O voto é uma ferramenta de exercício da cidadania, em qualquer momento de nossas vidas.
Diz o artigo 14 da Constituição Federal:
A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I –
Parágrafo 1º O alistamento eleitoral e o voto são:
I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II – facultativos para:
- …
- Os maiores de 70 anos;
- …
Portanto, o voto possui valor igual para todos. Ou seja, o voto de um jovem tem o mesmo valor que o voto de um idoso. Cada eleitor vale um voto. E mais de 20% dos eleitores têm mais de 60 anos em 2018.
Do exposto, concluímos que o idoso se trata de pessoa constitucionalmente integrada na vida social e política do Estado, sendo de sua importância na participação no processo eleitoral, mesmo quando sua participação é facultativa a partir de 70 anos.
Então, vejamos a importância da participação do idoso, apontando dados estatísticos e como exemplo o Estado de São Paulo.
No Brasil, temos mais de 207 milhões de habitantes (em 2016 – população total, incluindo crianças, jovens, adultos, idosos e estrangeiros). No Estado de São Paulo, há uma população de mais de 45 milhões de pessoas e a cidade de São Paulo há uma população de mais de 12 milhões de habitantes.
QUANTO AO NÚMERO DE IDOSOS:
No Brasil: 30,2 milhões de idosos, sendo que 16,9 milhões são mulheres, 56%. 13,3% são homens correspondendo a 44%. O Estado de São Paulo se apresenta com uma população de 11,6% de idosos em relação ao Brasil, e a cidade de São Paulo com 1.404 milhão.
QUANTO AO NÚMERO DE ELEITORES:
Numa população de mais de 207 milhões de pessoas, encontramos 147,3 milhões de eleitores dispersados pelo Brasil. Todos aptos a votar nas eleições deste ano. O Estado de São Paulo concentra 22,4% dos eleitores, com número superior a 31 milhões de eleitores. Sendo que mais de 9 milhões na Capital. O percentual de eleitores facultativos (jovens entre 16 e 18 anos de idade, analfabetos e idosos), corresponde a 11,81%.
POR QUE É IMPORTANTE O IDOSO VOTAR ?
Porque, mesmo com os escândalos constantes, envolvendo os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ainda confia no valor da democracia e na mudança que seu voto representa no andamento da vida social e política do Brasil. Porque o idoso é pessoa integrante da vida social e política brasileira. Isto é, em seu pleno exercício de seus direitos políticos. Portanto, um cidadão no sentido amplo do vocábulo.
Porque seu voto pode mudar tudo.
Assim sendo, é importantíssima a integração do idoso na sociedade brasileira, participando ativamente das eleições, conscientes da força e poder para influenciar nos destinos da Nação.
Participemos, sim !!!!!
Podemos ser decisivos, sim !!!!
Restou alguma dúvida ?
Por favor, escreva-nos.