Categoria

Fonoaudiologia

Tontura e risco de queda: o que fazer para prevenir acidentes.

em Fonoaudiologia por
idoso com tontura.

Os termos Tontura e Vertigem cobrem uma variedade de sintomas em relação a distúrbios da orientação espacial e percepção do movimento, como a ilusão do movimento rotatório (vertigem rotatória clássica) ou o sentimento de insegurança. Distúrbios como estes podem afetar objetivamente a capacidade de alcançar um olhar estável, a postura e o andar. A tontura é uma queixa bastante comum, principalmente entre os idosos. Estima-se que de 30 a 45% desta população apresentem esse sintoma. As tonturas no idoso continuam a ser um assunto difícil. Dado o fator subjacente ao comprometimento vestibular devido ao envelhecimento, a abordagem diagnóstica e terapêutica…

Leia mais

Zumbido: som fantasma que atrapalha o dia-a-dia

em Fonoaudiologia por
Idoso com zumbido

O zumbido é um som “fantasma”, perceptível apenas à pessoa que sofre com este incômodo. O ruído pode ser intermitente ou contínuo e pode variar em intensidade e frequência. A prevalência da queixa referida “zumbido” na população da cidade de São Paulo, de acordo com um estudo realizado com 1.960 mil indivíduos, em 2015,  foi de 22%. O sintoma acomete maior porcentagem de mulheres (26%), em relação aos homens (17%). Também foi observado o crescimento progressivo da prevalência com o aumento da idade. O pico da queixa ocorre nos indivíduos com mais de 65 anos de idade acometendo 36% dos…

Leia mais

Ouvir e não entender: pode ser o início de perdas auditivas.

em Fonoaudiologia por
Idoso tem que ouvir bem

Para a maioria dos indivíduos com perda de audição, duas coisas estão acontecendo. Muitas vezes ao mesmo tempo. Problema número um é o fato de ser incomum perder a capacidade de ouvir igualmente em todas as frequências e na mesma intensidade. Entenda um pouco sobre a natureza do som e o aparelho auditivo. Na fala, os sons das vogais (A, E, I, O e U) são de frequencias baixas. Geralmente, estas freqüências ficam preservadas quando a perda é inicial. Normalmente, as perdas acontecem inicialmente nas frequencias mais altas primeiro. As frequências mais altas são aquelas em que encontramos  muitos dos…

Leia mais

Presbiacusia: por que eu escuto, mas não entendo?

em Fonoaudiologia por
Idoso com presbiacusia

A Presbiacusia, ou perda auditiva natural do envelhecimento, é um problema comum. Mas, muitas vezes, as pessoas não sabem reconhecer os primeiros sintomas. A queixa mais comum entre as pessoas com início de Presbiacusia é ouvir, mas não entender. Os Sons são vibrações que se propagam num meio material (como o ar, paredes, etc) com uma frequência entre 20 e 20.000 Hz. O sistema auditivo humano é capaz de perceber freqüências entre 200 e 3.000 Hz. A fala humana emite sons cuja freqüência varia entre 300 e 3.000 Hz. A estrutura do aparelho auditivo é composta por Orelhas Externa, Média…

Leia mais

Perda Auditiva está associada ao risco de Demência

em Fonoaudiologia por
idoso com perda auditiva - surdez

A  perda auditiva e a deficiência cognitiva são duas condições neurológicas distintas associadas ao envelhecimento. A deficiência cognitiva refere-se genericamente a um espectro de condições que variam de comprometimento cognitivo leve a demência completa. À medida que as populações globais envelhecem, a incidência de perda auditiva relacionada à idade também aumenta. A prevalência de perda significativa de audição é de 40-60% para os maiores de 60 anos.  Esse número aumenta em mais de 80% das pessoas com mais de 85 anos. Além da perda da função auditiva periférica (cóclea – parte auditiva do ouvido interno) com a idade, há também…

Leia mais

6 Receitas de Sobremesa para quem tem dificuldades de engolir

em Fonoaudiologia/Nutrição por
sobremesas para idosos

Envelhecer com saúde é o desejo da maioria das pessoas. Graças aos avanços da medicina e da ciência, isso já é uma realidade. Com o passar dos anos, o corpo vai dando sinais próprios do envelhecimento: enfraquecimento da visão e audição, movimentos mais lentos, e dificuldades na hora de se alimentar são consequências comuns do avanço da idade. Porém, a atenção aos sinais do corpo deve ser redobrada nessa fase da vida. A sensibilidade do organismo e a fragilidade da saúde são maiores nessa etapa. Sinais que muitas vezes passam despercebidos na hora da alimentação podem representar muito mais do…

Leia mais

Disfagia: quando engolir torna-se um desafio

em Fonoaudiologia por
Idoso com Disfagia

Sabemos que o envelhecimento humano envolve mudanças estruturais, funcionais e neurais. Tais alterações podem comprometer órgãos e funções diversas. Uma das funções que se destaca é a deglutição. A Disfagia é o nome dado aos problemas na hora de engolir. O ato de engolir exige a integridade de um grupo de estruturas interdependentes, envolvendo ações mecânicas e reflexas, de caráter neuromuscular, que depende de um sistema dinâmico e sincrônico. Através deste processo complexo, o alimento deve ser conduzido da boca até o estômago de forma segura. Ou seja, sem permitir a entrada do material ingerido em vias aéreas. A Disfagia se…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo