Nozes para Idosos contra o cancer de intestino

Consumo de nozes pode beneficiar a saúde do intestino

em Nutrição por

Um estudo realizado com ratos demonstrou que o consumo de nozes pode desacelerar o crescimento de tumores colorretais.

A pesquisa foi realizada pelo Centro Médico Beth Isreal Deaconess, da Harvard Medical School, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, o consumo de nozes produz mudanças benéficas nos genes cancerígenos.

O estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry indica que ao ingerir o equivalente a 60 gramas de nozes ao dia, pode causar modificações nos micro ácidos ribonucleicos (miRNA), nucleotídeos envolvidos na modificação da expressão dos genes e que provavelmente tenham influência nos processos que conseguem reduzir a inflamação e a proliferação de células cancerígenas.

Os testes realizados com os roedores demonstram que “uma dieta com nozes causa mudanças significativas nos perfis de expressão dos miRNA nos tecidos do câncer de intestino, incorporando ácidos graxos protetores nestes tumores”.

Realizaram-se os trabalhos em dois grupos de roedores, aos quais se injetaram células de câncer de intestino. Um grupo foi alimentado com o equivalente a 60 gramas de nozes por dia, enquanto o outro recebeu a alimentação de controle.

Após 25 dias de testes, os pesquisadores identificaram que o grupo de ratos alimentados com nozes apresentou um aumento de até 10 vezes a quantidade total de ácidos graxos de Ômega-3. Também se identificaram ácidos graxos que contribuíram na redução da inflamação. Ainda, se comprovou que os ratos incorporaram ácidos graxos com efeitos protetores no epitélio intestinal.

O envelhecimento acarreta em alterações fisiológicas do intestino. Entenda aqui quais são!

Assim como forma de prevenir doenças a inclusão de 1 punhado de nozes ou de um mix de oleaginosas ao dia é recomendado.

Essas oleaginosas (nozes, castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, avelã, etc) podem ser consumidas como um lanchinho nos intervalos das refeições, picadas com frutas, com saladas, como um crocante para sopas.

Segue abaixo uma receita de Mix crocante funcional de oleaginosas e sementes para você enriquecer suas refeições e lanches:

Ingredientes:

150 g de amêndoas cruas

50 g de nozes

100 g de semente de abóbora descascada e crúa

200 g de semente de girassol crúa

70 g de gergelim crú sem casca

40 ml de molho de soja

5 ml de óleo de gergelim

10 g açúcar mascavo

1 g de canela

1 g de pimenta cayenna

Modo de preparo:

Separar todos os ingredientes.

Em uma bacia grande, misturar todas as sementes e oleaginosas.

Em uma tigela misture o óleo de gergelim, o molho de soja, o açúcar mascavo, a canela e a pimenta até obter um molho homogêneo.

Distribuir esse molho sobre as sementes e castanhas. Misturar bem até ficar bem homogêneo.

Forrar uma assadeira com papel manteiga.

Distribuir as sementes e castanhas na assadeira e assar em forno pré aquecido a 200 graus por 10 minutos. Mexer as castanhas com uma colher e assar por mais 10 minutos ou até as castanhas ficarem levemente douradas.

Retirar do forno e esperar esfriar.

Armazenar em vidros bem fechados.

Validade: 60 dias.

 

Photo by Mira Bozhko on Unsplash

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*