Categoria

Sem categoria

Dicas de Alimentação no Verão para Quem tem Mais de 60 anos.

em Sem categoria por

As altas temperaturas desta época do ano podem provocar efeitos adversos a nossa saúde. Mas, prestar atenção à alimentação no verão pode nos ajudar a reduzir estes efeitos. Uma atitude importante é garantir a “segurança alimentar”. Nos dias mais quentes, alimentos podem se decompor mais rápido. Frutas amadurecem e ovos estragam em maior velocidade. Assim, é muito importante verificar se o alimento disponível ainda está próprio para o consumo. Prestar atenção à qualidade do alimento que vamos consumir, principalmente quando comemos fora de casa, é essencial para evitar problemas gastro-intestinais. Não se esqueça de utilizar gelo somente em locais confiáveis.…

Leia mais

Documentos para Passagem Gratuita de Ônibus Interestadual

em Sem categoria por
idoso no transporte interestadual

Nesta época do ano, muitos planejam viajar. E alguns idosos têm direito à passagem de ônibus gratuita em trechos interestaduais. Isto é, quando a cidade de partida fica num estado diferente da cidade de destino. Em 2006, foi regulamentada a Lei que garante o direito de passagem gratuita em ônibus interestadual a todas as pessoas com 60 anos completos cuja renda individual seja de até 2 salários mínimos. O prazo para a solicitação da passagem de ônibus foi alterado. Agora, o idoso pode solicitar a reserva do assento gratuito no período normal de venda da passagem. Como a procura é…

Leia mais

Crédito Consignado para Os Presentes de Natal?

em Sem categoria por
crédito consignado na terceira idade

Está chegando o mês do ano mais festivo, mais bonito e mais gostoso: Dezembro. Para muitos, significa o nascimento de Jesus Cristo. Para outros, significa um mês como outro qualquer. Para outros, muitos, significa o mês do consumismo. E, não adianta argumentar. Trata-se de uma época especial onde paira, sobre a maioria das pessoas, uma sensação de solidariedade e amor. Época de trocar amabilidades e presentes. Veja aqui algumas receitas para o Natal. Para comprar presentes necessitamos de dinheiro. Mas, se o dinheiro acabar? Muitos se valem do cartão de crédito, economias e crédito consignado. Chegamos, então, ao nosso artigo de hoje. Como…

Leia mais

O Diagnóstico de CCL (Comprometimento Cognitivo Leve)

em Sem categoria por
diagnóstico de CCL na terceira idade

O diagnóstico de CCL (Comprometimento Cognitivo Leve) é importante para prolongar a qualidade de vida do paciente. Embora não haja tratamento medicamentoso para impedir que a maioria dos casos de CCL evolua para alguma doença demencial (como Doença de Alzheimer, por exemplo), pode-se trabalhar fatores de proteção como atividades físicas e intelectuais para retardar a evolução do quadro. Os critérios para o diagnóstico de CCL são: Dificuldade cognitiva (memória, localização espacial, etc) relatada pelo paciente e confirmada pela família. Resultado de avaliação cognitiva objetiva. Exclusão do diagnóstico de demência. Isto significa que, uma pessoa tem o diagnóstico de CCL quando…

Leia mais

Os Problemas Relacionados ao Consumo de Álcool por Idosos

em Saúde/Sem categoria por
Consumo de álcool pela terceira idade

O alcoolismo é uma doença, conforme já tratamos aqui. Seu início e progressão podem ser mais problemáticos em idosos do que em adultos mais jovens. Isso por causa de alguns fatores fisiológicos e psico-sociais relacionados ao envelhecimento. O aumento da sensibilidade aos efeitos do álcool no corpo, é um destes fatores. A interação medicamentosa também é importante. E, por último, doenças que podem ser desencadeadas pelo consumo de álcool. Dentre os fatores fisiológicos importantes, o consumo de álcool é mais problemático em adultos mais velhos pois: Normalmente, há menos massa muscular para “distribuir” pelo corpo o volume de álcool consumido.…

Leia mais

Exemplo Real de Vulnerabilidade do Idoso no Brasil

em Sem categoria por

Preocupa a vulnerabilidade dos adultos mais velhos no Brasil. A conjuntura de desmonte do formato piramidal na comparação etária brasileira, consequência do aumento na expectativa de vida e da diminuição na taxa de natalidade, aborda um desequilíbrio estrutural com que o governo ainda não sabe lidar. O Brasil apresenta 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, 13% da sua população. Mas não tem uma área da saúde consistente focada em idosos. Idosos já representam 33% da carteira, 80% das internações clínicas e 41% das consultas do SUS (Sistema Único de Saúde). Pautado na Política Nacional de Saúde da Pessoa…

Leia mais

O Papel do Cuidador e as Atividades do Idoso com Demência

em Sem categoria por

Nas últimas sextas-feiras, temos publicado textos sobre como organizar a rotina de cuidados de um idoso com demência. Então, hoje, vamos falar um pouco sobre qual o papel do cuidador nesta rotina. Após investir tempo preparando uma rotina de atividades para o idoso com Alzheimer ou outra doença demencial, com ou sem ajuda profissional (de Terapeuta Ocupacional ou Gerontólogo), chegou o momento de colocar a rotina em prática. O papel do cuidador neste momento é incentivar o idoso, observar e ter sensibilidade em relação à efetividade das atividades e flexibilizar e adaptar a rotina conforme a evolução da doença. Sendo…

Leia mais

Centro de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa

em Sem categoria por
Violência contra a terceira idade

Em 2006, a ONU e a Rede Mundial pela Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa instituíram o dia 15 de junho como o dia mundial de conscientização da violência contra o idoso. No Brasil, antes disso, por iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), da Presidência da República, foram criados os Centros Integrados de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. Os principais objetivos destes centros são: ORIENTAR idosos vítimas de violência. Informar a pessoa que foi vítima de qualquer tipo de violência sobre a lei de Direitos Humanos e explicar todas as garantias legais que…

Leia mais

Melhores Condições Físicas e Menos Perdas Cognitivas.

em Sem categoria por
Condições físicas da terceira idade

Condições Físicas do indivíduo estão associadas à qualidade de seu envelhecimento. Ainda existem muitas discussões sobre os conceitos e padrões do envelhecimento saudável. Muitas pesquisas em centros científicos de saúde do mundo todo têm abordado o assunto. No mês passado, mais um estudo neste sentido foi publicado. Sabe-se que funções cognitivas podem ser afetadas durante o envelhecimento. Uma delas é a linguagem. Em estudo recente, foi estabelecida uma relação entre perdas de linguagem e condições físicas de adultos mais velhos. Sabe-se que manter relações sociais e independência são particularmente importantes para uma experiência positiva de envelhecimento. As boas habilidades de linguagem,…

Leia mais

Vitamina D e Exercícios como Prevenção de Quedas e Fraturas

em Sem categoria por
terceira idade tomando vitamina D

Vitamina D e Exercícios Físicos são 2 fatores reconhecidos pela comunidade médica e gerontológica para prevenção de quedas e fraturas na população mais velha. Evitar que idosos caiam dentro de casa ou na rua está relacionada é nosso dever dado os altos índices de mortalidade decorrentes de queda. Isto é, as quedas são responsáveis por 70% das mortes acidentais de pessoas com mais de 75 anos no Brasil. Também é a 6a maior causa de morte em pessoas com 65 anos ou mais em nosso país. E, segundo o Ministério da Saúde, 2 em cada 3 casos de queda acontecem dentro…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo