Categoria

Nutrição

Os Reais Benefícios do Mel com Limão

em Nutrição por
Mel com limão na terceira idade

Mel com Limão faz parte da vida do brasileiro. Principalmente, quando se trata de curar uma gripe forte ou tosse. Mas será que realmente funciona? Pelo mundo, há alegações de que esta “bebida” pode ajudar a derreter a gordura, limpar a acne e “liberar” as toxinas do corpo. Sabe-se que tanto o mel quanto os limões têm muitos benefícios para a saúde. Logo, acredita-se que a combinação de mel com limão é benéfica para a saúde também. O mel é um líquido espesso e doce produzido por abelhas e outros insetos semelhantes. Embora o tipo produzido pelas abelhas seja o…

Leia mais

Alimentos para Melhorar a Circulação Sangüínea

em Nutrição por
para melhorar a circulação sangüínea na terceira idade

À  medida que envelhecemos, aumentam os riscos de desenvolver algum problema circulatório. Contudo, nosso estilo de vida também pode influenciar para melhorar ou piorar a circulação sangüínea. Os fatores de risco mais relacionados a problemas de coração e circulação são: obesidade, tabagismo, diabetes, etc. Por isso, para evitar a Doença Vascular Periférica e outros problemas de Circulação Sangüínea, podemos investir em nossa alimentação. Existem evidências científicas de que alguns alimentos, quando ingeridos regularmente como parte de nossa diesta, podem ajudar a melhorar a circulação sangüínea. Mas, atenção: não devemos abandonar nenhum tratamento farmacológico sem indicação médica. Ingerir Pimenta Caiena pode…

Leia mais

Deficiências Nutricionais Comuns aos Idosos

em Nutrição por
Deficiências nutricionais na terceira idade

Deficiência nutricionais estão relacionadas a doenças. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Quando se trata de adultos mais velhos, algumas deficiências nutricionais são mais importantes pois podem resultar em sintomas mais intensos. Além disso, a recuperação de pessoas mais velhas costuma ser mais lenta. Por isso, vamos alertar sobre as principais deficiências nutricionais para esta população. Proteínas Sabe-se que as pessoas mais velhas devem comer maior quantidade de proteína que adultos mais jovens para manter a qualidade e a quantidade de músculos no corpo. Porém, por vários motivos, a ingestão de proteína tende a diminuir com…

Leia mais

7 Benefícios de Comer Ovos Todos os Dias

em Nutrição por
terceira idade comer ovos

Comer ovos todos os dias pode trazer muitos benefícios a nossa saúde. As galinhas foram domesticadas na Índia há mais ou menos 5.200 anos. Há registros de 3200 AC que indicam o consumo das aves e de seus ovos. Mas, no começo, os ovos eram mais usados para a procriação das aves que para o consumo humano. Egípcios e chineses, por volta de 1400 AC também consumiam ovos de galinha. No Brasil, tudo indica que galinhas de origem asiática foram trazidas nos primeiros navios portugueses. Portanto, podemos assumir que comer ovos é parte bastante antiga e enraizada de nossos hábitos…

Leia mais

Alimentos que Ajudam na Luta Contra o Câncer

em Nutrição por
terceira idade na luta contra o câncer

Não há fórmulas determinadas para prevenir o câncer. Nenhum alimento sozinho é capaz de impedir que alguém desenvolva a doença. Porém, alguns hábitos alimentares podem reduzir as chances de desenvolver o câncer em até 70%. Isto é, há alimentos que nos ajudam na luta contra o câncer ou na prevenção. Da mesma forma, há alguns alimentos e hábitos alimentares que podem contribuir para o aparecimento da doença. Embora a Nutrição seja muito complexa, alguns grupos de alimentos podem ser chamados de “anti-câncer”. No entanto, muitos são os detalhes envolvidos: maneira de cocção, quantidade de agrotóxicos e contaminações, como o alimento…

Leia mais

Hábitos Alimentares Que Aumentam o Risco de Câncer

em Nutrição/Saúde por
risco de câncer na terceira idade.

Já é de senso comum que nossa alimentação influencia profundamente nossa saúde. Isso acontece de diversas maneiras. Há evidências inclusive que nossa dieta é capaz de influenciar o risco de câncer. Há estudos que sugerem que alguns alimentos aumentam o risco de câncer. Enquanto outros reduzem este risco em 30% a 50%. Dentre os alimentos “na lista negra”, estão o açúcar e os carboidratos de cadeia simples. Ou seja, doces, massas e pães estão relacionados ao maior risco de câncer, Alguns estudos concluíram que alimentos que causam picos de glicose no sangue estão associados ao aumento do risco de câncer…

Leia mais

O Feijão e Seus Benefícios Para a Saúde

em Nutrição por
Feijão para a terceira idade

Quase todos os brasileiros comem arroz e feijão todos os dias. Assim, o feijão é um alimento que faz parte da cultura brasileira. A boa notícia é que o ele é um alimento saudável fortemente associado à longevidade. Feijoada pode ser um prato saudável. Os vários tipos de feijão proporcionam uma infinidade de benefícios à saúde. Além de oferecer uma boa variedade de vitaminas minerais e antioxidantes, são fonte de carboidratos complexos. Também são ricos em proteínas e fibras, sendo considerados uma ótima fonte destes nutrientes. Assim, torna-se uma excelente opção de refeição para todos, inclusive os diabéticos, vegetarianos e…

Leia mais

7 Benefícios da Ginkgo Biloba para Adultos Mais Velhos

em Nutrição/Saúde por
Terceira idade tomando ginkgo biloba

A Ginkgo Biloba é uma árvore originária da China e sul do Japão. Suas sementes são utilizadas na culinária regional destes 2 países. Além disso, essa planta é amplamente utilizada na Medicina Chinesa há centenas de anos. Suas principais funções são tratamento de problemas mentais, de depressão e melhorar a memória. Foi utilizada na medicina ocidental pela primeira vez na Alemanha, em 1965. Atualmente, é possível encontrar várias marcas e versões de medicamentos fitoterápicos à base de Ginkgo Biloba em quase todas as farmácias. Mas, quais são seus reais benefícios? Como é um “medicamento natural”, pode ser tomado sem indicação…

Leia mais

Decisão de Colocar Sonda Alimentar em Paciente que Não Come

em Demências e Alzheimer/Nutrição por
Sonda alimentar na terceira idade.

A sonda alimentar é um instrumento utilizado para nutrir e hidratar pessoas que não comem e não bebem líquidos. Normalmente, são utilizadas em pessoas que não podem mais comer, por inúmeros motivos. Ou seja, pessoas com dificuldades de engolir ou até mesmo daquelas que não se alimentam por falta de apetite. E, não podemos esquecer daqueles que decidiram parar de comer. Assim, os 2 tipos mais usados de sonda alimentar são a naso-gástrica (que é colocada pelo nariz) e a gastro-enteral (colocada diretamente no estômago através de um corte). Mas, antes de submeter nosso familiar idoso a um procedimento de colocação…

Leia mais

O Chocolate Que Faz Bem Para o Coração

em Nutrição por
terceira idade comendo chocolate

Flavonóides são um grupo de substâncias fenólicas encontradas em frutas, vegetais, grãos, raízes, flores, chás, chocolate e vinho. Com ações anti-oxidantes, anti-inflamatórias, anti-mutagênica e anti-carcinogênica, passaram a ser vistos pela comunidade científica como substâncias essenciais à boa saúde. Mas, nem todos os flavonóides são iguais. Muito menos trazem exatamente os mesmos benefícios à saúde humana. Assim, algumas pesquisas foram destinadas a identificar os benefícios trazidos pelos flavonóides encontrados no chocolate. Estes estudos visavam a entender se os flavonóides contidos no cacau, presentes no chocolate, poderiam ajudar na saúde do coração, saúde dos dentes, melhorar a imunidade e a pele e…

Leia mais

1 2 3 8
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo