IdososIdososIdosos
Font ResizerAa
IdososIdosos
Font ResizerAa
Follow US
Idosos > Blog > Dia-a-dia > Como Ingressar em Tratamentos Específicos pelo SUS
Dia-a-dia

Como Ingressar em Tratamentos Específicos pelo SUS

Juliana Martinelli
Última atualização 14 de fevereiro de 2018 22:38
Por Juliana Martinelli
Compartilhe
4 Min
Idoso no SUS
SUS - Sistema único de saúde.
Compartilhe
Seu banner

Tratamentos específicos são uma demanda importante por parte da população idosa. Os adultos mais velhos têm mais doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, etc que as pessoas mais jovens. Lembrando ainda que mais de 75% dos idosos do Brasil dependem dos serviços de saúde do SUS, é importante abordar tal assunto.

Contents
Tratamentos específicos, também para doenças crônicas ou doenças graves, são responsabilidade do SUS.Sabemos que, na prática, as coisas não são tão simples e há muitas dificuldades. Mas, nos propomos aqui a expor como as coisas deveriam ser. Desta maneira, o cidadão informado, tem mais condições de exigir o que é seu direito.Todo o encaminhamento médico para tratamentos específicos, independentemente de sua complexidade, deve ser feito através dos serviços de atendimento básico de saúde. Sejam a necessidade de uma cirurgia ou um atendimento de fonoaudiologia. Salvo em emergências. Neste caso, as pessoas são admitidas no SUS através de um Pronto Socorro.

Tratamentos específicos, também para doenças crônicas ou doenças graves, são responsabilidade do SUS.

A Lei Nº 8.080, de 19 de stembro de 1990:

…regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.

Neste mesmo texto, no Art. 6º:

Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

… a execução de ações (…) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

Assim, estão garantidos aos idosos, ainda antes do Estatuto do Idoso, o acesso à saúde a aos medicamentos necessários para sua manutenção ou recuperação.

Mas, no dia-a-dia, como ter acesso aos serviços e medicamentos?

Sabemos que, na prática, as coisas não são tão simples e há muitas dificuldades. Mas, nos propomos aqui a expor como as coisas deveriam ser. Desta maneira, o cidadão informado, tem mais condições de exigir o que é seu direito.

Preferencialmente, a porta de entrada do SUS acontece através das instituições de atendimento básico de saúde. São as UBSs, unidades de Saúde da Família, ambulatórios médicos de faculdade de medicina. Idealmente, as pessoas deveriam procurar o SUS para um “check up” periódico (pessoas com mais de 60 anos deveriam procurar um Geriatra ou Clínico Geral pelo menos 1 vez ao ano). Desta maneira, estas pessoas já recebem seu número de prontuário, ou seja, a carteirinha do SUS.

Os médicos que trabalham no atendimento básico devem pedir os exames necessários. Caso haja algum diagnóstico que exija tratamento farmacológico ou de outras especialidades da saúde, ele é o responsável pelo encaminhamento. No caso de tratamentos farmacológicos, o paciente receberá uma receita e pode retirar os medicamentos disponíveis em farmácias nas próprias UBSs ou em farmácias públicas em outros locais.

No caso de tratamentos específicos, mais complexos, o médico deve fazer uma carta de encaminhamento para o serviço de saúde pública mais competente e mais próxima. Por exemplo, no caso de diagnóstico de Alzheimer, o médico pode receitar medicamentos disponíveis em farmácias públicas. Também pode indicar tratamentos fisioterápicos e de terapia ocupacional. Assim, encaminha o idoso para o centro dia da prefeitura local.

Todo o encaminhamento médico para tratamentos específicos, independentemente de sua complexidade, deve ser feito através dos serviços de atendimento básico de saúde. Sejam a necessidade de uma cirurgia ou um atendimento de fonoaudiologia. Salvo em emergências. Neste caso, as pessoas são admitidas no SUS através de um Pronto Socorro.

Portanto, se você sente necessidade de ter um atendimento mais especializado, o ideal é conseguir o encaminhamento através do médico da UBS. Ou, se você tiver acesso aos sistemas ambulatoriais das faculdades de medicina, esta também é uma boa opção.

 

Seu banner
Compartilhe este Artigo
Facebook Copy Link Print
34 Comentários 34 Comentários
  • Janaina Gomes disse:
    4 de março de 2018 às 06:53

    Olá sou filha de uma idosa apenas 68a este mês. A mesma se encontra com queixas de dor sobre todo o corpo já tomou várias injeção passado pelas urgência só até aí só a piorar vejo emagrecimento e mesmo sendo hipertensa peço lhe orientações pôr favor Dr

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      4 de março de 2018 às 09:14

      Não podemos dar orientações médicas sem conhecer o caso pessoalmente. Sugerimos buscar um ambulatório de Geriatria e marcar consulta para sua mãe.

      Responder
  • Tatiana disse:
    30 de maio de 2018 às 09:14

    Minha mae tem alzaimers preciso assistencia sobre cuidados dela , faz teatamento medico pelo convenio q pagamos c muita dificuldade sou domestica, preciso muito ajuda de cuidados como faco? Obrigada

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      30 de maio de 2018 às 14:18

      Pelo SUS, a porta de entrada é a UBS. Você precisa marcar uma consulta e o médico precisará requerer os serviços de saúde em domicílio.

      Responder
      • Alex disse:
        30 de setembro de 2018 às 02:43

        Estou na mesma situação, pago um plano para minha mae e uma cuidadora, e estou com dificuldades de pagar os dois ao mesmo tempo.

        Gostaria de saber se o SUS fornece o serviço de cuidadora, e onde seria possivel ?

        Responder
        • Juliana Martinelli disse:
          1 de outubro de 2018 às 00:06

          Quando lemos a lei que criou o SUS e depois lemos e Estatuto do Idoso, concluímos que sim, o SUS deveria disponibilizar cuidadores para os idosos dependentes. Você pode se informar melhor na prefeitura de sua cidade sobre os serviços domiliciares oferecidos. Mas, não conheço nenhum município do país que ofereça cuidadores. Para conseguir, é necessário pedir através da justiça, ou seja, processar o governo.

          Responder
        • Elis Miranda disse:
          30 de maio de 2020 às 23:16

          Preciso do atendimento de um geriatra para minha mãe de 67 anos a porta de entrada também é o posto de atendimento do bairro?

          Responder
          • Juliana Martinelli disse:
            5 de junho de 2020 às 17:35

            Sim.

        • Severino Mariano de Souza disse:
          28 de julho de 2020 às 11:27

          Minha mãe, está com lapso de esquecimento,ela lembra de algumas coisas do passado,mais muitas coisas q aconteceram recentemente não lembra,as vezes não lembra dos filhos nem de onde mora,ela tem 81 anos.Gostaria de saber como fazer o acompanhamento médico pelo sus,ela mora em Jacarepaguá, gostaria de ajuda!

          Responder
          • Juliana Martinelli disse:
            10 de dezembro de 2020 às 11:41

            Pelo SUS, ela precisa primeiro passar pela triagem com o médico clínico geral que atende na UBS mais próxima. Este médico deve indicar a necessidade de tratamento com Geriatra para você poder marcar uma consulta com um especialista.

    • Josilene disse:
      11 de junho de 2019 às 17:50

      Meu irmão completou 60 anos. Há mais de 30 anos ele não trabalha devido a um acidente de moto q ele perdeu a visão esquerda e massa encefálica. Aparentemente ele não tem nenhum problema mas passou a beber todos os dias e vem emagrecendo. Que médico eu procuro pra ele?

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        12 de junho de 2019 às 00:15

        Geriatra

        Responder
        • Jacqueline Fonseca disse:
          12 de novembro de 2019 às 08:32

          Minha tem 70 anos e tem alzheimer a mais 3 anos e agora ela tem uns tremores como um choque e dormência e cambrias nos pés, preciso de uma geriatra e não encontro aqui na cidade de extremoz RN

          Responder
          • Juliana Martinelli disse:
            13 de novembro de 2019 às 11:35

            Tentei uma indicação, mas infelizmente não consegui. Minha sugestão é procurar a secretaria de saúde do município (ou até do estado) e se informar sobre a disponibilidade de Geriatras na região (pelo SUS). Para médicos particulares, sugiro entrar em contato com a SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pedir indicação a eles.

    • Mirian Janice da Silva Oliveira disse:
      19 de junho de 2021 às 19:46

      A minha mãe tem 73 anos e nos últimos 20 dias a pressão dela desregulou total, chegando medi até 22/7, indo e voltando todos os dias para o pronto socorro, já passou com o clínico, com o cardiologista, já trocou os remédios e mesmo assim a pressão não baixa. Gostaria de saber como faço para conseguir um acompanhamento com um médico geriatra para ela, qual seria o procedimento?

      Responder
      • Juliana Martinelli disse:
        28 de junho de 2021 às 09:30

        Encaminhamento através do posto de saúde.

        Responder
  • ANDRÉA AGUIAR disse:
    30 de maio de 2018 às 14:12

    Minha vó idosa 92 anos preciso de cuidado em casa o que fazer?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      30 de maio de 2018 às 14:16

      Pelo SUS, todos os cuidados devem ser “requeridos” através de uma UBS. Você precisará marcar uma consulta para a sua avó e o médico precisará indicar a necessidade de cuidados em casa. Assim começa o processo.

      Responder
  • Celia disse:
    13 de junho de 2018 às 12:26

    Gostaria de saber como faço, porque meu pai e mãe já tem 75 anos, moro na vila maria, são Paulo, SP, zona norte.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      13 de junho de 2018 às 12:50

      Pelo SUS, é necessário sempre começar por uma consulta na UBS mais próxima. Preferencialmente, passando com um geriatra.

      Responder
  • Cintia disse:
    16 de outubro de 2018 às 14:15

    Olá quero cadastrar minha mãe no sistema de geriatria do sus

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      16 de outubro de 2018 às 23:16

      Por favor, procure uma UBS.

      Responder
  • tayane disse:
    22 de outubro de 2018 às 00:26

    olá gostaria de saber como marcar uma cirurgia pelo sus para minha avó, ela precisa de cateterismo e não temos condições de pagar. suas reclamações de dores são frequentes.

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      22 de outubro de 2018 às 19:17

      É necessário passar por consulta médica na UBS. O médico do SUS é quem deve solicitar a cirurgia.

      Responder
  • Fatima Braz disse:
    28 de março de 2019 às 11:08

    Minha irmã é uma idoso com 78 anos, está sendo acompanhada por um geriatra pelo sus, precisando fazer uma resonãncia magnética da cabeça, está com tudo e encaminhado, mas o sus não consegue marcar o exame, e ela está piorando a cada dia. O que fazer?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      3 de abril de 2019 às 00:30

      Procurar a Defensoria Pública para conseguir o agendamento do exame por via judicial.

      Responder
  • Fatima Braz disse:
    28 de março de 2019 às 11:10

    Obrigada! Aguardo.

    Responder
  • Teresinha Valvassori disse:
    9 de agosto de 2019 às 19:10

    A resposta é simples, mas na pratica nao funciona.Tem que entrar numa fila ao relento as 6 da manha e esperar queira Deus que sobre uma senha para sua mae, caso contrario tera que ir novamente nno dia seguimte e fazer a mesma romaria. Sugiro que se use os direitos dos idosos para apelar. Idoso hipertenso ,diabetico e ou com historico de cancer leva mais sorte diante da lei.Que Deus abençoe sua mae com cura e força de vontade. Enqto isto vai tomando Dipirona…misericordia.

    Responder
  • Pingback: O Que Significa Atendimento Humanizado em Saúde? - Idosos
  • Leandro disse:
    4 de fevereiro de 2020 às 10:29

    Se há geriatra do SUS no município e tal profissional é direcionado ao tratamento e cuidados exclusivamente de idosos, qual justificativa que se dá, de um senhor de 70 anos ter que primeiro passar no clinico geral para depois ser encaminhado ao geriatra? Por que simplesmente já não o encaminha ao profissional especializado, se a própria idade do paciente já se destina a esse profissional? “Burrocracia” ou o clinico geral ganha por consulta? Se ganha por consulta então está se pagando duas vezes pelo mesmo serviço.

    Responder
  • Jorge ali disse:
    28 de abril de 2020 às 15:03

    Boa tarde meu pai tem 87 anos tem mal de parkison ele tá colocando catarro verde como faço ? Por favor me ajude

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      30 de abril de 2020 às 18:40

      Por favor, procure um atendimento via telemedicina. Apenas estas informações são insuficientes para qualquer tipo de ajuda.

      Responder
  • Maria Luiza disse:
    26 de agosto de 2021 às 13:46

    boa tarde, minha mãe tem 84 anos e está na fila há dois anos e meio esperando um geriatra, e o quadro de Alzheimer dela agravou muito, devo buscar a justiça?

    Responder
    • Juliana Martinelli disse:
      31 de agosto de 2021 às 10:16

      Sim.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Patrocinado -
Ad image
Curatela e a difícil decisão de interditar judicialmente

Hoje, abordaremos a CURATELA. Curatela é uma modalidade de representação judicial do idoso…

Fraldas Geriátricas Gratuitas Pelo SUS: Quem Pode Retirar?

Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa "Aqui tem Farmácia Popular" em 2010.…

Idosos têm prioridade em atendimentos diversos. É Lei.

A matéria de hoje pretende atender uma dúvida de um nosso leitor…

- Patrocinado -
Ad image

You Might Also Like

terceira idade e a doação
Dia-a-dia

Sobre a Doação de Bens E Sua Possível Anulação.

Por Anelise Penteado de Oliveira
visão social do envelhecimento
Quotidiano

Uma Visão Social sobre a Dependência do Idoso

Por Juliana Martinelli
Quotidiano

A Pessoa Com TEA Também Envelhece

Por Karina Martinelli
Emma Morano e sua longevidade de 117 anos.
Dia-a-dia

Longevidade: caso real de uma mulher que chegou aos 117 anos.

Por Juliana Martinelli

Links Úteis

  • Sobre Idosos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© Copyright 2017 – Idosos.com.br – Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?