Categoria

Sem categoria

Entendendo SPCD – Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência

em Sem categoria por
SPCD

Os SPCD – Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência (BPSD, em inglês) são reações psicológicas e comportamentais vivenciadas por indivíduos portadores de demência. Apatia, depressão, agitação, ansiedade, insônia, comportamentos motores aberrantes e delírios são alguns exemplos.  A grande maioria (alguns autores citam 80%) dos portadores de demência manifestará algum SPCD. Mas, isso não necessariamente está relacionado à gravidade da doença. No entanto, quanto mais importantes e frequentes são os SPCD, maiores são as chances de desfechos negativos ao paciente. Dentre eles: institucionalização (o paciente passa a morar em uma instituição de longa permanência ao invés do próprio lar), prescrição de…

Leia mais

Fortaleça Seu Sistema Respiratório com Técnicas Simples!

em Sem categoria por
Sistema Respiratório

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo melhorar o Sistema Respiratório através do aumento da Capacidade Pulmonar e da Função Respiratória. Além disso, ajuda a promover a diminuição da ansiedade e o relaxamento do nosso organismo.  Também devemos lembrar que alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas. Portanto, a capacidade respiratória tende a ser alterada durante o envelhecimento. Desta maneira, este exercícios simples, que podem ser feitos por qualquer pessoa (com poucas exceções) também são indicados para idosos. Idealmente, devem ser supervisionados por…

Leia mais

Como se Adaptar e Evitar a Depressão Durante o Confinamento.

em Sem categoria por
Adaptar ao isolamento

Conforme citado no artigo anterior, a socialização é uma das principais recomendações para evitar a Depressão em idosos. Porém, durante a Pandemia de Covid-19, prega-se justamente o oposto. Isto é, todos devemos nos manter em isolamento, principalmente o grupo de risco – que são os idosos. Daí vem uma grande preocupação de Geriatras e Profissionais da Gerontologia: como manter a saúde mental dos idosos em casa. Como se adaptar e evitar a Depressão? Podemos dizer que existem muitas variáveis influenciando o comportamento humano. Podemos citar a situação sócio-econômica, nível de escolaridade, intelectualidade, idade, resiliência, doenças físicas e mentais, entre outros.…

Leia mais

Lutando Contra a Depressão em Idosos Durante o Confinamento.

em Sem categoria por
Adaptação durante o confinamento: Realidade virtual e terceira idade

Muitas vezes, o Envelhecimento por si só já promove um estado depressivo, motivado por diversos fatores. Alguns, são próprios do Envelhecimento. Tais como perdas sensoriais (como visão e audição), de funcionalidade (força e precisão manuais), da rapidez e execução de tarefas. Além disso, também se pode perceber diminuição de memória, imaginação, criatividade, atenção, energia, iniciativa e sociabilidade. Somado a tudo isso, outras perdas podem ocorrer devido a doenças crônicas, deteriorando significativamente a saúde. Também contribuem para o quadro depressivo a viuvez, a ausência de papeis sociais valorizados, dificuldades financeiras decorrentes da aposentadoria, perdas por mortes de amigos e pela saída…

Leia mais

O Papel da Nutrição no Envelhecimento Saudável

em Nutrição/Sem categoria por
O Papel da Nutrição no Envelhecimento Saudável

Recentemente, o Instituto da Saúde e Proteção ao Consumidor da União Europeia publicou um relatório sobre a importância da Nutrição no processo de Envelhecimento Saudável. Isso porque o aumento da expectativa de vida da população em si é uma boa notícia. Porém, grande partes destas pessoas que está vivendo mais, passa os últimos 15 ou 20 anos de suas vidas com alguma doença ou uma incapacidade. Daí vem a importância da promoção, cada vez maior, de um Envelhecimento Saudável – AHA (Active and Healthy Ageing) Sabemos que há limites biológicos e que os declínios funcionais são reais. Porém, quanto mais…

Leia mais

A Esperança nas Lágrimas da Doença de Alzheimer

em Sem categoria por
as lágrimas do Alzheimer

Estudo publicado esta semana traz uma nova possibilidade de diagnóstico precoce através das Lágrimas dos portadores de Alzheimer. “Não existe uma maneira simples e barata de diagnosticar a Doença de Alzheimer.” Esse é um dos principais problemas relacionados à pesquisa para encontrar a cura ou o controle desta doença segundo Bill Gates. Sim, Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo investe seu tempo e dinheiro para ajudar a encontrar a cura para a DA. Atualmente, a Doença de Alzheimer é diagnosticada majoritariamente de maneira clínica. Ou seja, através de testes neuro-psicológicos e avaliação médica.…

Leia mais

Tomada de Decisão Em Geriatria e Diferentes Abordagens.

em Sem categoria por
Abordagens da Geriatria

Existem diversas abordagens e fases nos cuidados com a saúde. Desde a identificação de fatores de risco, prevenção e promoção de saúde, até o diagnóstico propriamente dito, a terapêutica e a reabilitação.  Cada uma dessas etapas, mesmo a etapa de identificação de fatores de risco e promoção de saúde, confere riscos e benefícios ao indivíduo. Por isso, a importância das diferentes abordagens. Portanto, o profissional em saúde deve ter um olhar técnico e domínio das evidências científicas, bem como conhecer o indivíduo à sua frente, entendendo suas necessidades, expectativas e valores. Ao final dessa avaliação, a decisão deve ser tomada…

Leia mais

Tratamento Não Cirúrgico da OA: Medicações Tópicas

em Sem categoria por
Medicações Tópicas para Dor

Osteoartrite (OA), ou artrose, é uma causa importante de dor e incapacitação. A base do tratamento medicamentoso para dor são os analgésicos como o paracetamol e os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Como já discutido em outro artigo, essas medicações podem apresentar diversos efeitos adversos. Alguns deles graves, principalmente quando é necessário seu uso prolongado. Especialmente na população idosa, o uso dessas medicações é um desafio devido às frequentes comorbidades e a polifarmácia. Como alternativa, presente na maioria dos consensos como terapia sintomática de primeira linha, temos as medicações tópicas. Entre as opções temos os anti-inflamatórios tópicos e a capsaicina. Os…

Leia mais

Nova Cédula de Identidade Será Padronizada até Março de 2020

em Sem categoria por
Nova Cédula de Identidade

A Cédula de Identidade, também conhecidas como RG (Registro Geral) é um dos documentos de identificação mais importantes no Brasil. Porém, não é unificado nacionalmente. Ou seja, cada estado da federação, que são os responsáveis pela emissão do documento, tem a liberdade de emitir o documento como quiser. Na prática, podem acontecer confusões: o formato do documento é diferente por estado. Por exemplo, em Minas Gerais, o número de RG começa com a sigla RGM e possui 8 dígitos. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o RG possui 12 dígitos. Além disso, é possível que 2 pessoas de…

Leia mais

A Justiça Em Seu Papel De Defender O Idoso

em Sem categoria por
Denuncie

O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo manteve condenação de uma cuidadora a devolver R$ 677 mil a uma idosa para quem trabalhou. A Justiça também manteve decisão de primeiro grau que mandou o Ministério Público investigar Edileuza Aparecida. Segundo consta nos autos, ela chegou a trocar de carro e casa e fez depósitos em sua própria conta com o dinheiro de sua empregadora. O advogado Marcelo Squilassi, que defende Edileuza, afirma respeitar a decisão do Tribunal, mas diz que vai recorrer. “Foi instaurado inquérito policial para apuração dos fatos, sendo que o inquérito foi arquivado por falta de…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo