Categoria

Corpo e Exercícios

Musculação Melhora Sintomas de Depressão e Ansiedade na Pessoa Idosa

em Corpo e Exercícios por
Pessoa idosa fazendo musculação para melhorar sintomas de depressão e ansiedade em pessoas idosas, confirma estudoo

Estudo confirmou que a musculação melhora sintomas de depressão e ansiedade em pessoas idosas. Estudo publicado na revista Psychiatry Research, analisou sistematicamente mais de 200 artigos sobre o tema. Tal análise foi conduzida pelo Paolo Cunha, bolsista da FAPESP de pós-doutorado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Iiepae). Trata-se de uma revisão sistemática e meta-análise que teve como objetivo analisar os efeitos do treinamento resistido (TR) e comparar suas diferentes prescrições, além de indicar características da amostra e desfechos de saúde mental (sintomas depressivos e ansiosos) em pessoas idosas. Primeiramente, precisamos colocar que o treinamento de resistência…

Leia mais

Você conhece os benefícios da atividade física para o cérebro?

em Corpo e Exercícios/Saúde por
Ilustração do cérebro praticando exercícios físicos

Você conhece os benefícios da atividade física para o cérebro? As vantagens já começam com a elevação dos níveis de oxigenação e do fluxo sanguíneo no corpo como um todo, além da melhora do funcionamento da memória e da concentração. E não menos importante, auxilia na prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). Então os benefícios são incontáveis. Tanto que um estudo realizado pela American Academy of Neurology indicou que mulheres que praticavam exercícios regularmente, retardaram o risco de demência em quase uma década em relação a mulheres menos ativas. Inegavelmente a prática regular de exercícios ajuda: a pensar com mais clareza,  melhorar…

Leia mais

A Dor é Uma Parte Natural do Envelhecimento?

em Fisioterapia por
Sentir Dor é Normal?

Existe uma série de noções controversas sobre o envelhecimento e as queixas de dor.Em estudo realizado pelo periódico norte-americano Journal of Familie Practice, existem alguns mitos relacionados à dor no idoso. Um deles é achar que dor é parte natural do envelhecimento. Ou que a dor piora com o envelhecimento. Enfrentar a dor aumenta a sua tolerância. Apesar de a dor ser uma questão de extrema importância no mundo todo, ainda é pouco acessada e tratada na população. E infelizmente, as crenças que nós, Profissionais da Saúde, e nossos pacientes temos sobre dor no envelhecimento, servem muitas vezes como barreiras…

Leia mais

Resultados de Treino de Resistência (Musculação) para Idosos

em Exercícios Físicos por
treino de resistência para a terceira idade

Para a população ocidental, podemos afirmar que, conforme a idade avança, o nível de atividade física diminui. Ou seja, vamos ficando mais parados à medida em que envelhecemos. Mas, as conseqüências desta desaceleração física podem ser bastante ruins para a nossa saúde. Obesidade e fraqueza muscular estão entre os efeitos adversos deste sedentarismo. Programas de treino de resistência (musculação) podem ajudar. Observa-se que tanto a intensidade como a duração dos exercícios costuma diminuir com o envelhecimento. Como resultado, grande parte dos adultos mais velhos vai sentido progressiva dificuldade em cumprir tarefas diárias. Pequenas coisas como subir um lance de escada…

Leia mais

A Fisioterapia Gerontológica e a Saúde Mental do Idoso

em Fisioterapia por
Fisioterapia Gerontológica

Muitas vezes se ouve falar que o profissional da fisioterapia é responsável apenas em cuidar da parte física do corpo. Como tratamentos para: doenças ortopédicas, neurológicas e respiratórias. Porém, nos últimos tempos, tem ficado cada vez mais evidente o reflexo da  saúde mental no corpo do ser humano, principalmente em indivíduos idosos, que são pessoas que carregam uma história de vida extensa.  Assim, tanto a Fisioterapia Gerontológica quanto outras áreas de saúde especializadas no tratamento do idoso, são importantes. Estudos apontam que muitas das dores físicas são provenientes de problemas psíquicos. E que se não houver resolução das mesmas não conseguiremos…

Leia mais

A Síndrome do Imobilismo e Critérios Para Seu Diagnóstico.

em Fisioterapia por
Síndrome do Imobilismo

Síndrome do Imobilismo são sinais e sintomas resultantes da supressão de todos os movimentos articulares. E, por conseguinte, da incapacidade de mudança postural. Isto é, uma pessoa que está sentada e não consegue se levantar. Ou ainda, uma pessoa que deita para dormir e não consegue se virar na cama. Para fechar o diagnostico da Síndrome do Imobilismo, deve-se utilizar critérios que orientem o diagnóstico e que tenham características próprias. O critério maior seria déficit cognitivo médio a grave e múltiplas contraturas (mais de um músculo encurtado). No critério menor são sinais de sofrimento cutâneo ou lesão por pressão, disfagia…

Leia mais

Entenda o que é a Síndrome da Fragilidade

em Fisioterapia por
Desnutrição e obrigação alimentar para a terceira idade

  A Síndrome da Fragilidade é uma síndrome geriátrica com inúmeras causas e contribuições. É caracterizadas pela: redução da resistência e força muscular e declínio das funções fisiológicas. Tais alterações aumentam a vulnerabilidade do indivíduo desenvolver dependência e ou morte (Morley et al., 2013). A Sídrome da Fragilidade afeta vários aspectos da funcionalidade, como redução da mobilidade, da marcha, do equilíbrio, da força muscular global, da cognição e da nutrição (Gobbens et al., 2010). Pesquisas mostram que intervenções com exercícios multimodais (várias modalidade em uma sessão), por meio de exercícios de resistência, força muscular, equilíbrio, coordenação e cognição podem trazer…

Leia mais

Como Avaliar E Escolher Um Programa De Atividades Físicas

em Exercícios Físicos por
Exercícios físicos ajudam a melhorar a memória e a evitar quedas

Exercícios são essenciais à boa saúde. Para todas as idades, todas as pessoas, o ideal é cumprir um programa de atividades físicas com regularidade. Não apenas para aumentar a disposição, mas para evitar ou tratar e amenizar sintomas de muitas doenças. Este fato já é de conhecimento público. Hoje em dia, vemos um aumento da disponibilização de programa s de atividades físicas para os idosos tornarem-se mais ativos. Bairros, clubes e universidades promovem atividades físicas diversas visando benefícios físicos, psicológicos e sociais. Porém, deve-se analisar e tomar certos cuidados ao participar de tais programas de atividades físicas. Em primeiro lugar,…

Leia mais

Como Minimizar Fatores de Risco de Queda

em Fisioterapia por

Sabemos como uma queda pode ser bastante prejudicial à vida de um idoso. Como última conseqüência, pode até levar a óbito. Portanto, faz-se necessário agir para minimizar fatores de risco para tal acidente. Neste texto, vamos falar especificamente sobre como minimizar o desequilíbrio e fraqueza muscular. Muita gente pensa que atividade física significa apenas ginástica, academia e pratica esportiva. Mas, é importante pensarmos que todos os dias devemos manter nosso corpo ativo. Atividades como: ir ao supermercado, levar e buscar o neto na escola, ir à padaria, levar o animal de estimação para passear, subir e descer escada, varrer a…

Leia mais

Quedas: Fatores de Risco Inerentes ao Organismo.

em Fisioterapia por
comprometimento cognitivo no parkinson.

Sabemos que levar um tombo é um acidente bastante importante para idosos. Cair dentro de casa é a maior causa de morte acidental de pessoas com 65 anos ou mais. Por isso, abordamos o assunto periodicamente. Hoje, vamos destacar os principais fatores de risco internos de sofrer uma queda. Desequilíbrio e fraqueza muscular. Com o processo de envelhecimento, ocorre uma diminuição da força muscular global e do equilíbrio no organismo do idoso. Essa redução de força pode ocasionar fraqueza muscular podendo gerar fragilidade óssea. Assim, aumenta o risco de cair e provocar lesões, como traumas e fraturas. Alterações visuais. Com…

Leia mais

1 2 3 9
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo