Idosos e pilates

Qual é o exercício físico mais indicado para você?

em Fisioterapia por

Qual o melhor exercício para você?

Dentre muitos benefícios, pode reduzir dores.

Caminhadas também são uma alternativa.

Para determinar qual a atividade física ideal a ser praticada por um indivíduo, deve-se levar em consideração uma série de fatores. Idade, condicionamento físico, doenças/lesões prévias, preferências pessoais (atividades ao ar livre, com bola, música etc.) são informações importantes.

Uma atividade que pode ser adaptada a todas essas variações é o Pilates.

O Pilates surgiu na década de 1920, através do criador do método: Joseph Pilates. Sua ideia era criar um método de condicionamento físico e mental, de modo que os exercícios, embora padronizados, pudessem ser adaptados para todos os indivíduos, de acordo com suas necessidades e/ou limitações. A partir disso, o método foi desenvolvido com resistência de molas, bola e peso corporal.

O Pilates de aparelhos é realizado em aparelhos específicos. O grau de dificuldade dos exercícios é determinado pela resistência das molas escolhidas. Essa resistência pode facilitar ou dificultar a execução do movimento, de acordo com a mecânica do exercício em questão. A vantagem, neste caso, é ter os movimentos guiados pelos aparelhos, exigindo um grau de estabilização corporal menor. Isso possibilita, em muitos casos, tornar o exercício mais localizado, seja o objetivo força ou flexibilidade.

O Pilates de solo e bola é realizado no chão, apenas com o peso corporal e o uso da bola (que pode ter diferentes tamanhos, de acordo com a estatura do indivíduo). Assim como as molas, a bola pode aumentar ou diminuir a dificuldade do exercício. Neste caso, o uso dos músculos de estabilização é muito mais intenso, e o exercício torna-se mais global.

Dentre os diversos benefícios do Pilates, os que mais se destacam são:

  • estabilização da coluna vertebral,
  • fortalecimento muscular,
  • conscientização corporal,
  • aumento de flexibilidade e
  • melhora do equilíbrio.

Todos esses benefícios são bem-vindos, principalmente para idosos. E é exatamente por isso que o Pilates é uma atividade extremamente indicada para essa faixa etária. Seja como prática física ou como tratamento, pode ser adaptado e individualizado.

Veja outros exercícios indicados para quem sofre de Diabetes, Osteoporose ou Atrite,

Compartilhe este texto! Pode ser interessante para seus amigos!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo