Categoria

Demências e Alzheimer

45% Do Nosso Risco De Demência Pode Ser Reduzido

em Demências e Alzheimer por

45% do nosso risco de demência pode ser reduzido, de acordo com especialistas. Nunca é muito cedo ou muito tarde para agir. Disse o autor principal do relatório, Prof. Gill Livingston, da University College London. A Comissão Lancet estimou que 45% da demência global pode ser atribuída a 14 fatores: menor escolaridade, perda auditiva, perda de visão, hipertensão, tabagismo, obesidade, depressão, inatividade física, diabetes, consumo excessivo de álcool, lesão cerebral traumática, poluição do ar, isolamento social e colesterol LDL alto. A demência é um grande desafio global que cresce rápido. Portanto exige ação conjunta em vários setores. A atualização Comissão…

Leia mais

Será Que Vacina Contra Herpes Zóster Pode Ajudar a Retardar Demência?

em Demências e Alzheimer por

Será que vacina contra Herpes Zóster pode ajudar a retardar demência? A BBCNews relatou sobre um estudo do periódico Nature Medicine que sugere que sim! Segundo a pesquisa, ser vacinado contra herpes zóster também pode ajudar a atrasar o diagnóstico de demência. Esse trabalho se baseia em sugestões anteriores de que uma vacina contra herpes zóster pode ter esse benefício não intencional. Para isso, os pesquisadores compararam cerca de 100.000 pessoas que receberam uma nova vacina contra herpes zóster a um grupo semelhante que recebeu uma mais antiga. Como resultado, em média, aqueles que receberam a nova vacina tiveram 164…

Leia mais

É Possível Retardar o Processo de Envelhecimento do Cérebro?

em Demências e Alzheimer/Saúde por

É possível retardar o processo de envelhecimento do nosso cérebro? Já se sabe que nosso estilo de vida pode ajudar a nos manter mais saudáveis ​​por mais tempo. Agora os cientistas questionam se as novas tecnologias também podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento dos nossos cérebros. Como? Acompanhando o que acontece com eles à medida que envelhecemos! Fisicamente falando, durante o envelhecimento o cérebro apresenta modificações, como por exemplo: menor massa cerebral redução da densidade neural emaranhados neurofibrilares achados microvasculares O envelhecimento normal do cérebro determina a perda de milhões de neurônios. Isso acaba refletindo em várias áreas…

Leia mais

Como a Doença de Alzheimer Acontece?

em Demências e Alzheimer por

A Doença de Alzheimer tem início insidioso. Ou seja, é difícil determinar quando a doença começa com exatidão pela natureza de seus sintomas. Essa patologia acomete sobretudo o público idoso. Infelizmente é incurável e se agrava com o tempo. Trata-se de uma doença, cheia de particularidades. A doença de Alzheimer é caracterizada por um acúmulo de placas de proteína amilóide e emaranhados neurofibrilares no cérebro. A amilóide é uma proteína que se acumula no cérebro durante o envelhecimento. Porém, nos portadores de Alzheimer, este acúmulo é muito maior se comparado com pessoas que não desenvolveram a doença. O depósito de…

Leia mais

A Relação Entre Síndrome de Down e Doença de Alzheimer

em Demências e Alzheimer por

Você sabia que estudos demonstram uma relação entre a Síndrome de Down e a Doença de Alzheimer? Acredita-se que o motivo seja a alteração do número de cromossomos fetais chamada cromossomopatia. Primeiramente devemos explicar que a Síndrome de Down, é uma trissomia, ou seja, existe a presença de três cromossomos, e não dois como é mais comum. E de um tipo específico, o cromossomo 21. Então, o cromossomo 21 codifica a proteína precursora amiloide. A amiloide, por usa vez, é uma proteína que se acumula no cérebro durante o envelhecimento.  Também é responsável pela formação de placas senis. E as…

Leia mais

Estou preocupado com a perda de memória – o que devo saber?

em Demências e Alzheimer/Saúde por
Imagem de uma cabeça se desfazendo representando a memória se esvaindo.

O que devo saber sobre perda de memória? É fácil ficar preocupado com a perda de memória. Isso porque, pode ser um sintoma ou uma característica de uma condição, como por exemplo, a Doença de Alzheimer. Sabemos que esquecimento não é normal da idade e pode acontecer por diversos motivos. Conforme envelhecemos, é natural enfrentarmos mudanças na memória e no raciocínio. Na verdade, não importa a idade, esquecer nomes ou onde deixamos alguma coisa, é normal. Porém é importante saber quando essas mudanças exigem atenção. Quando o esquecimento interfere nas atividades diárias, é preciso procurar ajuda. Por isso a JAMA Network,…

Leia mais

12 Hábitos Que Podem Evitar Casos de Demência

em Demências e Alzheimer/Saúde por
Pessoa idosa consciente dos 12 Hábitos Que Podem Evitar Casos de Demência

Como 12 hábitos podem evitar cerca de 50% dos casos de demência? De acordo com o estudo mundial chamado Global Burden Diseases, publicado na revista The Lancet Public Health, prognostica que a incidência de quadros demenciais, a exemplo do Alzheimer, triplicará no mundo inteiro até 2050 caso não seja feito nada para frear esse triste cenário. A demência acomete hoje cerca de 1,76 milhão de idosos brasileiros. Número este que tende a crescer conforme o aumento da população idosa, e que pode aumentar ainda mais se nenhuma medida preventiva for tomada. Contudo, muito já se provou através de estudos que relacionaram…

Leia mais

A Possível Relação Entre Estresse Crônico e Demência

em Demências e Alzheimer por
Pessoa com A Possível relação entre Estresse Crônico, Depressão e Demência.

A possível relação entre estresse crônico, depressão e demência está presente em diversos estudos. Na Suécia, cientistas do Instituto Karolinska publicaram novo estudo que aborda possíveis associações entre estresse crônico, problemas cognitivos leves e a Doença de Alzheimer. Neste país, cerca de 160.000 pessoas têm alguma forma de demência. Sendo que a doença de Alzheimer é a mais comum. Pela razão do número de portadores da doença crescer conforme a expectativa de vida da população. Ao mesmo tempo que novos métodos de diagnóstico e terapias de intervenção precoce são desenvolvidas. Portanto, os últimos anos demonstraram a necessidade de ampliar as…

Leia mais

Atenção aos Sinais do Alzheimer

em Demências e Alzheimer por
Pessoa idosa demonstrando sinais do Alzheimer

Nem sempre notamos as mudanças em nosso familiar, por isso é preciso atenção aos sinais do Alzheimer. É fácil ficarmos inseguros ou nervosos com a simples possibilidade de uma pessoa próxima e querida apresentar sintomas de uma doença neurodegenerativa como a Doença de Alzheimer. Pois a pessoa com essa patologia eventualmente apresentará alteração nas funções cognitivas. Antes de mais nada, é interessante falarmos sobre o que são as funções cognitivas. Denominam-se funções cognitivas os processos mentais que nos permitem desenvolver qualquer tarefa. Tornando possível que o indivíduo tenha um papel ativo nos processos de recepção, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e…

Leia mais

Será Que É Alzheimer?

em Demências e Alzheimer/Sem categoria por
Pessoa idosa e familiar com dúvidas se será que é Alzheimer

Muitas pessoas nos procuram com dúvidas sobre o diagnóstico de seu familiar idoso. Quando se trata de declínio cognitivo, vem a insegurança na pergunta: será que é Alzheimer? Nem tudo que parece normal, é de fato. A falta de atenção ou esquecimento, pode parecer natural, mas não é. Esquecer onde deixou os óculos, onde guardou determinado objeto, o que foi buscar na geladeira, deixar luzes acesas, trocar o par de sapato, não é normal! Infelizmente os mitos sobre envelhecimento nos fecha os olhos para os sintomas da doença. E a Doença de Alzheimer (DA) tem início difícil de determinar devido…

Leia mais

1 2 3 9
© Copyright 2017 - Idosos.com.br - Portal de notícias para pessoas acima de 60 anos.
Ir para Topo