Categoria

Nutrição

Aprenda como escolher o melhor Adoçante para você.

em Nutrição por
Idosos devem tomar cuidado com adoçantes.

Quando lançados, os adoçantes eram indicados apenas para pessoas diabéticas ou com restrições alimentares. Com o passar do tempo, passaram a ser usados também por quem deseja ingerir menos açúcar e controlar o peso. Então, surgiram dúvidas como essas: quando e quanto usar? Qual o tipo mais adequado para mim? Para começar, é preciso entender que adoçantes são compostos por edulcorantes. Ou seja, substâncias responsáveis por conferir sabor doce. Existem dois tipos: os adoçantes não calóricos (não possuem calorias) e os adoçantes calóricos. O poder adoçante tem como uma unidade padrão o açúcar sacarose, o famoso açúcar refinado e branquinho…

Leia mais

A importância dos Alimentos Reguladores (e receitas de sucos)

em Nutrição por
idosos devem incluir alimentos reguladores em sua dieta.

Tenho observado ao longo dos atendimentos em consultório que o grande desafio das pessoas é incluir um grupo de nutriente muito importante para o organismo. Na verdade, para mim, é o grupo mais importante de todos. É o grupo dos alimentos REGULADORES. Porque alimentos reguladores? Os alimentos reguladores fornecem ao nosso organismo uma quantidade importante de vitaminas e minerais. Estes nutrientes são essenciais para regular processos metabólicos que acontecem diariamente e constantemente no nosso organismo, como: o processo de crescimento, reprodução, detoxificação, absorção, metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas, formação de glóbulos vermelhos e anticorpos, produção de hormônios, contração muscular,…

Leia mais

Microbiota Intestinal: o que é e como mantê-la equilibrada.

em Nutrição por
Microbiota intestinal do idoso

Tenho observado cada vez mais pessoas chegando ao consultório com sua microbiota intestinal em desequilíbrio. São diversas queixas relacionadas a desconfortos gastrointestinais. São comuns: dificuldade de ir ao banheiro, com sensação de inchaço, queimação, distenção abdominal, entre outras. Após um bate papo para entender como anda a alimentação e hábitos alimentares, fica cada vez mais claro que existe uma grande relação dessas queixas com o desequilíbrio da microbiota intestinal. Vamos entender primeiro o que é microbiota intestinal. O que a leva ao desequilíbrio e quais são as suas principais funções. Entenda também quais são as prováveis alterações da microbiota durante…

Leia mais

8 Dicas de Alimentação para melhorar a Qualidade do Sono

em Nutrição por
Chá para dar sono no idoso

Durante o sono, nosso organismo continua exercendo diversas funções tanto físicas quanto mentais. Entenda melhor os estágios do sono. Sabe-se que durante o sono secretamos melatonina (hormônio do sono), GH (hormônio do crescimento), a leptina e GLP1 (hormônio da saciedade) e grelina e orexina (hormônio orexígeno – estimulantes do apetite). Em outras palavras, o sono influencia a velocidade do nosso metabolismo, o quanto engordamos ou emagrecemos. Por isso é muito importante respeitar o relógio biológico e descansar durante a noite, já que é o período que mais produzimos esses hormônios. A duração e o ritmo do sono são controlados pelo…

Leia mais

Leite e Laticínios realmente fazem mal à saúde?

em Nutrição por
Idoso pode substituir o leite

Hoje em dia ouvimos muito sobre a intolerância à lactose. Falam inclusive que laticínios são produtos que nós, humanos adultos, não temos a capacidade de digerir e processar. Por isso deveríamos retirar leite e derivados da nossa dieta. Mas será que tudo isso é verdade? Açúcar do Leite: Lactose A lactose é o componente sólido mais presente no leite. Ela é considerada o açúcar do leite, já que confere a ele um sabor levemente adocicado, quando ingerido puro. Quimicamente, é um dissacarídeo formado pela união de dois monossacarídeos: uma molécula de glicose e uma de galactose. Para fazer uso dessa…

Leia mais

Como diminuir o consumo de carne sem prejudicar a saúde.

em Nutrição por
Idoso deve consumir proteína

Quando pensamos em diminuir ou retirar a proteína animal, como as carnes e derivados do cardápio logo, vem essa questão: O que eu devo colocar no lugar?  Como fazer essa substituição sem ter prejuízo para a minha saúde? Primeiramente, vamos entender o que é proteína e qual sua função em nosso organismo. Proteínas são macromoléculas de função construtora e reparadora em nosso corpo. São conjuntos de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, em que são encontrados um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (-COOH). Existem 20…

Leia mais

Vegetais ricos em Glicosinolatos ajudam a prevenir o Câncer

em Nutrição por
Idoso precisa comer brócolis com Glicosinotaltos

O grupo das brássicas ou vegetais crucíferos é rico em Glicosinolatos, conhecidos Como compostos Bioativos Protetores. Este grupo de Super Vegetais inclui brócolis, couve manteiga, couve de Bruxelas, repolho, couve flor, mostarda, rúcula, nabo, rabanete agrião, colza e canola. Os Glicosinolatos são um grupo de metabólitos secundários sulfurados responsáveis pelo aroma e sabor destes vegetais. Tem se relacionado que o seu odor forte e sabor resultam em uma defesa contra herbívoros e microorganismos. São importantes na prevenção do Câncer. Estudos epidemiológicos sugerem que o consumo de brássicas está inversamente associado ao risco de diversos tipos de câncer, especialmente câncer de…

Leia mais

Dicas para cozinhar sem perder os benefícios funcionais do Alho.

em Nutrição por
Idoso comendo alho rico em organossulfurados

Outra classe de principio bioativo encontrado em alimentos de origem vegetal são os compostos Organossulfurados. Estão  presentes em dois alimentos que já fazem parte do nosso dia-a-dia. O alho (Allium stivum) e a cebola (Allium cepa) são os dois ingredientes muito utilizados na gastronomia mundial, ricos em organossulfurados. O alho é o principal representante da família Alliaceae, que compreende 450 espécies. Efeitos potencialmente benéficos do alho já são conhecidos há mais de 5000 anos. Desde a antiguidade, ele era utilizado em desordens gastrointestinais, infecções respiratórias, doenças de pele, como vermífugo e no tratamento de feridas (nas Guerras). Atualmente, há na…

Leia mais

Carotenóides: compostos bio-ativos importantes e disponíveis.

em Nutrição por
Cenoura rica em carotenóides

Sabemos que o consumo regular de alimentos funcionais traz benefícios à saúde. Uma classe de composto bioativo muito importante é a família dos Carotenóides. Os Carotenóides representam um grande grupo de pigmentos naturais encontrados em raízes, folhas, brotos, sementes, frutas e flores. Normalmente, vegetais de cores amarelo, alaranjados e vermelhos, como cenoura, tomate e goiaba, são ricos em carotenóides. Dentre os mais de 600 tipos diferentes de carotenóides identificados pela literatura, cerca de 40 tipos estão presentes na dieta humana. Os seres humanos não são capazes de sintetizar os carotenóides. Portanto, é necessário obtê-los exclusivamente a partir da alimentação. Dentre…

Leia mais

6 Receitas de Sobremesa para quem tem dificuldades de engolir

em Nutrição por
sobremesas para idosos

Envelhecer com saúde é o desejo da maioria das pessoas. Graças aos avanços da medicina e da ciência, isso já é uma realidade. Com o passar dos anos, o corpo vai dando sinais próprios do envelhecimento: enfraquecimento da visão e audição, movimentos mais lentos, e dificuldades na hora de se alimentar são consequências comuns do avanço da idade. Porém, a atenção aos sinais do corpo deve ser redobrada nessa fase da vida. A sensibilidade do organismo e a fragilidade da saúde são maiores nessa etapa. Sinais que muitas vezes passam despercebidos na hora da alimentação podem representar muito mais do…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo