IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Dia-a-dia > Decisão Judicial favorável a idosa, contra as netas, em MT.
Dia-a-dia

Decisão Judicial favorável a idosa, contra as netas, em MT.

Anelise Penteado de Oliveira
Última atualização 11 de fevereiro de 2018 21:09
Por Anelise Penteado de Oliveira
Compartilhe
4 Min
decisão judicial contra as netas
Decisão Judicial em MT é favorável a idosa.
Compartilhe
Seu banner

Chegou-nos a informação sobre uma decisão judicial sobre um processo um tanto curioso. A decisão foi proferida pela Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Foi negado o recurso interposto por duas mulheres que exigiam, por força de liminar, recebimento de pensão alimentícia da avó. Isto mesmo: queriam que a avó lhes pagasse pensão alimentícia.

Contents
Depois de tudo que este site tem apresentado a respeito da Lei número 10.741, de 01 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), ficamos espantados com este caso. Mas, felizes com a decisão judicial.Uma das “netinhas” tem 33 anos de idade, possui mestrado e é sócia de uma empresa. A outra tem 30 anos e ainda não concluiu o curso superior. Fato que buscou justificar a necessidade de continuar recebendo a pensão.

O relator do recurso, desembargador Sebastião de Moraes Filho não apenas negou o pedido como “lavou a cara” das netas de 30 e 33 anos.

“Vergonhoso pretenderem continuar sugando sua avó”.

Depois de tudo que este site tem apresentado a respeito da Lei número 10.741, de 01 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), ficamos espantados com este caso. Mas, felizes com a decisão judicial.

Conforme consta dos autos, as 2 irmãs, hoje com 30 e 33 anos, ajuizaram a ação de alimentos contra o pai em 2005,  no Estado de São Paulo. Obtiveram parecer favorável em caráter liminar para receber a pensão. O feito foi enviado para o juízo de Sinop (500 Km ao norte de Cuiabá). Mas, o mérito da ação foi julgado improcedente somente em 2016. Por não comprovar a situação extraordinária em que a avó, pensionista, deveria responder pela inadimplência do pai.

Naquela oportunidade, as apelantes eram menores. Desde então, beneficiadas pela liminar concedida estavam recebendo a pensão. Até que o magistrado de piso, recebeu o recurso, tão somente no seu efeito devolutivo, determinando que a fonte pagadora excluísse de pensão esse encargo. A situação perdurou por quase 15 anos.

Acompanharam o voto da decisão judicial do relator a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho (1ª. Vogal convocada) e desembargadora  Clarice Claudino da Silva (2ª vogal).

“Isto é vergonhoso, maiores, capazes, pretenderam continuar sugando sua avó, não havendo, por mais que se tente, qualquer prova capaz de constituir o seu direito e, neste aspecto, este fato superveniente, bem definido na sentença de piso, é quanto basta para concluir que, mantendo a pensão contra as apelantes, estaria indo contra o próprio estatuto do idoso e até oficializando o ócio”,  criticou Sebastião de Moraes Filho.

Uma das “netinhas” tem 33 anos de idade, possui mestrado e é sócia de uma empresa. A outra tem 30 anos e ainda não concluiu o curso superior. Fato que buscou justificar a necessidade de continuar recebendo a pensão.

O magistrado mencionou na decisão judicial que o caso não se aplica ao Código Civil. Que trata da necessidade de percepção de alimentos, “tratando-se, em verdade, de atitudes condenáveis sob todos os aspectos, de retirarem de sua avó parte da pensão que percebe, numa situação que afronta a lei, a moral, os bons costumes, legítimas litigantes de má fé.”

Além do recurso negado, a Câmara majorou o valor das custas processuais e honorários advocatícios, passando de R$ 3 mil para R$ 5 mil.

Absurdo completo !!!

Como você encarou a matéria ?

Por favor, escreva-nos.

Seu banner
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

dinheiro na terceira idade
Dia-a-dia

O Dinheiro para o Cuidador Familiar e para a Família

Por Juliana Martinelli
Pai na terceira idade. Advogado
Dia-a-dia

Sempre Preciso Pagar Um Advogado Para Entrar na Justiça?

Por Anelise Penteado de Oliveira
idosos devem poupar
Dia-a-dia

Por que e como Poupar dinheiro na 3a idade?

Por Anelise Penteado de Oliveira
idoso também tem que fazer declaração de imposto de renda
Dia-a-diaSem categoria

Idosos também precisam fazer declaração de Imposto de Renda

Por Anelise Penteado de Oliveira

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?