Categoria

Cabeça

A Importância da Identificação Precoce da Doença de Alzheimer.

em Demências e Alzheimer por
A importância da identificação precoce da DA

Hoje em dia, entendemos a Doença de Alzheimer como uma seqüência de etapas que passam pelo acúmulo de proteínas anormais no cérebro, ao chamado transtorno neurocognitivo menor tipo Alzheimer (antigo Transtorno Cognitivo Leve amnéstico) até a doença propriamente dita, em seus estágios leve, moderado e avançado. Normalmente, como a família enxerga os primeiros sintomas? A identificação precoce do doença é importante e permite definição de metas em saúde e metas pessoais e familiares. Além disso, a identificação precoce permite o manejo adequado dos sintomas e cuidados da saúde, evitando muitas situações e intercorrências que teriam impacto na qualidade de vida…

Leia mais

Como Prevenir o Aparecimento da Doença de Alzheimer?

em Demências e Alzheimer por
Prevenir a Demência de Alzheimer

A Demência de Alzheimer é uma doença muito comum e limitante. Sua evolução tira a autonomia e a independência das pessoas afetando toda a família. Seu impacto nos custos dos sistemas de saúde é enorme. E ainda não existe cura para esta doença. Por isso, muitas pesquisas são realizadas nas áreas de prevenção. Mas, como saber o que é real? Já que, infelizmente, também muitos boatos e notícias falsas (fake news) são difundidas em redes não científicas. Como prevenir o aparecimento da Doença de Alzheimer da maneira mais eficiente possível? Antes de mais nada, vale lembrar que prevenir é tomar…

Leia mais

Estudo Genético de 15 Anos Relaciona População Brasileira Com O Risco de Declínio Cognitivo (DAC)

em Cabeça por
DAC - declínio cognitivo relacionado à idade

O declínio cognitivo relacionado à idade (DAC) é o processo gradual de diminuição da função cognitiva ao longo da idade. A maioria dos fatores de risco genéticos para DAC foi identificada em populações europeias. Mas não há relatos em indivíduos latino-americanos misturados. Algumas pessoas podem apresentar inclusive certo nível de comprometimento cognitivo. Entenda como é possível diagnosticar se a perda cognitiva é já considerada um problema. Por isso, a Fundação Oswaldo Cruz de Belo Horizonte realizou um estudo para entender este risco genético de DAC na população brasileira. Foi feito um mapeamento de mistura, análise de associação ampla do genoma…

Leia mais

O Sentimento de Luto do Cuidador Familiar

em Demências e Alzheimer por
terceira idade em luto

A pessoa responsável por cuidar de um familiar com doença neurodegenetariva, como a Doença de Alzheimer (DA), experimenta muitos sentimentos no decorrer do tempo. Um deles é o sentimento de Luto, com o familiar vivo. O Luto é um sentimento de profunda tristeza e pesar por causa de uma perda. É caracterizado pela consternação e saudades daquilo que se foi. Popularmente, usamos o termo “Luto” em relação à morte de uma pessoa querida. Mas, podemos usar este termo em outros momentos da vida, como o final de um relacionamento, por exemplo. Também, pode acontecer ao recebermos o diagnóstico de uma…

Leia mais

Falhas Acentuadas de Memória e Problemas Reais de Cognição

em Demências e Alzheimer por
falhas acentuadas de memória na terceira idade

Muitas pessoas queixam-se de falhas acentuadas de memória. Relatam que perdem objetos dentro de casa, esquecem palavras, etc. Quando estas pessoas com falhas acentuadas de memória devem procurar ajuda médica? Sempre que for percebida alguma alteração cognitiva, é aconselhado que se procure um médico. Assim, pode-se fazer uma avaliação cognitiva. Quando esta avaliação não mostra alterações cognitivas, estamos diante de um declínio cognitivo subjetivo. Ou seja, estamos falando de pessoas que percebem problemas de memória, mas, na realidade, não são problemas graves o suficiente para embasar um diagnóstico de qualquer doença. Veja aqui o que é o declínio cognitivo leve.…

Leia mais

Metabolismo da Glicose no Cérebro e Prevenção da DA

em Cabeça por
Metabolismo da Glicose no Cérebro.

Nosso cérebro é um órgão extremamente complexo e pouco decifrado pela ciência. Mas, já se conhece relativamente bem o metabolismo da glicose no cérebro. A oxidação da glicose é a principal fonte de energia para o nosso corpo. O cérebro consome mais ou menos 5,6 mg de glicose por cada 100 gramas de tecido cerebral por minuto. Assim, embora o cérebro represente menos de 2% do peso corporal, gasta até 20% da energia que o organismo produz a partir da glicose. Portanto, o tecido cerebral é o principal consumidor de glicose em nosso organismo. Os neurônios são as células que…

Leia mais

Quando Remédios São Necessários Para Tratar a Depressão

em Cabeça por
tratar a depressão na terceira idade

Para tratar a Depressão e outras doenças do cérebro, muitas vezes, utiliza-se medicamentos. Mas, muitas pessoas não aceitam esta conduta médica. Seja por razões de desconhecimento, medo de tomar medicamentos controlados ou mesmo preconceito. Veja aqui que a Depressão não tratada pode ser confundida com Doença de Alzheimer. Neste texto, vamos tentar explicar de maneira simplificada porque remédios funcionam para tratar a Depressão, Ansiedade, Bi-polaridade, T.O.C. e outras doenças. O cérebro saudável depende de um equilíbrio de substâncias químicas naturalmente produzidas por nosso organismo. Estas substâncias, chamadas de neuro-transmissores, são responsáveis pela comunicação entre as células nervosas. Quando acontece alguma…

Leia mais

Nova Pesquisa Sobre Prevenção da Neurodegeneração

em Cabeça por
Neurodegeneração na terceira idade

No dia 19 de setembro deste ano, a revista Nature publicou uma nova pesquisa sobre a prevenção da Neurodegeneração. A Neurodegeneração é o termo usado para indicar deterioração do tecido cerebral. As doenças neurodegenerativas afetam os neurônios, causando lesões ou acelerando sua morte. Os neurônios são as principais células do cérebro e da medula espinhal. Quando morrem ou sofrem lesões, não são substituídos. Desta forma, doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer por exemplo, não têm cura e afetam consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, tão importante quanto encontrar a cura, é entender como podemos previnir…

Leia mais

Decisão de Colocar Sonda Alimentar em Paciente que Não Come

em Demências e Alzheimer/Nutrição por
Sonda alimentar na terceira idade.

A sonda alimentar é um instrumento utilizado para nutrir e hidratar pessoas que não comem e não bebem líquidos. Normalmente, são utilizadas em pessoas que não podem mais comer, por inúmeros motivos. Ou seja, pessoas com dificuldades de engolir ou até mesmo daquelas que não se alimentam por falta de apetite. E, não podemos esquecer daqueles que decidiram parar de comer. Assim, os 2 tipos mais usados de sonda alimentar são a naso-gástrica (que é colocada pelo nariz) e a gastro-enteral (colocada diretamente no estômago através de um corte). Mas, antes de submeter nosso familiar idoso a um procedimento de colocação…

Leia mais

A Velocidade de Evolução da Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
terceira idade e a velocidade de evolução da DA.

A velocidade de evolução da Doença de Alzheimer é uma das principais dúvidas das famílias sobre a doença. Quanto tempo dura cada fase? Por quanto tempo ainda o portador vai viver? E a resposta é: depende. Dentre tantas doenças que causam demência, a Doença de Alzheimer é a que tem a velocidade de evolução menor. Em média, um paciente vive de 8 a 12 anos com Alzheimer. Mas, espera-se que esta média de sobrevida aumente dada a evolução dos tratamentos. Porém há casos de evolução mais rápida e estes casos não são raros. A comunidade médica utiliza alguns testes cognitivos para…

Leia mais

1 2 3 9
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo