Categoria

Parkinson

4 Sintomas menos conhecidos da Doença de Parkinson

em Parkinson por
letras pequenas fazem parte dos sintomas do parkinson

  Vamos falar agora de alguns outros sintomas que ajudam no diagnóstico da Doença de Parkinson, além dos 3 principais. São sintomas do Parkinson menos conhecidos pela população.        1. Ausência de mímica facial. Quando conversamos com o paciente, notamos que ele não tem expressão no rosto. Move apenas os lábios e dificilmente esboça um sorriso ou franze a testa. Ao mesmo tempo, observa-se uma diminuição do piscar dos olhos, o que leva a uma “face de espanto”.        2. Disfagia A saliva escorrendo pelos cantos da boca chama a atenção. Isto se deve à dificuldade…

Leia mais

Bradicinesia (sintoma de Parkinson) aumenta risco de Queda

em Parkinson por
Idoso com bradicinesia tem mais risco de queda

Já sabemos, do artigo anterior, que a tríade sintomática clássica da Doença de Parkinson é: Presença de tremores (em 70% dos casos). Bradicinesia (lentidão de movimentos) Rigidez muscular A Bradicinesia é o fator responsável pela maioria dos sintomas que caracterizam a doença. Dentre os sintomas mais comuns, está a alteração de marcha. A marcha, ou seja, o andar do portadores da Doença de Parkinson é caracterizada por passos curtos e por arrastar os pés. O paciente quase não eleva os pés do chão durante o caminhar. Portanto, as distâncias a serem percorridas ficam mais demoradas. Além disso, há um aumento…

Leia mais

Tremores nas mãos: pode ser Doença de Parkinson?

em Parkinson por
idosos com tremores

Quando James Parkinson descreveu a doença, sua monografia apresentada na academia de medicina recebeu o nome de “Paralisia Agitante”. Pois, apesar da rigidez muscular, que é um dos três sinais cardinais da doença, o paciente apresentava tremores. O nome “Paralisia” foi dado pela rigidez que deixava o paciente com movimentos reduzidos. E “Agitante” foi o adjetivo escolhido por causa dos tremores. A tríade sintomática clássica da Doença de Parkinson é: Presença de tremores. Bradicinesia (lentidão de movimentos) Rigidez muscular A maior preocupação de um idoso que começa a apresentar tremores de extremidades (membros superiores – mãos e braços) é que…

Leia mais

Videogame pode ajudar no tratamento da Doença de Parkinson

em Parkinson por
videogame para tratamento de parkinson

Testado no Instituto Martinelli, em Jundiaí – SP, a terapia com videogame traz benefícios. A Doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa. Tem como consequência alguns sintomas como a bradicinesia (lentidão de movimento), rigidez muscular, hipocinesia (redução da capacidade de movimentos), entre outros comprometimentos motores. Estudos indicam que, até mesmo no início da doença, pode existir certa redução das capacidades cognitivas como o déficit de atenção e concentração e dificuldades nas funções executivas. Tratamentos medicamentosos ajudam a aliviar os sintomas e a manter uma certa qualidade de vida cotidiana. Porém a doença não tem cura ainda encontrada pela medicina. Mas,…

Leia mais

O papel da Fisioterapia nas Alterações Motoras do Parkinson

em Fisioterapia/Parkinson por
idoso com alterações motoras

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo, caracterizado principalmente pelas alterações motoras. Os principais sintomas são bradicinesia (lentidão nos movimentos), tremores, rigide,; alteração na marcha, no equilíbrio e na postura. Também são comuns fala monótona, disfagia (dificuldade na deglutição) e diminuição da motricidade dos músculos da face (causando ausência de expressão e olhos abertos o tempo todo, devido a menor frequência de piscar). Essas alterações são responsáveis por sinais e sintomas típicos da doença. Tais como queixa de dores musculares e articulares, dificuldades em realizar movimentos nas atividades diárias, quedas e complicações pulmonares. A Fisioterapia, nesses casos, deve…

Leia mais

O Mal de Parkinson e o dia-a-dia: o que você deve fazer.

em Parkinson por
Doença de Parkinson é mais comum em idosos

   O Mal de Parkinson e algumas conseqüências. Pessoas que sofrem do Mal de Parkinson precisam manter sua auto-estima. Em decorrência do Mal de Parkinson, tremores são recorrentes e os movimentos tornam-se mais lentos. Os problemas musculares e a possível alteração de auto-estima podem comprometer sua sexualidade. Porém, a doença de Parkinson não impede uma vida sexual satisfatória e saudável. Carinhos e carícias sempre fazem bem. Converse com o(a) parceiro(a) sobre o que você sente. O médico e outros profissionais da saúde podem ajudar. Idealmente, o ato deve acontecer nos momentos em que estiver se sentindo o melhor possível. Mantenha-se em…

Leia mais

Doença de Parkinson: sintomas e recomendações para o dia-a-dia

em Parkinson por
Doença de Parkinson é mais comum em idosos

A Doença de Parkinson é uma síndrome que compromete o controle muscular. A Doença de Parkinson é caracterizada por vários sintomas. Os mais comuns são tremor e rigidez. Além desses, são características da doença: a Bradicinesia (lentidão geral dos movimentos e das atividades diárias); ausência de expressão facial; expressão de espanto devido a menor freqüência de piscar; comprometimento da deglutição; fala monótona; marcha de passos curtos e arrastando os pés; diminuição do balanço dos braços; congelamento e a instabilidade postural. Alguns dispositivos podem auxiliar na hora de andar. Entenda como escolher. O tremor, a rigidez e os movimentos lentificados são sintomas de…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo