IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Corpo e Exercícios > Fisioterapia > Artrite no Joelho: conheça os perigos da Gonartrose e quais os tratamentos
Fisioterapia

Artrite no Joelho: conheça os perigos da Gonartrose e quais os tratamentos

Thaís Bortolini Bueno
Última atualização 12 de maio de 2017 12:14
Por Thaís Bortolini Bueno
Compartilhe
3 Min
Glicocorticóides para Artrose
A Gonartrose é a artrite no joelho.
Compartilhe
Seu banner

A Osteoartrose é uma doença de caráter degenerativo e inflamatório. Causa destruição da cartilagem e deformidades na superfície óssea articular.

Contents
  • Uma das articulações mais acometidas por essa doença é o joelho.
    • A osteoartrose, ou gonartrose, como é conhecida quando acomete essa região, tem característica progressiva e deformante. Compromete todo o aparelho osteoligamentar da articulação (ligamentos entre os ossos e cartilagens do joelho com os músculos da perna). Causa graves instabilidades mecânicas e incapacidades funcionais.

Vale entender que Artrites são inflamações agudas das articulações. Artrite reumatóide é uma doença que causa estas inflamações. Artrose ou Osteoartrose é um outro nome usado para Artrite.

Uma das articulações mais acometidas por essa doença é o joelho.

A osteoartrose, ou gonartrose, como é conhecida quando acomete essa região, tem característica progressiva e deformante. Compromete todo o aparelho osteoligamentar da articulação (ligamentos entre os ossos e cartilagens do joelho com os músculos da perna). Causa graves instabilidades mecânicas e incapacidades funcionais.

A deformidade mais comum causada pela gonartrose são joelhos em varo. Ou seja, quando o alinhamento dos joelhos está angulado para a linha lateral (“pernas de alicate”). A segunda mais comum é a deformidade em valgo, quando os joelhos ficam angulados na linha média (“pernas em x”).

Muitos fatores podem estar relacionados com o aparecimento da osteoartrose de joelhos. Dentre eles: envelhecimento, sobrepeso, sobrecarga mecânica por atividades repetitivas e/ou intensas, traumas/lesões anteriores, hereditariedade e tabagismo. Denomina-se gonartrose primária o quadro que não tem uma causa definida. Gonartrose secundária é o quadro causado por uma causa identificada (por exemplo, sequela de uma fratura anterior).

O impacto socioeconômico da osteoartrose é importante. As incapacidades funcionais causadas pelo doença podem ser responsáveis por um grande número de afastamentos médicos ocupacionais. Dentre a população acima dos 65 anos de idade, parcialmente ativa no mercado econômico, a osteoartrose afeta a maioria dos indivíduos em, pelo menos, uma articulação. Mais especificamente sobre a gonartrose, além de estar presente na população idosa, sua prevalência é mais comum em indivíduos do sexo feminino.

O quadro sintomatológico apresenta dores progressivas, dificuldades em tarefas diárias (como caminhar ou subir e descer degraus), perda de movimentos, deformidades e rigidez articular. O tratamento varia de acordo com o grau de acometimento da articulação. Usa-se desde medicamentos para aliviar a dor e melhorar a viscosidade articular, até fisioterapia ou, até mesmo cirurgia nos casos mais graves. Se você sofre com estes sintomas, procure um médico.

As dores articulares aumentam com o frio. Entenda por quê.

É importante ressaltar que, independente da conduta estabelecida, é sempre válido manter a musculatura de tronco e membros inferiores bem preparada, para absorver parte da carga mecânica que incide sobre os joelhos. Além disso, as atividades físicas praticadas devem ser escolhidas com atenção em relação ao tipo e à intensidade, para diminuir os fatores de risco da gonartrose.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Seu banner
TAGGED:articulaçõesArtriteartrosedeformidadegonartroseinflamaçãoinflamaçõesjoelhojoelhosmusculososteoartroseReumatóide
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
PorThaís Bortolini Bueno
Follow:
Fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar Pós-graduação em Fisioterapia no Esporte no Centro de Traumatologia do Esporte – CETE/UNIFESP Formação completa no Método Pilates pelo Instituto São Paulo – ISP Formação nos Métodos Maitland, Mulligan, Kabat e Bandagens Funcionais Formação em Osteopatia - IDOT/SP Atualmente: estudos e trabalho clínico na área de Dor
1 comentário 1 comentário
  • Pingback: Conheça a Osteoartrite e Entenda Como Evitá-la. -

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

joanete em idoso
Fisioterapia

O que é o Joanete e qual o tratamento mais indicado?

Por Thaís Bortolini Bueno
idoso com rigidez nas articulações
Fisioterapia

Dificuldade de se movimentar pode ser rigidez articular.

Por Thaís Bortolini Bueno
Idosos também devem fazer exercícios
Fisioterapia

Capacidade Motora + Objetivo de Saúde = Tipo de Exercício

Por Thaís Bortolini Bueno
Dores nas Juntas por Osteoartrite ou Artrose
Sem categoria

Conheça a Osteoartrite e Entenda Como Evitá-la.

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?