estresse na terceira idade

Fatores Internos e Externos de Estresse e o Envelhecimento

em Saúde por

O estresse é um dos problemas mais comuns na vida das pessoas atualmente. Não importa a idade.

O termo “stress”, traduzido para estresse, foi usado pela primeira vez em 1926.

Foi o endocrinologista de origem húngara, Hans Selye, que percebeu que muitas pessoas sofriam de várias doenças físicas mas sempre reclamavam dos mesmos sintomas em comum. Desta maneira, ele percebeu que falta de apetite, pressão alta, desânimo e fadiga, entre outros, eram sintomas de “um desgaste geral do organismo”.

Quando uma pessoa se vê forçada a enfrentar uma situação que irrite, amedronte, excite, confunda ou mesmo a faça muito feliz, esta pessoa acaba passando por alterações psico-fisiológicas. Isto é, estresse. Qualquer situação que gere uma emoção muito forte, seja boa ou ruim, é um fator estressor. Situações que exijam mudanças também.

As causas do estresse podem ser internas ou externas. As fontes externas estão relacionadas ao ambiente e aos acontecimentos da vida. Por exemplo, o diagnóstico de doença de grave na família, excesso de trabalho, acidente de carro, etc.

Já as causa internas são relativas a nossa personalidade e a como reagimos à vida. Ou seja, a maneira como intrepretamos os acontecimentos e reagimos a eles pode gerar estresse. Assim, pessoas com tendência negativa são mais propensas.

E isso não muda com a idade. Desde de criança, há pessoas mais propensas e sensíveis ao stress. A boa notícia é que podemos aprender a evitar e curar o estresse.

Mas, pessoas mais velhas tem maior probabilidade de serem mais atingidas por fatores estressantes externos como: morte do cônjuge ou divórcio, morte de uma pessoa querida, aposentadoria, alterações nas condições financeiras, descoberta de doença crônica e/ ou grave em si mesmo ou na família, entre muitas outras.

Veja como estes mesmos acontecimentos também podem levar à Depressão.

Portanto, é importante que principalmente os adultos mais velhos aprendam a lidar com o estresse. Muitos podem ser os fatores estressantes externos. Mas, se você for uma pessoa positiva, terá menos estresse.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*