Primeiramente, saber o que é Neuropatia Diabética é saber que é uma complicação comum do diabetes.
Antes de mais nada, é interessante entender o que são os nervos periféricos. São responsáveis por carregar as informações que saem do cérebro e as que chegam ate ele. Além dos sinais da medula espinhal para o resto do corpo.
Por que precisamos saber sobre os nervos periféricos?
Porque os danos a esses nervos fazem com que esse mecanismo não funcione bem. Ou seja, atrapalha o envio e recebimento das informações.
Essa condição é chamada neuropatia periférica e pode atingir um único nervo, um grupo de nervos ou os nervos do corpo inteiro.
Portanto, a causa mais comum da neuropatia periférica é a diabetes.
E a neuropatia é a complicação crônica mais comum e mais incapacitante do diabetes.
Por isso que ela é responsável por cerca de dois terços das amputações não-traumáticas. Para quem não sabe, amputações não-traumáticas não são causadas por acidentes e fatores externos.
Infelizmente essa complicação geralmente é silenciosa e pode avançar lentamente, podendo também sem confundida com outras doenças.
Portanto, embora ela queira esconder-se de você, é importante conhecer melhor a neuropatia diabética e se prevenir, para ter uma vida longa e plena.
(Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD).
Desse modo, é muito interessante entender também o que é diabetes.
Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta . A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.
(Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM)
Melhor dizendo, diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. E a insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
Assim como a hipertensão, caso não seja controlada adequadamente, a diabetes causa importantes impactos na qualidade de vida da pessoa.
Na qual as complicações mais comuns são divididas em dois grandes grupos:
- Macrovasculares.
- Microvasculares.
E a neuropatia diabética está no grupo das microvasculares.
A endocrinologista Mariana Guerra explicou de uma forma muito didática!
A neuropatia diabética é a lesão que a glicose causa aos nervos, principalmente dos membros inferiores, provocada pelo diabetes.
Pode afetar um único nervo, um grupo de nervos ou nervos no corpo inteiro, os tornando incapazes de receber e enviar as informações do cérebro.
A neuropatia costuma vir acompanhada da diminuição da energia, da mobilidade, da satisfação com a vida e do envolvimento com as atividades sociais.
Controlar a diabetes é principal medida para evitar o surgimento da neuropatia.
E nossa equipe sugere, para diminuir os riscos de amputação:
- use calçados adequados,
- evite o ressecamento da pele,
- evite micoses, infecções
- e cuide das unhas.
Sem dúvida é importante que o paciente compareça às consultas regularmente e conforme a determinação médica.
A pessoa deverá receber orientações sobre a doença e seu tratamento. Por isso a Clínica Martinelli recomenda uma equipe multidisciplinar para indicar de forma correta:
- orientação nutricional adequada,
- como evitar complicações,
- como usar insulina ou outros medicamentos,
- como usar os aparelhos que medem a glicose (glicosímetros) e as canetas de insulina,
- orientação sobre atividade física adeuqda,
- orientação de como proceder em situações de hipo e de hiperglicemia.
Diante disso os cuidados são fundamentais não só para o bom controle do diabetes, como também para garantir autonomia e independência da pessoa.
Lembre-se que é muito importante o envolvimento familiar com o tratamento do paciente diabético, visto que, requer a adaptação de rotina e vida da pessoa e de toda sua família.
Para saber mais, acesse o Portal do Idoso. Aproveite também para dar uma passadinha no nosso site da Clínica Martinelli!