Categoria

Demências e Alzheimer

5 Diferenças entre Pseudo-demência da Depressão e DA.

em Cabeça/Demências e Alzheimer por
Idoso com pseudo-demência depressiva

A pseudo-demência depressiva é um problema importante, mas pouco conhecido. A Depressão pode produzir a pseudo-demência, que é caracterizada por disfunções cognitivas como problemas de memória, diminuição da velocidade de reação, comprometimento do raciocínio e da função executiva. Normalmente, estes défcits são suaves. Mas, em 20% dos casos de idosos com depressão, estes sintomas podem ser confundidos com Doença de Alzheimer (DA). Também conhecida como síndrome demencial da depressão, atinge 10% dos pacientes admitidos em centros psiquiátricos. A pseudo-demência depressiva pode ocorrer com vários tipos de depressão. É comum na depressão bi-polar, depressão maior ou depressão com elementos de transtorno…

Leia mais

Variações da Demência e suas causas mais comuns.

em Demências e Alzheimer por
Idoso pode sofrer variações da demência

A demência não é uma doença específica. É um termo geral que descreve uma ampla gama de sintomas. Com isso, ocorrem as variações da demência. As variações da demência estão associados a um declínio na memória ou outras habilidades cognitivas suficientemente graves para reduzir a capacidade de uma pessoa realizar atividades cotidianas. A doença de Alzheimer é responsável por 60 a 80 por cento dos casos de demência. A demência vascular, que ocorre após um acidente vascular cerebral, é o segundo tipo mais comum. Mas existem muitas outras condições que podem causar sintomas de demência, incluindo algumas que são reversíveis,…

Leia mais

Quais são os exercícios mais adequados ao portador de DA?

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
exercícios mais adequados para idosos com DA

Nos artigos anteriores, falamos dos cuidados que o idoso portador da doença deve ter ao iniciar um programa de Atividades Físicas Planejadas e os efeitos fisiológicos que elas proporcionam. Neste artigo, abordaremos quais exercícios mais adequados para os idosos acometidos com a doença de Alzheimer. Considerando as fases da doença (leve, moderado e grave), a prescrição dos exercícios mais adequados deve ser de acordo com as limitações do idoso. Na fase inicial, recomenda-se caminhadas e exercícios com movimentos de baixo grau de complexidade. O profissional deve proporcionar motivação e prazer nas atividades. Deve-se incentivar a contagem das séries e estimular…

Leia mais

Como Exercícios Físicos ajudam no tratamento do Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
Fisiologia dos exercícios para tratamento do Alzheimer

No artigo anterior, falamos dos cuidados para o idoso portador da doença iniciar um programa de Exercícios Físicos. Neste, abordaremos os efeitos fisiológicos dos exercícios no corpo para explicar como ajudam no tratamento do Alzheimer. Sabemos que a neuropatologia da Doença de Alzheimer caracteriza-se por dois mecanismos que determinam a morte neuronal. Um é a formação de placas amilóides externas aos neurônios. A outra é a hiperfosforilação da proteína tau. Este processo altera o equilíbrio eletro-químico dos neurônios, levando à formação de emaranhados neurofibrilares dentro destas células. Estes mecanismos determinam o processo de atrofia cerebral, na medida que matam neurônios.…

Leia mais

Sociabilidade contra a Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
Sociabilidade para idoso com DA

A Sociabilidade do portador da doença de Alzheimer fica comprometida rapidamente se a família não agir. O doente tende a se isolar por vários motivos. Vai deixando de fazer o que está habituado e, ao mesmo tempo, é comum os familiares o proibirem de realizar algumas atividades. Isso acaba contribuindo para o seu isolamento. Essa perda de Sociabilidade permite uma evolução mais rápida da doença. O ideal é não restringir o familiar com DA. Não devemos impedi-lo de ir ao quintal cuidar de suas plantas, por exemplo. Mas, devemos ter atenção: o idoso pode ser perder na rua. Porém, ele…

Leia mais

Iniciando programa de Exercícios Físicos para portadores de DA

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
Exercícios para idoso com DA

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais freqüente associada à idade. Nas próximas semanas iremos explicar como um programa de Exercícios Físicos pode ajudar na prevenção, atenuação de sintomas e retardo da evolução da doença. O objetivo principal de um programa de Exercícios Físicos é manter as funções motoras. Sabemos que a qualidade de vida é maior quando a independência é preservada pelo maior tempo possível. Dependendo do estágio da doença, para iniciar um programa de Atividades Físicas assistido por um profissional de Educação Física, deve-se ter o apoio muito eficaz do cuidador. O cuidador deve relatar doenças…

Leia mais

Como usar Estímulo Intelectual para retardar o avanço da DA

em Demências e Alzheimer por
Estímulo Intelectual para o idoso

Na semana passada, falamos sobre estímulo intelectual e convívio social como fatores importantes de prevenção da Doença de Alzheimer. Pois bem: estes fatores também são importantes para retardar a evolução da doença. Dependendo da fase em que ela se encontra, principalmente nas iniciais, podemos estimular a memória do paciente. Falamos em desacelerar a progressão da doença já que se trata de uma doença neurodegenerativa e progressiva. Pensando na Intelectualidade, vamos dar algumas sugestões de estímulo intelectual. Um método simples, mas que exige tempo e paciência dos familiares, é assistir a um vídeo na televisão e depois de terminado, questionar. Pergunte…

Leia mais

Palavras-cruzadas ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer?

em Demências e Alzheimer por
Idoso social

Freqüentemente, perguntam para mim se ter o hábito de fazer palavras cruzadas ajuda a prevenir a Doença de Alzheimer. Podemos dizer que ajuda a manter uma certa atividade intelectual. Mas outros procedimentos são mais efetivos no sentido de prevenção. Vamos então falar de Sociabilidade e Intelectualidade. Quando pensamos o que é Sociabilidade, vemos que esse conceito é muito amplo. Várias atividades podem ser desenvolvidas para que o individuo se torne socialmente ativo. Vamos ver alguns exemplos: Atividades de lazer. Ir ao cinema, ao teatro, passear em shopping e parques com amigos e familiares. Manter-se ativo com responsabilidades. Por exemplo, fazer…

Leia mais

Apraxia: perdendo a capacidade de realizar tarefas simples.

em Demências e Alzheimer por
Apraxia em Idoso com demência.

Apraxia é uma condição neurológica caracterizada pela incapacidade de realizar movimentos motores voluntariamente. Mesmo que os músculos do corpo estejam saudáveis e normais e a pessoa saiba como fazer o movimento, não consegue mais. Além da coordenação para cumprir as atividades, a pessoa perde a capacidade de raciocinar e definir a ordem cronológica das etapas a serem feitas. Praxia é um dos domínios cognitivos que, depois da memória, é um dos mais comprometidos nas demências. Entenda aqui quais são as causas mais comuns de demência, além da Doença de Alzheimer. Por exemplo, Dona Ieda é uma senhora com Alzheimer que…

Leia mais

1 2 3 5
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo