A articulação do quadri permite que nossas pernas se movimentem em 3 direções. É uma das articulações responsáveis pelo ato de andar. Por isso, a manutenção da qualidade de vida de todos nós depende de uma boa integridade articular. Mas, principalmente em pessoas idosas, a articulação do quadril pode ficar comprometida, prejudicando a capacidade de andar. Seja por traumas diretos ou indiretos, essa articulação pode ser acometida por afecções que danificam a superfície da cabeça do fêmur e não permitem uma boa harmonia da articulação.
Uma doença muito comum, de grande responsabilidade por levar a uma cirurgia de quadril é a artrose.
Esta doença gera grande incapacidade de realização das atividades de vida diária, acompanhada de fortes dores na região do quadril e virilha. Caso indicada, a cirurgia consiste na substituição da articulação por uma outra. Isto é, coloca-se uma estrutura metálica no local afetado pela doença. Normalmente, é considerada uma das cirurgias ortopédicas de maior sucesso.
Neste momento, a Fisioterapia desempenha fundamental papel no tratamento pré-cirúrgico e pós cirurgico desse paciente. De modo a promover analgesia (diminuição da dor), mobilidade articular e fortalecimento muscular que ficaram comprometidos durante o desenvolvimento da artrose.
Os exercícios são realizados de acordo com a evolução de cada paciente. Também devem ser propostos individualmente para cada caso.
- Antes de chegar à necessidade de cirurgia, praticar execícios físicos regularmente, melhora quadros de artrose. Veja um exemplo real aqui.
Alguns cuidados devem ser tomados durante a execução dos movimentos na rotina do paciente. Por isso, após a cirurgia, o fisioterapeuta é o profissional responsável por orientar e mostrar a melhor maneira de retornar as atividades sem colocar em risco a articulação.
Se você precisa de um fisioterapeuta para avaliá-lo, entre em contato.
Nathanna Stefanin de Favre é Fisioterapeuta em Jundiaí – SP. Entre em contato através de 11 992.628.398 ou nathannastefanin@gmail.com