Condições físicas da terceira idade

Melhores Condições Físicas e Menos Perdas Cognitivas.

em Sem categoria por

Condições Físicas do indivíduo estão associadas à qualidade de seu envelhecimento.

Ainda existem muitas discussões sobre os conceitos e padrões do envelhecimento saudável. Muitas pesquisas em centros científicos de saúde do mundo todo têm abordado o assunto. No mês passado, mais um estudo neste sentido foi publicado.

Sabe-se que funções cognitivas podem ser afetadas durante o envelhecimento. Uma delas é a linguagem. Em estudo recente, foi estabelecida uma relação entre perdas de linguagem e condições físicas de adultos mais velhos.

Sabe-se que manter relações sociais e independência são particularmente importantes para uma experiência positiva de envelhecimento. As boas habilidades de linguagem, ou seja, falar e ouvir de maneira clara, são cruciais para manter o relacionamento com outras pessoas. Portanto, não é surpreendente que, quando questionados sobre falhas cognitivas relacionadas à idade, os idosos relatem que as dificuldades de encontrar palavras são particularmente irritantes e embaraçosas.

Não lembrar uma palavra que está na “ponta da língua” é bastante desconfortável. Temos uma forte convicção de que a pessoa sabe uma palavra, mas é incapaz de produzi-la. A frequência deste fenômeno aumenta com a idade. Os adultos mais velhos temem que a palavra na “ponta da língua” indique um problema sério de memória.

No entanto, isso é um equívoco. As ocorrências de palavras na “ponta da língua” mas que não são reproduzidas não estão associados à memória episódica. Na verdade, os adultos mais velhos geralmente têm um vocabulário muito maior do que os adultos mais jovens.

Não lembrar as palavras na ponta da língua são indicativos de déficits no acesso à fonologia. Ou seja, representações de forma sonora. A produção de palavras faladas é um processo de dois estágios envolvendo a recuperação da palavra e significado, seguido da fonologia associada. Não conseguir falar as palavras que estão na ponta da língua indicam uma ruptura no processo de transmissão entre significado e fonologia. Esse processo é essencial para uma linguagem bem-sucedida. A interrupção da conversa por não “lembrar” uma palavra tem consequências negativas muito visíveis para os idosos.

No presente estudo, investigamos a relação entre aptidão aeróbica e habilidades de encontrar palavras. Como resultados:

  • Os adultos mais velhos experimentam mais dificuldade em encontrar palavras e têm menos acesso à fonologia em comparação com os jovens participantes.
  • Os níveis de aptidão aeróbica de idosos saudáveis estão relacionados à dificuldade de encontrar palavras. Quanto mais fisicamente bem preparados, menor é a dificuldade em encontrar as palavras.

Portanto, aí está mais um motivo para fazer exercícios físicos regularmente.

 

Fonte: Higher physical fitness levels are associated with less language decline in healthy ageing. Revista Nature, Apr 2018.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo