Categoria

Nutrição

Envelhecimento do Sistema Digestório: Pâncreas.

em Nutrição/Saúde por
Pâncreas de idoso

Continuando nossa série de textos sobre o envelhecimento do Sistema Digestório, hoje vamos abordar o Pâncreas. Pâncreas, Vesícula Biliar e Fígado são considerados órgãos “acessórios” ao Aparelho Digestivo. O bolo alimentar não passa efetivamente por dentro deles (como acontece na boca, esôfago, estômago e intestinos).  São glândulas vitais responsáveis pelo bom funcionamento do processo de digestão. O Pâncreas produz hormônios importantes como a Insulina e o Glucagon, que regulam a utilização de açúcares pelo nosso organismo. O Diabetes é conseqüência do mau funcionamento deste órgão na produção de Insulina. Também é responsável por produzir um suco digestivo rico em enzimas…

Leia mais

Envelhecimento do Sistema Digestório: Esôfago.

em Nutrição/Saúde por
Esôfago do idoso

Sabemos que o envelhecimento implica em várias alterações fisiológicas em nosso organismo. Mas a ciência ainda não conseguiu determinar os limites entre o envelhecimento “normal” e o patológico. Algumas diferenças já foram identificadas no cérebro, na boca e dentes, etc. Hoje, vamos abordar o envelhecimento do Sistema Digestivo ou Digestório que é composto por uma série de órgãos associados cuja função é processar os alimentos, por meios mecânicos e químicos. Fazem parte do sistema: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino (delgado e grosso), reto e ânus. Fígado, pâncreas e visícula biliar são considerados órgãos acessórios no processo digestivo. Mas isso não os…

Leia mais

Desnutrição é um problema grave para adultos mais velhos

em Nutrição por
idoso com desnutrição

Desnutrição é o termo usado para o estado patológico (isto é, de doença) que uma pessoa chega por ingestão ou absorção insuficiente de nutrientes. A desnutrição em idosos pode comprometer sua qualidade de vida. À medida que pode levar a um quadro de sarcopenia ou fragilidade, torna-se um problema grave. A maior parte dos casos de desnutrição em idosos está relacionado à ingestão insuficiente de proteínas e calorias. Sabe-se que 40% das pessoas com mais de 70 anos ingere menos que 80% da quantidade de proteína recomendada. Isto significa que estes idosos estão acumulando um défcit de 20% ou mais…

Leia mais

A Nutrição como ferramenta para o Envelhecimento Saudável

em Nutrição por
idoso com a nutrição adequada

A Nutrição é o fornecimento de nutrientes necessários à vida para os organismos vivos. Dieta é o conjunto de alimentos, incluindo bebidas, que uma pessoa ingere habitualmente. O Envelhecimento é um processo irreversível e dinâmico caracterizado, entre outras coisas, pelo acúmulo de macromoléculas danificadas em nível celular. Ou seja, com o passar dos anos, os organismos vão perdendo a capacidade de corrigir os danos inerentes aos processos bioquímicos do corpo. A intervenção nutricional é capaz de corrigir alguns danos ou aumentar a capacidade do corpo para reparar estes danos em nível celular. Assim, a nutrição correta reduz o risco de…

Leia mais

Alimentos Transgênicos são prejudiciais à saúde?

em Nutrição por
Idosos podem evitar transgênicos.

Transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGM). Foram produzidos por meio de transferência de genes, geralmente, entre espécies diferentes. São organismos manipulados em laboratório, já que em ambiente natural, espécies diferentes não se cruzam. O objetivo é incorporar nesses organismos uma ou mais características desejadas de outras espécies, como por exemplo, resistência a pragas e doenças. O início do cultivo de transgênicos no Brasil começou com o plantio de soja modificada por produtores do sul no início dos anos 90. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de transgênicos do mundo, ocupando a segunda posição no ranking. Ficando atrás apenas…

Leia mais

3 Receitas com Especiarias para um Natal mais saboroso.

em Nutrição por
Idosos podem preparar receitas com especiarias

E o Natal se aproxima… E que tal preparar alguns biscoitos e guloseimas perfumando a casa com o aroma natalino? A especiarias são ótimas para finalizar bolos, biscoitos, caldas, molhos, massas, cereais… Além de contribuir com um aroma delicioso que perfuma toda a casa, elas contém princípios bioativos e fitoterápicos com efeitos funcionais. Além dos benefícios funcionais das especiarias, trazemos receitas simples que podem ajudar a aumentar o interesse de alguns idosos por participar de uma atividade (cozinhar), a resgatar um pouco de sua auto-estima quando servir sua produção para amigos ou familiares, ou, em alguns casos, ajuda a despertar…

Leia mais

Beber água: 8 Dicas para assegurar a ingestão correta de líquidos

em Nutrição por
idoso deve beber água

Beber água é extremamente importante para a manutenção de nossa saúde. Já abordamos este tema em outro artigo. Hoje, falaremos sobre como manter o idoso hidratado. Sabemos que a desidratação pode causar inúmeros problemas como pressão baixa, confusão mental, obstipação intestinal (intestino preso), entre outros. Para evitar estes problemas, que podem originar complicações sérias de saúde, seguem algumas dicas. Oferecer líquidos regularmente. Idealmente, oferecer água. Quando o idoso se recusa a beber água, oferecer água de coco, chás, sucos ou vitaminas. Mas atenção às quantidades de açúcar e sódio das bebidas oferecidas. O idoso deve beber 2 litros de líquidos…

Leia mais

Recomendações Alimentares para o Idoso Diabético.

em Nutrição por
comida para idoso diabético

O idoso diabético está sujeito às mesmas complicações que pacientes de outras idades. De uma maneira geral, as recomendações para tratamento são as mesmas. As principais complicações são no idoso diabético são: obesidade, dislipidemia, cardiopatias, nefropatia, retinopatia e neuropatias. E as recomendações são: estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas. Veja os cuidados que diabéticos com neuropatias periférica ou autonômica devem tomar ao se exercitar. Mas existem algumas diferenças: o idoso diabético tem mais chances de sofrer complicações cardíacas e vasculares. A idade é um agravante, está mais sujeito a ser poli medicado, a…

Leia mais

Combatendo a desnutrição de portadores de Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Nutrição por
idoso com desnutrição e alzheimer

A má nutrição associada à perda de peso e perda de massa muscular é bastante frequente em pacientes com Alzheimer. Um quadro de desnutrição aumenta com a severidade da doença. Na maior parte das vezes, a falta de apetite, dificuldades em preparar os alimentos, problemas com a comunicação ou reconhecimento de fome, dificuldade na coordenação motora, maior cansaço, dificuldades de mastigação e deglutição, problemas orais e dentários, efeitos secundários da medicação ou obstipação, entre tantos outros fatores estão associados com a desnutrição. Por isso, a avaliação do risco e estado nutricional dos indivíduos com Alzheimer deve fazer parte do monitoramento…

Leia mais

Como adequar o cálcio na dieta sem Leite e derivados

em Nutrição por
idosos devem comer cálcio

O cálcio é um dos minerais mais importantesara todas as pessoas, mas em especial para as mulheres. É responsável pela constituição dos ossos e dentes, além de ser fundamental para a manutenção de várias funções do organismo. A contração muscular, a coagulação do sangue, a transmissão dos impulsos nervosos e a secreção de hormônios são alguns exemplos. Os ossos e dentes armazenam 99% do total de cálcio presente no corpo. O restante deste mineral circula no sangue. Por tanto, é necessário que os níveis sanguíneos de cálcio se mantenham em patamares seguros e específicos, para realizar suas funções. Se houver…

Leia mais

1 2 3 5
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo