Categoria

Cabeça

Sociabilidade contra a Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
Sociabilidade para idoso com DA

A Sociabilidade do portador da doença de Alzheimer fica comprometida rapidamente se a família não agir. O doente tende a se isolar por vários motivos. Vai deixando de fazer o que está habituado e, ao mesmo tempo, é comum os familiares o proibirem de realizar algumas atividades. Isso acaba contribuindo para o seu isolamento. Essa perda de Sociabilidade permite uma evolução mais rápida da doença. O ideal é não restringir o familiar com DA. Não devemos impedi-lo de ir ao quintal cuidar de suas plantas, por exemplo. Mas, devemos ter atenção: o idoso pode ser perder na rua. Porém, ele…

Leia mais

Iniciando programa de Exercícios Físicos para portadores de DA

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
Exercícios para idoso com DA

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais freqüente associada à idade. Nas próximas semanas iremos explicar como um programa de Exercícios Físicos pode ajudar na prevenção, atenuação de sintomas e retardo da evolução da doença. O objetivo principal de um programa de Exercícios Físicos é manter as funções motoras. Sabemos que a qualidade de vida é maior quando a independência é preservada pelo maior tempo possível. Dependendo do estágio da doença, para iniciar um programa de Atividades Físicas assistido por um profissional de Educação Física, deve-se ter o apoio muito eficaz do cuidador. O cuidador deve relatar doenças…

Leia mais

Como usar Estímulo Intelectual para retardar o avanço da DA

em Demências e Alzheimer por
Estímulo Intelectual para o idoso

Na semana passada, falamos sobre estímulo intelectual e convívio social como fatores importantes de prevenção da Doença de Alzheimer. Pois bem: estes fatores também são importantes para retardar a evolução da doença. Dependendo da fase em que ela se encontra, principalmente nas iniciais, podemos estimular a memória do paciente. Falamos em desacelerar a progressão da doença já que se trata de uma doença neurodegenerativa e progressiva. Pensando na Intelectualidade, vamos dar algumas sugestões de estímulo intelectual. Um método simples, mas que exige tempo e paciência dos familiares, é assistir a um vídeo na televisão e depois de terminado, questionar. Pergunte…

Leia mais

Palavras-cruzadas ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer?

em Demências e Alzheimer por
Idoso social

Freqüentemente, perguntam para mim se ter o hábito de fazer palavras cruzadas ajuda a prevenir a Doença de Alzheimer. Podemos dizer que ajuda a manter uma certa atividade intelectual. Mas outros procedimentos são mais efetivos no sentido de prevenção. Vamos então falar de Sociabilidade e Intelectualidade. Quando pensamos o que é Sociabilidade, vemos que esse conceito é muito amplo. Várias atividades podem ser desenvolvidas para que o individuo se torne socialmente ativo. Vamos ver alguns exemplos: Atividades de lazer. Ir ao cinema, ao teatro, passear em shopping e parques com amigos e familiares. Manter-se ativo com responsabilidades. Por exemplo, fazer…

Leia mais

Apraxia: perdendo a capacidade de realizar tarefas simples.

em Demências e Alzheimer por
Apraxia em Idoso com demência.

Apraxia é uma condição neurológica caracterizada pela incapacidade de realizar movimentos motores voluntariamente. Mesmo que os músculos do corpo estejam saudáveis e normais e a pessoa saiba como fazer o movimento, não consegue mais. Além da coordenação para cumprir as atividades, a pessoa perde a capacidade de raciocinar e definir a ordem cronológica das etapas a serem feitas. Praxia é um dos domínios cognitivos que, depois da memória, é um dos mais comprometidos nas demências. Por exemplo, Dona Ieda é uma senhora com Alzheimer que gosta de fazer crochê, tricô e bordas. Dedica 2 a 3 horas por dia, quase…

Leia mais

Como é o Envelhecimento normal do Cérebro

em Cabeça por
Idoso com evelhecimento não patológico

Temos publicado muitos artigos relacionados a doenças neurodegenerativas. Nesta oportunidade, falaremos de Saúde Cerebral durante o envelhecimento! O que significa um envelhecimento bem sucedido? Quando você pensa em como será sua vida quando for mais velho, como você se vê? A maior parte das pessoas imaginam-se tomando conta da própria vida, sem interferências majoritárias de outras pessoas. Isso significa manter a Autonomia e a Independência. Autonomia é a capacidade de exercer o livre-arbítrio. É  compreender as situações e tomar decisões de acordo com os próprios valores e princípios. Por exemplo: cuidar das próprias finanças, decidindo em que gastar o próprio…

Leia mais

Identificando a Dor no Portador de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
Idoso demente não consegue expressar a dor

Dependendo do estágio da doença, pacientes com Alzheimer não conseguem expressar a dor. Atendemos uma paciente com DA que teve  um infarto agudo do miocárdio e não sabia dizer onde estava doendo (não conseguia localizar nem expressar a dor). O diagnóstico foi feito baseado nos outros achados clínicos e através de exames complementares. No memento da dor apresentou agitação psicomotora com um desassossego importante, andando pelo ambiente e não conseguindo sentar ou descansar. Queixa de dores ósseas e articulares são muito frequentes em pacientes com DA mais idosos. Essas dores são consequência da osteoartrose que compromete várias articulações. Entre elas…

Leia mais

Distúrbios Alimentares em portadores de Alzheimer: o que fazer?

em Demências e Alzheimer por
Idoso com alzheimer tem distúrbio alimentar

Já mencionamos que a Doença de Alzheimer causa alterações comportamentais. Hoje, falaremos sobre distúrbios alimentares causados pela doença em sua fase moderada a grave. Conheça a síndrome do Entardecer. O que fazer quando o idoso se recusa a tomar banho? Muitas vezes, nosso familiar com Alzheimer esquece que almoçou ou jantou. E quer comer novamente. Se várias pessoas da família jantam em horários diferentes, devido ao trabalho e/ou a escola, o portador de DA quer jantar junto com cada um deles. Isso porque acha que não comeu ainda. Quando negada a comida, dizendo que já jantou, ficam bravos. Acusam a…

Leia mais

Alzheimer em fase avançada – incontinência e uso de fralda.

em Demências e Alzheimer por
incontinência em idosos com Alzheimer

Na fase avançada da Doença de Alzheimer, os pacientes desenvolvem incontinência urinária e fecal. Ou seja, eliminam urina e fezes sem perceberem. Neste momento, o uso de fraldas torna-se necessário. Normalmente, a incontinência urinária vai surgir nas etapas finais da doença, mas em alguns pacientes o aparecimento pode ser mais precoce. Quando o paciente é homem os problemas urinários muitas vezes são atribuídos à próstata. Naturalmente, toda uma investigação deve ser feita nesse sentido. E dois exames devem ser solicitados: a dosagem do PSA (através do sangue) e ultrassonografia da próstata e vias urinárias. Estes exames nos dão informações para…

Leia mais

Quando o portador de Alzheimer não quer tomar banho…

em Demências e Alzheimer por
Banho em idoso com Alzheimer

Conforme a Doença de Alzheimer vai evoluindo, começam a surgir muitos desvios de comportamento. Pessoas antes pacíficas tornam-se agressivas. Pessoas vaidosas passam a não querer tomar banho nem trocar de roupa. Neste momento, a higiene começa a preocupar. Não querem tomar banho e relutam com relação a esse fato. Muitos brigam e não aceitam o banho. Mas se depois de 20 a 30 minutos, o cuidador sugerir novamente que tome um banho, o paciente poderá aceitar sem resistência. Não se deve forçar ou obrigar a pessoa com Alzheimer no momento em que diz não ao banho. Isso só provocará irritação,…

Leia mais

1 2 3 6
© Copyright 2016 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo