser concedida pelo juiz para um dos filhos. Porém, caso entenda necessário, este juiz pode nomear um segundo filho como curador, retirando esta função do primeiro.

A curatela é decretada após sentença judicial homologando o pedido de interdição. Nesse processo, o juiz profere sua sentença baseado no laudo pericial, provas e testemunhos. (artigo 754 do Código de Processo Civil). Assim sendo, se algum familiar entender que o curador não está cumprindo seu papel, pode contratar um advogado para apresentar provas da falta de compromisso do atual curador e questionar a decisão.

Restou alguma dúvida?

Consulte nosso site. Há mais matéria sobre o tema.

Por favor, escreva-nos.

Seu banner
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
2 Comentários 2 Comentários
  • Olha regina disse:
    12 de julho de 2021 às 18:08

    Meu sobrinho tem a curatela do meu irmão que tem esquizofrenia, mas o meu sobrinho é alcoólatra e usa droga ,gasta todo o benefício do Pai em drogas ,,agora ele quer passar para mim que sou tia a curatela do meu irmão…

    Responder
  • Cíntia disse:
    19 de agosto de 2021 às 18:00

    O juiz dá a curatela para quem ele bem entende.
    Um primo infringiu várias leis do estatuto do idoso, inclusive de assinatura de documentos, roubo financeiro, entre outras situações degradantes, tudo com provas, a disputa da curatela era entre a filha do idoso (mulher íntegra, com recursos financeiros e qua ama o pai) e o neto (ladrão), ele ainda agrediu fisicamente a tia de 69 anos, mas adivinha para quem o juiz ele deu a curatela? Para o neto ladrão. Nem da agressão houve retorno da justiça.
    Estou desacreditada da justiça brasileira.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Guarda do Idoso
Estatuto do Idoso

O que fazer quando o Curador não cumpre seu papel?

Por Anelise Penteado de Oliveira
Adaptações na cozinha
FisioterapiaSegurança

10 Adaptações Simples para Evitar Acidentes Domésticos.

Por Thaís Bortolini Bueno
terceira idade no Rio de Janeiro
Ética e Cidadania

Benefícios para o Idoso no Rio de Janeiro.

Por Anelise Penteado de Oliveira
Estatuto do Idoso

Idoso Alimentante: Responsabilidade Civil após 60 Anos.

Por Anelise Penteado de Oliveira

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?