IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Bem Estar > Saúde > Uma Reflexão sobre Idade e Adultos mais Velhos
Saúde

Uma Reflexão sobre Idade e Adultos mais Velhos

José Eduardo Martinelli
Última atualização 22 de maio de 2018 10:53
Por José Eduardo Martinelli
Compartilhe
3 Min
Compartilhe
Seu banner

Cada vez mais, aumenta a faixa dos adultos mais velhos, que estão entre os 90 a 100 anos. Mas a idade trás perdas e limitações. Países com alta proporção de centenários também apresentam alta proporção de problemas. Mesmo nestes paíse, é raríssimo encontrar uma pessoa centenária andando sozinha pela cidade tamanha a dependência (física e motora) que ela desenvolve com o passar do tempo.

Isto significa, entre outras coisas que é necessário começar a entender como devem ser as cidades no futuro. Os países devem estar preparados para essas adultos mais velhos que chegaram a essa idade.

Com alterações cognitivas ou não, a grande maioria não vai conseguir viver sozinha. Mesmo aquelas que não apresentam quadros demenciais. Ainda encontramos muitos casais idosos em que um deles tem uma maior perda funcional, motora ou cognitiva. E quem acaba assumindo os cuidados é o parceiro em melhores condições de saúde, mas também com alguma limitação. Temos encontrado muitos idosos cuidando de idosos. Por exemplo, a esposa de 82 anos cuidando do marido que tem uma doença de Parkinson primária. Temos que considerar que pelo melhor que ela esteja em relação ao que está sendo cuidado, ela também tem limitações que vão se refletir nos cuidados.

Temos que admitir que o envelhecimento é um inventário de perdas e limitações. Precisamos aceitar e nos adaptar às novas condições para que possamos viver este momento de nossas vidas com dignidade e qualidade.

Há 40 anos, quando uma pessoa falecia aos 62 anos, dizia-se que morreu velho; hoje quando alguém falece aos 62 anos começa-se a perguntar porque morreu tão cedo (o que aconteceu?). Essa faixa da população que está entre 60 e 70 anos ainda está produtiva e fazendo planos para o futuro. Esses mesmos indivíduos, nos anos 80, estariam aposentados e sem muitos objetivos e ambições.

Ao mesmo tempo que o envelhecimento nos traz mais próximos da morte, temos a expectativa de que cada vez virá mais tarde, isto é que motiva a ter uma vida ativa e interagindo com outras pessoas, esquecendo essa possibilidade.

O que você está fazendo hoje para envelhecer melhor? Somos parte de uma sociedade. Faça parte da vida de sua cidade. Ajude a melhorar nossas cidades para termos uma qualidade de vida melhor num futuro próximo.

 

Seu banner
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Febre em idosos
GeralSaúde

Febre e Pneumonia em Idosos: entenda quando o idoso deve ser internado.

Por José Eduardo Martinelli
Pâncreas de idoso
NutriçãoSaúde

Envelhecimento do Sistema Digestório: Pâncreas.

Por Juliana Martinelli
Idoso com sintomas de Alzheimer
Demências e Alzheimer

Suspeita que alguém tenha Alzheimer? Entenda quais são os sintomas iniciais.

Por José Eduardo Martinelli
nVNS
Parkinson

nVNS: Estimulação do Nervo Vago Para a Doença de Parkinson.

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?