IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Sem categoria > Exemplo Real de Vulnerabilidade do Idoso no Brasil
Sem categoria

Exemplo Real de Vulnerabilidade do Idoso no Brasil

Juliana Martinelli
Última atualização 31 de maio de 2018 20:06
Por Juliana Martinelli
Compartilhe
3 Min
Compartilhe
Seu banner

Preocupa a vulnerabilidade dos adultos mais velhos no Brasil.

Contents
Idosos já representam 33% da carteira, 80% das internações clínicas e 41% das consultas do SUS (Sistema Único de Saúde). Pautado na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, este visa a autonomia. E não a fragilidade. Mas o ideal não corresponde aos fatos. A vulnerabilidade é grande.De acordo com o Ministério da Saúde, temos apenas um geriatra para 9 mil idosos. O recomendado é de um profissional a cada mil pacientes.

A conjuntura de desmonte do formato piramidal na comparação etária brasileira, consequência do aumento na expectativa de vida e da diminuição na taxa de natalidade, aborda um desequilíbrio estrutural com que o governo ainda não sabe lidar. O Brasil apresenta 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, 13% da sua população. Mas não tem uma área da saúde consistente focada em idosos.

Idosos já representam 33% da carteira, 80% das internações clínicas e 41% das consultas do SUS (Sistema Único de Saúde). Pautado na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, este visa a autonomia. E não a fragilidade. Mas o ideal não corresponde aos fatos. A vulnerabilidade é grande.

Senhor Antônio*, 76 anos, sofre de cinco doenças crônicas: esquizofrenia, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), arritmia cardíaca, níveis elevados de gordura no sangue e osteoporose. Certo dia, ele sentiu uma forte tontura enquanto cuidava de sua horta. Quando acordou, já estava no hospital. O fêmur estava fraturado. A causa disso foi uma interação adversa medicamentosa entre dois dos dez fármacos que ingeria diariamente. O que gerou uma queda da pressão arterial a ponto de fazê-lo desmaiar. Para diminuir as crises de hipotensão, a dosagem de medicamentos foi alterada.

A população senil é responsável por mais de 30% de todo o consumo de medicamentos do país. Relacionado à polifarmácia, o dado indica uso concomitante de múltiplos fármacos, que é comum e crescente na prática clínica por conta da disponibilidade do mercado e do aumento das doenças crônicas.

Idosos a partir de 60 anos não reagem a medicamentos da mesma forma que um adulto mais jovem. Pois, o envelhecimento traz algumas alterações do metabolismo, principalmente digestivo. Entretanto, o número de especialistas nesta faixa etária ainda é muito baixo no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, temos apenas um geriatra para 9 mil idosos. O recomendado é de um profissional a cada mil pacientes.

Para promover o afastamento de situação de vulnerabilidade, o consumo de medicamentos utilizados por idosos deve ser feito com segurança e consciência. A leitura de bulas, contendo os efeitos colaterais de remédios, e uma maior comunicação entre médico e paciente são indispensáveis no contexto de entender o que cada fármaco faz no corpo de quem o consome, respeitando e preservando sua saúde. Também é necessário evitar a auto-medicação. Quando já se toma tantos medicamentos diariamente, uma “inofensiva” Aspirina a mais pode gerar efeitos adversos.

* Nome fictício.

Caroline Aragaki, autora do texto, é estudante do primeiro ano de Jornalismo da ECA-USP e participa do curso Repórter do Futuro – Descobrir São Paulo, descobrir-se repórter.

E-mail: carolaragaki@usp.br

Seu banner
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
3 Comentários 3 Comentários
  • Vandinei Viegas disse:
    1 de junho de 2018 às 19:03

    O SUS não atende as necessidades da população por não geril bem os recursos faltando financiamento para todos os programas de saúde e em especial ao idoso que não tem uma politica especifica de atendimento às suas especiais necessidades.

    Responder
  • Manoel de Souza Carmo disse:
    10 de maio de 2019 às 11:06

    Gostaria de tomar da luta por melhor qualidade de vida das pessoas idosas e por conseguinte receber mais informações deste portal para levá-las a grupos de idosos;
    Tenho mais de 80 anos e sou Economista e realizo palestras para idosos em entidades e comunidades. Meu perfil físico já leva mensagem de otimismo aos meus colegas idosos, em razão de que trabalhar muito a motivação para levantar a moral de meus contemporâneos.
    Caso seja possível que indicação de fontes de pesquisas para trabalho com este tipo de público.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      1 de julho de 2019 às 21:26

      A grande maioria dos nossos textos são escritos originalmente para o nosso site, por profissionais da área. Alguns textos são traduzidos de fontes reconhecidas internacionalmente, como a revista Nature, por exemplo.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

Adaptação durante o confinamento: Realidade virtual e terceira idade
Sem categoria

Lutando Contra a Depressão em Idosos Durante o Confinamento.

Por José Eduardo Martinelli
crédito consignado na terceira idade
Sem categoria

Crédito Consignado para Os Presentes de Natal?

Por Anelise Penteado de Oliveira
Adaptar ao isolamento
Sem categoria

Como se Adaptar e Evitar a Depressão Durante o Confinamento.

Por José Eduardo Martinelli
O Papel da Nutrição no Envelhecimento Saudável
NutriçãoSem categoria

O Papel da Nutrição no Envelhecimento Saudável

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?