Pulmões saudáveis

A Respiração do Idoso: O Que Muda?

em Geral por

A Respiração também muda com o envelhecimento.

Alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas. 

Durante o envelhecimento do nosso corpo, normalmente, há um aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax (região logo acima do peito). Também acontece uma calcificação das cartilagens esterno-costais e o enfraquecimento na musculatura respiratória. Isto faz com que a caixa torácica do idoso torne-se mais fixa, com menor capacidade de expandir-se e de diminuir de volume. Como conseqüência, os músculos do diafragma e do abdomen passam a ser mais importantes para os movimentos respiratórios.

Os pulmões apresentam achatamento dos sacos alveolares, o que reduz a superfície de troca de gases durante a respiração, tornando-a menos eficiente.

Quando o envelhecimento não acontece de forma saudável, há um aumento do risco de pneumonias e outras doenças respiratórias. Até 40% dos casos de Pneumonia em idosos acontece pela infecção do vírus da gripe.

*Vale a pena tomar a vacina contra Pneumonia?

Para melhorar a qualidade do envelhecimento respiratório e manter a eficiência da respiração, deve-se praticar exercícios físicos regularmente (com acompanhamento profissional preferencialmente), evitar obesidade e manter uma alimentação balanceada.

No dia-a-dia, devemos prestar atenção a nossa postura (e à postura de quem cuidamos). Quanto mais curvados ficamos, pioramos a mecânica respiratória. Por isso, atenção à postura, especialmente quando sentados.

2 Comments

  1. A senhora tem 69 anos e está com penemonia e também infecção de urina e uma forte dor de cabeça que não passa com paracetamol e amoxicilina. Foi receitado pelo médico. A dor de cabeça não passa, a senhora chora de dor. O que fazer?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo