Dicas de Alimentação no Verão para Quem tem Mais de 60 anos.

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As altas temperaturas desta época do ano podem provocar efeitos adversos a nossa saúde. Mas, prestar atenção à alimentação no verão pode nos ajudar a reduzir estes efeitos.

Uma atitude importante é garantir a “segurança alimentar”. Nos dias mais quentes, alimentos podem se decompor mais rápido. Frutas amadurecem e ovos estragam em maior velocidade. Assim, é muito importante verificar se o alimento disponível ainda está próprio para o consumo. Prestar atenção à qualidade do alimento que vamos consumir, principalmente quando comemos fora de casa, é essencial para evitar problemas gastro-intestinais. Não se esqueça de utilizar gelo somente em locais confiáveis. A qualidade da água com que se faz o gelo deve ser garantida!

Um problema bastante comum no verão é a desidratação. E os idosos são mais susceptíveis a este problema. Portanto, beba bastante água. Evite bebidas alcoólicas ou bebidas ricas em açúcares (como sucos de caixinha e refrigerantes).

Alimentos leves são mais indicados para esta época do ano. Evitar alimentos ricos em gordura e açúcar melhora nosso bem-estar. Uma fatia de melancia ou melão é uma ótima opção para o lanche da tarde! Optar por saladas frescas ou sopas frias no almoço também são uma boa idéia. Substituir a sobremesa à base de chocolate e creme de leite por uma fatia de fruta ou gelatina deve ser considerado.

Apesar de populares, sorvetes devem ser evitados pois são altamente ricos em gorduras e açúcares. Uma alternativa é fazer um sorvete caseiro com suco de frutas e iogurte desnatado.

Veja abaixo algumas receitas!

Pernil ao Gengibre com Pepino

  • 1/2 kg de pernil de porco em cubos pequenos ou carne de porco desfiada; 1 colher de sopa de óleo de soja ou de canola; 2 dentes de alho picados; 2 colheres de sopa de gengibre ralado; 4 colheres de sopa de suco de limão; 2 colheres de sopa de shoyo; 1 colher de sopa de açúcar mascavo; 1 pepino fatiado; coentro, hortelã, cebolinha, pimenta do reino e sal a gosto. Arroz.

  • Frite a carne de porco no óleo de sua preferência por 7 a 8 minutos ou até que esteja cozida; adicione o alho e o gengibre. Retire do fogo e adicione o shoyo e o suco de limão; se estiver seco, adicionar 1/4 de copo de água. Adicionar os temperos e mexer bem. Servir com o pepino fatiado e arroz. Dica: para idosos ou pessoas que gostam de carnes mais macias, após fritar a carne, levar à pressão por 15 minutos. Depois, seguir com a receita normalmente.

Sorvete de Manga

  • 1 manga madura e grande picada; 2 copos de iogurte natural desnatado; 1 colher de sopa de suco de limão; 2 colheres de sopa de mel (opcional).

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer ate que se forme um creme homogêneo. Dividir em pequenas porções (saquinhos de plástico para sacolé são uma boa opção). Levar ao congelador até que esteja firme. Dica: fazer quantidade pequena pois fica muito duro quando passa muito tempo no congelador.


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