Categoria

Nutrição

Como transformar uma sopa em uma refeição completa?

em Nutrição por
Sopa para idosos

As receitas de sopa precisam ser  ricas, completas, rápida e de fácil preparo. Isso não quer dizer que precisam conter carne (bovina, ave, suína  ou peixe) para atingir esse equilíbrio. Pela diversidade de ingredientes e pelas inúmeras possibilidades gastronômicas que oferece, uma refeição ou preparação sem carne, pode ser uma agradável surpresa mesmo para os mais conservadores e os apreciadores da culinária tradicional. Pensando em algumas alterações fisiológicas do envelhecimento, que causam, por exemplo, Hipocloridria ou a menor produção de enzimas digestivas, a substituição da carne é interessante. Principalmente, nas refeições noturnas. Não há razão para cair na monotonia gastronômica…

Leia mais

A Vitamina C É Mais Importante Do Que Você Imagina!

em Nutrição por
Terceira Idade e história da nutrição com Vitamina C.

A Vitamina C é uma molécula bastante conhecida popularmente. Com propriedade altamente anti-oxidante, o Ácido Ascórbico (vitamina C) é uma das vitaminas necessárias à boa saúde que deve ser ingerida diariamente em quantidade suficiente através da alimentação. Entre muitas funções em nosso organismo, ela está diretamente envolvida na produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imunológico. A falta dela pode causar problemas graves de saúde. Entre eles, o considerado mais grave é o Escorbuto. Mas, também se observa sangramento de gengiva, anemia e problemas de cicatrização. Entretanto, há algum tempo, a comunidade científica verificou que a falta…

Leia mais

Deficiências Nutricionais Comuns aos Idosos

em Nutrição por
Deficiências nutricionais na terceira idade

As deficiências nutricionais ocorrem quando uma pessoa ingere menos nutrientes que o necessário para a manutenção de sua saúde. Por isso, estão relacionadas a doenças. Desta maneira, concluímos que é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Quando se trata de adultos mais velhos, algumas deficiências nutricionais são mais importantes pois podem resultar em sintomas mais intensos. Além disso, a recuperação de pessoas mais velhas costuma ser mais lenta. Por isso, vamos alertar sobre as principais deficiências nutricionais para esta população. Proteínas Sabe-se que as pessoas mais velhas devem comer maior quantidade de proteína que adultos mais jovens para manter…

Leia mais

Vegetais ricos em Glicosinolatos ajudam a prevenir o Câncer

em Nutrição por
Idoso precisa comer brócolis com Glicosinotaltos

O grupo das brássicas ou vegetais crucíferos é rico em Glicosinolatos, conhecidos Como compostos Bioativos Protetores. Este grupo de Super Vegetais inclui brócolis, couve manteiga, couve de Bruxelas, repolho, couve flor, mostarda, rúcula, nabo, rabanete agrião, colza e canola. Os Glicosinolatos são um grupo de metabólitos secundários sulfurados responsáveis pelo aroma e sabor destes vegetais. Tem se relacionado que o seu odor forte e sabor resultam em uma defesa contra herbívoros e microorganismos. São importantes na prevenção do Câncer. Estudos epidemiológicos sugerem que o consumo de brássicas está inversamente associado ao risco de diversos tipos de câncer, especialmente câncer de…

Leia mais

O Feijão e Seus Benefícios Para a Saúde

em Nutrição por
Feijão para a terceira idade

Muitos brasileiros comem arroz e feijão todos os dias. Assim, o feijão é um alimento que faz parte da cultura brasileira. A boa notícia é que o ele é um alimento saudável fortemente associado à longevidade. Feijoada pode ser um prato saudável. Os vários tipos de feijão proporcionam uma infinidade de benefícios à saúde. Além de oferecer uma boa variedade de vitaminas minerais e antioxidantes, são fonte de carboidratos complexos. Também são ricos em proteínas e fibras, sendo considerados uma ótima fonte destes nutrientes. Assim, torna-se uma excelente opção de refeição para todos, inclusive os diabéticos, vegetarianos e veganos. Además,…

Leia mais

Desnutrição e Declínio Funcional no Envelhecimento

em Nutrição por
Desnutrição e obrigação alimentar para a terceira idade

A Desnutrição é um problema bastante comum entre as pessoas mais velhas como resultado da má alimentação. Ou seja, é comum pessoas idosas comerem quantidades de nutrientes menores do que o necessário para a manutenção da própria saúde. Em menor escala, acontece também pelo envelhecimento não saudável que prejudica o metabolismo. A Desnutrição associada a outras complicações de saúde é um dos principais motivos de internação e/ ou morte de idosos. Por isso, este tema é tão importante e recorrente. Os principais motivos, além de econômicos, que impactam negativamente a alimentação são as mudanças funcionais atreladas à idade. Os principais…

Leia mais

Beber água: 8 Dicas para assegurar a ingestão correta de líquidos

em Nutrição por
idoso deve beber água

Beber água é extremamente importante para a manutenção de nossa saúde. Já abordamos este tema em outro artigo. Hoje, falaremos sobre como manter o idoso hidratado. Sabemos que a desidratação pode causar inúmeros problemas como pressão baixa, confusão mental, obstipação intestinal (intestino preso), entre outros. Para evitar estes problemas, que podem originar complicações sérias de saúde, seguem algumas dicas. Oferecer líquidos regularmente. Idealmente, oferecer água. Quando o idoso se recusa a beber água, oferecer água de coco, chás, sucos ou vitaminas. Mas atenção às quantidades de açúcar e sódio das bebidas oferecidas. O idoso deve beber 2 litros de líquidos…

Leia mais

O Papel da Nutrição no Envelhecimento Saudável

em Nutrição/Sem categoria por
O Papel da Nutrição no Envelhecimento Saudável

Recentemente, o Instituto da Saúde e Proteção ao Consumidor da União Europeia publicou um relatório sobre a importância da Nutrição no processo de Envelhecimento Saudável. Isso porque o aumento da expectativa de vida da população em si é uma boa notícia. Porém, grande partes destas pessoas que está vivendo mais, passa os últimos 15 ou 20 anos de suas vidas com alguma doença ou uma incapacidade. Daí vem a importância da promoção, cada vez maior, de um Envelhecimento Saudável – AHA (Active and Healthy Ageing) Sabemos que há limites biológicos e que os declínios funcionais são reais. Porém, quanto mais…

Leia mais

Tratamento Não Cirúrgico da Osteoartrite/ Artrose: Nutracêuticos

em Nutrição/Saúde por
Nutracêuticos

O termo Nutracêuticos define uma ampla variedade de alimentos e componentes alimentícios com apelos médico ou de saúde. Sua ação varia do suprimento de minerais e vitaminas essenciais até a proteção contra várias doenças infecciosas (HUNGENHOLTZ & SMID, 2002). Como não há ainda um tratamento curativo para a Osteoartrite, exige-se uso prolongado das drogas analgésicas, resultando em efeitos colaterais indesejados. Isso é especialmente preocupante na população idosa, que geralmente tem várias doenças associadas e que tomam diversas medicações. Com isso, buscou-se alternativas, procurando idealmente um tratamento que reduzisse os sintomas, diminuísse a progressão da doença e tivesse poucos efeitos colaterais.…

Leia mais

Os Reais Benefícios do Mel com Limão

em Nutrição por
Mel com limão na terceira idade

Mel com Limão faz parte da vida do brasileiro. Principalmente, quando se trata de curar uma gripe forte ou tosse. Mas será que realmente funciona? Pelo mundo, há alegações de que esta “bebida” pode ajudar a derreter a gordura, limpar a acne e “liberar” as toxinas do corpo. Sabe-se que tanto o mel quanto os limões oferecem muitos benefícios para a saúde. Logo, acredita-se que a combinação de mel com limão é benéfica para a saúde também. O mel é um líquido espesso e rico em açúcares produzido por abelhas e outros insetos semelhantes. Embora o tipo produzido pelas abelhas…

Leia mais

1 2 3 9
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo