Categoria

Sem categoria

A Esperança nas Lágrimas da Doença de Alzheimer

em Sem categoria por
as lágrimas do Alzheimer

Estudo publicado esta semana traz uma nova possibilidade de diagnóstico precoce através das Lágrimas dos portadores de Alzheimer. “Não existe uma maneira simples e barata de diagnosticar a Doença de Alzheimer.” Esse é um dos principais problemas relacionados à pesquisa para encontrar a cura ou o controle desta doença segundo Bill Gates. Sim, Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo investe seu tempo e dinheiro para ajudar a encontrar a cura para a DA. Atualmente, a Doença de Alzheimer é diagnosticada majoritariamente de maneira clínica. Ou seja, através de testes neuro-psicológicos e avaliação médica.…

Leia mais

Tomada de Decisão Em Geriatria e Diferentes Abordagens.

em Sem categoria por
Abordagens da Geriatria

Existem diversas abordagens e fases nos cuidados com a saúde. Desde a identificação de fatores de risco, prevenção e promoção de saúde, até o diagnóstico propriamente dito, a terapêutica e a reabilitação.  Cada uma dessas etapas, mesmo a etapa de identificação de fatores de risco e promoção de saúde, confere riscos e benefícios ao indivíduo. Por isso, a importância das diferentes abordagens. Portanto, o profissional em saúde deve ter um olhar técnico e domínio das evidências científicas, bem como conhecer o indivíduo à sua frente, entendendo suas necessidades, expectativas e valores. Ao final dessa avaliação, a decisão deve ser tomada…

Leia mais

Tratamento Não Cirúrgico da OA: Medicações Tópicas

em Sem categoria por
Medicações Tópicas para Dor

Osteoartrite (OA), ou artrose, é uma causa importante de dor e incapacitação. A base do tratamento medicamentoso para dor são os analgésicos como o paracetamol e os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). Como já discutido em outro artigo, essas medicações podem apresentar diversos efeitos adversos. Alguns deles graves, principalmente quando é necessário seu uso prolongado. Especialmente na população idosa, o uso dessas medicações é um desafio devido às frequentes comorbidades e a polifarmácia. Como alternativa, presente na maioria dos consensos como terapia sintomática de primeira linha, temos as medicações tópicas. Entre as opções temos os anti-inflamatórios tópicos e a capsaicina. Os…

Leia mais

Nova Cédula de Identidade Será Padronizada até Março de 2020

em Sem categoria por
Nova Cédula de Identidade

A Cédula de Identidade, também conhecidas como RG (Registro Geral) é um dos documentos de identificação mais importantes no Brasil. Porém, não é unificado nacionalmente. Ou seja, cada estado da federação, que são os responsáveis pela emissão do documento, tem a liberdade de emitir o documento como quiser. Na prática, podem acontecer confusões: o formato do documento é diferente por estado. Por exemplo, em Minas Gerais, o número de RG começa com a sigla RGM e possui 8 dígitos. No Rio de Janeiro e em São Paulo, o RG possui 12 dígitos. Além disso, é possível que 2 pessoas de…

Leia mais

A Justiça Em Seu Papel De Defender O Idoso

em Sem categoria por
Denuncie

O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo manteve condenação de uma cuidadora a devolver R$ 677 mil a uma idosa para quem trabalhou. A Justiça também manteve decisão de primeiro grau que mandou o Ministério Público investigar Edileuza Aparecida. Segundo consta nos autos, ela chegou a trocar de carro e casa e fez depósitos em sua própria conta com o dinheiro de sua empregadora. O advogado Marcelo Squilassi, que defende Edileuza, afirma respeitar a decisão do Tribunal, mas diz que vai recorrer. “Foi instaurado inquérito policial para apuração dos fatos, sendo que o inquérito foi arquivado por falta de…

Leia mais

O Transporte Público para o Idoso – Atualização

em Sem categoria por
Passagem de ônibus para idoso

A fim de atualizar as postagens deste site e atender milhares de leitores, exporemos, hoje, como está o cumprimento desse direito no Estado de São e na Capital São Paulo. Falamos de São Paulo por ser a  sede deste site. Aguardamos, pois, a manifestação dos demais leitores do Brasil. Assim idoso, conheça seus direitos: No Brasil: Idade: 65 anos completos ou mais. Gratuidade: Transporte Rodoviário Urbano (Municipal e Intermunicipal). Basta apresentar documento de identificação oficial com foto e data do nascimento (R.G. , por exemplo) no momento do embarque. No Estado de São Paulo Idade: 60 anos completos ou mais.…

Leia mais

Conheça a Osteoartrite e Entenda Como Evitá-la.

em Sem categoria por
Dores nas Juntas por Osteoartrite ou Artrose

A Osteoartrite (OA) ou artrose é uma doença musculo-esquelética progressiva. Ou seja, afeta os músculos esqueléticos (aqueles que se ligam ao nosso esqueleto e possibilitam nossos movimentos) e vai piorando ao longo da vida. Esta doença afeta milhões de pessoas e representa a primeira causa de deficiência no mundo após os 40 anos. A Osteoartrite é a causa mais comum de dor crônica e incapacidade física. Também é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho. Apresenta-se pela dor, rigidez e limitações nas atividades de vida diária. A prevalência de OA primária aumentou substancialmente durante as últimas décadas. O…

Leia mais

Liga De Fisioterapia Em Saúde Do Idoso Da FM – USP

em Sem categoria por
Liga de Fisioterapia

A Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde do Idoso (LiFiSI) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi criada pelas acadêmicas: Celimar Rodrigues Turgante, Da hee Chum kim e  Izaura Beatriz Araújo Novais Silva do curso de fisioterapia da FMUSP, com total apoio do Professor Doutor José Eduardo Pompeu.  A LiFiSI realizará  atendimentos individuais e gratuitos de fisioterapia uma vez por semana a idosos (pessoas com 60 anos ou mais) que possuam problemas ortopédicos, reumatológicos e neurológicos de leve a moderada intensidade, que necessitam de atendimento fisioterapêutico para tratar ou prevenir a evolução dos agravos e que ainda…

Leia mais

Quedas Em Dias Chuvosos: Dicas Simples Que Ajudam Na Prevenção

em Sem categoria por
evitar quedas em dias de chuva

A queda é um evento bastante comum e devastador. Principalmente, quando se trata de indivíduos idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode indicar o início de fragilidade ou algum tipo de doença especifica. Além das alterações orgânicas, as quedas podem estar relacionadas a fatores: sociais, econômicos e psicológicos. Mas também a fatores ambientais. Quedas em dias chuvosos podem acontecer mais facilmente que em dias sem chuva. Estima-se que há uma queda para um em cada três pessoas com mais de 60 anos. E muitas das pessoas que passam por uma queda podem sofrer: fraturas, internações, medo de cair,…

Leia mais

Idosos também precisam fazer declaração de Imposto de Renda

em Dia-a-dia/Sem categoria por
idoso também tem que fazer declaração de imposto de renda

Já é hora de se pensar na declaração de Imposto de Renda. Engana-se quem pensa ser muito cedo. Afinal, o término do prazo para entrega da declaração de imposto de renda é final de abril. Entretanto, já é hora de começar a reunir a papelada e ir anotando e separando os documentos para evitar correria. A Receita Federal endureceu na verificação de: rendimentos isentos e não tributáveis, com valores recebidos em saques das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e na verificação das despesas médicas, motivo frequente de retenção da declaração. O Fisco tende a…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo