Terceira idade e seu voto

O Voto dos Idosos É Muito Importante! Participe Destas Eleições!

em Ética e Cidadania por

O voto é uma ferramenta de exercício da cidadania, em qualquer momento de nossas vidas.

Diz o artigo 14 da Constituição Federal:

A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I –

Parágrafo 1º  O alistamento eleitoral e o voto são:

I – obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

II – facultativos para:

  1. Os maiores de 70 anos;

Portanto, o voto possui valor igual para todos. Ou seja, o voto de um jovem tem o mesmo valor que o voto de um idoso. Cada eleitor vale um voto. E mais de 20% dos eleitores têm mais de 60 anos em 2018.

Do exposto, concluímos que o idoso se trata de pessoa constitucionalmente integrada na vida social e política do Estado, sendo de sua importância na participação no processo eleitoral, mesmo quando sua participação é facultativa a partir de 70 anos.

Então, vejamos a importância da participação do idoso, apontando dados  estatísticos e como exemplo o Estado de São Paulo.

No Brasil, temos mais de 207 milhões de habitantes (em 2016 – população total, incluindo crianças, jovens, adultos, idosos e estrangeiros). No Estado de São Paulo, há uma população de mais de 45 milhões de pessoas e a cidade de São Paulo há uma população de mais de 12 milhões de habitantes.

QUANTO AO NÚMERO DE IDOSOS:

No Brasil: 30,2 milhões de idosos, sendo que 16,9 milhões são mulheres, 56%. 13,3% são homens correspondendo a 44%. O Estado de São Paulo se apresenta com uma população de 11,6% de idosos em relação ao Brasil, e a cidade de São Paulo com 1.404 milhão.

QUANTO AO NÚMERO DE ELEITORES:

Numa população de mais de 207 milhões de pessoas, encontramos 147,3 milhões de eleitores dispersados pelo Brasil. Todos aptos a votar nas eleições deste ano. O Estado de São Paulo concentra 22,4% dos eleitores, com número superior a 31 milhões de eleitores. Sendo que mais de 9 milhões na Capital. O percentual de eleitores facultativos (jovens entre 16 e 18 anos de idade, analfabetos e idosos), corresponde a 11,81%.

POR  QUE  É  IMPORTANTE O IDOSO  VOTAR  ?

Porque, mesmo com os escândalos constantes, envolvendo os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ainda confia no valor da democracia e na mudança que seu voto representa no andamento da vida social e política do Brasil. Porque o idoso é pessoa integrante da vida social e política brasileira. Isto é, em seu pleno exercício de seus direitos políticos. Portanto, um cidadão no sentido amplo do vocábulo.

Porque seu voto pode mudar tudo.

Assim sendo, é importantíssima a integração do idoso na sociedade brasileira, participando ativamente das eleições, conscientes da força e poder para influenciar nos destinos da Nação.

Participemos, sim !!!!!

Podemos ser decisivos, sim !!!!

Restou alguma dúvida ?

Por favor, escreva-nos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*