Prova de vida para idoso

Prova de Vida INSS – o que é e como proceder

em Quotidiano por

A prova de vida junto ao INSS foi instituída, logicamente, para evitar fraudes no recebimento do benefício. Também é usada para controle do número de beneficiados pelo sistema da Previdência Social. Evitar, por exemplo, que uma pessoa continuasse a receber o benefício de pessoa falecida.

Todos aqueles beneficiados pela Previdência Social devem se cadastrar e cadastrar nova senha (ou permanecer a antiga)  todos os anos, sob pena de ver seu benefício suspenso.

Veja abaixo como funciona e os documentos necessários.

Como a prova de vida é um método utilizado para evitar fraudes, é necessário que o beneficiado se dirija pessoalmente à agência bancária, onde recebe o benefício. Deve estar munido de um documento de identidade com foto: R.G, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, etc. No caixa, será solicitado inserir uma senha e aconselhado a cadastrar uma nova. Se for cadastrada nova senha, aconselha-se guardá-la em lugar seguro.

É importante manter a carteira de identidade atualizada.

Alguns bancos já estão cadastrando nova senha através da biometria.

Se o beneficiado não puder comparecer à agência bancária, por motivo de doença ou locomoção, poderá ter seu cadastramento ser feito por um procurador cadastrado e autorizado pelo INSS. Nesse caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração registrada em Cartório (caso o beneficiário não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário. Também precisa estar com os documentos de identificação do procurador. Na agência do INSS, será cadastrado como procurador.

Atenção: o INSS não cobra NENHUM valor por este procedimento. Caso o beneficiário esteja acamado e não consiga se locomover nem assinar, entre em contato com o cartório mais próximo. O cartório pode enviar uma pessoa ao local para confirmar a situação e fazer a procuração.

Não existe uma data fixa para o cadastramento, uma vez que depende do banco, e não do INSS, a efetivação desse ato.

O Banco do Brasil, por exemplo, determina o mês de nascimento do funcionário público federal para o cadastramento. Sugerimos, pois, informar-se e anotar esse compromisso já para o ano seguinte.

Muito importante o cadastramento. Sem ele, o benefício é cassado e reativado, somente após a atualização do cadastro/senha.

Se restou alguma dúvida, pedimos que entre em contato com o INSS, através do telefone da central de atendimento no número 135 ou através do site oficial da Previdência Social no www.previdência.gov.br.

 

Compartilhe este informativo. Escreva-nos.

38 Comments

  1. Minha cunhada está em esta em estado vegetativo.Como meu irmão. deve proceder para se tornar procurador dela visto que no estado em que ela se encontra não tem a minima condição de assinar nada, pois como já disse ela está em estado vegetativo.

    Obrigada pela atenção.

    • Imagino que, neste caso, o melhor seria seu irmão ser curador da esposa. Mas, o processo de curatela costuma levar mais de 6 meses. Então, minha sugestão é a seguinte: procurar um advogado o mais rápido possível para iniciar o processo de curatela. Enquanto a Curatela definitiva não sai, o prórpio advogado poderá orientar em relação a prova de vida de INSS e outras burocracias que enfrentamos no dia-a-dia.

  2. Preciso realizar a prova de vida de minha māe, fui ao Banco do Brasil para me informar e expliquei q tenho a certidão de curatela e a atendente disse q neste caso, teria q ir ao INSS. Estive no INSS, porém, disseram q teria q solicitar ao cartório, uma procuracao…fui ao cartório e eles disseram q com a certidão de curatela eu resolvo no INSS. Como resolver????

  3. Minha sogra está internada com a bacia quebrada e não tem como levá-la pra fazer a renovação pois a mesma se encontra com sondas.Como fazer nesse caso pra fazer prova de vida.

  4. PQP sempre entendí que o ônus da prova deve ser do acusador. Se exigir de um idoso inválido que já recebe uma miséria de um salario minimo que todo ano se arraste até o INSS ou a um banco para provar que está vivo por causa da enorme qtade de fraudes no sistema é um absurdo. Milhões de miseráveis recebem pouco mais do que um salario mínimo o que representaria no final do ano menos de R$15 mil ou seja menos do que um mes de aposentadoria dos marajás do serviço público. Portanto a logica seria que se investigasse e se ficasse de olhos abertos sobre as aposentadorias públicas e não exigir que os já esfolados cidadãos que sustentam toda essa mordomia ainda tenha que rastejar até as absurdas filas do INSS para mostrar que continuam sobrevivendo.

  5. Minha Avó esta com 81 anos e é aposentada pelo Banco do Brasil, atualmente faz tratamento psiquiátrico e toma remédios controlados,moramos em um estado do Brasil muito longe da terra natal.

    Como vou conseguir procuração para prova de vida perante o cartório, se ela faz tratamento psiquiátrico e não tem sanidade perfeita no momento, para reconhecer firma/procuração os cartórios olham com desconfiança pessoas que tomam remédios.

    Para vir em casa os cartórios exigem atestado medico de sanidade e o INSS exige procuração como vou fazer?

    E quando ela ficar mais idosa e não poder assinar perfeito, como vou fazer para ela assinar procuração anual?

    A Atendente do 135 me disse que não precisa de atestado médico pela ausência do idoso no INSS, se a procuração estiver com firma reconhecida em cartório….procede?

    Preciso da Procuração para ir no INSS ,depois na nossa terra natal junto ao banco de sua agencia, absurdo essa burocracia e maldade com os idosos e familiares!

  6. Estou com uma duvida tenho a curatela provisoria, fui ao INSS para restabelecer o beneficio da minha mae, porém o INSS solicitou um laudo medico, eu falei com eles que no termo provisorio de curatela ja estava escrito a CID, mas mesmo assim eles solicitaram laudo medico, esta certo isso ?

  7. Minha mãe tem Alzaimer, está internada, ja ñ sabe assinar o nome e tbm ñ está lúcida. Mas está viva! E precisa do beneficio para pagar seu plano de saude e medicamentos. Um laudo médico, com assinatura médica e com fima reconhecida não é suficiente para provar que uma pessoa está viva? Para quê procuração? Para que burocratizar a vida dos idosos q mal sabem assinar o nome, para que dificultar a vida sofrida? Pq no Brasil ñ tem um histórico de pessoas falecidas para o inss consultar? Eu tenho o atestado médico que comprova sua vida, o inss tem a certidão de óbito que comprove a morte? Pq eles não tem assistencia social para ir até o hospital? Será que tenho que levar minha mãe até o banco numa uti móvel? Será que o gerente do banco poderá levantar a bunda da cadeira e ir até a frente do banco onde a uti estiver estacionada? Isso é um desrespeito com quem contribuiu a vida toda e agora qdo ela mais precisa, o governo vira as costas!

  8. eu marina fui nomeada nova tutora da minha mae q é interditada. eu posso receber o benefício dela e trabalhar de carteira assinada.pq no caso dela o cartao do banco e ate o beneficio vai ser no meu nome

  9. gostaria de saber como poderia requerer junto ao INSS um valor de ajuda de custo para minha sogra, minha esposa recebe salário mínimo de aposentadoria visto que a mesma tem 71 anos e minha sogra 93 anos sendo que eu tenho que manter auxílio as duas pois a minha esposa está em tratamento de câncer sendo eu obrigado a contratar uma emprega-
    da para ajudar no lar e contratar uma casa geriátrica para a sogra. Soube que a previdência
    participa com 25% de meus rendimentos, como devo proceder se o mesmo for real. Grato.

  10. ola a mae de um amigo meu tem 73 anos e é acamada toda vez que ela precisa fazer prova de vida ele com muita dificuldade ele leva ela a agencia gostaria de saber qual procedimento ele deve fazer para que ele mesmo possa fazer essa prova de vida sem precisar leva ela para o banco

    • Eles precisam pedir uma segunda via do RG ou Certidão de Nascimento deste idoso. A Certidão pode ser pedida pessoalmente no cartório em que foi registrado ou pela internet. Pode-se obter uma 2a via de RG na Secretaria de Segurança do Estado em que ele tirou a primeira via do documento.

    • Entendo que sim. A teoria é que a Curatela só é válida enquanto o idoso estiver vivo. Portanto, se você possui Curatela, sua mãe está viva. Mesmo assim, sugiro ligar ou ir pessoalmente a uma agência da Previdência Social para se informar melhor sobre os documentos necessários para a prova de vida sem o comparecimento do idoso.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

18 − 3 =

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo