Categoria

Nutrição

O Mecanismo de Controle da Fome e o Envelhecimento

em Nutrição por
terceira idade no controle da fome

Há evidências que o mecanismo psicológico de controle da fome e peso corporal sejam diminuídos durante o envelhecimento. Esta alteração pode levar à anorexia, desnutrição e perda de peso. Tudo isso pode ter um impacto muito negativo na saúde do indivíduo. Portanto, considera-se necessário encontrar alguma maneira de alternativa de compensar a redução do controle da fome. É essencial garantir a ingestão suficiente de nutrientes diariamente. Igualmente importante é prevenir a anorexia relacionada à idade. Sabemos que o controle da fome e ingestão de alimentos possui influências genéticas e psicológicas. Além dessas, também há inúmeros outros estímulos como o social…

Leia mais

As Necessidades Nutricionais dos Adultos mais Velhos

em Nutrição por
necessidades nutricionais na terceira idade.

Ainda é necessário reforçar os estudos sobre as necessidades nutricionais de adultos com mais de 60 anos. Ainda não se tem claridade sobre o que realmente é diferente para um idoso. Sabemos que o envelhecimento acarreta em perda de massa magra e redução da taxa de metabolismo basal. Com isso, a quantidade de energia necessária por dia para a sobrevivência também diminui. Assim, seria lógico assumir que a quantidade de nutrientes também deveria ser reduzida. Porém, há estudos que indicam o contrário para alguns nutrientes específicos. As necessidades nutricionais para pessoas mais velhas podem ser maiores para: Cálcio e Vitamina…

Leia mais

Anorexia em Idosos – Causas e Tratamento.

em Nutrição por
anorexia na terceira idade

A Anorexia é um distúrbio alimentar caracterizado pela redução ou perda de apetite. Provoca desnutrição e perda de peso acima do que é considerado saudável. Com isso, aumenta o risco de morte, pricipalmente em idosos. A ingestão calórica recomendada para pessoas acima de 65 anos é próxima de 1800 calorias por dia (33 a 40 Kcal/kg de peso corporal). Em geral, a necessidade energética de pessoas mais velhas é menor que de pessoas mais jovens. Isto está relacionado ao fato de que pessoas mais velhas geralmente apresentam um nível de atividade física menor. Além disso, o metabolismo das pessoas cai…

Leia mais

Dieta Anti-diarreica para Acelerar a Recuperação

em Nutrição por
Terceira Idada em dieta anti-diarreica

Em pessoas mais velhas, a diarréia pode ser uma ocorrência grave. Por isso, vamos falar sobre como uma dieta anti-diarreica pode ajudar. Existem várias causas da diarréia como: alergias, intoxicação alimentar, distúrbios intestinais, efeitos secundários de medicamentos, indigestão e consumo excessivo de álcool, entre outros. É importante estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica o mais rápido possível caso surja um ou mais dos fatores abaixo: Se a diarreia durar mais de uma semana em idosos mais jovens e saudáveis. Em idosos frágeis ou com problemas cardíacos e/ ou renais, procurar o médico imediatamente. Se o paciente apresentar sinais de desidratação, como boca…

Leia mais

5 Receitas para evitar Problemas Nutricionais em Idosos.

em Nutrição por
idoso com problemas nutricionais

A população idosa é particularmente propensa a problemas nutricionais. Fatores relacionados com as alterações fisiológicas e sociais, ocorrência de doença crônica, uso de várias medicações, problemas na alimentação (comprometendo a mastigação e deglutição), depressão e alterações da mobilidade com dependência funcional são alguns dos motivos mais comuns. No envelhecimento, o organismo sofre alterações que podem afetar a ingestão e digestão adequada dos alimentos.  Bem como alterar os níveis de absorção de alguns nutrientes para a manutenção da saúde. A deglutição começa a se tornar lenta após os 45 anos de idade. Por volta dos 70 anos, é ainda mais lenta,…

Leia mais

8 Dicas para diminuir desconfortos gástricos

em Nutrição por
idoso com desconfortos gástricos

Desconfortos gástricos podem aparecer com o processo de envelhecimento. Isto porque algumas mudanças ocorrem em diferentes órgãos, tecidos e células do organismo. Até recentemente, o envelhecimento do trato gastrointestinal era estudado do ponto de vista morfo-funcional e isoladamente. Isto é, observava-se apenas as alterações físicas e de funcionamento de cada órgão separadamente. Desta maneira, alterações associadas ao envelhecimento da musculatura lisa (que são todos os tecidos contráteis do trato gastrointestinal, exceto os da faringe, do terço superior do esôfago e do esfíncter anal externo), do plexo mio-entérico (parte do sistema nervoso que coordena os movimentos do trato gastrointestinal) e da…

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Digestório: Pâncreas.

em Nutrição/Saúde por
Pâncreas de idoso

Continuando nossa série de textos sobre o envelhecimento do Sistema Digestório, hoje vamos abordar o Pâncreas. Pâncreas, Vesícula Biliar e Fígado são considerados órgãos “acessórios” ao Aparelho Digestivo. O bolo alimentar não passa efetivamente por dentro deles (como acontece na boca, esôfago, estômago e intestinos).  São glândulas vitais responsáveis pelo bom funcionamento do processo de digestão. O Pâncreas produz hormônios importantes como a Insulina e o Glucagon, que regulam a utilização de açúcares pelo nosso organismo. O Diabetes é conseqüência do mau funcionamento deste órgão na produção de Insulina. Também é responsável por produzir um suco digestivo rico em enzimas…

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Digestório: Esôfago.

em Nutrição/Saúde por
Esôfago do idoso

Sabemos que o envelhecimento implica em várias alterações fisiológicas em nosso organismo. Mas a ciência ainda não conseguiu determinar os limites entre o envelhecimento “normal” e o patológico. Algumas diferenças já foram identificadas no cérebro, na boca e dentes, etc. Hoje, vamos abordar o envelhecimento do Sistema Digestivo ou Digestório que é composto por uma série de órgãos associados cuja função é processar os alimentos, por meios mecânicos e químicos. Fazem parte do sistema: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino (delgado e grosso), reto e ânus. Fígado, pâncreas e visícula biliar são considerados órgãos acessórios no processo digestivo. Mas isso não os…

Leia mais

Desnutrição é um problema grave para adultos mais velhos

em Nutrição por
idoso com desnutrição

Desnutrição é o termo usado para o estado patológico (isto é, de doença) que uma pessoa chega por ingestão ou absorção insuficiente de nutrientes. A desnutrição em idosos pode comprometer sua qualidade de vida. À medida que pode levar a um quadro de sarcopenia ou fragilidade, torna-se um problema grave. A maior parte dos casos de desnutrição em idosos está relacionado à ingestão insuficiente de proteínas e calorias. Sabe-se que 40% das pessoas com mais de 70 anos ingere menos que 80% da quantidade de proteína recomendada. Isto significa que estes idosos estão acumulando um défcit de 20% ou mais…

Leia mais

A Nutrição como ferramenta para o Envelhecimento Saudável

em Nutrição por
idoso com a nutrição adequada

A Nutrição é o fornecimento de nutrientes necessários à vida para os organismos vivos. Dieta é o conjunto de alimentos, incluindo bebidas, que uma pessoa ingere habitualmente. O Envelhecimento é um processo irreversível e dinâmico caracterizado, entre outras coisas, pelo acúmulo de macromoléculas danificadas em nível celular. Ou seja, com o passar dos anos, os organismos vão perdendo a capacidade de corrigir os danos inerentes aos processos bioquímicos do corpo. A intervenção nutricional é capaz de corrigir alguns danos ou aumentar a capacidade do corpo para reparar estes danos em nível celular. Assim, a nutrição correta reduz o risco de…

Leia mais

1 2 3 6
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo