Categoria

Fisioterapia

Nervo Ciático: explicando as dores dos glúteos aos pés

em Fisioterapia por
Idoso com dor no ciático.

Dor no nervo ciático, ciático inflamado, ciatalgia, dor na coluna que desce para a perna… Provavelmente, todas essas expressões já foram ouvidas (ou sentidas na pele) por você! A dor ciática é uma dor no trajeto do nervo de mesmo nome (ciático). Compreende a região de glúteo, região póstero-lateral de coxa, panturrilha e pé. São sintomas comuns quando há algum trauma (direto ou indireto) no nervo ciático. O nervo ciático é um dos maiores e mais calibrosos nervos do corpo humano. Pode chegar a ter a espessura de um dedo. Ele é formado por raízes nervosas da coluna lombar e…

Leia mais

Fratura de Colles: a fratura mais comum em idosos

em Fisioterapia por
Idoso com fratura de colles

Um dos tipos mais comuns de fratura é a da extremidade distal do rádio, com deslocamento posterior do fragmento ósseo. Estamos falando da região do punho – local em que os ossos do braço se encontram com a mão. Essa fratura também é conhecida como fratura de Colles. A fratura de Colles possui alta incidência especialmente em idosos devido ao seu mecanismo de lesão. Normalmente, quem fratura o punho, sofre uma queda com mão espalmada no chão. Veja algumas dicas de como evitar quedas dentro de casa. Dentre as fraturas em idosos, essa é a mais frequente. Corresponde até 45%…

Leia mais

O que é importante na hora de escolher uma Cadeira de Rodas?

em Fisioterapia por
Idoso em cadeira de rodas

À medida em que ocorre o processo de envelhecimento, o idoso perde algumas habilidades e funções de forma gradativa. Uma delas é a marcha. O caminhar apresenta alterações progressivamente (de acordo com a evolução do processo fisiológico de envelhecimento e todas as características a ele atreladas, ou devido a alterações patológicas comuns nessa faixa etária). Para auxiliar nessas alterações de marcha e equilíbrio, pode-se fazer uso de dispositivos específicos. Mas quando o deslocamento através da marcha se torna ineficiente, ou seja, o idoso não consegue mais andar, faz-se necessário o uso da cadeira de rodas. A escolha dela é importantíssima…

Leia mais

Dores no Ombro? Pode ser lesão no Manguito Rotador

em Fisioterapia por
Ombro do Idoso

Grande parte das lesões de membro superior em idosos estão relacionadas às lesões do manguito rotador. O que é muito comum pela característica degenerativa dos tendões. Entenda um pouco mais sobre a articulação do ombro aqui. O manguito rotador é um complexo que envolve quatro músculos (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor). Desempenham funções fundamentais na articulação do ombro, tais como: estabilização dinâmica, coaptação (encaixe) da articulação e potencialização das forças. O manguito funciona através da convergência desses tendões. Eles podem ser lesionados por movimentos repetitivos nos extremos das amplitudes, quando sofrem torção, diminuição da vascularização e atrito e/ou compressão…

Leia mais

3 Mitos e Verdades: Postura, Movimentação e Posição de Dormir

em Fisioterapia por
Movimentação do Idoso

Há muita divergência a respeito do que é (ou não) indicado fazer em relação a movimentação, postura e posição de dormir. Quando se tratam de idosos, essas sugestões ficam ainda mais polêmicas. Por isso, resolvemos esclarecer algumas dúvidas comuns. Desmistificar alguns conceitos populares.       1. Movimentação de abaixar para pegar um objeto no chão. Nada mais polêmico do que a forma correta de agachar. Quem nunca escutou que se deve fazer o movimento dobrando os joelhos para não sobrecarregar a coluna? Parcialmente verdade: o ideal é que o movimento seja distribuído entre as articulações para que nenhuma delas…

Leia mais

Dificuldade de se movimentar pode ser rigidez articular.

em Fisioterapia por
idoso com rigidez nas articulações

A rigidez articular pode ser definida como dificuldade em realizar movimentos devido a sensação de aumento de resistência e limitação durante a amplitude articular. A rigidez articular pode ser apenas uma característica muito comum do processo de envelhecimento. Ou fazer parte do quadro sintomatológico de muitas patologias, principalmente articulares e reumatológicas. Uma das principais causas de rigidez articular é a falta de movimento. Grande parte das articulações do corpo são sinoviais. Ou seja, são revestidas de cartilagens e membrana sinovial. Esta última é responsável pela produção do líquido sinovial que lubrifica a articulação. Este líquido é translúcido, de consistência viscosa…

Leia mais

Devemos corrigir as alterações posturais do idoso?

em Fisioterapia por
Alterações posturais no idoso

Alterações posturais do idoso são típicas do envelhecimento. Diferentes mudanças decorrentes desse processo podem comprometer a postura. Para as alterações posturais, são fatores importantes o decréscimo da função muscular resultante da redução substancial de massa muscular e um aumento na gordura corporal. A diminuição da acuidade visual (dificultando a autocorreção e orientação espacial) e alterações do sistema vestibular (relacionado ao equilíbrio) também colaboram no processo. Tais alterações geram diminuição da velocidade de caminhada. Também são afetados o equilíbrio, a habilidade de subir escadas e de levantar-se de uma posição sentada. Todos estes fatores favorecem a diminuição da consciência corporal e…

Leia mais

Dor na Coluna – causas e tratamento para lombalgia.

em Fisioterapia por
idoso com dor na coluna

Dor na coluna está entre as queixas mais comuns da população em geral. Mas aumenta significativamente entre idosos. Dor na coluna ocorre porque, conforme já explicado em outras matérias, o processo de envelhecimento causa modificações importantes em diversas células do corpo, alterando o funcionamento e a estrutura dos tecidos. Desta forma, a coluna vertebral é uma das estruturas mais afetadas. Sua importância biomecânica e sua alta demanda durante a movimentação do corpo contribuem para as dores. Seja em atividades simples do dia-a-dia ou em atividades físicas mais complexas. Didaticamente, a coluna é dividida em cinco regiões (de cima para baixo):…

Leia mais

Incontinência Urinária: Fisioterapia é parte do tratamento.

em Fisioterapia por
idoso deve fazer fisioterapia como tratamento de incontinência

Entre as queixas mais comuns da população idosa, a incontinência urinária merece atenção. Tem a alta prevalência e produz um significativo impacto negativo na qualidade de vida das pessoas acometidas por essa disfunção. A incontinência urinária, por definição, é a perda involuntária de urina. Sua prevalência é maior em pessoas do sexo feminino devido a questões anatômicas, gestações e partos. No entanto, não é incomum que homens sejam acometidos. Principalmente quando idosos e/ou sofrem hiperplasia prostática, homens também podem ter incontinência urinária. Dentre as diversas causas, a mais comum entre os idosos é a fraqueza da musculatura do assoalho pélvico.…

Leia mais

O papel da Fisioterapia nas Alterações Motoras do Parkinson

em Fisioterapia/Parkinson por
idoso com alterações motoras

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo, caracterizado principalmente pelas alterações motoras. Os principais sintomas são bradicinesia (lentidão nos movimentos), tremores, rigide,; alteração na marcha, no equilíbrio e na postura. Também são comuns fala monótona, disfagia (dificuldade na deglutição) e diminuição da motricidade dos músculos da face (causando ausência de expressão e olhos abertos o tempo todo, devido a menor frequência de piscar). Essas alterações são responsáveis por sinais e sintomas típicos da doença. Tais como queixa de dores musculares e articulares, dificuldades em realizar movimentos nas atividades diárias, quedas e complicações pulmonares. A Fisioterapia, nesses casos, deve…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo