Categoria

Exercícios Físicos

4 Cuidados essenciais para o portador de Parkinson se exercitar.

em Exercícios Físicos por
Idosos com parkinson não devem perder coordenação dos movimentos

A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo que afeta a coordenação dos movimentos musculares. Tremor em repouso (70% dos casos), bradicinesia (lentidão na execução de movimentos), rigidez postural e distúrbio de equilíbrio são características de deficiência motora da doença. Há também complicações não motoras nas fases mais avançadas como distúrbios respiratórios, gastrointestinais, sexuais, dentre outros. É comprovado que a atividade física pode amenizar os sintomas da Doença de Parkinson. A coordenação dos movimentos, uma das principais perdas com a progressão da doença, é preservada por mais tempo. Mas, para uma prática segura, o educador físico ou fisioterapeuta deve…

Leia mais

Idosos também podem praticar Atletismo (Corrida)

em Exercícios Físicos por
idoso pode praticar corrida

A Corrida é uma atividade física capaz de promover incrementos na capacidade funcional, saúde e integração social entre indivíduos idosos. Entretanto, são escassos os relatos sobre o efeito da corrida sobre o desempenho físico de idosos. O envelhecimento é um processo natural que pode ocorrer de maneira saudável, e com menores perdas, se algumas alterações no estilo de vida forem introduzidas. Dentre os hábitos a serem adquiridos, a participação em atividade física regular desempenha importante papel. Já está estabelecido que a maior parte dos efeitos negativos atribuídos ao envelhecimento deve-se, na verdade, ao sedentarismo. A falta de atividade fisica leva…

Leia mais

Benefícios dos Exercícios Físicos para adultos mais velhos

em Exercícios Físicos por
Idoso aproveitando os benefícios dos exercícios.

O envelhecimento populacional vem aumentando em todo o mundo, trazendo novos desafios. Estima-se que no ano de 2050, existam mais de dois bilhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo. Isso significa um crescimento de 223 % da população brasileira com mais idade. O Brasil será o sexto país do mundo em números de idosos e precisa conhecer os benefícios dos exercícios físicos. Esse crescimento populacional acelerado deveria gerar mudanças estruturais de políticas públicas. Precisa ser acompanhado de melhorias ou manutenção da saúde e da qualidade de vida desta população em especial. Os profissionais, principalmente da saúde, tem que…

Leia mais

Diabéticos com Neuropatia Periférica podem fazer exercícios?

em Exercícios Físicos por
Idoso com neuropatia periférica pode fazer hidroginástica

Os diabéticos podem desenvolver várias doenças associadas. Já falamos da Retinopatia Diabética. Hoje, trataremos da Neuropatia Periférica, que é a complicação mais complexa do Diabetes Mellitus. Essa doença consiste em afetar os nervos periféricos sensitivos e motores. Na maior parte das vezes, afeta principalmente os pés, prejudicando sua sensibilidade e, em alguns casos, levando à amputação. O comprometimento dos nervos motores dos membros inferiores no indivíduo diabético determina alguns problemas físicos: hipotrofia muscular (perda de massa magra), deformidades e pontos de pressão anormais. O comprometimento dos nervos sensitivos manifesta-se por distúrbios da sensibilidade nas extremidades. Inicia-se com hiper-sensibilidade e evolui…

Leia mais

Quais são os exercícios mais adequados ao portador de DA?

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
exercícios mais adequados para idosos com DA

Nos artigos anteriores, falamos dos cuidados que o idoso portador da doença deve ter ao iniciar um programa de Atividades Físicas Planejadas e os efeitos fisiológicos que elas proporcionam. Neste artigo, abordaremos quais exercícios mais adequados para os idosos acometidos com a doença de Alzheimer. Considerando as fases da doença (leve, moderado e grave), a prescrição dos exercícios mais adequados deve ser de acordo com as limitações do idoso. Na fase inicial, recomenda-se caminhadas e exercícios com movimentos de baixo grau de complexidade. O profissional deve proporcionar motivação e prazer nas atividades. Deve-se incentivar a contagem das séries e estimular…

Leia mais

Como Exercícios Físicos ajudam no tratamento do Alzheimer

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
Fisiologia dos exercícios para tratamento do Alzheimer

No artigo anterior, falamos dos cuidados para o idoso portador da doença iniciar um programa de Exercícios Físicos. Neste, abordaremos os efeitos fisiológicos dos exercícios no corpo para explicar como ajudam no tratamento do Alzheimer. Sabemos que a neuropatologia da Doença de Alzheimer caracteriza-se por dois mecanismos que determinam a morte neuronal. Um é a formação de placas amilóides externas aos neurônios. A outra é a hiperfosforilação da proteína tau. Este processo altera o equilíbrio eletro-químico dos neurônios, levando à formação de emaranhados neurofibrilares dentro destas células. Estes mecanismos determinam o processo de atrofia cerebral, na medida que matam neurônios.…

Leia mais

Iniciando programa de Exercícios Físicos para portadores de DA

em Demências e Alzheimer/Exercícios Físicos por
Exercícios para idoso com DA

A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa mais freqüente associada à idade. Nas próximas semanas iremos explicar como um programa de Exercícios Físicos pode ajudar na prevenção, atenuação de sintomas e retardo da evolução da doença. O objetivo principal de um programa de Exercícios Físicos é manter as funções motoras. Sabemos que a qualidade de vida é maior quando a independência é preservada pelo maior tempo possível. Dependendo do estágio da doença, para iniciar um programa de Atividades Físicas assistido por um profissional de Educação Física, deve-se ter o apoio muito eficaz do cuidador. O cuidador deve relatar doenças…

Leia mais

Qual a melhor Música para acompanhar os exercícios?

em Exercícios Físicos por
Música para idosos fazendo exercícios

O Exercício Físico combinado à música possui diversos benefícios. Pode melhorar o ânimo durante as aulas, produzir relaxamento e bem estar. Porém o tipo de música é determinante para se obter benefícios ou causar malefícios fisiológicos. Hoje em dia, vemos muitas pessoas fazendo atividade física em alto e bom som com seus fones de ouvido. Participando de aulas em academias de ginástica com música ambiente em ritmo acelerado e alta intensidade sonora. Alguns professores até acreditam que o volume alto pode aumentar o rendimento do aluno na sessão de treino. Porém o que a influencia é a própria música e…

Leia mais

Exercícios Físicos para quem tem Retinopatia Diabética

em Exercícios Físicos por
Retinopatia Diabética e exercícios para o Idoso

Há algum tempo, já explicamos a fisiologia do exercício físico no controle do Diabetes e indicamos os exercícios mais apropriados para os portadores da doença. Mas, sabemos que o Diabetes causa muitos problemas secundários na vida do portador. Um deles, é a Retinopatia Diabética. A Retinopatia Diabética é uma doença associada ao quadro de Diabetes. Causa alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina podendo provocar problemas de visão. Em alguns casos, leva à cegueira se não tratada. Existem dois tipos: Não Proliferativa: fase inicial da doença. Há a detecção de danos aos vasos do fundo do olho causando hemorragias e…

Leia mais

Fibromialgia: 9 considerações importantes para iniciar o Programa de Exercícios.

em Exercícios Físicos por
Idoso com osteoporose deve fazer musculação

Na última semana, explicamos os efeitos fisiológicos do Exercício Físico no tratamento da Fibromialgia. Neste artigo demonstraremos um programa de musculação voltado os portadores da doença. Após as fases de avaliação iniciais, que abordamos no primeiro artigo sobre Fibromialgia, o instrutor deve planejar o treino da seguinte forma: Estabelecer freqüência de 2 a 3 vezes por semana para iniciantes (sedentários) e 4 a 5 vezes para alunos mais avançados (já praticantes de atividade física). Iniciar com intensidade baixa e volume médio, ou seja, séries com pequenos desconfortos e números de séries de 2 ou 3 contendo 12 a 15 repetições.…

Leia mais

© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo