Categoria

Fisioterapia

Quedas: Fatores de Risco Inerentes ao Organismo.

em Fisioterapia por
comprometimento cognitivo no parkinson.

Sabemos que levar um tombo é um acidente bastante importante para idosos. Cair dentro de casa é a maior causa de morte acidental de pessoas com 65 anos ou mais. Por isso, abordamos o assunto periodicamente. Hoje, vamos destacar os principais fatores de risco internos de sofrer uma queda. Desequilíbrio e fraqueza muscular. Com o processo de envelhecimento, ocorre uma diminuição da força muscular global e do equilíbrio no organismo do idoso. Essa redução de força pode ocasionar fraqueza muscular podendo gerar fragilidade óssea. Assim, aumenta o risco de cair e provocar lesões, como traumas e fraturas. Alterações visuais. Com…

Leia mais

Cuidados Antes de Iniciar Terapia com Jogos Virtuais

em Fisioterapia por
Jogos virtuais para a terceira idade

Continuando a desenvolver o tema de realidade virtual aplicada à Gerontologia, é importante destacar que existem dois tipos de jogos virtuais que podem ser utilizados como forma terapêutica. Os comerciais, que estão disponíveis no mercado. Ou os desenvolvidos, criados especificamente com demandas motoras e cognitivas específicas de acordo com a necessidade do indivíduo. Estes tipos de jogos virtuais possuem vantagens e desvantagens. Por exemplo: os jogos comerciais são de fácil acesso e baixo custo. Porém, as demandas cognitivas e motoras são generalizadas. Isto é, não são focadas em uma população específica. No entanto, para a população idosa, necessitamos de demandas especificas,…

Leia mais

A Realidade Virtual Como Forma Terapêutica

em Fisioterapia por
Realidade virtual e terceira idade

A realidade virtual (RV) é definida como simulações interativas criadas em computador e disponibilizadas ao usuário em tempo real. É um meio de imersão e interação que possibilita a criação de um cenário enriquecedor e individualizado. Assim, favorece a prática de princípios relacionados à aprendizagem motora e a plasticidade neural. Com isso, o feedback sensorial obtido durante as experiências no universo virtual, permite aos seus usuários sensações como se estivessem em ambiente real. Antigamente, essa técnica era considerada de alto custo, viável apenas para grandes empresas e organizações. Mas hoje, a realidade virtual é utilizada nas mais diversas áreas, como:…

Leia mais

Saúde da Articulação do Quadril e a Qualidade de Vida

em Fisioterapia por
saúde da articulação do quadril na terceira idade

A articulação do quadri permite que nossas pernas se movimentem em 3 direções. É uma das articulações responsáveis pelo ato de andar. Por isso, a manutenção da qualidade de vida de todos nós depende de uma boa integridade articular. Mas, principalmente em pessoas idosas, a articulação do quadril pode ficar comprometida, prejudicando a capacidade de andar. Seja por traumas diretos ou indiretos, essa articulação pode ser acometida por afecções que danificam a superfície da cabeça do fêmur e não permitem uma boa harmonia da articulação. Este é um caso em que um tratamento de reabilitação pode ajudar a devolver a…

Leia mais

Cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda para Parkinson

em Fisioterapia/Parkinson por
cirurgia cerebral para parkinson

Quando a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda é indicada? A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa que mais afeta pessoas no mundo, ficando atrás somente da Doença de Alzheimer. Ocorre quando os neurônios dopaminérgicos, que compõe a substância negra do mesencéfalo, começam a degenerar. Assim, diminuem a quantidade de dopamina, um neurotransmissor importante na ação voluntária, nas funções cognitivas e emoções.  Dentre os diversos tratamentos, há a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda. Também é conhecida como DBS (Deep Brain Stimulation, do inglês). Consiste na implantação de eletrodos em algumas áreas específicas do cérebro, como o tálamo, região subtalâmica,…

Leia mais

Nervo Ciático: explicando as dores dos glúteos aos pés

em Fisioterapia por
Idoso com dor no ciático.

Dor no nervo ciático, ciático inflamado, ciatalgia, dor na coluna que desce para a perna… Provavelmente, todas essas expressões já foram ouvidas (ou sentidas na pele) por você! A dor ciática é uma dor no trajeto do nervo de mesmo nome (ciático). Compreende a região de glúteo, região póstero-lateral de coxa, panturrilha e pé. São sintomas comuns quando há algum trauma (direto ou indireto) no nervo ciático. O nervo ciático é um dos maiores e mais calibrosos nervos do corpo humano. Pode chegar a ter a espessura de um dedo. Ele é formado por raízes nervosas da coluna lombar e…

Leia mais

Fratura de Colles: a fratura mais comum em idosos

em Fisioterapia por
Idoso com fratura de colles

Um dos tipos mais comuns de fratura é a da extremidade distal do rádio, com deslocamento posterior do fragmento ósseo. Estamos falando da região do punho – local em que os ossos do braço se encontram com a mão. Essa fratura também é conhecida como fratura de Colles. A fratura de Colles possui alta incidência especialmente em idosos devido ao seu mecanismo de lesão. Normalmente, quem fratura o punho, sofre uma queda com mão espalmada no chão. Veja algumas dicas de como evitar quedas dentro de casa. Dentre as fraturas em idosos, essa é a mais frequente. Corresponde até 45%…

Leia mais

O que é importante na hora de escolher uma Cadeira de Rodas?

em Fisioterapia por
Idoso em cadeira de rodas

À medida em que ocorre o processo de envelhecimento, o idoso perde algumas habilidades e funções de forma gradativa. Uma delas é a marcha. O caminhar apresenta alterações progressivamente (de acordo com a evolução do processo fisiológico de envelhecimento e todas as características a ele atreladas, ou devido a alterações patológicas comuns nessa faixa etária). Para auxiliar nessas alterações de marcha e equilíbrio, pode-se fazer uso de dispositivos específicos. Mas quando o deslocamento através da marcha se torna ineficiente, ou seja, o idoso não consegue mais andar, faz-se necessário o uso da cadeira de rodas. A escolha dela é importantíssima…

Leia mais

Dores no Ombro? Pode ser lesão no Manguito Rotador

em Fisioterapia por
Ombro do Idoso

Grande parte das lesões de membro superior em idosos estão relacionadas às lesões do manguito rotador. O que é muito comum pela característica degenerativa dos tendões. Entenda um pouco mais sobre a articulação do ombro aqui. O manguito rotador é um complexo que envolve quatro músculos (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor). Desempenham funções fundamentais na articulação do ombro, tais como: estabilização dinâmica, coaptação (encaixe) da articulação e potencialização das forças. O manguito funciona através da convergência desses tendões. Eles podem ser lesionados por movimentos repetitivos nos extremos das amplitudes, quando sofrem torção, diminuição da vascularização e atrito e/ou compressão…

Leia mais

3 Mitos e Verdades: Postura, Movimentação e Posição de Dormir

em Fisioterapia por
Movimentação do Idoso

Há muita divergência a respeito do que é (ou não) indicado fazer em relação a movimentação, postura e posição de dormir. Quando se tratam de idosos, essas sugestões ficam ainda mais polêmicas. Por isso, resolvemos esclarecer algumas dúvidas comuns. Desmistificar alguns conceitos populares.       1. Movimentação de abaixar para pegar um objeto no chão. Nada mais polêmico do que a forma correta de agachar. Quem nunca escutou que se deve fazer o movimento dobrando os joelhos para não sobrecarregar a coluna? Parcialmente verdade: o ideal é que o movimento seja distribuído entre as articulações para que nenhuma delas…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo