Categoria

Fisioterapia

A Fisioterapia Gerontológica e a Saúde Mental do Idoso

em Fisioterapia por
Fisioterapia Gerontológica

Muitas vezes se ouve falar que o profissional da fisioterapia é responsável apenas em cuidar da parte física do corpo. Como tratamentos para: doenças ortopédicas, neurológicas e respiratórias. Porém, nos últimos tempos, tem ficado cada vez mais evidente o reflexo da  saúde mental no corpo do ser humano, principalmente em indivíduos idosos, que são pessoas que carregam uma história de vida extensa.  Assim, tanto a Fisioterapia Gerontológica quanto outras áreas de saúde especializadas no tratamento do idoso, são importantes. Estudos apontam que muitas das dores físicas são provenientes de problemas psíquicos. E que se não houver resolução das mesmas não conseguiremos…

Leia mais

A Dor é Uma Parte Natural do Envelhecimento?

em Fisioterapia por
Sentir Dor é Normal?

Existe uma série de noções controversas sobre o envelhecimento e as queixas de dor.Em estudo realizado pelo periódico norte-americano Journal of Familie Practice, existem alguns mitos relacionados à dor no idoso. Um deles é achar que dor é parte natural do envelhecimento. Ou que a dor piora com o envelhecimento. Enfrentar a dor aumenta a sua tolerância. Apesar de a dor ser uma questão de extrema importância no mundo todo, ainda é pouco acessada e tratada na população. E infelizmente, as crenças que nós, Profissionais da Saúde, e nossos pacientes temos sobre dor no envelhecimento, servem muitas vezes como barreiras…

Leia mais

A Síndrome do Imobilismo e Critérios Para Seu Diagnóstico.

em Fisioterapia por
Síndrome do Imobilismo

Síndrome do Imobilismo são sinais e sintomas resultantes da supressão de todos os movimentos articulares. E, por conseguinte, da incapacidade de mudança postural. Isto é, uma pessoa que está sentada e não consegue se levantar. Ou ainda, uma pessoa que deita para dormir e não consegue se virar na cama. Para fechar o diagnostico da Síndrome do Imobilismo, deve-se utilizar critérios que orientem o diagnóstico e que tenham características próprias. O critério maior seria déficit cognitivo médio a grave e múltiplas contraturas (mais de um músculo encurtado). No critério menor são sinais de sofrimento cutâneo ou lesão por pressão, disfagia…

Leia mais

Entenda o que é a Síndrome da Fragilidade

em Fisioterapia por
Desnutrição e obrigação alimentar para a terceira idade

  A Síndrome da Fragilidade é uma síndrome geriátrica com inúmeras causas e contribuições. É caracterizadas pela: redução da resistência e força muscular e declínio das funções fisiológicas. Tais alterações aumentam a vulnerabilidade do indivíduo desenvolver dependência e ou morte (Morley et al., 2013). A Sídrome da Fragilidade afeta vários aspectos da funcionalidade, como redução da mobilidade, da marcha, do equilíbrio, da força muscular global, da cognição e da nutrição (Gobbens et al., 2010). Pesquisas mostram que intervenções com exercícios multimodais (várias modalidade em uma sessão), por meio de exercícios de resistência, força muscular, equilíbrio, coordenação e cognição podem trazer…

Leia mais

Como Minimizar Fatores de Risco de Queda

em Fisioterapia por

Sabemos como uma queda pode ser bastante prejudicial à vida de um idoso. Como última conseqüência, pode até levar a óbito. Portanto, faz-se necessário agir para minimizar fatores de risco para tal acidente. Neste texto, vamos falar especificamente sobre como minimizar o desequilíbrio e fraqueza muscular. Muita gente pensa que atividade física significa apenas ginástica, academia e pratica esportiva. Mas, é importante pensarmos que todos os dias devemos manter nosso corpo ativo. Atividades como: ir ao supermercado, levar e buscar o neto na escola, ir à padaria, levar o animal de estimação para passear, subir e descer escada, varrer a…

Leia mais

Quedas: Fatores de Risco Inerentes ao Organismo.

em Fisioterapia por
comprometimento cognitivo no parkinson.

Sabemos que levar um tombo é um acidente bastante importante para idosos. Cair dentro de casa é a maior causa de morte acidental de pessoas com 65 anos ou mais. Por isso, abordamos o assunto periodicamente. Hoje, vamos destacar os principais fatores de risco internos de sofrer uma queda. Desequilíbrio e fraqueza muscular. Com o processo de envelhecimento, ocorre uma diminuição da força muscular global e do equilíbrio no organismo do idoso. Essa redução de força pode ocasionar fraqueza muscular podendo gerar fragilidade óssea. Assim, aumenta o risco de cair e provocar lesões, como traumas e fraturas. Alterações visuais. Com…

Leia mais

Cuidados Antes de Iniciar Terapia com Jogos Virtuais

em Fisioterapia por
Jogos virtuais para a terceira idade

Continuando a desenvolver o tema de realidade virtual aplicada à Gerontologia, é importante destacar que existem dois tipos de jogos virtuais que podem ser utilizados como forma terapêutica. Os comerciais, que estão disponíveis no mercado. Ou os desenvolvidos, criados especificamente com demandas motoras e cognitivas específicas de acordo com a necessidade do indivíduo. Estes tipos de jogos virtuais possuem vantagens e desvantagens. Por exemplo: os jogos comerciais são de fácil acesso e baixo custo. Porém, as demandas cognitivas e motoras são generalizadas. Isto é, não são focadas em uma população específica. No entanto, para a população idosa, necessitamos de demandas especificas,…

Leia mais

A Realidade Virtual Como Forma Terapêutica

em Fisioterapia por
Adaptação durante o confinamento: Realidade virtual e terceira idade

A realidade virtual (RV) é definida como simulações interativas criadas em computador e disponibilizadas ao usuário em tempo real. É um meio de imersão e interação que possibilita a criação de um cenário enriquecedor e individualizado. Assim, favorece a prática de princípios relacionados à aprendizagem motora e a plasticidade neural. Com isso, o feedback sensorial obtido durante as experiências no universo virtual, permite aos seus usuários sensações como se estivessem em ambiente real. Antigamente, essa técnica era considerada de alto custo, viável apenas para grandes empresas e organizações. Mas hoje, a realidade virtual é utilizada nas mais diversas áreas, como:…

Leia mais

Saúde da Articulação do Quadril e a Qualidade de Vida

em Fisioterapia por
saúde da articulação do quadril na terceira idade

A articulação do quadri permite que nossas pernas se movimentem em 3 direções. É uma das articulações responsáveis pelo ato de andar. Por isso, a manutenção da qualidade de vida de todos nós depende de uma boa integridade articular. Mas, principalmente em pessoas idosas, a articulação do quadril pode ficar comprometida, prejudicando a capacidade de andar. Seja por traumas diretos ou indiretos, essa articulação pode ser acometida por afecções que danificam a superfície da cabeça do fêmur e não permitem uma boa harmonia da articulação. Este é um caso em que um tratamento de reabilitação pode ajudar a devolver a…

Leia mais

Cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda para Parkinson

em Fisioterapia/Parkinson por
cirurgia cerebral para parkinson

Quando a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda é indicada? A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa que mais afeta pessoas no mundo, ficando atrás somente da Doença de Alzheimer. Ocorre quando os neurônios dopaminérgicos, que compõe a substância negra do mesencéfalo, começam a degenerar. Assim, diminuem a quantidade de dopamina, um neurotransmissor importante na ação voluntária, nas funções cognitivas e emoções.  Dentre os diversos tratamentos, há a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda. Também é conhecida como DBS (Deep Brain Stimulation, do inglês). Consiste na implantação de eletrodos em algumas áreas específicas do cérebro, como o tálamo, região subtalâmica,…

Leia mais

1 2 3 5
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo