Idosos com dores na coluna

Como envelhecer sem dores na Coluna?

em Fisioterapia por

Dor na coluna é uma das queixas mais incidentes na população em geral.

Dor na coluna é a disfunção de ordem ortopédica mais comum entre os idosos.

É uma doença multicausal, que pode ser desencadeada por diversos fatores, dentre eles: má postura, fraqueza muscular, traumas diretos ou indiretos (acidentes de carro, por exemplo), sobrecarga mecânica (carregar muito peso), doenças associadas, estresse e envelhecimento. Entenda melhor alguns desses fatores como alterações posturais e fraqueza muscular.

O envelhecimento é um fator de risco importantíssimo a ser considerado nesses casos. O processo de envelhecimento é responsável por uma série de alterações estruturais na coluna:

– alteração das curvaturas fisiológicas (cifose, lordose), modificando a distribuição de cargas e sobrecarregando determinadas regiões da coluna.

– menor elasticidade dos tecidos (ligamentos, discos, músculos), conferindo quadros de rigidez e falta de mobilidade.

– desidratação dos discos, diminuindo a sua capacidade de estabilização e amortecimento de cargas.

– diminuição do espaço entre as vértebras, causando osteófitos (popularmente conhecidos como “bico de papagaio”) e compressão de estruturas como discos e nervos.

– diminuição da força dos músculos que estabilizam a coluna, fazendo com que as forças mecânicas incidam de maneira direta nas articulações, sem ser distribuída pelas cadeias musculares.

A atuação do tratamento conservador nos casos de dor na coluna vem a corrigir o fator causal primário da disfunção. Porém, o que fazer quando esse fator é o envelhecimento? Como não é possível reverter esse processo, o que pode ser feito através da Fisioterapia é minimizar as alterações estruturais que ocorrem na coluna, citadas acima. Correção postural, terapia manual para ganho de mobilidade articular, alongamentos e fortalecimento específico são técnicas muito bem vindas que desmistificam o tratamento passivo e o repouso absoluto quando trata-se de coluna vertebral.

Movimento é fundamental!

Se você sofre de dores nas costas ou conhece alguém que padeça do mesmo mal, procure um Fisioterapeuta! Alguns Educadores Físicos, dependendo da especialização, também podem ajudar.

Conhece alguém com dores na coluna? Compartilhe!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo