Categoria

Demências e Alzheimer

Avaliando Problemas de Memória, Raciocínio ou Comportamento

em Demências e Alzheimer por
memória, raciocínio

Muitas vezes nos preocupamos com familiares e amigos que começam a esquecer coisas simples. Erroneamente, quando se trata de uma pessoa mais velha, associamos tal “sintoma” à idade mais avançada. Mas, na maioria das vezes, ficamos inseguros ou nervosos com a simples possibilidade de uma pessoa próxima e querida estar apresentando, de fato, sintomas de doença neuro-degenerativa, como a Doença de Alzheimer, por exemplo. Então, como saber se as mudanças que notamos em outras pessoas ou em nós mesmos são importantes? Especialmente quando tais mudanças envolvem memória, raciocínio ou comportamento, pode ser difícil saber o que fazer ou dizer. Por…

Leia mais

Ajudando Crianças e Adolescentes a Entenderem o Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
crianças e adolescentes

Quando uma pessoa é diagnosticada com Alzheimer, todos os membros da família são afetados. Incluindo crianças e adolescentes. Se é difícil para os adultos aceitarem e compreenderem a doença, também é para netos, bisnetos ou filhos mais novos. Hoje vamos falar sobre como ajudá-los a entender a doença de Alzheimer. A primeira coisa a fazer é conversar abertamente com as crianças e adolescentes sobre a doença. Entender como a doença vai evoluir e quais são seus principais sintomas pode reduzir a ansiedade. Podemos adaptar o nível de complexidade usado para explicar a doença de Alzheimer de acordo com a idade.…

Leia mais

Os Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência

em Demências e Alzheimer por
25% adicional para a terceira idade com sintomas psicológicos

Os Sintomas da Demência são traduzidos em alterações psicológicas e de comportamento. Assim, o meio médico se refere recorrentemente às siglas SPCD (ou BPSD em inglês) quando avaliam os Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência. Tais sintomas são as reações psicológicas e comportamentais vivenciadas por indivíduos portadores de demência. Apatia, depressão, agitação, ansiedade, insônia, agressividade, comportamentos motores aberrantes e delírios são alguns exemplos. A grande maioria dos portadores de demência, alguns autores citam 80%, manifestará algum SPCD e isso não necessariamente está relacionado à gravidade da doença. No entanto, quanto mais importantes e frequentes são os Sintomas Psicológicos e Comportamentais…

Leia mais

Poucas Horas de Sono Podem Aumentar o Risco de Demência.

em Demências e Alzheimer por
horas de sono

Um estudo longitudinal, publicado em outubro de 2020, associa as horas de sono com a incidência de demência. A análise de dados sobre a duração do sono de quase 8.000 participantes e um longo acompanhamento para demência sugere que a curta duração do sono na meia-idade está associada ao aumento do risco de demência incidente. Sabe-se que mudanças nos padrões de sono são comuns em pessoas com doença de Alzheimer e outras doenças neuro-degenerativas. Acredita-se que essas mudanças resultem da desregulação do ciclo vigília-sono devido a processos fisiopatológicos na demência. Particularmente aqueles que afetam o hipotálamo e o tronco cerebral.…

Leia mais

A Doença de Alzheimer (DA) e a Idade dos Portadores

em Demências e Alzheimer por
terceira idade

O fator de risco mais importante para o desenvolvimento da Doença de Alzeheimer (DA) é a idade. Quanto maior a idade, maior a probabilidade de adquirir a doença. Não se sabe exatamente o porque a idade é o fator de risco mais importante. Mas, todos os órgãos, a partir dos 30 anos de idade, começam a perder 1% de função ao ano. Também o cérebro perde milhões de neurônios à medida que envelhecemos. Consequentemente, perdemos sinapses. Esta teoria sobre a perda funcional de todos os nossos órgãos diz que, se todas as pessoas alcançassem os 105 anos, todos teriam DA. Assim…

Leia mais

A Importância da Identificação Precoce da Doença de Alzheimer.

em Demências e Alzheimer por
A importância da identificação precoce da DA

Hoje em dia, entendemos a Doença de Alzheimer como uma seqüência de etapas que passam pelo acúmulo de proteínas anormais no cérebro, ao chamado transtorno neurocognitivo menor tipo Alzheimer (antigo Transtorno Cognitivo Leve amnéstico) até a doença propriamente dita, em seus estágios leve, moderado e avançado. Normalmente, como a família enxerga os primeiros sintomas? A identificação precoce do doença é importante e permite definição de metas em saúde e metas pessoais e familiares. Além disso, a identificação precoce permite o manejo adequado dos sintomas e cuidados da saúde, evitando muitas situações e intercorrências que teriam impacto na qualidade de vida…

Leia mais

Como Prevenir o Aparecimento da Doença de Alzheimer?

em Demências e Alzheimer por
Prevenir a Demência de Alzheimer

A Demência de Alzheimer é uma doença muito comum e limitante. Sua evolução tira a autonomia e a independência das pessoas afetando toda a família. Seu impacto nos custos dos sistemas de saúde é enorme. E ainda não existe cura para esta doença. Por isso, muitas pesquisas são realizadas nas áreas de prevenção. Mas, como saber o que é real? Já que, infelizmente, também muitos boatos e notícias falsas (fake news) são difundidas em redes não científicas. Como prevenir o aparecimento da Doença de Alzheimer da maneira mais eficiente possível? Antes de mais nada, vale lembrar que prevenir é tomar…

Leia mais

O Sentimento de Luto do Cuidador Familiar

em Demências e Alzheimer por
terceira idade em luto

A pessoa responsável por cuidar de um familiar com doença neurodegenetariva, como a Doença de Alzheimer (DA), experimenta muitos sentimentos no decorrer do tempo. Um deles é o sentimento de Luto, com o familiar vivo. O Luto é um sentimento de profunda tristeza e pesar por causa de uma perda. É caracterizado pela consternação e saudades daquilo que se foi. Popularmente, usamos o termo “Luto” em relação à morte de uma pessoa querida. Mas, podemos usar este termo em outros momentos da vida, como o final de um relacionamento, por exemplo. Também, pode acontecer ao recebermos o diagnóstico de uma…

Leia mais

Falhas Acentuadas de Memória e Problemas Reais de Cognição

em Demências e Alzheimer por
falhas acentuadas de memória na terceira idade

Muitas pessoas queixam-se de falhas acentuadas de memória. Relatam que perdem objetos dentro de casa, esquecem palavras, etc. Quando estas pessoas com falhas acentuadas de memória devem procurar ajuda médica? Sempre que for percebida alguma alteração cognitiva, é aconselhado que se procure um médico. Assim, pode-se fazer uma avaliação cognitiva. Quando esta avaliação não mostra alterações cognitivas, estamos diante de um declínio cognitivo subjetivo. Ou seja, estamos falando de pessoas que percebem problemas de memória, mas, na realidade, não são problemas graves o suficiente para embasar um diagnóstico de qualquer doença. Veja aqui o que é o declínio cognitivo leve.…

Leia mais

Decisão de Colocar Sonda Alimentar em Paciente que Não Come

em Demências e Alzheimer/Nutrição por
Sonda alimentar na terceira idade.

A sonda alimentar é um instrumento utilizado para nutrir e hidratar pessoas que não comem e não bebem líquidos. Normalmente, são utilizadas em pessoas que não podem mais comer, por inúmeros motivos. Ou seja, pessoas com dificuldades de engolir ou até mesmo daquelas que não se alimentam por falta de apetite. E, não podemos esquecer daqueles que decidiram parar de comer. Assim, os 2 tipos mais usados de sonda alimentar são a naso-gástrica (que é colocada pelo nariz) e a gastro-enteral (colocada diretamente no estômago através de um corte). Mas, antes de submeter nosso familiar idoso a um procedimento de colocação…

Leia mais

1 2 3 8
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo