terceira idade na luta contra o câncer

Alimentos que Ajudam na Luta Contra o Câncer

em Nutrição por

Não há fórmulas determinadas para prevenir o câncer. Nenhum alimento sozinho é capaz de impedir que alguém desenvolva a doença. Porém, alguns hábitos alimentares podem reduzir as chances de desenvolver o câncer em até 70%. Isto é, há alimentos que nos ajudam na luta contra o câncer ou na prevenção.

Da mesma forma, há alguns alimentos e hábitos alimentares que podem contribuir para o aparecimento da doença.

Embora a Nutrição seja muito complexa, alguns grupos de alimentos podem ser chamados de “anti-câncer”. No entanto, muitos são os detalhes envolvidos: maneira de cocção, quantidade de agrotóxicos e contaminações, como o alimento foi armazenado, etc. Mesmo assim, alguns grupos de alimentos ajudam na luta contra o câncer.

Uma alimentação rica em vegetais é relacionada ao menor risco de desenvolver câncer. Dentre os vegetais mais ligados ao menor índice de desenvolvimento de câncer, estão as brássicas. São brócolis, couve-flor, repolho, etc. Estes alimentos ajudam na luta contra o câncer pois são ricos em anti-oxidantes e glicosinolatos. Além disso, há estudos que relacionam estes alimentos à redução do tamanho de tumores em ratos pela metade.

Outros vegetais, ricos em licopeno, como tomate, goiaba vermelha e melancia, estão relacionados ao menor índice de câncer de estômago, próstata e pulmão.

Frutas cítricas também estão relacionadas à menor incidência de câncer de estômago. Consumir ao menos 3 porções de frutas cítricas por semana pode reduzir o risco de câncer em até 28%.

A Linhaça é outro alimento que ajuda na luta contra o câncer. Há estudos que demonstram que estas sementes ajudam a impedir que as células cancerosas se espalhem pelo organismo. Há resultados concretos em estudos com câncer de próstata e câncer de mama. Consumir 30g por dia, já traz benefícios.

Além dos exemplos acima, há evidências de que frutas oleoginosas (como nozes e castanhas), alho, azeite de oliva, cúrcuma, etc também ajudam a prevenir e/ ou a lutar contra o câncer.

Por isso, o ideal é manter uma alimentação balanceada e diversificada.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo