Cuidados durante a pandemia

Cuidados Para Cuidadores em Tempos de Pandemia

em Geral por

Como sabemos, os idosos são o grupo de pessoas mais gravemente afetados pela Pandemia de COVID-19. Mas, infelizmente, muitos deles são pessoas dependentes e frágeis, que precisam de cuidados 24 horas por dia.

Portanto, consideramos bastante relevante reforçar alguns conceitos de higiene na hora de cuidar de um idoso frente a esta Pandemia que nos atinge.

As principais armas contra o contágio pelo novo Coronavírus são o isolamento social, seguido de reforço na higiene pessoal e limpeza da casa. Assim, vamos reforçar algumas ações a serem tomadas por todos os cuidadores.

  1. Levar uma muda de roupa e sapatos. Especialmente para aqueles que utilizam o transporte público, ao chegar à residência do idoso, devem trocar de roupa e sapatos. Se possível, tomar banho antes de começar a cuidar do idoso. Se não for possível tomar banho, o ideal é lavar bem as mãos e os ante-braços até a altura do cotovelo. Usar água e sabão. O Álcool gel só deve ser utilizado na impossibilidade de lavar mãos.
  2. Higiene das mãos do idoso. A higiene pessoal é muito importante, tanto física como psicologicamente. Cuidar de uma pessoa, entre outras coisas, envolve garantir a higiene pessoal desta pessoa. Além disso, o ato de cuidar envolve toque físico. Portanto, frente a uma epidemia, a importância da higiene pessoal do idoso é ainda maior.
  3. Reforçar a higiene pessoal. Conforme já mencionado acima, a higiene pessoal ganha mais importância ainda. Assim, recomenda-se banho e troca de roupa diariamente.
  4. Separar utensílios e garantir higienização de todos eles. Cada idoso na residência deve ter seus próprios talheres, copos e outros utensílios de uso pessoal separados e higienizados. Não se deve compartilhar copos, comidas, canudos, etc.
  5. Suspender o contato afetivo. Abraços e beijos devem ser suspensos. Apesar de muitos cursos de cuidador encorajarem a demonstração de carinho para com o idoso, neste momento, devemos evitar. Há outras maneiras de demonstrar carinho como ter atenção especial com detalhes, fazer massagens nos pés, etc.
  6. Evitar programas familiares. Apesar de o convívio social e os laços familiares serem extremamente importante, durante as próximas semanas, todos devemos evitar contato social. Mesmo que seja apenas com familiares. Mais importante ainda é evitar tais contatos de idosos com comorbidades e frágeis. Podemos usar a tecnologia, como vídeos chamadas, para que não se perca o vínculo familiar nesta época de Pandemia.
  7. Cancelar passeios em geral. Estamos atravessando um momento difícil para todos. O risco de morte para um idoso com 70 anos ou mais é muito grande. Por isso, não é hora de passeios. Nem uma volta no quarteirão, nem descer na área comum do condomínio. Idosos devem ficar dentro de casa.
  8. Fazer atividades físicas dentro de casa. Não sair de casa não deve significar não andar ou não fazer exercícios. O idoso pode caminhar dentro de casa, fazer exercícios de sentar e levantar da cadeira, etc.
  9. Terapias devem ser feitas em casa. Quando o idoso faz fisioterapia, terapia fonoaudiológica, ou qualquer outra terapia, ele não deve sair de casa. Idealmente, o profissional de saúde deve ir até a residência do idoso. Se não for possível, poderá usar videochamadas para não interromper o tratamento.
  10. Hidratação. Não devemos nunca descuidar da hidratação, nem do idoso, nem da nossa própria hidratação. O corpo devidamente hidratado evita muitos problemas de saúde.

Cuide bem do seu idoso e se cuide também!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo