Categoria

Corpo e Exercícios

Cuidados Antes de Iniciar Terapia com Jogos Virtuais

em Fisioterapia por
Jogos virtuais para a terceira idade

Continuando a desenvolver o tema de realidade virtual aplicada à Gerontologia, é importante destacar que existem dois tipos de jogos virtuais que podem ser utilizados como forma terapêutica. Os comerciais, que estão disponíveis no mercado. Ou os desenvolvidos, criados especificamente com demandas motoras e cognitivas específicas de acordo com a necessidade do indivíduo. Estes tipos de jogos virtuais possuem vantagens e desvantagens. Por exemplo: os jogos comerciais são de fácil acesso e baixo custo. Porém, as demandas cognitivas e motoras são generalizadas. Isto é, não são focadas em uma população específica. No entanto, para a população idosa, necessitamos de demandas especificas,…

Leia mais

A Realidade Virtual Como Forma Terapêutica

em Fisioterapia por
Realidade virtual e terceira idade

A realidade virtual (RV) é definida como simulações interativas criadas em computador e disponibilizadas ao usuário em tempo real. É um meio de imersão e interação que possibilita a criação de um cenário enriquecedor e individualizado. Assim, favorece a prática de princípios relacionados à aprendizagem motora e a plasticidade neural. Com isso, o feedback sensorial obtido durante as experiências no universo virtual, permite aos seus usuários sensações como se estivessem em ambiente real. Antigamente, essa técnica era considerada de alto custo, viável apenas para grandes empresas e organizações. Mas hoje, a realidade virtual é utilizada nas mais diversas áreas, como:…

Leia mais

Resultados de Treino de Resistência (Musculação) para Idosos

em Exercícios Físicos por
treino de resistência para a terceira idade

Para a população ocidental, podemos afirmar que, conforme a idade avança, o nível de atividade física diminui. Ou seja, vamos ficando mais parados à medida em que envelhecemos. Mas, as conseqüências desta desaceleração física podem ser bastante ruins para a nossa saúde. Obesidade e fraqueza muscular estão entre os efeitos adversos deste sedentarismo. Programas de treino de resistência (musculação) podem ajudar. Observa-se que tanto a intensidade como a duração dos exercícios costuma diminuir com o envelhecimento. Como resultado, grande parte dos adultos mais velhos vai sentido progressiva dificuldade em cumprir tarefas diárias. Pequenas coisas como subir um lance de escada…

Leia mais

Saúde da Articulação do Quadril e a Qualidade de Vida

em Fisioterapia por
saúde da articulação do quadril na terceira idade

A articulação do quadri permite que nossas pernas se movimentem em 3 direções. É uma das articulações responsáveis pelo ato de andar. Por isso, a manutenção da qualidade de vida de todos nós depende de uma boa integridade articular. Mas, principalmente em pessoas idosas, a articulação do quadril pode ficar comprometida, prejudicando a capacidade de andar. Seja por traumas diretos ou indiretos, essa articulação pode ser acometida por afecções que danificam a superfície da cabeça do fêmur e não permitem uma boa harmonia da articulação. Este é um caso em que um tratamento de reabilitação pode ajudar a devolver a…

Leia mais

Cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda para Parkinson

em Fisioterapia/Parkinson por
cirurgia cerebral para parkinson

Quando a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda é indicada? A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa que mais afeta pessoas no mundo, ficando atrás somente da Doença de Alzheimer. Ocorre quando os neurônios dopaminérgicos, que compõe a substância negra do mesencéfalo, começam a degenerar. Assim, diminuem a quantidade de dopamina, um neurotransmissor importante na ação voluntária, nas funções cognitivas e emoções.  Dentre os diversos tratamentos, há a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda. Também é conhecida como DBS (Deep Brain Stimulation, do inglês). Consiste na implantação de eletrodos em algumas áreas específicas do cérebro, como o tálamo, região subtalâmica,…

Leia mais

Atividades Físicas: Como Começar? Quanto Tempo Por Dia?

em Exercícios Físicos por
Atividades Físicas para a terceira idade

Atividades físicas são qualquer coisa que faça o seu corpo se movimentar. Caminhar, correr, jogar futebol, varrer a casa ou dançar são alguns exemplos. Já é de conhecimento comum que praticar atividades físicas regularmente contribui para a saúde. Em qualquer idade, é necessário se movimentar. Estudiosos da longevidade do ocidente acreditam que 150 minutos de atividades físicas de intensideda moderada por semana seja o mínimo necessário para buscar um envelhecimento saudável. Programa de exercícios aeróbios cumprido regularmente ajuda a memória. Assim, é comum a recomendação de 30 minutos de atividades físicas contínuas, 5 vezes na semana. Mas, devemos observar que…

Leia mais

Os Benefícios do Treinamento de Resistência para 65+

em Exercícios Físicos por
terceira idade fazendo treinamento de resistência

Normalmente, o nível de atividade física na população idosa diminui com a idade. O que não afeta somente a intensidade do exercício, mas também a sua duração. Quanto mais velhas, as pessoas tendem a fazer exercícios mais leves e por menos tempo. Por exemplo, uma pessoa, aos 60 anos, que costumava caminhar de casa para o trabalho por 20 minutos todos os dias, se aposenta e não faz mais esta caminhada aos 65 anos. Ou então, o jogo de futebol aos finais de semana passam de 1 hora para 30 minutos de duração. Isto acaba por contribuir para o surgimento…

Leia mais

Exercícios Aeróbicos, a Memória e o Hipocampo.

em Exercícios Físicos por

O hipocampo é uma estrutura encontrada na base do cérebro, abaixo da superfície cortical. É uma região do cérebro crítica para a formação de memória e representação espacial. Nesta estrutura, as memórias de curto prazo se transformam em memória de longo prazo. Quando alguém sofre uma lesão no hipocampo, perde a capacidade de criar novas memórias. Suas lembranças mais antigas permanecem sem interferências. Mas as novas experiências não são registradas. Demonstrou-se cientificamente que atividade física facilita a neurogênese (processo de formação de novos neurônios) no hipocampo de roedores.  Descobertas recentes em humanos também sugerem que o exercício aeróbico pode levar ao aumento do…

Leia mais

Em que Idade Exercícios Físicos ajudam a Ganhar Massa Muscular?

em Exercícios Físicos por
terceira idade ganhando massa muscular

A perda excessiva de massa muscular em idades avançadas é comum. Mas, é um fator de risco relevante para perdas de funcionalidades físicas e quedas. Atividades físicas e musculação praticadas com regularidade são recomendados para manutenção da massa muscular. Portanto, vamos abordar como os exercícios contribuem para a manutenção da massa e força muscular em diferentes estágios da vida. As alterações fisiológicas do envelhecimento levam a uma alteração da composição do nosso corpo. Há diminuição de massa muscular e aumento de tecido adiposo (gordura). Esta perda de massa muscular, muitas vezes, pode gerar problemas de mobilidade e aumento da dependência.…

Leia mais

A Dança é uma Ótima Alternativa de Atividade Física

em Exercícios Físicos por
Terceira Idade na dança de salão

A Dança pode ser uma alternativa de atividade fisica para aqueles que gostam de dançar. Estamos passando por um momento na história em que temos que quebrar os paradigmas da velhice. A grande maioria das pessoas ainda associa envelhecer com perder capacidades física e mental, com doenças. Mas, embora haja um certo declínio de força física, o idoso continua capaz de aprender. E, mais do que isso, continua sendo uma pessoa que deve se sentir bem consigo mesmo. Um dos fatores que contribui para o envelhecimento saudável é a prática de atividades físicas regularmente. Mas, a população que hoje tem…

Leia mais

1 2 3 8
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo