Memórias

Principais sintomas do Mal de Alzheimer

em Cabeça/Demências e Alzheimer por

Os Principais Sintomas do Mal de Alzheimer

Memórias
Lembranças

 

A perda progressiva de memória é o principal sintoma do Mal de Alzheimer.

Porém, algumas mudanças de comportamento chamam a atenção dos familiares. Insônia e irritabilidade estão relacionados à doença. O fato de esquecer onde guarda os objetos pessoais e acusar alguém da família ou a ajudante da casa de que estão roubando também é comum. Confusões mentais que misturam fatos do momento presente com memórias mais antigas também é usual. Por exemplo: dizer que a casa em que está morando não é sua e constantemente quer ir para casa; arrumar várias vezes seus pertences para ir para embora quando está na própria casa; não saber se localizar dentro da própria casa (não sabendo onde é o banheiro, por exemplo); não reconhecer utensílios da casa como seus.

À medida que a doença progride, há um comprometimento cada vez maior da memória e maiores alterações de comportamento como predomînio de apatia, incapacidade de controle da urina e do intestino, incapacidade de cuidar de si próprio e, em fases avançadas, ocorrem alterações posturais, flexão global do corpo, contraturas e ausência das funções psíquicas superiores, levando à vida totalmente vegetativa. O tempo de evolução é bastante variável podendo atingir mais de 15 anos após o diagnóstico inicial (sendo que a média de sobrevida do paciente é de 8 anos).

Infelizmente, o tratamento da doença ainda é sintomático, ou seja, tratam-se apenas os sintomas. Comercialmente, não existe tratamento que cure a doença ou que retarde a sua evolução. Os tratamentos hoje disponíveis melhoram a memória e controlam sintomas comportamentais (agitação, insônia, agressividade, etc) muitas vezes através de medicamentos.

4 Comments

  1. Paciente com 91 anos, mulher, portador da doença de Alzheimer, fase moderada/avançada, com diarreia sem causa determinada. Exames de sangue, tomografia de abdome total e exame físico todos normais. Apresenta períodos com diarreia, intercalados com períodos com fezes de consistência pastosa. Qual a causa provavel da diarreia?

  2. Senhores boa tarde !
    procurando notícias, abri por acaso um anúncio grande do Dr.Nelson Annunciato, onde ví a descrição de pequenos esquecimentos que de fato acontecem no meu dia a dia.
    Ele fala logo do (bom) efeito do óleo de côco, mas, achei um outro comentário de um outro médico que chama o mesmo óleo de veneno.
    Achei depois o seu Portal e achei o lugar certo onde poderia ter uma orientação segura sobre o assunto de Alzheimer.
    Agradeço sua atenção e reposta,
    Otto Altorfer (idade 88)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo