Categoria

Corpo e Exercícios

Dor na Coluna – causas e tratamento para lombalgia.

em Fisioterapia por
idoso com dor na coluna

Dor na coluna está entre as queixas mais comuns da população em geral. Mas aumenta significativamente entre idosos. Dor na coluna ocorre porque, conforme já explicado em outras matérias, o processo de envelhecimento causa modificações importantes em diversas células do corpo, alterando o funcionamento e a estrutura dos tecidos. Desta forma, a coluna vertebral é uma das estruturas mais afetadas. Sua importância biomecânica e sua alta demanda durante a movimentação do corpo contribuem para as dores. Seja em atividades simples do dia-a-dia ou em atividades físicas mais complexas. Didaticamente, a coluna é dividida em cinco regiões (de cima para baixo):…

Leia mais

Iniciando programa de Exercícios Físicos para portadores de DA

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
Exercícios para idoso com DA

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais freqüente associada à idade. Nas próximas semanas iremos explicar como um programa de Exercícios Físicos pode ajudar na prevenção, atenuação de sintomas e retardo da evolução da doença. O objetivo principal de um programa de Exercícios Físicos é manter as funções motoras. Sabemos que a qualidade de vida é maior quando a independência é preservada pelo maior tempo possível. Dependendo do estágio da doença, para iniciar um programa de Atividades Físicas assistido por um profissional de Educação Física, deve-se ter o apoio muito eficaz do cuidador. O cuidador deve relatar doenças…

Leia mais

Incontinência Urinária: Fisioterapia é parte do tratamento.

em Fisioterapia por
idoso deve fazer fisioterapia como tratamento de incontinência

Entre as queixas mais comuns da população idosa, a incontinência urinária merece atenção. Tem a alta prevalência e produz um significativo impacto negativo na qualidade de vida das pessoas acometidas por essa disfunção. A incontinência urinária, por definição, é a perda involuntária de urina. Sua prevalência é maior em pessoas do sexo feminino devido a questões anatômicas, gestações e partos. No entanto, não é incomum que homens sejam acometidos. Principalmente quando idosos e/ou sofrem hiperplasia prostática, homens também podem ter incontinência urinária. Dentre as diversas causas, a mais comum entre os idosos é a fraqueza da musculatura do assoalho pélvico.…

Leia mais

O papel da Fisioterapia nas Alterações Motoras do Parkinson

em Fisioterapia por
idoso com alterações motoras

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico degenerativo, caracterizado principalmente pelas alterações motoras. Os principais sintomas são bradicinesia (lentidão nos movimentos), tremores, rigide,; alteração na marcha, no equilíbrio e na postura. Também são comuns fala monótona, disfagia (dificuldade na deglutição) e diminuição da motricidade dos músculos da face (causando ausência de expressão e olhos abertos o tempo todo, devido a menor frequência de piscar). Essas alterações são responsáveis por sinais e sintomas típicos da doença. Tais como queixa de dores musculares e articulares, dificuldades em realizar movimentos nas atividades diárias, quedas e complicações pulmonares. A Fisioterapia, nesses casos, deve…

Leia mais

Qual a melhor Música para acompanhar os exercícios?

em Exercícios Físicos por
Música para idosos fazendo exercícios

O Exercício Físico combinado à música possui diversos benefícios. Pode melhorar o ânimo durante as aulas, produzir relaxamento e bem estar. Porém o tipo de música é determinante para se obter benefícios ou causar malefícios fisiológicos. Hoje em dia, vemos muitas pessoas fazendo atividade física em alto e bom som com seus fones de ouvido. Participando de aulas em academias de ginástica com música ambiente em ritmo acelerado e alta intensidade sonora. Alguns professores até acreditam que o volume alto pode aumentar o rendimento do aluno na sessão de treino. Porém o que a influencia é a própria música e…

Leia mais

Capacidade Motora + Objetivo de Saúde = Tipo de Exercício

em Fisioterapia por
Idosos também devem fazer exercícios

A capacidade motora do indivíduo depende da saúde dos músculos e articulações do organismo. Conforme já explicado em outras oportunidades, Mobilidade Articular e Fortalecimento Muscular são essenciais para a manutenção da qualidade de vida durante o envelhecimento. A prevenção de uma série de complicações que poderiam surgir ao longo do processo de envelhecimento são evitadas com articulações saudáveis e musculatura forte. Veja o que acontece quando o já artrite no Joelho. No entanto, existem muitas dúvidas na hora de escolher a atividade ideal para cada caso. Existem vários tipos de exercícios. Hoje, explicaremos a classificação dos exercícios físicos de acordo…

Leia mais

Exercícios Físicos para quem tem Retinopatia Diabética

em Exercícios Físicos por
Retinopatia Diabética e exercícios para o Idoso

Há algum tempo, já explicamos a fisiologia do exercício físico no controle do Diabetes e indicamos os exercícios mais apropriados para os portadores da doença. Mas, sabemos que o Diabetes causa muitos problemas secundários na vida do portador. Um deles, é a Retinopatia Diabética. A Retinopatia Diabética é uma doença associada ao quadro de Diabetes. Causa alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina podendo provocar problemas de visão. Em alguns casos, leva à cegueira se não tratada. Existem dois tipos: Não Proliferativa: fase inicial da doença. Há a detecção de danos aos vasos do fundo do olho causando hemorragias e…

Leia mais

Articulação do Ombro e tratamento de possível lesão.

em Fisioterapia por
Ombro do Idoso

O ombro é uma das articulações mais móveis do corpo, apresentando movimentos em quase todos as direções. No entanto, toda essa mobilidade tem um preço: a estabilidade da articulação. Apesar de apresentar diversas estruturas estabilizadoras, o complexo articular do ombro sofre com lesões provenientes da falta de estabilidade. Uma das mais comuns é a lesão do manguito rotador. Ao dormir, o ombro pode sofre com a posição do corpo. Entenda como melhorar a posição do corpo durante o sono. Para que fique mais claro, entender a anatomia do ombro é fundamental. Veja a figura abaixo. O Ombro é uma articulação…

Leia mais

Dormir bem: a posição do corpo durante a noite influencia o sono?

em Fisioterapia por
sono do idoso

Nada como dormir bem! Já é sabido por todos que a boa qualidade do sono reflete em uma boa qualidade de vida. É durante o sono que muitos processos reparadores ocorrem em nosso organismo. Também é quando as estruturas do sistema musculoesquelético descansam das sobrecargas mecânicas impostas durante o dia. Portadores de Doença de Alzheimer podem sofrer distúrbios no sono. Entenda o que muda no Sono com o processo de envelhecimento. Para garantir esse descanso, é fundamental o posicionamento adequado do corpo durante a noite de sono. Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o colchão ideal, qual o melhor travesseiro,…

Leia mais

Fibromialgia: 9 considerações importantes para iniciar o Programa de Exercícios.

em Exercícios Físicos por
Idoso com osteoporose deve fazer musculação

Na última semana, explicamos os efeitos fisiológicos do Exercício Físico no tratamento da Fibromialgia. Neste artigo demonstraremos um programa de musculação voltado os portadores da doença. Após as fases de avaliação iniciais, que abordamos no primeiro artigo sobre Fibromialgia, o instrutor deve planejar o treino da seguinte forma: Estabelecer freqüência de 2 a 3 vezes por semana para iniciantes (sedentários) e 4 a 5 vezes para alunos mais avançados (já praticantes de atividade física). Iniciar com intensidade baixa e volume médio, ou seja, séries com pequenos desconfortos e números de séries de 2 ou 3 contendo 12 a 15 repetições.…

Leia mais

1 2 3 6
© Copyright 2016 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo