A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo melhorar o Sistema Respiratório através do aumento da Capacidade Pulmonar e da Função Respiratória. Além disso, ajuda a promover a diminuição da ansiedade e o relaxamento do nosso organismo.
Também devemos lembrar que alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas. Portanto, a capacidade respiratória tende a ser alterada durante o envelhecimento.
Desta maneira, este exercícios simples, que podem ser feitos por qualquer pessoa (com poucas exceções) também são indicados para idosos. Idealmente, devem ser supervisionados por um fisioterapeuta. Mas, a execução destes exercícios é tão simples que pode ocorrer várias vezes por dia. Em geral, cada exercício deve ser repetido entre cinco a dez vezes.
Antes de realiza- lós, sugerimos consultar um médico ou fisioterapeuta. Especialmente, se você tem algum problemas de saúde. Pergunte quais as práticas são mais indicadas para o seu caso.
Em seguida, segue a explicação para 3 exercícios.
1. Técnica Respiratória Fracionada
Objetivo: aumentar o volume de ar que entra nos pulmões.
Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Inspire por um segundo, segure a respiração por dois segundos. Solte o ar esvaziando todo o pulmão. Para facilitar que todo ar saia, faça um bico com os lábios.
Posição: Sentado.
Contra indicação: Pessoas com problemas obstrutivos graves.
2. Técnica Respiratória Diafragmática
Objetivo: aumentar a amplitude da sua caixa torácica.
Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Feche os olhos, coloque a mão sobre o abdome e inspire lentamente pelo nariz, expandindo o abdômen. Depois de inspirar o máximo que puder, segure o ar por dois segundos e expire lentamente.
Posição: Sentado.
3. Técnica Respiratória Abreviada
Objetivo: aumentar o volume de ar inspirado e estimular partes do pulmão que estejam sub-utilizadas.
Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Faça uma única inspiração profunda. Depois, solte apenas um pouco do ar e inspire mais um pouco. Faça essa combinação de inspirar e expirar o ar por cerca de quatro vezes. Em seguida, expire completamente.
Posição: Sentado.
Sobre a Autora:
Jéssica Maria Ribeiro Bacha é fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein, Mestre e doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia. Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).
Bibliografia:
https://www.tuasaude.com/fisioterapia-respiratoria
Schulz KF, Altman DG, Moher D. CONSORT 2010 Statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. BMC Medicine 2010;8:18.
SANTOS, T. C.; TRAVENSOLO, C. F. Comparação da força muscular respiratória entre idosos sedentários e ativos: estudo transversal. Revista Kairós Gerontologia, v.14, n. 4, p. 107-121, 2011.