Categoria

Parkinson

Ômega-3 E Os Sintomas Motores Da Doença de Parkinson

em Parkinson por
Ômega-3 e DP

Os ácidos graxos poliinsaturados (PUFA, sigla em inglês para – Poly Unsaturated Fatty Acids) são muito importantes para a nossa visão e para a função cerebral. Popularmente, os mais conhecidos são as famílias de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Entre eles, temos os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico (DHA). Estes podem ser sintetizados pelo nosso corpo a partir dos ácidos linoléico e alfa-linolênico, presentes na dieta e também conhecidos como parte da família Ômega-3. Para termos uma melhor dimensão da importância do DHA (da família Ômega-3): ele representa cerca de 8% do peso…

Leia mais

nVNS: Estimulação do Nervo Vago Para a Doença de Parkinson.

em Parkinson por
nVNS

A nVNS (sigla em inglês) – estimulação não invasiva do nervo vago é uma terapia de neuro-estimulação já estabelecida na literatura médica. Atualmente, é usada com segurança no tratamento da epilepsia, enxaqueca e cefaleia. Consiste em ligar eletrodos no pescoço e, através de um pequeno gerador, enviar estímulos elétricos ao nervo. Ou seja, com um aparelho médico apropriado, damos pequenos choques no pescoço, por onde passa o nervo vago. O nervo vago é o nervo mais extenso de nosso corpo. Se inicia atrás do bulbo raquidiano (estrutura ligada ao cérebro) e desce até o estômago, passando pelo nosso pescoço. Dá…

Leia mais

O Diagnóstico da Doença de Parkinson vs Síndrome Parkinsoniana

em Parkinson por
Idoso com bradicinesia tem mais risco de queda e Síndrome Parkinsoniana

Já escrevemos sobre os diagnósticos diferenciais mais comuns dos tremores. Lembrando que tremor não é sinônimo de Doença de Parkinson. Além disso, ao conjunto de sinais e sintomas caracterizado por tremores, lentificação de movimentos, rigidez e instabilidade postural, damos o nome de Síndrome Parkinsoniana, que também não é sinônimo de Doença de Parkinson. A Doença de Parkinson, ou Doença de Parkinson Idiopática (DPI), uma das causas de Síndrome Parkinsoniana, possui 02 formas clínicas principais: Caracterizada pelos tremores e Rígido-acinética, podendo ter ausência de tremor. A forma do tremor é responsável por cerca de 80% dos casos de DPI. É a…

Leia mais

4 Sintomas menos conhecidos da Doença de Parkinson

em Parkinson por
letras pequenas fazem parte dos sintomas do parkinson

  Vamos falar agora de alguns outros sintomas que ajudam no diagnóstico da Doença de Parkinson, além dos 3 principais. São sintomas do Parkinson menos conhecidos pela população.        1. Ausência de mímica facial. Quando conversamos com o paciente, notamos que ele não tem expressão no rosto. Move apenas os lábios e dificilmente esboça um sorriso ou franze a testa. Ao mesmo tempo, observa-se uma diminuição do piscar dos olhos, o que leva a uma “face de espanto”.        2. Disfagia A saliva escorrendo pelos cantos da boca chama a atenção. Isto se deve à dificuldade…

Leia mais

Cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda para Parkinson

em Fisioterapia/Parkinson por
cirurgia cerebral para parkinson

Quando a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda é indicada? A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa que mais afeta pessoas no mundo, ficando atrás somente da Doença de Alzheimer. Ocorre quando os neurônios dopaminérgicos, que compõe a substância negra do mesencéfalo, começam a degenerar. Assim, diminuem a quantidade de dopamina, um neurotransmissor importante na ação voluntária, nas funções cognitivas e emoções.  Dentre os diversos tratamentos, há a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda. Também é conhecida como DBS (Deep Brain Stimulation, do inglês). Consiste na implantação de eletrodos em algumas áreas específicas do cérebro, como o tálamo, região subtalâmica,…

Leia mais

Benefícios da Atividade Física para o Parkinsoniano

em Parkinson por
Terceira idade e o parkinsoniano.

Apesar de muito estudada, ainda não se entende completamente os mecanismos da Doença de Parkinson. Além dos tratamentos medicamentosos, a comunidade científica tem investido em estudos sobre tratamentos não farmacológicos para o Parkinsoniano. Além disso, muito tem se descoberto recentemente sobre os efeitos positivos da atividade física em idosos. Saudáveis ou não, praticar atividades físicas (aeróbicas e de resistência) regularmente traz inúmeros benefícios. Por último, vamos citar que as perdas cognitivas e o possível desenvolvimento de demência é uma das maiores preocupações dos pacientes com Parkinson e suas famílias. Entenda mais sobre a Fisiologia dos Exercícios Físicos ajudando o Parkinsoniano.…

Leia mais

O Comprometimento Cognitivo no Parkinson

em Parkinson por
comprometimento cognitivo no parkinson.

O comprometimento cognitivo no Parkinson (DP) é heterogêneo. Há variações em sua gravidade, de progressão e domínios cognitivos afetados. Estamos falando de alterações cognitivas sutis a déficits importantes. Isto é, comprometimento cognitivo leve (CCL) em que os déficits cognitivos ocorrem, mas não perturbam a vida diária, ou a demência (DDP). Em casos de demência, o grau e a variedade de déficits cognitivos afetam substancialmente o dia-a-dia, tornando os pacientes dependentes. O comprometimento cognitivo no Parkinson aumenta o risco de conversão para demência. Ou seja, portadores de Parkinson com CCL tendem a desenvolver DDP. Mas, há evidências de que a CCL…

Leia mais

A Nutrição Pode Ajudar os Portadores de Parkinson

em Nutrição/Parkinson por
terceira idade portadores de parkinson

Os portadores de Parkinson experimentam sintomas motores como bradicinesia, rigidez, tremor de repouso e instabilidade postural e outros sintomas não motores como disfunção autônoma, alteração de humor, déficits cognitivo, diminuição de memória, dor, distúrbio gastrointestinais, perda da capacidade olfativa, psicose e distúrbios do sono. A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que causa comprometimento dos movimentos motores, resultando na perda seletiva dos neurônios dopaminérgicos. Existem vários nutrientes, vitaminas e minerais que podem prevenir e melhorar os sintomas dos portadores de Parkinson. Esses nutrientes são: Antioxidantes Os antioxidantes tem sido muito utilizado no intuito de reduzir…

Leia mais

Exercícios Físicos Aquáticos no tratamento de Parkinson

em Exercícios Físicos/Parkinson por
Idoso com Parkinson pode fazer exercícios aquáticos

Exercícios aquáticos estão entre os vários tratamentos envolvendo exercícios físicos para os portadores de Parkinson. Paralelas às farmacológicas, as intervenções fisioterápicas têm se mostrado muito eficazes para minimizar os declínios funcionais. Neste artigo, abordaremos a hidroterapia no tratamento de parksonianos. As propriedades da água em conjunto com os exercícios aquáticos trazem benefícios preventivos, motores e sensoriais. Estes últimos estimulam o equilíbrio, a noção espacial e a propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo). Lembre que portadores de Parkinson estão mais propensos a quedas. Trabalhar equilíbrio é muito importante para estas pessoas. As sessões de hidroterapia podem ser divididas…

Leia mais

Cuidados para a Caminhada do Parkinsoniano

em Exercícios Físicos/Parkinson por
deambulação de idoso com parkinson

A deambulação, ou o ato de caminhar, é um dos pricipais movimentos afetados pelo Parkinson. Já descrevemos os procedimentos para iniciar uma prática segura de um programa de exercícios físicos. Também falamos dos seus efeitos fisiológicos no tratamento da doença. Neste, descreveremos uma das atividades mais indicadas: a caminhada. Os parkinsonianos possuem dificuldades de deambulação (marcha), mesmos nos estágios iniciais da doença. A cadência e tamanho dos passos são diminuídos mesmo que as capacidades de força, flexibilidade, equilíbrio e postura estejam preservadas. Essa deficiência ocorre pela afetação dos núcleos da base (aglomerados de células nervosas localizadas na base de cada hemisfério…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo