Idoso com diarréia

A Diarréia em Idosos e suas Possíveis Conseqüências Graves.

em Saúde por

Diarréia é o aumento do número de evacuações em curto período de tempo ou diminuição da consistência das fezes.

A causa mais comum de diarréia em pacientes idosos é a Gastroenterocolite (GECA). Pode ter origem viral, bacteriana ou por erro alimentar.

Nos dois primeiros casos, a diarréia é acompanhada de febre, náuseas, vômitos e dores abdominais em cólica. Estes sintomas precedem a evacuação com fezes aquosas, várias vezes ao dia e durante a noite. Nessa situação, é comum a incontinência fecal em idosos. Isto é, a perda de fezes sem percepção ou porque não deu tempo de chegar ao banheiro.

Nos adultos mais velhos, a GECA causa desidratação e perda de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, etc). A perda de líquidos pode gerar uma insuficiência renal que se reverte após a hidratação adequada. Outros problemas graves como a hipotensão arterial e todas as suas conseqüências (infarto agudo do miocárdio, AVC, isquemia mesentérica, etc) podem ocorrer.

A perda de eletrólitos pode provocar arritmias cardíacas devido à hipopotassemia (falta de potássio no organismo). A hiponatremia (falta de sódio) pode provocar alterações cognitivas e convulsão.

A GECA de origem bacteriana ou viral pode provocar delirium que pode ser hipoativo ou hiperativo. Essa situação pode chegar a durar 3 ou 4 dias. Quando o paciente se recupera deste quadro, não sabe dizer o que aconteceu nestes dias.

Dependendo da gravidade do caso, o tratamento deve ser feito em nível hospitalar. Quando é possível o tratamento em casa, normalmente a conduta é suspender medicamentos hipotensores (para pressão alta) e antidiabéticos. Isso porque a diarréia e o consequente quadro de desidratação provocam a redução da pressão arterial e podem desencadear hipoglicemia. Se o paciente não estiver vomitando, deve-se fazer hidratação via oral. O médico deve determinar a origem da GECA e receitar antibiótico se necessário. Também deve-se ter atenção à alimentação, visando uma recuperação mais rápida.

Quando a GECA é provocada por erro alimentar (como tomar leite sendo intolerante à lactose, por exemplo), a duração do processo é bem menor. Resolve-se o problema com a suspensão temporária da alimentação e medicamentos sintomáticos.

35 Comments

  1. Muito importante o tema abordado. Diárréia.
    Gostaria de saber se vcs podem fazer palestras com este e outro temas.
    Estou gerente do Centro de Referência do Idoso na Rua Formosa, 215. Anhangabaú- SP.
    Tels: 32584276

  2. Paciente com 87 anos. ..Está comendo só carboidratos …Usando flaudas …Já tomou tudo que fala que é bom. ..NÃO segura as fezes sai naturalmente o paciente é diabética usa METIFORMINA TAMBÉM É IPERTENSA. .PRECISO DE UM MEDICAMENTO PARA TRATAR ESSA DIARRÉIA EM IDOSOS. .OBRIGADA. …

    • Seria irresponsabilidade de nossa parte indicar qualquer tipo de tratamento sem conhecer o paciente. O que preocupa neste caso: diabético que só come carboidrato, certamente está com a doença descontrolada. Por favor, procurar um médico com urgência!

  3. Minha avó está com 73 anos. E nos últimos dias está com diarreia frequentemente.
    Ela é hipertensão e diabética.
    Eu ultimamente venho preparando a alimentação dela. E nada de melhorar.
    Pouco sal, açúcar…

  4. Tenho 67 anos, sou diabética, hipertensa e cardiaca, tomo varios mediacamentos : Metaformina, enalapril, sinvastatina, atenolol, losartana potassica, anlodipino, somalgin,tenho diarreia constantemente, durante o dia e a noite tambem, parece que minha barriga fica inchada, seria pelo tanto de medicamentos que tomo ?

  5. Meu pai tem 80 anos, é diabético e hipertenso, ultimamente ele tem tido muita diarréia e algumas vezes seguidos de vômitos e refluxo principalmente a noite.
    Gostaria de saber se esses sintomas do diabéticos pode ser infarte do miocárdio .
    Seria melhor fazer uma endoscopia e colonoscopia?
    É recomendado fazer esses exames com a idade dele?

    • Se há suspeita de doença grave, como infarto, você deve procurar um médico com urgência. Normalmente, exames não são contra-indicados pela idade, mas pelas condições físicas do paciente. Nossa sugestão é levar seu pai urgentemente a um bom médico.

  6. Sou diábetico, pressão alta, tomo os remédios para estas doenças diariamente e agora
    estou tendo diárréias frequentes o que devo fazer ? ? ?

  7. Meu paciente tem 90 anos de uns 2 meses pra cá , tem tido um quadro de diarréia,estivemos recentemente internado ,é uma semana depois ,está voltando tudo de novo ,em exames deu himoglobina baixa ,e tolerância a lactose ,seria essa a causa da diarréia ?!

  8. Tenho uma mãe idosa com 70 anos que possue uma diarreia incontrolável a anos. Já parou por alguns dias mas sempre volta. Ela já perdeu mais de 30kg. Já fez exames de sangue, exames de urina, vários de vezes e até agora ninguém descobre o motivo. Pelo amor de Deus podem me passar o contato de um médico para que possamos descobrir isso? Estamos desesperados, por favor.

    • Vocês já pensaram na possibilidade de a diarréia ser uma disfunção de fundo emocional? Ou também pode estar relacionada ao mau funcionamento do pâncreas… Minha sugestão é procurar um bom Geriatra, capaz de investigar as causas. Em que cidade moram?

  9. Cuido de uma paciente com alzaimer está com.uma diarreia a mais de 30 dias nada para já tomou vários medicamentos e nada já não sabemos o que fazer

  10. Meu pai tem 94 anos, apresenta diarreia desde quinta-feira dia 24/01/19, levei ele a UPA e lá colocaram ele no soro e mandou pra casa. Até hoje dia 27/01/19, levei ele 2x e disseram que não era viável internar ele. Apresenta quadro de alucinação e come muito pouco. Estou preocupada com relação ao procedimento da UPA em não internar ele.

    • Idosos a partir de 85 anos são mais frágeis. Assim, correm um risco maior de serem acometidos por infecções e outras doenças. Esta é uma possível explicação para a decisão do médico da UPA. Tratar em casa é sempre mais seguro. Internação nesta idade, apenas em casos imprescindíveis.

  11. Meu pai tem 80 anos e tem diarreia a vários meses desde que minha mãe faleceu piorou.
    Js levei ao médico 2 vezes tomou muitos remédios caros e não melhora.
    Devo procurar um proctologista ou geriatra.
    Ele não tem dor nem febre nem vômito. Ele diz que não senye qdo evacua.

    • Gostaria de depois de um quadro igual aos que apresentam aí, febre, diarreia, vômitos, cólicas fortes levei ao hospital medicaram e melhorou. Mas agora já vai para três dias que está com prisão de ventre, que fazer ?

      • Não podemos indicar condutas sem conhecer o paciente. Minha sugestão é procurar o médico que o atendeu no hospital. Por enquanto, pode-se melhorar a alimentação, incluindo mais fibras através de frutas, legumes e verduras (como abacate, alface, rúcula, etc) com atenção a possíveis restrições alimentares como Diabetes, por exemplo.

  12. Minha vó está com 97 anos e com uma diarréia a quase 1 mês
    Já tomou vários antibióticos e ñ melhora, hoje ela se encontra internada tomando medicamentos mais mesmo assim evacuar todo momento. Me ajudem

  13. Meu nome e Andresa C.H. Rancan e estou a um ano cuidando de um senhor que e Padre , seu Ireno Udilo Lusa de 82 anos e seis meses,e faz uma semana que ele esta com diarreia,se alimenta muito pouco,mas estou dando bastante líquidos , incluindo soro caseiro e chás,tenho tentado diversificar sua alimentação,mas não tenho obtido muito sucesso,estou bastante preocupada,mas amanha ele vai ao especialista e espero que ele se recupere.Meu esposo também tem buscado muita ajuda para conseguirmos reverter a situação do seu Ireno.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*