idoso renovando carteira de identidade

É importante manter a Carteira de Identidade atualizada.

em Quotidiano por

A Carteira de Identidade é emitida pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) dos estados e é válida em todo o território Nacional. O R.G., como tambem é conhecido, é um dos principais documentos de identificação no Brasil.

O Estado de São Paulo conta com o Poupatempo, onde o usuário pode utilizar inúmeros serviços. Entre eles, a emissão do R.G.. As estatísticas dos postos do Poupatempo, em 2015, apontaram que 117 pessoas com mais de 100 anos tiraram a segunda via da Carteira de Identidade (R.G.) só no primeiro semestre. Houve um crescimento de quase 20% em relação ao ano anterior.

Este é apenas um dos números que chamam a atenção em um levantamento inédito sobre o perfil etário dos idosos que atualizaram o R.G. nos 66 postos do Poupatempo no Estado de São Paulo desde 2013.

As mulheres são a maioria em todas as faixas acima de 70 anos. A proporção aumenta com o passar dos anos, ultrapassando o dobro do total de homens nas idades mais avançadas. Reflexo da expectativa de vida maior das mulheres, entre outros fatores.

Um dos principais motivos que levam os idosos a providenciar a 2ª. Via do R.G. (ou o primeiro) são:

  • Necessidade de documentos atualizados na hora de fazer a prova de vida no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
  • Resolver questões referentes a imóveis e inventários em cartórios ou a contas bancárias nas instituições financeiras. Com o intuito de evitar fraudes, bancos e cartórios estão exigindo a apresentação de documentos atualizados. Isto é, com menos de 10 anos da emissão e em bom estado de conservação.

A impressão digital de 30% dos idosos muda durante a vida.

Desde maio de 2012, o INSS passou a exigir a renovação de senha e comprovação de vida dos aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Documentos necessários para emissão da Carteira de Identidade – R.G. (novo ou renovação):

  • 2 fotos 3×4, iguais e recentes. Nos postos do Poupatempo, as fotos são digitais e feitas na hora);
  • Certidão de nascimento (original e cópia) nos casos que não houve alteração no sobrenome por casamento;
  • Certidão de casamento (original e cópia) para as pessoas que alteraram o sobrenome;
  • Certidão de casamento averbada (original e cópia) para as pessoas que alteraram o sobrenome por divórcio ou separação).

Idosos têm prioridade na renovação de documentos.

Homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos são isentos de taxa para emissão do R.G.

Nos casos em que a pessoa está impossibilitada de se locomover, o Poupatempo oferece serviço domiciliar. Para isso, é necessário que uma pessoa responsável se dirija ao Posto para obter toda a informação necessária.

Cumpre-nos informar que o Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da PRODESP, empresa pública de Tecnologia e informática. Os Postos do Poupatempo pedem que a pessoa agende previamente pelo : disque Poupatempo 0800 772 363 33 ou  pelo endereço eletrônico: w.w.w.e-agendamento.poupatempo.sp.gov.br .

Nos demais Estados, orientamos procurar órgão governamentais  ligados à Secretaria de Segurança Pública e/ou Detrans. Por exemplo: Rio de Janeiro= procurar o Detran, Minas Gerais=Polícia Civil; Pará= Polícia Civil. E assim por diante.

A matéria foi esclarecedora?

Escreva-nos.

62 Comments

  1. Onde posso tirar a segunda via da carteirinha pois minha mae e do espirito santo esta em sao paulo e a carteirinha dela vence dia 18 deste mes

  2. Achei muito importantes as informações que encontrei aqui, só não entendo porque não pode ser feito em um órgão publico, como o cartão de idoso, porque hoje em dia é tudo via internet, também porque não tem nenhum poupatempo móvel na zona norte; minha mãe tem 85 anos e tem dificuldade em se locomover, somente de carro, e não acho justo ter que ir até o centro da cidade e pagar estacionamento que são muito caros. Agradeço a atenção e se puderem me responder meu email é berenunesmachado@gmail.com.

  3. Não acho justo, idoso ter que pagar Duda para segunda via de RG. Para pegar atestado de pobreza na fundação Leão XIII ou defensoria pública é uma penitência! A pessoa desiste e vou idoso, morre! Isso deveria ser benefício em todos os estados.

  4. Minha sogra se chama Maria Ivone Santos, nasceu em 15/12/1932,filha de Manoel Avelino Santos e Joana São Pedro Santos, RG de Sergipe que consta nascimento em Riachão do Dantas entrei em contato com o cartório e não consta documentos de registro da época e assim suspenderam o pagamento de aposentadoria e pensão que adquiriu por direito do INSS como tirar a 1ª identidade sem certidão de nascimento

  5. Minha mãe tem 85 anos, precisa renovar a Identidade, não tem certidão de casamento, porém foi casada e está viúva, como faço pra conseguir a segunda via?

  6. Bom dia,
    Meu pai tem 88 anos e ficou viúvo há um mês e para requerer a pensão de minha mãe é preciso renovar o RG.
    Ele tem alzheimer em grau avançado e não tem condições de se locomover até um posto do poupatempo.
    Como posso resolver esse problema?
    Ele reside na cidade de São Paulo na zona norte.
    Existe alguma forma de fazer isso na casa dele?

  7. Minha mãe tem 93 e muita dificuldade de locomoção, precisa renovar o RG, somos de Santo André, tem algum serviço, que vá até a residencia, tem custo para isso? Como devo proceder, pois já estamos encontrando dificuldade, qdo vamos levá=la ao hospital, devido qto antigo é o RG

    • A informação que tenho é que RG só pode ser renovado perante a presença do requerente. Mas, idosos têm prioridade no Poupa-tempo.
      Assim, minha sugestão é aproveitar enquanto ela ainda se locomove e levar-la um dia ao Poupa-tempo.

  8. minha carteira de identidade e provisoria, eu consigo apresentar ela no caixa na hora de receber meu fgts? aqui no es o prazo pra pegar a cateira de identidade e de trinta dias,e eu preciso desse dinheiro pra poder pagar umas contas e inteirar pra pagar o aluguel, a minha carteira de trabalho pode ser apresentada na hora de receber meu fgts?

    • Se ela tiver o RG antigo, é suficiente. Mas, com a nova cédula de identidade, você pode incluir outros dados como CPF, por exemplo. Então, recomendo que leve todos os documentos que encontrar. Desta maneira, apenas com o novo RG você já tem todos os dados necessários em 1 só cédula, inclusive o número do cartão do SUS.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

11 − um =