Categoria

Geral

Cuidados Para Cuidadores em Tempos de Pandemia

em Geral por
Cuidados durante a pandemia

Como sabemos, os idosos são o grupo de pessoas mais gravemente afetados pela Pandemia de COVID-19. Mas, infelizmente, muitos deles são pessoas dependentes e frágeis, que precisam de cuidados 24 horas por dia. Portanto, consideramos bastante relevante reforçar alguns conceitos de higiene na hora de cuidar de um idoso frente a esta Pandemia que nos atinge. As principais armas contra o contágio pelo novo Coronavírus são o isolamento social, seguido de reforço na higiene pessoal e limpeza da casa. Assim, vamos reforçar algumas ações a serem tomadas por todos os cuidadores. Levar uma muda de roupa e sapatos. Especialmente para…

Leia mais

Pneumonia em Idosos

em Geral por
Pneumonia atinge mais idosos e crianças

Pneumonia: infecção dos pulmões. Uma Infecção acontece quando há invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo no organismo de um animal ou planta. A invasão desencadeia no hospedeiro uma série de reações do sistema imunológico, a fim de defender o local afetado resultando, geralmente, em inflamações. Pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares, onde desembocam as ramificações e terminais dos brônquios. E, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). São provocadas por bactérias, vírus, fungos e/ou reações alérgicas no espaço alveolar – local onde efetivamente ocorre a troca gasosa (Oxigênio…

Leia mais

A Respiração do Idoso: O Que Muda?

em Geral por
Pulmões saudáveis

A Respiração também muda com o envelhecimento. Alterações anatômicas são parte das mudanças que acontecem em nosso corpo durante o envelhecimento. Nossa caixa torácica é uma região do corpo que sofre alterações anatômicas.  Durante o envelhecimento do nosso corpo, normalmente, há um aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax (região logo acima do peito). Também acontece uma calcificação das cartilagens esterno-costais e o enfraquecimento na musculatura respiratória. Isto faz com que a caixa torácica do idoso torne-se mais fixa, com menor capacidade de expandir-se e de diminuir de volume. Como conseqüência, os músculos do diafragma e do abdomen passam a ser mais importantes…

Leia mais

Diabetes em Idosos e suas principais complicações.

em Geral por
Idoso com diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença muito prevalente entre os adultos. Juntamente com distúrbios cognitivos, é a doença mais comum em adultos com mais de 60 anos. Assim como a hipertensão (já abordada em outros textos neste site), se não adequadamente controlada, resulta em importantes sequelas a médio e longo prazo. Estas sequelas trazem importantes impactos na qualidade de vida. Tais complicações são predominantes em idosos que foram diabéticos na vida adulta e não tiveram adequado controle. As complicações mais comuns do diabetes podem ser divididas em dois grandes grupos: Macrovasculares – o paciente diabético é mais propenso a complicações cardiovasculares…

Leia mais

Idoso tem Asma? As diferenças da Asma Brônquica e Cardíaca.

em Geral por
Idoso com asma bronquica

Fazer o diagóstico de Asma Brônquica em pessoas idosas é muito difícil. A Asma Brônquica Extrínseca ou Atópica é uma doença hereditária que pode se manifestar dos 9 meses de idade até a adolescência. Normalmente, entra em remissão (ou seja, em pausa) por volta dos 10 anos de idade. Assim, a pessoa com Asma pode ficar sem crises pelo resto da vida, ou por períodos muito longos de 10, 20, 30 anos. Quando uma pessoa mais velha passa a ter crises de asma (broncoespasmo) caracterizada por chiado no peito, falta de ar e tosse é necessário investigar o histórico da…

Leia mais

Úlceras de pressão (escaras): a prevenção é a melhor solução.

em Geral por
idoso com úlceras de pressão.

Úlceras de Pressão, conhecidas popularmente como “escaras”, infelizmente são um problema comum em pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida. Pessoas que ficam muito tempo na mesma posição, sentadas ou deitadas, correm o risco de desenvolver úlceras de pressão, independentemente de sua idade. Quando alguém fica, por longos períodos de tempo, sentado ou deitado numa mesma posição, mantem algumas áreas do corpo sob maior pressão externa. Os tecidos (pele, tecido conjuntivo e músculo) que ficam entre o osso e este ponto de pressão acabam recebendo menor irrigação sangüínea. Desta forma, recebem menos nutrientes e tornam-se mais sensíveis. A falta de movimentação…

Leia mais

O Envelhecimento da Pele e suas Características

em Geral por
idoso com pele frágil

A pele das pessoas idosas merece atenção especial. Temos a sensação de que a pele das pessoas mais velhas fica mais “fina” e frágil. Mas há motivos de atenção além da fragilidade. Podemos dividí-la em 3 camadas: Epiderme: é a camada mais externa. Como o ritmo de renovação diminui com a idade, nota-se o surgimento de manchas e possível alteração de cor, que fica mais amarelada. A textura vai ficando mais áspera e ganhando um aspecto translúcido que nos dá a impressão de fragilidade. Derme: é a camada intermediária que sustenta a pele. Este tecido é rico em colágeno e elastina.…

Leia mais

Cuidados especiais para Idosos Homossexuais

em Geral por
idosos homossexuais

Revisando revistas científicas e livros de Gerontologia na última década, verifiquei uma escassez de conhecimento publicado sobre idosos homossexuais. A homossexualidade refere-se à orientação sexual. Tema frequentemente abordado entre jovens. Mas significativamente sem respostas em relação a pessoas que cruzam a barreira dos 60 anos. A sexualidade, independentemente da preferência, continua após os 60 anos. Primeiramente, vamos definir Homosexualidade. Vale ressaltar que, há algum tempo, uma pessoa “homossexual” era compreendida simplesmente como uma pessoa com atração sexual por membros do mesmo sexo. Nos dias de hoje, engloba outros comportamentos em relação à sexualidade. Neste artigo, vamos definir como Homossexuais: Lésbicas,…

Leia mais

8 Dicas e Cuidados na hora da Medicação

em Geral por
Idoso tomando medicação.

A medicação prescrita pelo médico deve ser seguida com atenção. Devem ser observados os horários de tomar ou dar os remédios. Precisamos ter atenção em relação a quais medicamentos são tomados juntos. Antes ou depois das refeições, etc. Além de toda essa atenção, muitas vezes, a pessoa de quem cuidamos torna essa tarefa ainda mais difícil. Às vezes, quer tomar outros medicamentos não prescritos. Outras vezes, não quer tomar a medicação. Entenda como alimentação e medicamentos interagem no nosso organismo podendo atrapalhar o tratamento. O que devemos fazer neste momento? A primeira atitude que devemos tomar é reconhecer que a…

Leia mais

O processo de envelhecimento no nível celular.

em Geral por
Envelhecimento da célula

O Envelhecimento Biológico é um fenômeno universal e comum a todos os seres vivos animais. Nos seres humanos, é caracterizado pela mudança na coloração dos cabelos, perda de peso associada à redução da massa magra, flacidez da pele que provoca rugas, etc. Podemos definir Envelhecimento como sendo o “processo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que vão alterando progressivamente o organismo”. Mas, até hoje, ainda não se entende completamente quais são os mecanismos responsáveis por estas alterações. Entenda sobre o envelhecimento cerebral normal. Em nível celular, já se sabe que acontecem as mudanças explicadas abaixo.…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo