Categoria

Exercícios Físicos

Iniciando programa de Exercícios Físicos para portadores de DA

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
Exercícios para idoso com DA

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais freqüente associada à idade. Nas próximas semanas iremos explicar como um programa de Exercícios Físicos pode ajudar na prevenção, atenuação de sintomas e retardo da evolução da doença. O objetivo principal de um programa de Exercícios Físicos é manter as funções motoras. Sabemos que a qualidade de vida é maior quando a independência é preservada pelo maior tempo possível. Dependendo do estágio da doença, para iniciar um programa de Atividades Físicas assistido por um profissional de Educação Física, deve-se ter o apoio muito eficaz do cuidador. O cuidador deve relatar doenças…

Leia mais

Qual a melhor Música para acompanhar os exercícios?

em Exercícios Físicos por
Música para idosos fazendo exercícios

O Exercício Físico combinado à música possui diversos benefícios. Pode melhorar o ânimo durante as aulas, produzir relaxamento e bem estar. Porém o tipo de música é determinante para se obter benefícios ou causar malefícios fisiológicos. Hoje em dia, vemos muitas pessoas fazendo atividade física em alto e bom som com seus fones de ouvido. Participando de aulas em academias de ginástica com música ambiente em ritmo acelerado e alta intensidade sonora. Alguns professores até acreditam que o volume alto pode aumentar o rendimento do aluno na sessão de treino. Porém o que a influencia é a própria música e…

Leia mais

Exercícios Físicos para quem tem Retinopatia Diabética

em Exercícios Físicos por
Retinopatia Diabética e exercícios para o Idoso

Há algum tempo, já explicamos a fisiologia do exercício físico no controle do Diabetes e indicamos os exercícios mais apropriados para os portadores da doença. Mas, sabemos que o Diabetes causa muitos problemas secundários na vida do portador. Um deles, é a Retinopatia Diabética. A Retinopatia Diabética é uma doença associada ao quadro de Diabetes. Causa alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina podendo provocar problemas de visão. Em alguns casos, leva à cegueira se não tratada. Existem dois tipos: Não Proliferativa: fase inicial da doença. Há a detecção de danos aos vasos do fundo do olho causando hemorragias e…

Leia mais

Fibromialgia: 9 considerações importantes para iniciar o Programa de Exercícios.

em Exercícios Físicos por
Idoso com osteoporose deve fazer musculação

Na última semana, explicamos os efeitos fisiológicos do Exercício Físico no tratamento da Fibromialgia. Neste artigo demonstraremos um programa de musculação voltado os portadores da doença. Após as fases de avaliação iniciais, que abordamos no primeiro artigo sobre Fibromialgia, o instrutor deve planejar o treino da seguinte forma: Estabelecer freqüência de 2 a 3 vezes por semana para iniciantes (sedentários) e 4 a 5 vezes para alunos mais avançados (já praticantes de atividade física). Iniciar com intensidade baixa e volume médio, ou seja, séries com pequenos desconfortos e números de séries de 2 ou 3 contendo 12 a 15 repetições.…

Leia mais

Efeitos dos Exercícios Físicos no Tratamento da Fibromialgia.

em Exercícios Físicos por
idoso sob efeito da fibromialgia

Na semana passada publicamos sobre os primeiros passos para o idoso com Fibromialgia iniciar um Programa de Exercícios Físicos. Neste artigo, falaremos sobre seus efeitos fisiológicos no tratamento da doença. Os principais objetivos da Atividade Física Planejada, como tratamento, são: a redução de dores musculares, melhora do sono e capacidade funcional, reforço muscular, aumento da resistência aeróbia e alívio do estresse. O sistema muscular, neural e endócrino de indivíduos com Fibromialgia possui a mesma capacidade para se exercitar que os que não possuem a doença. Isso indica que o Programa de Exercícios pode ser executado com segurança para a redução…

Leia mais

Fibromialgia: 5 cuidados para começar um programa de atividade física.

em Exercícios Físicos por
idoso com fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dor muscular difusa e por pontos dolorosos em regiões anatomicamente determinadas. É associada a fadiga crônica, distúrbios do sono, psíquicos e intestinais funcionais. Afeta, em maior parte, as mulheres. O Exercício Físico pode aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com Fibromialgia, doença que não tem cura. Nos próximos artigos descreveremos os efeitos da Atividade Física Planejada e indicaremos as mais adequadas para o tratamento da Fibromialgia. Saiba também como escolher uma academia. Para o início do Programa de Exercício, o Educador Físico deve avaliar os exames, apresentados…

Leia mais

Vitalidade e Jovialidade: recompensa da disciplina de exercícios.

em Exercícios Físicos por
Idosa saudável e jovial.

Mais um relato de caso de idosos com que trabalho. Viviane, aluna de aulas personalizadas há quase 6 anos, com muita vitalidade. Conforme a foto, podemos ver que Viviane está com aparência bem jovial. Pratica exercícios físicos desde a infância e hoje carrega o corpo saudável em que investiu. Aos 62 anos de idade, é engenheira civil autônoma (e não pensa em se aposentar tão cedo). Se preocupa em ingerir alimentos saudáveis e mantém uma rotina de viagens pelo mundo todo, já que domina vários idiomas. Também retomou seus estudos em piano erudito e possui uma vida social bem agitada.…

Leia mais

O idoso na academia de ginástica. Quais os cuidados necessários?

em Exercícios Físicos por
Idoso na academia

São muito sedutoras as promessas que uma academia oferece para adquirir clientes. Em sua comunicação de marketing, há fotos artísticas, vídeos cinematográficos, programas com promessas de perda de peso em determinados prazos. Também aparecem aparelhos de última geração e aulas atualizadas com a moda vigente. Há academias que já criaram inclusive horários destinados ao público mais velho em sua programação de aulas. Um idoso pode sentir-se atraído por este mundo fitness. E devemos incentivá-lo sim a entrar nesta rotina saudável. Porém, por trás da bela publicidade, o idoso e/ou seu cuidador devem analisar certos quesitos sobre a conduta da academia em…

Leia mais

Conheça os maiores benefícios da Caminhada Planejada

em Exercícios Físicos por
Idosos e caminhada

No artigo passado, falamos sobre autoprescrição e colocamos a caminhada como exemplo. Neste faremos um paralelo analisando as diferenças da mesma Atividade Física, mas de forma planejada. Primeiramente, o Educador Físico pedirá ao idoso ou a seu cuidador exames médicos para ter ciência de eventuais problemas físicos e medicamentos utilizados. A partir daí, traçará um plano periódico com metas e avaliações respeitando sua individualidade. Para avaliar a condição física do idoso há inúmeros testes indiretos (não invasivos) que o Instrutor pode utilizar. Volume de oxigênio e distância percorrida por um tempo determinado são exemplos. Estes quesitos fornecem dados importantes para…

Leia mais

Autoprescrição de exercícios físicos: é perigoso?

em Exercícios Físicos por
autoprescrição de caminhada.

Entrar na rotina de exercícios físicos não é tão simples. Temos que tomar devidos cuidados como pré-exames de aptidão, alimentação e vestuário adequados, escolha do instrutor, local, existência de doenças crônicas, etc. Enfim, por muitas vezes, ao avaliar estas etapas como “entraves”, acabamos partindo para a autoprescrição. Entenda aqui como escolher o melhor exercício. O aconselhamento é sempre que o idoso e/ou cuidador tomam os devidos cuidados e façam atividades planejadas e instruídas por um profissional da area. Quando iniciamos qualquer atividade sem consulta prévia, consideramos que estamos fazendo a autoprescrição de daqueles exercícios. A autoprescrição de exercício não é proibida por…

Leia mais

© Copyright 2016 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo