Categoria

Cabeça

em Demências e Alzheimer por
Pessoa com A Possível relação entre Estresse Crônico, Depressão e Demência.

A possível relação entre estresse crônico, depressão e demência está presente em diversos estudos. Na Suécia, cientistas do Instituto Karolinska publicaram novo estudo que aborda possíveis associações entre estresse crônico, problemas cognitivos leves e a Doença de Alzheimer. Neste país, cerca de 160.000 pessoas têm alguma forma de demência. Sendo que a doença de Alzheimer é a mais comum. Pela razão do número de portadores da doença crescer conforme a expectativa de vida da população. Ao mesmo tempo que novos métodos de diagnóstico e terapias de intervenção precoce são desenvolvidas. Portanto, os últimos anos demonstraram a necessidade de ampliar as…

Leia mais

Atenção aos Sinais do Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
Pessoa idosa demonstrando sinais do Alzheimer

Nem sempre notamos as mudanças em nosso familiar, por isso é preciso atenção aos sinais do Alzheimer. É fácil ficarmos inseguros ou nervosos com a simples possibilidade de uma pessoa próxima e querida apresentar sintomas de uma doença neurodegenerativa como a Doença de Alzheimer. Pois a pessoa com essa patologia eventualmente apresentará alteração nas funções cognitivas. Antes de mais nada, é interessante falarmos sobre o que são as funções cognitivas. Denominam-se funções cognitivas os processos mentais que nos permitem desenvolver qualquer tarefa. Tornando possível que o indivíduo tenha um papel ativo nos processos de recepção, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e…

Leia mais

Será Que É Alzheimer?

em Demências e Alzheimer/Sem categoria por
Pessoa idosa e familiar com dúvidas se será que é Alzheimer

Muitas pessoas nos procuram com dúvidas sobre o diagnóstico de seu familiar idoso. Quando se trata de declínio cognitivo, vem a insegurança na pergunta: será que é Alzheimer? Nem tudo que parece normal, é de fato. A falta de atenção ou esquecimento, pode parecer natural, mas não é. Esquecer onde deixou os óculos, onde guardou determinado objeto, o que foi buscar na geladeira, deixar luzes acesas, trocar o par de sapato, não é normal! Infelizmente os mitos sobre envelhecimento nos fecha os olhos para os sintomas da doença. E a Doença de Alzheimer (DA) tem início difícil de determinar devido…

Leia mais

Às vezes o Segredo está em COMO se comunicar.

em Demências e Alzheimer/Saúde por
Pessoa idosa conversando com o cuidador. Comunicação com sintomas comportamentais de demência.

Às vezes o Segredo está em COMO se comunicar. É muito importante saber como agir diante de mudanças comportamentais. E COMO se comunicar pode alterar muito o resultado final de um conflito. De acordo com estudos recentes, os sintomas neuropsiquiátricos, incluindo alterações comportamentais, são muito frequentes entre os indivíduos com demência. Isso porque as manifestações dos quadros demenciais são caracterizadas, principalmente, por alterações cognitivas significativas e perdas funcionais. Por isso, não basta interpretar o comportamento apenas como manifestação da doença, mas sim como um provável pedido de ajuda! Dessa maneira conseguimos levar esse processo de maneira mais leve. Pois assim…

Leia mais

Demência Pode Afetar Psicologicamente toda a Família

em Demências e Alzheimer por
Pessoa idosa com demência sendo apoiada pela familia

Artigo publicado pelo Jornal da USP demonstrou que a demência pode afetar psicologicamente toda a família do portador da doença. Por exemplo, quando falamos sobre a Doença de Alzheimer, sabemos que conforme a doença evolui, mais difícil fica o processo para o a pessoa com a patologia e para todos que convivem com ela. Pois cuidar de um familiar com uma doença demencial nos coloca sob o risco de muitos transtornos pelo nível aumentado de estresse. E que infelizmente podem se tornar doenças físicas. Em razão das características das manifestações de quadros demenciais, geralmente a pessoa não está preparada. Nem…

Leia mais

A forma como a demência é vista precisa mudar

em Demências e Alzheimer por
Pessoa idosa com a mente se desfazendo pela demência.

A forma como a demência é vista precisa mudar. Geralmente é de uma forma negativa, considerada como algo terrível. Que na verdade se resume em falta de informação. Mas para mudar isso, apenas derrubando os estereótipos sobre a Demência. Essa condição pode ser interpretada como um conjunto de sinais e sintomas relacionados a alterações cerebrais que podem ter causas diversas. Frequentemente as pessoas a associam ao envelhecimento. Por isso muitas vezes é incorretamente referida como “senilidade” ou “demência senil”. Isso reflete a crença anteriormente difundida, mas incorreta, de que o declínio mental grave é uma parte normal do envelhecimento. NÃO…

Leia mais

Qual a relação entre Futebol e Doença de Alzheimer?

em Demências e Alzheimer/Saúde por
Relação entre Futebol e Alzheimer

São duas as relações investigadas entre Futebol e Alzheimer. Um estudo realizado na mais alta divisão do futebol sueco que foi publicado pela revista The Lancet Public Health. Em resumo, essa publicação indicou que jogadores de futebol de elite têm 1,5 vezes mais chances de desenvolver doenças neurodegenerativas do que o resto da população. ⁠ E o Projeto da USP Revivendo Memórias, do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) em São Paulo, que em parceria com o Museu do Futebol, usa o esporte para recuperar memórias perdidas. E é sobre…

Leia mais

Dicas de Alimentação Adequada para a Pessoa com Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Nutrição por
Dicas de Nutrição para Pacientes com Alzheimer

A boa nutrição é muito importante para a saúde global do corpo. É essencial que pessoas que desenvolveram algum tipo de demência mantenham (ou comecem) uma alimentação saudável – já que melhorar o estado de saúde global do indivíduo, independentemente da demência, melhora a qualidade de vida. As queixas envolvendo alteração no apetite da pessoa com Doença de Alzheimer são muito comuns. Inclusive pode haver perda de peso ou fome exagerada. Em todos os casos existe a necessidade do monitoramento para favorecer uma alimentação adequada. Por esses motivos nossa equipe apresentou algumas dicas importantes para ajudar na alimentação de pessoas…

Leia mais

A Lágrima Como Diagnóstico da Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Saúde por
Diagnóstico precoce e monitoramento da Doença de Alzheimer a partir do fluido lacrimal

A Doença de Alzheimer (DA) é a doença neurodegenerativa mais comum e com a patogênese mais complexa. Uma vez que não tem cura, o melhor tratamento são terapias que retardam a progressão dos sintomas e preservam o máximo possível da função cognitiva do paciente. O diagnóstico precoce é fundamental para a medicação oportuna e para a melhoria do prognóstico. Ou seja, quanto mais cedo identificar o curso da doença e iniciar tratamento, maior a eficácia na preservação da função residual do paciente – além de desacelerar o início e a progressão dos sintomas de demência. Atualmente esse diagnóstico é baseado…

Leia mais

Avaliando Problemas de Memória, Raciocínio ou Comportamento

em Demências e Alzheimer por
memória, raciocínio

Muitas vezes nos preocupamos com familiares e amigos que começam a esquecer coisas simples. Erroneamente, quando se trata de uma pessoa mais velha, associamos tal “sintoma” à idade mais avançada. Mas, na maioria das vezes, ficamos inseguros ou nervosos com a simples possibilidade de uma pessoa próxima e querida estar apresentando, de fato, sintomas de doença neuro-degenerativa, como a Doença de Alzheimer, por exemplo. Então, como saber se as mudanças que notamos em outras pessoas ou em nós mesmos são importantes? Especialmente quando tais mudanças envolvem memória, raciocínio ou comportamento, pode ser difícil saber o que fazer ou dizer. Por…

Leia mais

1 2 3 11
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo