Categoria

Nutrição

7 Benefícios das Sopas Principalmente para Idosos

em Nutrição por
sopas para a terceira idade

Sopas são uma ótima opção para refeições. Além de ser um alimento reconfortante em épocas de frio, as sopas apresentam muitos benefícios: Sopas quentes podem ajudar a melhorar problemas respiratórios. Normalmente, sopas possuem menos calorias que outras refeições. Isso ajuda a controlar o peso. Para pessoas que não gostam muito de comer vegetais, as sopas podem ser uma opção mais gostosa de trazer estes alimentos para o dia-a-dia. Desta maneira, garante-se que vitaminas e minerais façam parte da dieta. Podem ser utilizadas para incluir alimentos funcionais na rotina de alimentação, como o Gengibre e a Cúrcuma. Ou então, para ajudar…

Leia mais

Como Escolher a Melhor Bebida no Dia-a-Dia do Adulto Mais Velho

em Nutrição por
bebida da terceira idade.

Manter-se hidratado é um fator importante para manter o bem-estar. Portanto, beber uma quantidade suficiente de líquidos diariamente é importante para a manutenção da boa saúde. Mas, como escolher a melhor bebida? A melhor bebida para qualquer momento é a água. Água hidrata, não traz açúcares nem excesso de sais e não tem calorias. Portanto, não contribui para ganho de massa corporal de nenhuma maneira. Mas, como saber qual a quantidade de água ideal? Deixe sua sede ser seu guia. A água é um nutriente importante para o corpo, mas a necessidade de cada um é diferente. A maioria de…

Leia mais

Gordura é Importante na Dieta dos Idosos

em Nutrição por
terceira idade comendo gordura

A Gordura é um macronutriente importante em nossa vida. Assim como as proteínas e os carboidratos, devemos ingerir gorduras diariamente. As gorduras são moléculas complexas, compostas por ácidos graxos. As principais funções das Gorduras em nosso corpo são: Armazenar energia: é o combustível mais energético para as células, fornecendo 9 calorias por grama. Carboidratos que não são utilizados após a ingestão, são transformados em gordura pelo nosso corpo. O tecido adiposo (que armazena a gordura) nos protege contra choques mecânicos e ajuda no isolamento térmico do corpo. Transportam e são responsáveis pela absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).…

Leia mais

Os Impactos do Aumento do Consumo de Proteínas

em Nutrição por
consumo de proteínas pela terceira idade

Já sabemos que a ingestão de proteínas é bastante importante para adultos mais velhos. Porém, quando aumentamos a quantidade deste nutriente em nossa dieta, há alguns impactos conhecidos. Quando se aumenta o consumo de proteínas dentro da faixa recomendada, devemos prestar atenção à função renal. A ingestão mais elevada de proteínas causa hiperfunção da membrana basal glomerular (estrutura celular responsável por filtrar o sangue dentro dos rins). Isso resulta no agravamento da proteinúria (perda de proteínas através da urina). No entanto, a ingestão protéica de até 1,1 g/kg de peso corporal não parece reduzir a função renal em pacientes idosos…

Leia mais

A Ingestão de Proteínas por Adultos Mais Velhos

em Nutrição por
Terceira Idade Proteínas

Ultimamente, vemos muitas pessoas falando de dietas que sugerem o aumento do consumo de proteínas. Estas dietas nem sempre contribuem para melhorar a saúde. Mas, aumentar o consumo de proteínas é importante para idosos. Quando falamos de uma pessoa mais velha, a principal preocupação é evitar a Sarcopenia e a Síndrome da Fragilidade. É recomendado que adultos saudáveis ingiram de 0,66g a 0,80g de proteína por quilograma de peso corporal, por dia. Isso significa que uma pessoa com 70kg deve ingerir de 46,2g a 56,0g de proteína todos os dias. Mas, muitos estudiosos da nutrição têm recomendado que esta quantidade…

Leia mais

Afinal, o que Significa ter uma Alimentação Saudável?

em Nutrição por
alimentação saudável para a terceira idade

Todas as semanas, publicamos algum texto relacionado à alimentação saudável. Pois, já é de conhecimento geral que a qualidade de nossa alimentação possui influência direta em nossa saúde. Mas, afinal, o que significa uma alimentação saudável? Uma alimentação saudável é aquela que nos fornece água, todos os nutrientes necessários e energia em quantidade suficiente para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo. Quando usamos o termo “suficiente”, significa a quantidade ideal. Ou seja, nem mais, nem menos. Estas quantidades de nutrientes e energia varia de acordo com o momento da vida para a mesma pessoa. Um bebê possui necessidades…

Leia mais

5 Dicas para Superar as Barreiras para a Alimentação Saudável

em Nutrição por

Já está mais que comprovado que nossa alimentação tem influência direta na qualidade de nossa saúde. Mesmo assim, algumas pessoas têm dificuldade em adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Algumas barreiras podem atrapalhar principalmente os adultos mais velhos. Trazemos então, algumas dicas para superar estas barreiras. O sabor dos alimentos está diferente? Algumas pessoas experimentam um perda de paladar e olfato com o envelhecimento. Além disso, alguns medicamentos podem influenciar estes sentidos. Vale a pena conversar com seu médico sobre esta possibilidade, principalmente quando se sente sabor metálico. A mastigação está difícil? Quando há algum problema no ato de mastigar, é…

Leia mais

A História da Nutrição e o Envelhecimento Saudável.

em Nutrição por
Terceira Idade e história da nutrição.

A história da Nutrição moderna como ciência de saúde é relativamente nova. Em 1747, o capitão James Lind realizou um dos primeiros ensaios clínicos registrados sobre a influência da alimentação na saúde do homem. Ele submeteu marinheiros britâncios, que sofriam de escorbuto, a diversos tratamentos. Mas, apenas 1 grupo – aqueles que recebem frutas cítricas em suas refeições – obtiveram melhora. Esta foi uma das primeiras evidências de que um fator dietético específico poderia curar doenças. No entanto, foi apenas em 1932 que a primeira vitamina foi quimicamente isolada. A Vitamina C (ácido ascórbico) foi comprovada como protetor ativo contra o escorbuto.…

Leia mais

A Nutrição Pode Ajudar os Portadores de Parkinson

em Nutrição/Parkinson por
terceira idade portadores de parkinson

Os portadores de Parkinson experimentam sintomas motores como bradicinesia, rigidez, tremor de repouso e instabilidade postural e outros sintomas não motores como disfunção autônoma, alteração de humor, déficits cognitivo, diminuição de memória, dor, distúrbio gastrointestinais, perda da capacidade olfativa, psicose e distúrbios do sono. A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que causa comprometimento dos movimentos motores, resultando na perda seletiva dos neurônios dopaminérgicos. Existem vários nutrientes, vitaminas e minerais que podem prevenir e melhorar os sintomas dos portadores de Parkinson. Esses nutrientes são: Antioxidantes Os antioxidantes tem sido muito utilizado no intuito de reduzir…

Leia mais

8 Atitudes de Nutrição e Saúde para o Envelhecimento Saudável

em Nutrição por
Nutrição e saúde para a terceira idade.

Nutrição e Saúde estão intimamente conectadas. Já é de senso comum que a nossa alimentação influencia diretamente o nosso estado de saúde. Independentemente da idade, conhecer as funcionalidades dos alimentos e basear nossas escolhas nestas funcionalidades, nos ajuda a fazer escolhas mais saudáveis. Nutrição e Saúde devem fazer parte da nossa rotina. Veja aqui o que são alimentos funcionais. Sabemos que nosso corpo muda durante o processo de envelhecimento. Ainda não se conhece na totalidade quais são as diferenças nutricionais entre os adultos mais jovens e os adultos mais velhos. Mas, algumas atitudes são recomendadas para otimizar a saúde durante…

Leia mais

1 2 3 7
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo