evitar quedas em dias de chuva

Quedas Em Dias Chuvosos: Dicas Simples Que Ajudam Na Prevenção

em Sem categoria por

A queda é um evento bastante comum e devastador. Principalmente, quando se trata de indivíduos idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode indicar o início de fragilidade ou algum tipo de doença especifica. Além das alterações orgânicas, as quedas podem estar relacionadas a fatores: sociais, econômicos e psicológicos. Mas também a fatores ambientais. Quedas em dias chuvosos podem acontecer mais facilmente que em dias sem chuva.

Estima-se que há uma queda para um em cada três pessoas com mais de 60 anos. E muitas das pessoas que passam por uma queda podem sofrer: fraturas, internações, medo de cair, restrição de atividades, declínio da capacidade funcional e emocional, mobilidade reduzida, prejuízo nas atividades de vida diária, além das complicações secundárias. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% caem a cada ano. Dos que moram em Instituições de Longa Permanecia para Idosos (“asilos” ou “casa de repouso”), a frequência de quedas ainda é maior, chegando a 50%. A prevenção de quedas é tarefa difícil devido à variedade de fatores que as predispõem.

Pesquisas mostram que em dias chuvosos as quedas entre idosos são mais frequentes. Diante deste risco é importante se prevenir por meio de medidas simples e fáceis, como:

– Se possível sair acompanhado com pessoas que possam te auxiliar em caso de escorregos ou tropeços;

– Usar calçado emborrachado, fechado e sem salto alto;

– Evitar lugares esburacados e escorregadios;

– Fazer uso de bolsas transversais ou pochetes, deixando as mãos livres para possíveis contratempos;

– Se fizer uso de lentes corretivas (óculos ou lentes), não esquece las, pois a visão também é um dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio que está intimamente relacionado com quedas;

– Se for usar alguma escada ou rampas sempre optar em segurar no corrimão;

– Procure andar em lugares iluminados;

-Evitar roupas volumosas, principalmente na parte de baixo, pois atrapalham a mobilidade;

Referências: 

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/184queda_idosos.html

http://portalamigodoidoso.com.br/2015/07/19/frio-e-chuva-podem-contribuir-com-casos-de-queda-entre-idosos/

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/19,859,3384291,Saiba-como-se-vestir-em-dias-de-chuva.html

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-19122008-153736/pt-br.php

Autora:

Jéssica Maria Ribeiro Bacha é Fisioterapeuta, pós-graduada em Gerontologia e Mestre em Ciências pelo programa Ciências da Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realiza pesquisas sobre reabilitação do controle postural de idosos por meio da fisioterapia convencional e de novos recursos como a realidade virtual. Realiza atendimentos em domicílio.

8 Comments

  1. Jéssica, muito bom !!! Concordo com tudo. Conheço muitos idosos que acabaram falecendo devido às quedas. A minha mãe tb já estava doente e fragilizada, mas uma queda acabou complicando mais.
    E com certeza nos dias chuvosos, os pisos ficam lisos, td fica mais favorável pra queda … precisamos ficar mais atentos !!!
    Obrigada pelas dicas muito úteis !!!

  2. As dicas são ótimas pelas quais agradeço. Tenho feito exercicios em casa.Ate novembro eu vinha frequentando uma academia proximo à minha casa, mas daí tive problemas com os joelhos e pés. Fui ao ortopedista fiz algumas sessões de fisioterapia mas não resolveu o problema. Eu continuo os exercicios em casa. Hoje tive uma queda na rua porque falhou o joelho mais comprometido. Felizmente (ainda) só arranhou o joelho. Tenho procurado andar com cuidado principalmente em declives onde o joelho sofre maior impacto.

  3. Parabéns pelo artigo Dra Jéssica. As quedas são preocupações constantes na vida dos idosos. Essas dicas são valiosas, vou compartilhar com meus amigos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*