Categoria

Sem categoria

Os Problemas Relacionados ao Consumo de Álcool por Idosos

em Saúde/Sem categoria por
Consumo de álcool pela terceira idade

O alcoolismo é uma doença, conforme já tratamos aqui. Seu início e progressão podem ser mais problemáticos em idosos do que em adultos mais jovens. Isso por causa de alguns fatores fisiológicos e psico-sociais relacionados ao envelhecimento. O aumento da sensibilidade aos efeitos do álcool no corpo, é um destes fatores. A interação medicamentosa também é importante. E, por último, doenças que podem ser desencadeadas pelo consumo de álcool. Dentre os fatores fisiológicos importantes, o consumo de álcool é mais problemático em adultos mais velhos pois: Normalmente, há menos massa muscular para “distribuir” pelo corpo o volume de álcool consumido.…

Leia mais

Exemplo Real de Vulnerabilidade do Idoso no Brasil

em Sem categoria por

Preocupa a vulnerabilidade dos adultos mais velhos no Brasil. A conjuntura de desmonte do formato piramidal na comparação etária brasileira, consequência do aumento na expectativa de vida e da diminuição na taxa de natalidade, aborda um desequilíbrio estrutural com que o governo ainda não sabe lidar. O Brasil apresenta 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, 13% da sua população. Mas não tem uma área da saúde consistente focada em idosos. Idosos já representam 33% da carteira, 80% das internações clínicas e 41% das consultas do SUS (Sistema Único de Saúde). Pautado na Política Nacional de Saúde da Pessoa…

Leia mais

O Papel do Cuidador e as Atividades do Idoso com Demência

em Sem categoria por

Nas últimas sextas-feiras, temos publicado textos sobre como organizar a rotina de cuidados de um idoso com demência. Então, hoje, vamos falar um pouco sobre qual o papel do cuidador nesta rotina. Após investir tempo preparando uma rotina de atividades para o idoso com Alzheimer ou outra doença demencial, com ou sem ajuda profissional (de Terapeuta Ocupacional ou Gerontólogo), chegou o momento de colocar a rotina em prática. O papel do cuidador neste momento é incentivar o idoso, observar e ter sensibilidade em relação à efetividade das atividades e flexibilizar e adaptar a rotina conforme a evolução da doença. Sendo…

Leia mais

Centro de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa

em Sem categoria por
Violência contra a terceira idade

Em 2006, a ONU e a Rede Mundial pela Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa instituíram o dia 15 de junho como o dia mundial de conscientização da violência contra o idoso. No Brasil, antes disso, por iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), da Presidência da República, foram criados os Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Os principais objetivos destes centros são: ORIENTAR idosos vítimas de violência. Informar a pessoa que foi vítima de qualquer tipo de violência sobre a lei de Direitos Humanos e explicar todas as garantias legais que…

Leia mais

Melhores Condições Físicas e Menos Perdas Cognitivas.

em Sem categoria por
Condições físicas da terceira idade

Condições Físicas do indivíduo estão associadas à qualidade de seu envelhecimento. Ainda existem muitas discussões sobre os conceitos e padrões do envelhecimento saudável. Muitas pesquisas em centros científicos de saúde do mundo todo têm abordado o assunto. No mês passado, mais um estudo neste sentido foi publicado. Sabe-se que funções cognitivas podem ser afetadas durante o envelhecimento. Uma delas é a linguagem. Em estudo recente, foi estabelecida uma relação entre perdas de linguagem e condições físicas de adultos mais velhos. Sabe-se que manter relações sociais e independência são particularmente importantes para uma experiência positiva de envelhecimento. As boas habilidades de linguagem,…

Leia mais

Vitamina D e Exercícios como Prevenção de Quedas e Fraturas

em Sem categoria por
terceira idade tomando vitamina D

Vitamina D e Exercícios Físicos são 2 fatores reconhecidos pela comunidade médica e gerontológica para prevenção de quedas e fraturas na população mais velha. Evitar que idosos caiam dentro de casa ou na rua está relacionada é nosso dever dado os altos índices de mortalidade decorrentes de queda. Isto é, as quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais de pessoas com mais de 75 anos no Brasil. Também é a 6a maior causa de morte em pessoas com 65 anos ou mais em nosso país. E, segundo o Ministério da Saúde, 2 em cada 3 casos de queda acontecem dentro…

Leia mais

O que é a Obesidade, quais os riscos e como tratá-la.

em Sem categoria por
Terceira idade com obesidade

Obesidade é o termo que se usa para descrever uma situação em que há excesso de gordura corporal. Os dados apontam que 32% do homens e 39% das mulheres entre 65 e 74 anos são obesos. Com idade maior que 75 anos, este número cai para 18% de homens e 24% de mulheres. Clinicamente, a Obesidade é determinada por medidas corporais: Peso total do corpo é 30% maior que o peso médio para a idade, tamanho e população específica por sexo. Índice de Massa Corporal: IMC = peso (em kg)/ altura ao quadrado (m2). Uma pessoa com IMC entre 25…

Leia mais

Como Reagir a Episódios de Alucinações ou Delírios

em Demências e Alzheimer/Sem categoria por
Alucinções ou delírios em idosos com DA

Alucinações ou delírios, junto com os outros sintomas das demências, tem apresentando uma frequência significativa. Isso tem despertado a atenção dos profissionais da saúde (além dos médicos) no cuidado com essas pessoas, seus familiares e cuidadores. É difícil para alguém que cuida de um paciente com Doença de Alzheimer ver episódios de alucinações ou delírios. Esses sintomas devem ser controlados com o uso de medicamentos específicos. Porém, familiares ou cuidadores não podem impedir que estes sintomas ocorram. Mas a forma como reagem ao sintoma pode ajudar a evitar reações que agravam a situação, como agressividade, agitação e explosões violentas. Primeiramente…

Leia mais

Você conhece o conceito de Reserva Cognitiva?

em Sem categoria por
idoso com alta reserva cognitiva

Frequentemente, ouvimos falar que pessoas com alta Reserva Cognitiva apresentam uma condição maior para enfrentar os processos de degeneração cerebral. Até que ponto isso é de fato real e como podemos esclarecer esse assunto? Embora ainda não formalizado, esse conceito de Reserva Cognitiva tem sido cada vez mais estudado. Tem contribuído para os cuidados com as pessoas em processo de envelhecimento e demências. Reserva Cognitiva ainda é uma hipótese. É a idéia de que pessoas com elevado grau de escolaridade e elevadas exigências intelectuais no trabalho (trabalhos que exijam atenção, estudos frequentes e atualizações constantes) apresentem melhores condições de “proteger”…

Leia mais

Saúde Pública e Saúde Complementar: pesquisa de satisfação.

em Sem categoria por
Idoso atendido por saúde púlblica

O problema de saúde pública, no Brasil, é grave como todos sabemos. Se é um problema para o cidadão jovem, imaginemos quando esse jovem envelhece. O sistema de saúde pública, entretanto, não está suficientemente preparado para acolher e cuidar  dessa pessoa idosa. O idoso começa a sentir falta de um acolhimento, um diagnóstico conclusivo. Esse diagnóstico só virá com a ajuda de exames laboratoriais e de imagem, às vezes, difíceis para se conseguir na agenda do SUS, por exemplo. Junto a isso, acrescenta-se a indicação de fisioterapia, terapia e, atualmente, até acupuntura que darão ao idoso uma esperança de vida…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo