IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Sem categoria > Melhore Seu Sistema Respiratório com Técnicas Simples!
Sem categoria

Melhore Seu Sistema Respiratório com Técnicas Simples!

Juliana Martinelli
Última atualização 18 de junho de 2020 10:58
Por Juliana Martinelli
Compartilhe
4 Min
Sistema Respiratório
Sistema Respiratório
Compartilhe
Seu banner

A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo melhorar o Sistema Respiratório através do aumento da Capacidade Pulmonar e da Função Respiratória. Além disso, ajuda a promover a diminuição da ansiedade e o relaxamento do nosso organismo. 

Contents
  • 1. Técnica Respiratória Fracionada
  • 2. Técnica Respiratória Diafragmática
  • 3. Técnica Respiratória Abreviada

Também devemos lembrar que alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas. Portanto, a capacidade respiratória tende a ser alterada durante o envelhecimento.

Desta maneira, este exercícios simples, que podem ser feitos por qualquer pessoa (com poucas exceções) também são indicados para idosos. Idealmente, devem ser supervisionados por um fisioterapeuta. Mas, a execução destes exercícios é tão simples que pode ocorrer várias vezes por dia. Em geral, cada exercício deve ser repetido entre cinco a dez vezes.

Antes de realiza- lós, sugerimos consultar um médico ou fisioterapeuta. Especialmente, se você tem algum problemas de saúde. Pergunte quais as práticas são mais indicadas para o seu caso.

Em seguida, segue a explicação para 3 exercícios.

1. Técnica Respiratória Fracionada

Objetivo: aumentar o volume de ar que entra nos pulmões.

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Inspire por um segundo, segure a respiração por dois segundos. Solte o ar esvaziando todo o pulmão. Para facilitar que todo ar saia, faça um bico com os lábios.

Posição: Sentado.

Contra indicação: Pessoas com problemas obstrutivos graves.

2. Técnica Respiratória Diafragmática

Objetivo: aumentar a amplitude da sua caixa torácica.

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Feche os olhos, coloque a mão sobre o abdome e inspire lentamente pelo nariz, expandindo o abdômen. Depois de inspirar o máximo que puder, segure o ar por dois segundos e expire lentamente.

Posição: Sentado.

3. Técnica Respiratória Abreviada

Objetivo: aumentar o volume de ar inspirado e estimular partes do pulmão que estejam sub-utilizadas. 

Sente-se numa cadeira com a coluna reta. Faça uma única inspiração profunda. Depois, solte apenas um pouco do ar e inspire mais um pouco. Faça essa combinação de inspirar e expirar o ar por cerca de quatro vezes. Em seguida, expire completamente.

Posição: Sentado.

Sobre a Autora:

Jéssica Maria Ribeiro Bacha é fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas, especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein, Mestre e doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia. Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).

Bibliografia:

https://blog.maconequi.com.br/exercicios-respiratorios/

https://www.tuasaude.com/fisioterapia-respiratoria

Schulz KF, Altman DG, Moher D. CONSORT 2010 Statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. BMC Medicine 2010;8:18.

Kido S, Nakajima Y, Miyasaka T, et al.: Effects of combined training with breathing resistance and sustained physical exertion to improve endurance capacity and respiratory muscle function in healthy young adults. J Phys Ther Sci, 2013, 25: 605–610.

SANTOS, T. C.; TRAVENSOLO, C. F. Comparação da força muscular respiratória entre idosos sedentários e ativos: estudo transversal. Revista Kairós Gerontologia, v.14, n. 4, p. 107-121, 2011.

Seu banner
TAGGED:capacidadeFisioterapiapulmonarrespiraçãorespiratória
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Liga de Fisioterapia
Sem categoria

Liga De Fisioterapia Em Saúde Do Idoso Da FM – USP

Por Juliana Martinelli
idoso também tem que fazer declaração de imposto de renda
Dia-a-diaSem categoria

Idosos também precisam fazer declaração de Imposto de Renda

Por Anelise Penteado de Oliveira
Idoso atendido por saúde púlblica
Sem categoria

Saúde Pública e Saúde Complementar: pesquisa de satisfação.

Por Anelise Penteado de Oliveira
Idoso que não quer tomar banho
GeralSem categoria

Quando tomar banho significa problema…

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?